23 de outubro, Dia do Aviador

eda-no-cta-2005-foto nunao

Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira – Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica

Brasília, 23 de outubro de 2009.

O mundo que assistiu atônito e esperançoso à decolagem do 14 bis ansiava por libertar-se das amarras que restringiam a integração entre os povos. As distâncias físicas e culturais à época impediam que milhões de pessoas tivessem acesso aos benefícios advindos da evolução pela qual a humanidade passava.

Foi esta ânsia milenar que sustentou as asas daquele protótipo durante os seis segundos que mudaram a trajetória do homem. A primeira máquina voadora a ganhar os céus por meios próprios tornava-se, também, uma autêntica máquina do tempo, unindo o passado e o futuro, e conferindo ao presente uma aceleração jamais concebida.

Ao tocar os gramados do Campo de Bagatelle, o genial, intrépido e generoso Alberto Santos-Dumont entregava ao homem um novo mundo, diferente daquele que o viu decolar: um mundo próspero e repleto em oportunidades.

Celebrar o 23 de outubro – o Dia do Aviador – é, na verdade, enaltecer o real sentido que aquela façanha conferiu à história e aos rumos da humanidade. É refletir sobre o significado do domínio dos céus e seus inerentes desafios e responsabilidades. É renovar o orgulho em sermos brasileiros – como Santos-Dumont.

Nos dias de hoje, herdeiros das virtudes e dos sonhos do pai da aviação, bravos aviadores cruzam o azul de todos os fusos, e dão continuidade à grandiosa obra por ele iniciada.

Em suas asas, altaneiros, conduzem a esperança e o progresso; aproximam famílias e nações; vigiam e defendem o espaço aéreo; asseguram aos aflitos, na terra e no mar, a certeza do resgate.

Eis o espírito de devoção e profissionalismo que anima aviadores de todas as bandeiras, civis e militares. Eis o espírito altruísta que os faz despertar a cada manhã e oferecer em holocausto suas próprias vidas, se preciso for, munidos do entusiasmo nascido ainda no primeiro vôo.

Comungando deste contagiante júbilo, celebramos, também, o Dia da Força Aérea Brasileira, uma instituição composta pelos legítimos e valorosos sucessores dos bandeirantes do Correio Aéreo Nacional e dos guerreiros do Primeiro Grupo de Aviação de Caça. São homens e mulheres que, atuando nos mais diversos setores, voando e fazendo voar, contribuem para que esta grande aeronave se mantenha em seu vôo ascendente.

Por isso, é impossível conter, neste momento, os sentimentos de realização e altivez que afloram no peito ao constatarmos que cada gota de suor dedicada ao cumprimento de nossa missão tem colaborado de forma fundamental para o engrandecimento do país.

Nesse mister, vêm à memória as inúmeras comunidades atendidas em nossos hospitais de campanha; o empenho em minimizar o sofrimento de milhares de vítimas de calamidades de toda sorte; o comprometimento de nossas tripulações nas buscas das aeronaves acidentadas, como o triste episódio do voo Air France 447; as missões humanitárias de ajuda aos países amigos, e tantas outras ações que exultam o nome do Brasil e da Aeronáutica.

Graças ao empenho de cada um dos integrantes de nossa organização, somos hoje uma Força Aérea respeitada e atuante, perfeitamente inserida no contexto nacional e internacional.

Os esforços empreendidos nos campos da ciência e tecnologia, formação de recursos humanos, capacitação operacional e apoio ao homem têm proporcionado notável incremento em nossas capacidades e assegurado ao povo brasileiro a certeza da paz, da soberania e do desenvolvimento.

Este é o auspicioso horizonte que se descortina diante de nossos olhos, e que trás os frutos deste magnífico e gratificante trabalho. Esta é a Força Aérea que sempre sonhamos. E cada um dos senhores e senhoras faz parte desta realidade.

Recebam, pois, meu mais elevado respeito e meu profundo orgulho em comandá-los!

Aos céus, aviadores! Avante Força Aérea Brasileira!

Que esta chama permaneça sempre muito viva em cada um de nós, guiando nossas atitudes, inspirando nossos ideais e ratificando nosso compromisso com este magnífico Brasil.

Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito

Comandante da Aeronáutica

FONTE: FAB FOTO: Poder Aéreo (Nunão)

Tags: , ,

About Fernando "Nunão" De Martini

View all posts by Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

24 Responses to “23 de outubro, Dia do Aviador” Subscribe

  1. Esdras 23 de outubro de 2009 at 8:40 #

    Aos céus, aviadores! Avante Força Aérea Brasileira!

  2. Klesson 23 de outubro de 2009 at 9:04 #

    Parabéns a todos os pilotos brasileiros por esse dia.

  3. Rogerfer 23 de outubro de 2009 at 9:39 #

    Parabéns aos pilotos brasileiros, militares, civis e virtuais (de VANTS). Gamers não vale!

  4. Storm 23 de outubro de 2009 at 10:35 #

    Brasil escolhe Rafale amanhã – (Hoje 23/10 – Dia do Aviador0

    Fonte: Tribuna do Norte – Coluna do Claudio Humberto

    O Ministério da Defesa informou que o anúncio será em novembro, mas o governo da França aguarda “em princípio” para amanhã a confirmação do Brasil de que comprará os 36 caças Rafale, “ainda que sejam muito complicadas as relações de Lula com a FAB”. Segundo o jornal francês La Tribune, Lula teria vencido a “queda de braço” com as Forças Armadas, após a visita de Nicolas Sarkozy em 7 de setembro.

    Ano da França

    O anúncio da FAB coincidiria com os 103 anos do vôo inaugural de Santos Dumont, no campo de Bagatelle, Paris, em 23 de outubro.

    Suspeitas

    Baseado em fontes do governo Frances, o La Tribune desqualifica o concorrente suceo Gripen, “misteriosamente o favorito da FAB”.

  5. Marcelo Tadeu 23 de outubro de 2009 at 10:43 #

    Hoje é dia desses HOMENS MARAVILHOSOS E SUAS MÁQUINAS VOADORAS!!!

  6. catraca 23 de outubro de 2009 at 10:58 #

    Pra frente e pro alto !!!!!!!!!!

    :)

  7. Lucas Urbanski 23 de outubro de 2009 at 11:18 #

    Parabéns a todos os aviadores do Brasil.

  8. flavio 23 de outubro de 2009 at 11:32 #

    Parabéns aos aviadores e a toda a FAB, razão de ser deste blog e de nossos incansáveis e acalorados debates.

    Para deixar este dia perfeito, somente o anuncio do vencedor do FX2, pois, independente de preferência, o vencedor será um divisor de águas para a FAB, e nos elevará a um novo patamar.

    Viva a FAB, viva o BRASIL!!!

    Força Aérea Brasileira!
    BRASIL!!!

  9. Soldier 23 de outubro de 2009 at 12:34 #

    FAB. Motivo de orgulho do POVO BRASILEIRO. Apesar dos pesares de tudo e todos aqueles que possuem um visão míope (governo, politicos e afins), a FAB em muito contribuiu e contribuirá para o avanço científico e tecnológico no nosso país. São inestimáveis os serviços prestados por esta instituição e suas co-irmãs de armas.

    É preciso mais. O futuro é incerto e poderemos pagar um alto preço caso não cuidemos mais dos nossos “vigilantes” da soberania do Brasil.

    O fogo vence a pedra… É assim que o homem evoluiu.

  10. alvespereira 23 de outubro de 2009 at 13:06 #

    Meus parabéns aos pilotos da FAB, EB e MB, bem como a aviação comercial do nosso Brasil, estendo as congratulações aos companheiros que fazem este Blog e os que dele participam no sentido de um Brasil melhor e independente.

    Saudações Verde Oliva.

  11. gerson 23 de outubro de 2009 at 13:15 #

    Caros amigos,

    KD OS RAFALES?

    Tô começando a achar que vem ai o FX3!!!

  12. gerson 23 de outubro de 2009 at 13:20 #

    Caros amigos,

    Vcs ainda acham q os EUA vão transferir alguma coisa, eh só ler este post que tudo fica bem claro!

    Patrícia Campos Mello, WASHINGTON

    Um grupo de 50 legisladores americanos enviou uma carta ao presidente Barack Obama na terça-feira pedindo sanções contra 16 multinacionais que fazem negócios com o Irã, entre elas a Petrobras. Os congressistas recomendaram o bloqueio de empréstimos de bancos americanos que ultrapassem US$ 10 milhões em um ano, a proibição de o governo dos EUA comprar serviços ou produtos das empresas, restrição a importações da companhia e a recusa de exportação de tecnologia militar (como a dos jatos F-18 da Boeing que Washington quer vender para a Força Aérea Brasileira).

    De acordo com a carta, as empresas violaram a Lei de Sanções contra o Irã e devem ser punidas. A lei americana exige que o presidente puna empresas que investem mais de US$ 20 milhões no setor energético iraniano.

    Procurada pelo Estado, a Petrobras não quis se pronunciar. A inclusão da empresa brasileira na lista é mais um sintoma da tensão crescente por causa das relações entre Brasil e Irã.

    Na quarta-feira, o deputado americano Eliot Engel, líder do Subcomitê do Hemisfério Ocidental da Câmara, afirmou que a visita do presidente iraniano ao Brasil “é uma desgraça” e prejudica “a estatura” do país no mundo. “Espero que o governo dos EUA deixe claro a Lula que a visita de Ahmadinejad, um ditador que nega o Holocausto, é um erro”, disse Engel ao Estado. Ele é um dos 50 deputados que assinaram a carta.

    Preocupado com a visita de Ahmadinejad ao Brasil, em novembro, e com “a crescente influência do Irã” na América do Sul, Engel convocou uma audiência no Congresso para o dia 27. A sessão “Irã no Ocidente” foi convocada em conjunto com o Subcomitê do Oriente Médio e o de Terrorismo, Não-Proliferação e Comércio.

  13. mane 23 de outubro de 2009 at 14:03 #

    Belas palavras, comandante!

  14. Humberto 23 de outubro de 2009 at 14:04 #

    Olá amigos. Estava lendo uma reportagem sobre o caça F-16, um avião usado por diversas forças aéreas mundo afora, e me lembrei que uma vez li numa revista especializada (não me lembro qual), de que a FAB considerava que esse avião não serve para o Brasil, por ser muito “frágil”. Isso parece brincadeira, acho que qualquer força aérea gostaria de ter o F-16, menos a FAB. Claro que eu não o compraria pelo mesmo motivo que não compraria o F-18: é americano. Claro que são excelentes aviões, mas podem sofrer sanções dos EUA na hora de comprarmos peças sobressalentes. Vale lembrar que quando o FX original da FAB foi adiado, a FAB comprou um caça usado (mirage 2000) para substituir os mirage 3. Mas poderia ter comprado os F-16 MLU ex-Holanda/Bélgica, os mesmos F-16 MLU que agora estão voando no Chile.Com certeza seria uma compra bem mais interesante do que as sucatas qe trouxemos da França. Esses F-16 MLU têm praticamente as mesmas capacidades operacionais que os novos F-16 C/D block 52 de última geração. Usam mísseis BVR, por exemplo. Também poderíamos ter adquirido caças Sukhoi SU-27 ex- Rússia, com capacidades BVR, mas a FAB, mesmo que já tendo problemas para manter os mirage 3 voando, preferiu caças franceses usados (mirage 2000 de 1ª geração). A FAB adora comprar sucata….Mirage 2000 sem capacidade BVR, os P-3 órion trazidos do cemitério de aviões….

  15. Marcílio 23 de outubro de 2009 at 14:25 #

    Se Deus quiser ainda participarei deste dia!

  16. Rodrigo 23 de outubro de 2009 at 15:02 #

    Para o alto e avante!!

    Putz..Tá mais pra Super Man, que para a FAB!!

    Mas não tem problema, parabéns a todos os aviadores!

  17. Getulio - São Paulo 23 de outubro de 2009 at 15:35 #

    Penso que muitos norte americanos nunca ouviram falar em Santos Dumont e que o inventor do avião seria um de seus patrícios.Há alguns anos um presidente americano disse que Brasília ficava na Bolívia.
    Só recentemente começamos a ver, inclusive em alguns filmes a obra de nosso ilustre aviador.
    Até uma propaganda de bebida americana, veiculada por aqui, entre as inúmeras conquistas da humanidade, o voo do 14 Bis por Santos Dumont. São os sinais dos tempos.
    Parabéns a todos os aviadores, aos amantes da aviação, os pilotos civis e os da FAB que têm a grande missão de proteger nosso imenso e amado país.

  18. aviãozinho 23 de outubro de 2009 at 15:51 #

    Humberto em 23 out, 2009 às 14:04

    “A FAB adora comprar sucata…”

    Errado!
    O orçamento da FAB é que é muito pequeno, se fosse grande, já teríamos os Su35, F35, e tudo mais.
    Diga isso ao governo que sempre corta o orçamento das Forças, sempre!

  19. R_Cordeiro 23 de outubro de 2009 at 16:01 #

    Humberto em 23 out, 2009 às 14:04

    “A FAB adora comprar sucata…”
    ___________

    Nossa humberto, temos um orçamento contínuo e suficiente para só termos aeronaves novas né?! Veja nossa realidade, não “adoramos comprar sucata”, adoramos TER aviões para voar…

    no dia da FAB ler isso é desestimulante!

  20. Marcos Andrey 23 de outubro de 2009 at 16:08 #

    Para quem não conhece ai vai a letra do Hino do Aviador…

    HINO DO AVIADOR

    Vamos filhos altivos dos ares
    Nosso vôo ousado alçar,
    Sobre campos cidades e mares,
    Vamos nuvens e céus enfrentar.

    D’Astro-Rei desfaiamos nos cimos,
    Bandeirantes audazes do azul.
    Às estrelas, de noite, subimos,
    Para orar ao Cruzeiro do Sul

    Contacto! Companheiros!
    Ao vento, sobranceiros,
    Lancemos o roncar
    Da hélice a girar.

    Contacto! Companheiros!
    Ao vento, sobranceiros,
    Lancemos o roncar
    Da hélice a girar

    Mas se explode o corisco no espaço
    Ou a metralha, na guerra, rugir
    Cavalheiros do século do aço
    Não nos faz o perigo fugir

    Não importa a tocaia da morte
    Pois que à Pátria, dos céus no altar
    Sempre erguemos de ânimo forte
    O holocausto da vida, a voar

    Contacto! Companheiros!
    Ao vento, sobranceiros,
    Lancemos o roncar
    Da hélice a girar.

    Contacto! Companheiros!
    Ao vento, sobranceiros,
    Lancemos o roncar
    Da hélice a girar.

    A titulo de curiosidade os versos são do Capitão Armando Serra de Menezes e a música do Tenente João Nascimento

    Parabens a todos os aviadores!!!!!

  21. Marcos Andrey 23 de outubro de 2009 at 16:12 #

    Humberto em 23 out, 2009 às 14:04

    Humberto um pouco mais de respeito com a FAB companheiro!!!!!

  22. Hornet 23 de outubro de 2009 at 16:15 #

    Grande FAB! É isso aí.

    Parabéns!

    abraços a todos e principalmente a quem gosta de fato da FAB e não de “aviãozinhos”

  23. francisco carlos 5 de janeiro de 2010 at 23:40 #

    orgulho-me de ser Brasileiro; mais uma coisa sabemos que milhares de nossos patrícios, tem certos dispeitos e revanches com as Forças Armadas;por culpa de muitas vezes a Imprensa ou Mídia, falar e propagar certos comentários negativos do tempo dos Governos Militares, época das chamadas linhas duras dos mesmos; ora! Eles não sabem que o culpado todo,foi o próprio Estados Unidos da América, e a Imprensa falada e escrita; atacando o Governo civil e os políticos na década secenta; por isso os Presidentes depois; tem sucateado as Forças Armadas, tanto em equipamentos como em seus salários apontos de muito militares deixarem as mesmas por falta de valores com eles, muita gente se esqueceu que aquí em nosso País, só não temos uma FARB, a moda da FARC Colombiana porque as Forças Armadas Brasileiras cortou o mal pela a raiz na década de noventa, quando foi atacado um Pilotão do nosso Exercíto Brasileiro na fronteira do Brasil com a Colombia pelos os guerrilheiros das famigeradas FARC;dnde morreiram tres militares bBrasileiros e ficou ferido gravimente um Tenente e outros praças do Pilotão, os quais dias depois enfrentáram esses guerrilheros e eliminaram os mesmos com bravura e heróismo. Sem isso o Brasil estava na pior, além dos marginas traficantes e ladrões que temos no País; nós tínhamos com certeza também, esses foras da léi, sequestrando, e matando tanto políticos como qualquer cidadão de bem; e estava irreversível o problema. Poe isso devemos dar valor as nossas Forças Armadas.

  24. lidiany motta 22 de outubro de 2010 at 21:12 #

    Parabéns a todos !

    Tire uma duvida ! No dia do AVIADOR , é aberto ao puclico certo , mais queria saber se tem como pessoas participarem voando junto ?

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Acordos de defesa com outros países contribuem para desenvolvimento do Brasil

Nos últimos meses, o governo brasileiro fez vários acordos de defesa para garantir a proteção do território nacional. Parcerias com […]

Gripen: empresas do ABC paulista participam de missão à Suécia

Grupo de empresas e instituições participantes do projeto APL (Arranjo Produtivo Local) da Defesa do Grande ABC vai participar de […]

Portões Abertos Base Aérea de Anápolis 2014

O evento “Portões Abertos” da Base Aérea de Anápolis (GO) de 2014 ocorre em dois dias, 13 e 14 de […]

Canadá deverá escolher entre F-35 e Super Hornet, descartando Rafale e Typhoon

Porém, caso a decisão demore a ser tomada, a linha de montagem do Super Hornet poderá fechar e apenas o […]

Compre agora sua revista Forças de Defesa número 11

Outra revista igual a essa, só daqui a 100 anos! A Revista Forças de Defesa 11ª edição de 140 páginas na versão impressa […]

Brasil e Suécia avançam nas negociações para aquisição dos caças Gripen NG

Brasília, 3/9/2014 – Representantes dos ministérios da Defesa do Brasil e da Suécia reuniram-se durante os últimos dois dias, em […]