Su-35

O governo da Líbia está planejando gastar o montante de 1 bilhão de dólares americanos (aproximadamente 670 milhões de euros) para adquirir mais de 20 aviões militares russos, revelou a agência Interfax, segundo uma fonte que não quis se identificar, mas que seria de origem diplomático-militar. Os contratos poderiam ser assinados no final deste ano ou no início de 2010.

“A Líbia planeja comprar entre 12 e 15 unidades do polivalente Sukoi Su-35, 4 unidades do Su-30 e mais 6 unidades do Yak-130, este último para treinamento avançado”. Completou a fonte “ muitos dos contratos já estão muito bem trabalhados para serem assinados. Os aspectos financeiros ainda precisam ser resolvidos.”

Um porta-voz da Rosoboronexport, a estatal russa responsável pela supervisão as vendas externas de armamentos da Rússia, não pode ser encontrado para comentar o assunto.

A Líbia foi considerada por longa data um estado pária pela comunidade internacional, mas passou a se aproximar nos anos recentes, não sem polêmicas. As negociações com os russos foram restabelecidas no final do ano passado, quando da visita à Moscou do líder líbio, o coronel Kadafi.

Grande parte do arsenal deste estado norte-africano foi adquirido na União Soviética, nos últimos anos da Guerra Fria.

No início deste mês um caça russo MiG-23 caíu durante um show aéreo sobre um subúrbio da capital Líbia, Trípoli, matando os dois tripulantes e ferindo várias pessoas no chão. Tal show aéreo tinha como objetivo mostrar os aviões de caça russos para possíveis clientes na África do Norte.

FONTE: DefenseNews

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Colt

“agência Interfax, segundo uma fonte que não quis se identificar, mas seria de origem diplomático-militar.”

ahuahuhauhauahuahauha !!!

a Interfax deve ter querido dizer “… uma fonte que não quer ser identificada, mas de origem ….”

Do jeito que está no texto parece que alguém chegou pro repórter e disse a noticia mas não quis dizer quem era e o REPORTER PUBLICOU MESMO SEM SABER QUEM É !!!!!! ahuahuahauhauha

baschera

Colt,

A fonte “não quis se identificar”…. então deve ter os seus motivos. Nada de mais, não…..

Certo o Cel. Kadafi, este sim assustado, preferiu comprar os “avioenzinhos” na rússia, mais em conta que os scargot.
Até por que, deve vir de brinde umas caixas de caviar e algumas de vodka…..rssssss.

Sds.

Justin Case

Colt,

É a mesma turma Rosoboro… que diz que está no F-X2, onde TAMBÉM estão Boeing, Saab e consórcio Rafale. Dá para acreditar?

Justin

welington

Bom já São 48 SU-35 BM para a Rússia até 2015, até 15 aeronaves para a Líbia, já a grande interesse de diversas nações sobre o modelo incluído China, Índia, Irã, Venezuela, Síria, ETC. O modelo pode ter mais de 50 unidades encomendadas antes mesmo de ser produzido em serie, o que demonstra que o mesmo PODE vir a ser um grande sucesso de vendas…
Um grande abraço a todos…

Felipe Cps

Porque que tudo que envolve caças russos é soturno, sombrio, escondido, silencioso, dito à meia-palavra????? Que coisa…

Francisco AMX

Felipe, é que combina mais com eles… rsrsrs Ficaria sem graça se os Migs e Sukois não tivessem este “ar” de mistério e nebulosidade… segredos… etc etc.. heranças da guerra fria! Na boa, acho que isso se deve, um pouco, a imprensa ocidental, que cria este ar de “nebulosidade”… exagerando as coisas! Não combina com o que está acontecendo com os Mig-35 da FAB que estão sendo aprontados dentro do prazo e com a participação de equipes brasileiras para certificar os trabalhos e certamente serão entregues no prazo, nada de nebuloso! muito profissional na verdade, paradoxalmente ao que muitos aqui… Read more »

Francisco AMX

Ah esqueci, tu tava falando de caças! he he… mas sei que te tem reservas contra os russos mesmos! então…. rsrsrs

[…] Rosoboronexport no final da Feira Aeroespacial de Farnsborough 2010. A notícia já havia sido dada no final do ano passado e a confirmação da assinatura veio somente […]