Tucanos para o Paraguai. Agora foi a vez da aprovação no CRE

50

tucano-paraguai

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou na quarta-feira (2) do Projeto de Lei 5234/09, do Poder Executivo, que permite a doação ao Paraguai de três aeronaves T-27 Tucano, da Força Aérea Brasileira, para interceptação de aviões usados em atividades criminosas no país vizinho.

O relator da matéria, William Woo (PSDB-SP), lembra, citando os argumentos do governo, que o combate a atividades ilícitas transnacionais no espaço aéreo na fronteira com o Paraguai é fundamental para a redução de evasão de divisas e contrabando de armas e drogas.

Por essa e outras razões, em sua opinião, justifica-se a doação ao Paraguai, “nação com a qual o Brasil mantém antigos e estreitos laços de amizade e de cooperação”.

Os antigos T-27 Tucano, que eram usados em patrulhamento do espaço aéreo pela Força Aérea Brasileira (FAB), foram substituídos por modelo mais moderno: o AT-29 Super Tucano. Os T-27, porém, ainda são utilizados pelo governo paraguaio.

FONTE: Folha de São Paulo, via Notimp
IMAGEM: aviationgraphic.com

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
luciano

nação com a qual o Brasil mantém antigos e estreitos laços de amizade e de cooperação”.??? depois q aquele padre safado fez com itaipu? o fx2 ta demorando um tempao, em parte pq nao temos grana , e agora doamos avioes….

Peguem o Pombo!

Caro Rafael,

Concordo.

E sem dúvida há muito mais coisa. Diplomacia e Geo-Política é coisa de gente grande. E o Brasil agora é BRIC, não se pode relevar esse fato. Até pra se conversar sobre o tema é preciso entender os pressupostos, senão, vira tudo um grande “War” de mesa de bar. rsrsr

Bruno Rocha

FORA DO TOPICO FORA DO TOPICO FORA DO TOPICO Deio Veja Isso É uma resposta de uma pessoa comum a respeito do desenvolvomento de uma arma nuclear. “O Brasil tem de ter seu arsenal nuclear de defesa e ataque tal qual os Estados Unidos, Inglaterra, França, India, Paquistão e outros. Os Estados Unidos destruiram duas cidades japonezas jogando bombas atomicas em 1945. Se não tivermos desenvolvimento na área nuclear ficaremos sempre sujeitos ao dominio das nações que tem esse poderio. Em alguns livros norte-americanos de geografia a Amazonia é deles e agora com seis bases militares na Colombia será fácil… Read more »

JMRC

Negociações para compra de caça francês estão ‘muito avançadas’, diz Lula
Em entrevista a canal de TV da França, presidente rejeita sanções ao Irã.
Presidente Nicolas Sarkozy chega neste domingo (6) para visita ao Brasil.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1294549-5601,00-NEGOCIACOES+PARA+COMPRA+DE+CACA+FRANCES+ESTAO+MUITO+AVANCADAS+DIZ+LULA.html

bulldog

e qdo chegarem os Rafales????? vamos dar os mirage 2000 pro Evo Cocales???? ai ai.

Lucas

A boa vontade de nós Brasileiros para com eles Paraguaios não é reconhecida, lembren-se de Itaipu, na qual fizeram pressão de todos os lados para “faturar” mais, e o governo Brasileiro como bom samaritano abriu as pernas e cedeu, ta na hora do Brasil ter um pulso mais forte com essas “pragas” de vizinhos usurpardores, ja no caso da doação dos T-27, caramba o desenvolvimendo desse avião saio do nosso bolso e agora damos de presente pra eles, que seja vendido por algum valor simbólico mais não de graça.

KeplerK

É dando que se recebe. Os paraguaios são como crianças de 4 anos, não se pode levar a sério tudo o que dizem, as vezes é pura birra.

Se realmente for ajudar no combate ao narcotráfico e ao contrabando então sai barato, vira investimento.

Saudações.

Gabriel

É muito facil “dar” o que não é seu, o que na verdade é nosso…assim é facil ser generoso.

João Curitiba

Senhores

Temos de lembrar que o padre Lugo passará mas os dois países continuarão. O Brasil está engolindo muitos sapos para evitar que num futuro, sabe-se lá quando, sejam instaladas bases norte-americanas ou russas nesses países.

Rafael

O Paraguai é o que é pelo fato de termos aniquilado toda sua capacidade de crescimento a mando da Inglaterra. Nós estamos colhendo o que plantamos com nossa subserviência ao designo ingleses.
E, ainda, estes aviões estavam na reserva, gerando apenas custos para sua manutenção.
Portanto, é um preço pequeno a ser pago para manter o Paraguai em nossa esfera de influência

Fábio Max

Há um excedente de tucanos na FAB, dada a substituição por Super Tucanos, de aeronaves que tinham por função a patrulha amazônica e o ataque leve. Sabe-se que apenas uma parte dos tucanos será modernizado para compor a instrução, e outa pequena parte continuará na patrulha e ataque leve, mesmo assim, haverá um excedente final de umas 30 aeronaves. Não acho ruim cedê-las para o Paraguai, Bolívia e Uruguai. Por mais problemas que existam com estas nações, o fato é que o Brasil se livra de aeronaves que drenam recursosda FAB, promove produtos nacionais e eventualmente prepara a exportação de… Read more »

Deio

Alguns Tucanos irão para Moçambique.

Strix

Pelo menos, dessa vez, não precisaram roubar aquí para conseguir.
Não foi um ex-presidente de lá que andava com um BMW roubado aquí?

Bruno Rocha

Boa. Será até melhor para o Brasil no futuro, poderemos evitar o exagero de bases americanas na AL( e no Brasil), sem falar em não deixar os russos às construírem aqui também. Mas nessa parte a Venezuela se garante. Não duvido nem um pouco que os venezuelanos permitam a criação de bases russas em seu país. E olha que os russos pretendem investir na Venezuela, melhoria na educação (formando cientistas!), construção de Usinas Nucleares (!!!!!). Construir jatos na Venezuela (!), garantir sua pequena fatia de poder na AL (!!!!!!!). É melhor mesmo nós nos tornarmos uma Super Potência na América… Read more »

Bonifácio

Perfeito. Agora o bispo “pai dos paraguaios” já tem algo melhor para ameaçar os brasiguaios. Se não for de guarani sem-terra, vai de tucano com dentes.
E chamam isso de diplomacia.
Saudades do barão do Rio Branco.

Bruno Rocha

Brasil doará para a África????

áahh que coisa mais linda!
que jesto nobre!
o Brasil poderia tratar sua população assim!

O orgulho de ser Brasileiro não vem apenas de ser bonzinhos com os vizinhos, e sim com a pessoas que carregam esse país nas costas.

Bruno Rocha

Brasil doará para a África????

áahh que coisa mais linda!
que jesto nobre!
o Brasil poderia tratar sua população assim!

O orgulho de ser Brasileiro não vem apenas de ser bonzinhos com os outros países, e sim com as pessoas que carregam esse país nas costas.

Bruno Rocha

Olha o BRIC’s aí gente!

https://www.xr.pro.br/Ensaios/Liga-BRIC.jpg

GUPPY

Se não houver prejuízo financeiro e lucro geopolítico,concordo com a doação.

Lucas

Bruno Rocha, gostei bastante do seu comentário sobre os BRIC’s, ahdkjfhakljdfha muito legal.

GUPPY

OPS! Se não houver prejuízo financeiro e HOUVER lucro geopolítico, concordo com a doação.

Deio

Pessoal, são cerca de meia dúzia de Tucanos para dois países… pobres.

Digamos que isso é um gesto de boa vontade com duas nações amigas.

bandeira

Não existe base Americana no Paraguai?
É só mais uma continha que vamos pagar, afinal o padre pedófilo precisa de uns brinquedinhos novos para ver se come mais umas menininhas.
Deveriamos repassar essas aeronaves ao Uruguai, que realmente utilza no controle do seus espaço aéreo (e deixaria a Argentina com uma pulga maior na roupa)

COMANDANTE MELK

Senhor Rafael em 05 set, 2009 às 9:26,

concordo plenamente com a “segunda parte´´ de seu comentário, realmente é importante o Brasil como o país mais rico e poderoso dessa região cumprir com a sua obrigação(Moral) no sentido de “ajudar´´ nossos vizinhos “menos afortunados´´ a terem “um minimo´´ de condições de controlarem o seu espaço aéreo.

De fato estas aéronaves são do estoque da FAB, sendo da primeira versão do tucano, em nada onera as nossas operações aéreas essa doação. Na verdade ficamos no lucro, porque angariamos respeito e legitimidade para “aconselhar´´ nossos vizinhos.

Grato.

Luís Aurélio

Senhores:

Pelo que sei, falta ainda,a aprovação do congresso para esta doação.
Estes aviões já estão pagos. Menos mal. O pior vem depois das eleições, quando nos mandarem a conta do reajuste do KWh de energia que o Paraguai nos vende, e que o Brasil concordou em aumentar o valor pago pelo mesmo.

Jaique Sparro

Muito lindo e nobre da parte do Brasil ajudar países”amigos’,mas pq não doam tb pra MB formar os seus aviadores de asa fixa e usar até pra combate???

Felipe Cps

Rafael: “O Paraguai é o que é pelo fato de termos aniquilado toda sua capacidade de crescimento a mando da Inglaterra. Nós estamos colhendo o que plantamos com nossa subserviência ao designo ingleses.” Foi o Brasil que invadiu o Paraguai? Ou foi o sanguinário Solano Lopez, que invadiu o Mato Grosso, chacinou a guarnição de Corumbá até o último homem, invadiu as missiones argentinas, tencionando invadir o Uruguai e o RGS? Camarada, cuidado com as merlas que você anda lendo na internet. O Paraguai nem era a “potência independente” que alguns revisionistas clamam, e nem era um país idílico e… Read more »

Paulo A. Cabral

Caro João Curitiba, vc mandou bem, temos que usar a cabeça nas relações internacionais, especialmente com certos visinhos; se não abrirmos os olhos, podemos nos arrepender amargamente; sabemos muito bem que depois que os gringos montam as bases militares, especialmente num como o Paraguay, que já estão bastante sensíveis a brasileiros dentro do seu território, nunca mais saem; além disso, é muito bom ter água potável em abundância e num ponto tão estratégico e num país tão pobre!!!! Muito bom o seu comentário!!!
Sds.

Deio

Jaique Sparro:

Se não me engano, a prerrogativa de operação de aeronaves de asa fixa é da FAB. Sim, a MB opera os Skyhawk, mas é não tão simples assim pelo lado legal.

Mas entendi sua colocação.

Outra coisa. A MB não tem necessidade de tantos pilotos, caso que permite a possibilidade de novos pilotos de asa fixa serem formados na AFA, creio. OUtra coisa, penso que os Tucano não seriam tão úteis em combate para a MB.

Deio

********** OFF TOPIC ********** OFF TOPIC *********** OFF TOPIC

Pessoal, o link abaixo, tirado do Terra, traz colocações de que o Brasil já pode ter condições de fabricar um artefato nuclear.

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3959788-EI306,00-Brasil+ja+tem+tecnologia+para+fazer+bomba+atomica.html

Abraços!

A-Bomb

Que lindo.
O brasil e tão generoso.

E como o Paraguai retribui?
Extorquindo o Brasil claro.

Unica coisa que Paraguai exporta para o Brasil são drogas e armas para traficantes.
Paizinho inutil formado por um povo vagabundo e preguiçoso.

Bruno Rocha

Brasil! Bomba Atômica? é isso mesmo o Deio? Lembro-me que certa vez vi um documentário de que o Brasil teve intenções de criar uma arma nuclear a uns 40 anos atrás, e que quase fez. Lembro-me ainda de que já existia até uma “base de lançamento” para lançar o foguete com a ogiva. Não lembro qual país o Brasil pretendia arrasar, nem lembro se essa era a intenção. Só sei que o Brasil estava louco para botar as mãos numa arma dessas. E se concretizar como a potência militar na América Latina (algo que já é hoje sem essa arma).… Read more »

Dalton

Caro Bruno… “Mas ainda existe o “buraco” de onde seria lançado o foguete.” este buraco nao era para lançar foguete e sim para realizar um teste nuclear que se lembro bem foi fechado pelo Collor, principalmente para conter a bomba argentina…estavamos a caminho de uma corrida nuclear por aqui, e tambem por questoes ambientais. “vi um documentário de que o Brasil teve intenções de criar uma arma nuclear a uns 40 anos atrás, e que quase fez. Lembro-me ainda de que já existia até uma “base de lançamento” para lançar o foguete com a ogiva. Não lembro qual país o… Read more »

lc

Felipe Cps,

é isso aí cara, mandou bem na questão paraguai.

o que eu ñ aguento é essa propagandazinha esquerdo-bolivariana-terceiro-mundista apoiada por brasileiros inclusive, revisando a história e fazendo a cabeça das novas gerações. ademais, considero isto um grande desrespeito aos brasileiros que tombaram na nesta guerra.

voltando ao tópico. pois é, abrimos as pernas ao padreco paraguaio, tomamos na cabeça (ao menos nós, pagadores de impostos) e ainda mandamos uns tucaninhos de brinde.

sds.

Bruno Rocha

Delton, a parte entre aspas do texto (“…O Brasil tem de ter… …serem exploradas e ativadas…”) não é de minha autora, são de uma pessoa que respondeu a uma matéria de um site. Só à destaquei pois achei muito interessante debate-la. O país que o Brasil pretendia atacar não era soviético e nem tão longe, era um país da América do Sul. Mas não sei qual. Mas essa matéria que vi já era velha, agora deve fazer uns 35 para 40 anos (desse plano de ataque brasileiro) agora que estamos quase em 2010. Naquela época, tinha muitos conflitos na América… Read more »

Bruno Rocha

Desculpe! Dalton

Lol

Dalton,

Não me lembro o site mas eles confirmavam que nas escolas americanas, os professores ensinavam que a Amazônia era deles sim e que raios de governo idiota é esse q

Lol

continuação do post

…idiota é esse que dá aviões para combater narcotráfico pra outros países, eles que combatam com o que eles tem, nós combatemos com o que temos e hoje conversei com minha família sobre isso e eles acham também que o chavinho vai acabar fazendo uma guerra aqui. Entao que o Brasil fique auto-suficiente em produtos de defesa para nós suprirmos nós mesmos numa guerra.

Abs

Bruno Rocha

Dalton. Em alguns livros ou mapas (que vi só uma vez) mostra a região da floresta amazônica em cor diferente do resto do Brasil escrita “área de interesse internacional”.

Bruno Rocha

Essa região amazonica (de interesse internacional) não está focada apenas no Brasil(uma vez que corresponde a maior parte dela) e sim na américa do sul.

Felipe Cps

Bruno Rocha: esse mapa da amazônia como área internacional foi uma brincadeira feita por brasileiros há uns 10 anos. Isso roda na net desde lá. Não existe essa de “escolas americanas ensinarem que a amazônia não é nossa”, muito menos “deles”. A mais pura e total patrana de internet.

Aliás, se você perguntar prum gringo médio onde, no Brasil, fica a amazônia, é capaz dele apontar o Rio Grande do Sul ou o Nordeste. Para eles, tudo aqui é mato, eles acham que a gente pega carona nas costas de jacaré e foge de onça na rua.

Sds.

Bruno Rocha

“Para eles, tudo aqui é mato, eles acham que a gente pega carona nas costas de jacaré e foge de onça na rua.”

sásásásásásásásásásaá!

Isso é verdade, assim como os ingleses, os amricanos nem sabem geografia, a realemente acham que a capital do Brasil é Buenos Aires.

rsrsrsrs

Noel

Bruno Rocha, isso é “lenda hurbana”, leia o que o Dalton escreveu, pois ele conhece bem os Estados Unidos. Hoje moro aqui, e confirmo que é tudo conversa fiada.
Incrível como esse assunto de mapas da amazônia repete-se.
Sds

GUPPY

Noel,

Muito obrigado pelas suas informações, me respondendo em 29 ago às 1:53 no Post intitulado – AMX italianos: após a Green Flag, vem a Red

Bruno Rocha

Eu sei amigo Noel. Falo isso, pois sempre se confundem quando o assunto é América do sul. Mostram documentários e filmes de brasileiros na Amazônia falando português com sotaque espanhol, como aquele filme “bem vindo à selva”. Onde os brasileiros falavam um espanhol ou portunhol absurdo que nem eu entendi.

abraços

Noel

Bruno Rocha, realmente isso acontece, e não só com americanos, outros estrangeiros(arabes, africanos, eslavos e asiáticos), também costumam crer que nós falamos espanhol.

GUPPY, obrigado a vc, sempre as ordens.
Sds aos dois.

Leonardo Besteiro de Almeida Alves

Isso é brincadeira, esse Sr. Willian Woo não tem juizo, ou acha que o dinheiro suado dos trabalhadores brasileiros é capim, se o EUA que são a maior econômia do mundo não doam nada, o Brasil ficar dando seus equipamentos de mão beijada ainda mais para um país ingrato igual ao Paraguai só pode ser brincadeira, para não falar a verdade, que é uma farra as custas de todos os brasileiros de bem.

Bruno Rocha

Fora do tópico

Se derem uma olhada na pagina inicial do Google, vão ver a bandeira do Brasil, Homenagem do Google talvez por causa do Brazilian Day

Notem quando passam o mouse em cima, o nome “brazilianindependence”

Ainda vão fazer um filme e uma parte da sena vai se passar no “Brazilian Day”.

abraços

Strix

1- O Brasil já teve (tem) artefato nuclear. Estava pronto para fazer a primeira experiência, Seria uma explosão subterrânea na Serra de Caximbo (próximo à Base Aérea de Caximbo – lugar onde pousou o Legasy que derrubou o Boeing da Gol). Na Serra de Caximbo foram feitos dois túneis verticais(buracos) de mais de mil metros de profundidade, onde seríam detonados os artefatos nucleares. No governo do Collor foi abandonado o projeto e “fechados” os buracos. Quanto à Amazônia, potências estrangeiras não a “invadem” militarmente (como foi feito no Iraque/Afeganistão) porque tEm livre acesso à região através das malditas ONGs e… Read more »

marcio cenci

Sera que os governos estaduais não precisam de aviões e helicopteros de GRAÇA???????