Salitre II: homenagem ao Tenente Coronel Fleury

1

Oficial da FAB faleceu no Chile em 1980 pilotando um Hunter

O Tenente Coronel Fleury, integrante da Força Aérea 103 no Exercício SALITRE II, voou em uma aeronave F-16 em homenagem ao seu pai, falecido em 1980 durante um voo de treinamento na Base Aérea de Cerro Moreno, Antofagasta – Chile.

Durante uma conversa entre alguns dos integrantes da Direção do Exercício SALITRE II, o General de Brigada Aérea (A) Ricardo Gutiérrez Recabarren relembrou o acidente ocorrido com o Tenente Coronel Av Piragibe Fleury Curado, em 26 de março de 1980, enquanto comandava o Primeiro Grupo de Caça (1° GAvCa), da Força Aérea Brasileira (FAB).

Naquele dia, quando o General Gutiérrez ainda era Tenente, o Tenente Coronel Fleury realizava uma visita na Base Aérea de Cerro Moreno, em Antofagasta – Chile, quando foi convidado para voar em uma aeronave Hunter, do Grupo de Aviación n° 8, em uma missão de combate simulado contra aeronaves F-5.

Durante o voo, ao realizar uma manobra de evasão para escapar de um F-5 que o perseguia, o piloto do Hunter, que à época era o Comandante do Grupo 8, entrou em uma nuvem à baixa altura, perdeu o controle da aeronave e provavelmente colidiu nas águas do Oceano Pacífico. Os dois pilotos nunca foram encontrados.

Hawker Hunter - FACH

Hoje, decorridos mais de 29 anos, o Tenente Coronel Aldo Carbone, Comandante do Grupo 8 levou o filho do Tenente Coronel Fleury em um voo na aeronave F-16 da Força Aérea Chilena (FACh). Durante o voo, os Oficiais Aviadores do Chile e do Brasil sobrevoaram o provável local do acidente, tiraram fotos, circularam por três vezes e lançaram dois flares (objeto brilhante lançado por aeronaves de caça para despistar mísseis de guiamento infravermelho), simbolizando uma homenagem ao pai.

FONTE/FOTO DO ALTO: FAB       FOTO DE BAIXO: FACH

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Damon Freire

AO VISITAR O POSSIVÉL LOCAL DA QUEDA DO LEGENDARIO TEN.CEL FLEURY, NÃO DA PRA IMAGINAR A SENSAÇÕA QUE O SEU FILHO SENTIU , MAS É ISSO AÍ; O QUE MORRE É A MATÉRIA O ESPIRITO PERMANECE MASI VIVO QUE NUNCA , CONTINUE COM AS SAGAS DOS FLEURYS TEN.CEL FLEURY FILHO. ABRAÇO DE APAIXONADO PELA AVIAÇÃO!!! DAMON FREIRE