São Paulo tem dois simuladores de F/A-18

44

Equipamentos foram instalados no Campo de Marte para entretenimento

simulador FA-18 - 1

Leonardo Filomeno

Pitotar um caça, participar de épicas batalhas no ar, disparar mísseis e abater inimigos. Se você está imaginando que isso é mais uma notícia de conflito no Oriente Médio ou a reprise do filme Top Gun, enganou-se. Através da parceria entre o Bar Brahma Aeroclube e a Tech-e, empresa de tecnologia, duas réplicas fieis do avião F-18 Super Hornet foram criadas para o público sentir a emoção e adrenalina real de pilotar um avião de combate.

Montado em uma sala especial do bar no Campo de Marte, os dois simuladores estão instalados lado a lado com a proposta de disputar entre si ou de transformarem os pilotos em companheiros em uma missão. “As pessoas não saem de casa para tomar chope ou comer petiscos, mas para viver uma experiência, por isso elas procuram a melhor e essa não tem preço”, assegura Alvaro Aoas, sócio-proprietário do Bar Brahma, que conheceu o simulador em Campos do Jordão e resolveu apostar no projeto para os amantes e curiosos em aviação.

HUD simuladorA sensação é transmitida nos telões de 120 polegadas (2,2 x 1,7 metros) e através de equipamentos de um caça real, como o painel de controle, o sistema de pouso por instrumentos (ILS), mísseis de curto e médio alcance, metralhadora, capacete com áudio (rádio) e viseira, sistema de alerta de deserção (sic) por radar hostil (RWR) e para despistar mísseis guiados por infravermelho. Para conseguir manobrar todos os instrumentos, o espaço conta com instrutores e pilotos de caça devidamente trajados com macacões de vôo, auxiliando os ‘pilotos’ de primeira viagem tanto antes como durante a experiência.

“Sou piloto da aviação civil e quando entrei no cockpit e vi o display e todas as informações no painel, como os botões e comandos, me senti em um avião real”, ressalta Guilherme Panhoca, instrutor. Para dar ainda mais verossimilhança ao simulador, o programa apresenta os problemas de uma situações de vôo. Assim, se o ‘caçador’ faz uma curva ou um looping, sente na tela a força da gravidade (G). “Quando o piloto sobe bruscamente, o G fica positivo e a tela preta (a pessoa perde a visão total). Já no mergulho, o G fica negativo e a tela vermelha (o sangue vai todo para a cabeça e ele perde os sentidos)”, afirma Guilherme.

cockpit simulador FA-18Para experimentar a sensação de pilotar um F-18, o público precisa agendar um horário assim que chega ao bar. Antes de iniciar a decolagem, recebe um briefing de 10 minutos para aprender os comandos básicos. São dois tipos de vôo, um de 12 minutos (R$ 40,00) e outro de 20 minutos (R$ 60,00). Nesse intervalo o piloto pousa em porta-aviões, faz viagem noturno e participa de combates (dogfight). A réplica é recomendada a partir de 10 anos e pretende atrair todos os sexos, inclusive o público leigo.

“Ele é diferente de andar de kart, de jogar Flight Simulator e outras coisas. É um entretenimento muito exclusivo, já que poucos lugares do mundo oferecem um simulador parecido com esse. Para quem está procurando coisas novas, recomendo”, reforça Darlan Pastro, sócio da Tech-e.

A previsão inicial é que a atração fique no Bar Brahma Aeroclube por três meses. Os inventores do protótipo querem expandir para outras cidades e criar um sistema on-line para batalhas, focando primeiro no estado de São Paulo, como São José dos Campos e Campinas. “O meu prazer é ver o pessoal voando e se empolgando, isso foi o que me levou a inventar isso. Com o aprimoramento do software, futuramente cadastraremos os pilotos em um esquadrão virtual para combates aéreos com outras cidades”, revela Felipe Coutinho, um dos criadores do F-18.

Vídeo do mesmo simulador do F-18 instalado no Bar ‘Hangar F-18’, em Campos de Jordão

Serviço:

Bar Brahma Aeroclube
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 650 – Santana
Horário: segunda a quinta, das 11h às 22h; sexta, sábado e domingo, das 11h às 0h
Telefone: (11) 2089-1131

FONTE: Guia da Semana

Veja outras fotos do simulador no link acima

LEIA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alecsander

Muito legal, se eu pudece eu iria ate Compos do Jordão para fazer um teste.

Um grande abraço.

BOSS

???Campos do Jordão???

Clésio Luiz

Pena que os gráficos são pebinhas de doer. Qual simulador moderno de PC tem uma experiência visual muito melhor do que isso aí. A vantagem deles é ter um telão e um cockpit funcional, mas até os manches estão errados. São antigos modelos B-8, com menos funcionalidades do que o modelo usado no Hornet verdadeiro.

RenanZ

Além destes recém instalados no bar Bramah em SP
há uns 4 no HANGAR F-18 em Campos de Jordão !!!

Robson Br

Tanta propaganda do SH. O povo brasileiro é de momento mesmo. 36 caças não fazem tanta diferença, mas nossa soberania e nosso futuro sim. Será que vamos passar 30 anos dizendo que compramos um bom caça, ou será vamos dizer: tivemos a oportunidade de aprender a 30 anos atrás a fazer e fizemos um bom caça. 36 caças são momento atual, necessidade atual, mas depois terá que ter uma solução nacional. Não comentando o mérito das qualidades dos dois caças, mas o que está em jogo é outra coisa para os dois países: – O Brasil mudar seu patamar tecnológico… Read more »

Carlos Augusto

Esse F18 está tão embaixa lá no USA, que uma parceria entre o Bar Brahma e o Aeroclube, trouxeram o simulador dele para SP, pelo jeito os americanos não estão mais interessados neste caça, dai o motivo pelo o qual a boeing que fazer ele descer goela abaixo na FAB.

Sds.

Pancho

Pena q os gráficos sejam tão ruins, mas seria do caramba uns campeonatos entre cidades e “esquadrões”… eu estaria dentro!

Hoje em dia não dão nenhuma importancia a quem gosta de aviação de combate, os melhores simuladores de combate que temos foram criados em 1999… e os gráficos são uma porcaria… queria poder ver mais destes games em alta qualidade…

Abraço a todos…

Rodrigo

Este simulador é o F/A-18 da Graphsim. É muito antigo, mas os simuladores militares não trazem muito a mais que isto em termos visuais, vale mais a imersão por causa do Hardware.

http://www.graphsim.com/games-fa18-oif.html

Rodrigo

Carlos Augusto, pelo amor de Deus, esse não é o simulador usado pela Marinha americana!

Challenger

Antigo ou não, pra quem gosta de aviação e tá acostumado com simuladores de PC, seria uma experiencia sem par.

Se eu pudesse também daria uma voadinha.

Challenger

Voadinha é força de expressão.

Carlos Augusto

Rodrigo, eu sei que esse não é simulador usado pela a marinha americana, mas o que eu quero dizer é que esse jato não desperta mais interesse pelos americanos, caso contrario nem um simulador de brincadeirinha estaria aqui, procura algum do F15 ou F35 ou F22, que mostre pelo menos de longe os avionicos destes caça.

Abs.Carlos

Jacubão

Será que encontro um para comprar na 25 de março ou no camelódromo da Uruguaiana aqui no RIO?

Rodrigo

Blz Carlos Augusto.

Jacubão, se você tiver tempo e paciência(e muita $$$), pode encontrar em fóruns de simulação as informações para montar em casa. O hardware também é fácil de encomendar, só que prepare a paciência ($$$) 😉

[]s

Wolfpack

O simulador já chegou e pela conversa mole do Jobim logo logo teremos os Super Hornets com AIM120D e AIM9M na FAB. Se não vierem os Rafales, fico com os Vespões.

Jacubão

Hehehehe, muita calma nessa hora Rodrigo. É só sacanagem. Se eu entrar numa aventura dessas, estarei lascado 😀

Bruno Rocha

essa corjia da Boeing não perde tempo em ludibriar pessoas ignorantes desprovidas de conhecimento geopolitico.

Bruno Rocha

já era pessoal, de a porcaria do Hornet.

Espero que esse F-18 caiam todos os dias aqui no Brasil, e que ele batem no casco do porta aviões e fazendo esse afundar.

Já vou chamar os pai de santo aqui.

aviãosinho

seria isso uma mera coicidencia????

Acho que não, está meio que escancarado que o Hornet viou o queridinho do governo ($$$$ o velho jeitinho brasileiro)
o Jobbim insiste em dizer que a decisão é politica e que o Rafale é favorito e depois o F18 ganha! vei ser um “deus nos acuda” lá em brasilia.

Podem acreditar, se der Hornet, vou virar viúva do Rafale e do Gripen

Felipe Cps

Bruno Rocha em 18 out, 2009 às 20:11:

Coé Bruno, os caças nem chegaram e você já tah secando pimenteira jah? Credo, enviuvou velho?

No mais, se chegar aqui em Cps vou fazer questão de voar no simulador. Depois conto pra galera.

Abs.

Bruno Rocha

desculpem, estou nervoso

Rodrigo

Vocês são muito neuróticos a TECH-E é uma empresa nacional ( http://www.simuladoresdevoo.com.br/), tem mais ou menos 5 anos, a especialidade deles é eventos.

O software, deste simulador de vôo é antigo e tem aos montes para baixar na internet.

F/A-18 Hornet
F/A-18 Korea
F/A-18 Operation Iraq Freedom.

Tem outra…as mocinhas francesas já estão subindo no telhado.

Bruno Rocha

Prefiro o meu FlightSimulator X, pelo menos tem uma noção mais REALISTA de realismo e pilotagem, além disso, você pode fazer um simulador melhor na tua casa com cano de PVC, tela de LCD, engradado de cerveja e alguma pecinhas que vocÊ pode encotra na rua ou até mesmo você pode fazer no se quintal, como eu ja disse, vale o improviso, o tipico “jeitinho brasileiro” de sempre. Depois eu mostro o video de um cara [brasileiro] que FEZ o SEU PRÓPRIO simulador com isso tudo que eu disse ai em cima, com cano de pvc e tudo mais. Se… Read more »

Bruno Rocha

Felipe o que significa esse seu Cps???

Felipe Cps

A cidade onde moro Bruno (Campinas, SP).

Rodrigo

Bruno, realmente o Governo russo não ignora as suas idéias, ele manda te prender kkkkkkk

Rodrigo

Bruno Rocha, vou pedir antidoping, você deve estar comentando dopado, só pode rsrsrs

FN

A verdade é que realmente o SH seria um grande avanço para a FAB, é mesmo um bom (avião bombardeiro com capacidade de auto devesa), confesso que estaria menos digamos “triste” se aqueles cães infiéis nós tivesse oferecido F-16E esse sim seu melhor vetor depois dos F-35 e F-22. Sim, isso mesmo considero o F-16E superior ao F-15E, ele tem menor autonomia, mas tem maior capacidade ar-ar, a verdade é que o F-15 é uma grande lenda cara, o F-16C vive dando surras no F-15E, mas isso poucos lembram né… O bom F-15 é outro avião de “ataque” com capacidade… Read more »

Rodrigo

SH com tecnologia ultrapassada ?! O SH só fica a dever para o F22. O SH não vai ser substituído pelo F35, vai operar lado a lado com ele e será substituído por um outro avião a ser projetado.

Carlos Augusto

Caro Rodrigo, você é igual médico do interior, qualquer droga serve, se não melhora pode ficar dependente pro resta da vida.

Felipe Cps

Hahahahaha… o anti-americanismo de alguns chega a ser patético… Pobres-coitados…

Olha, sempre achei a proposta da SAAB a melhor, mas chego até a torcer para os americanos levarem essa, só pra enfiar o SH nas fuças dessa cambada de abestados. Súcia dos infernos!

Sds.

cmte.felix

Acabei de chegar lá do ACSP. Fui ver o simulador mas ainda não começou a operar. Apartir do dia 22 (nesta quinta) parece que vai inaugurar e segundo um atendente do bar,vai custar 40,00 a brincadeira.

Abraços

Marco

Senhores! Só para informação e esclarecimentos dos post acima! Eu sou um dos instrutores da Tech-e, vamos as respostas: O pessoal aqui parece que não leu a materia direito, é sobre um simulador, não sobre a disputa do FX-2. 1º – o Simulador foi montado muitissimo antes da decisão da short list onde o F-18 EF foi escolhido entre finalista 2º – o governo americano nem sabe da existencia, e nem patrocina, muito menos a boing!( apesar que seria legal um patrocineo deles) 3º – Entre nós existe divergencias entre a escolha do FX-2 ( eu por exemplo acho q… Read more »

Carlos Augusto

Hahahahaha… Falando de interior, acabei acordando o cara preta, parece até um gladiador do inferno. Vai sonhando camaradinha que você vai acabar acordando com o Rafale nas cores da FAB.

kaleu

Carlos Augusto em 19 out, 2009 às 13:53

PERDEU … PERDEU … vai se acostumando com o SH …

Carlos Augusto

Te conheço Kaleu, você é a dama de honra do Felipe, logo logo vai ser mais uma viuvinha do Gripado. Não fica triste não Kaleu é a vida meu amiguinho. Hahahahaha

Felipe Cps

Carlos Augusto em 19 out, 2009 às 15:59:

Quero ver vc dar as caras aqui daqui a duas semanas, camarada, rsrsrs… Você e o resto da caterva de PeTralhoucados Bolivariecas…

Como disse o Kaleu: perdeu irmão, perdeu, rsrsrs… 🙂

Felipe Cps

Carlos Augusto em 19 out, 2009 às 15:59:

Até porque, ao contrário de você, eu jamais disse que o Rafaleco era uma aeronave ruim.

Então pega sua trupe esquerdopata e volta pro terreiro daonde vc desencavalou…

Carlos Augusto

Tá cantando vitória antes da hora, e nada de PeTralha Bolivariecas, gosto deles da mesma forma que você, xiita de campinas. No mais eu continuo acreditando na vitória do Rafale.

FN

Tem gente aqui que passou para o lado besta da foça…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Felipe Cps

E tem gente que num cresce… Outro PeTralho-bolivarieca bobo…

Pq vc num cresce hein FN?

FN

Petralha até pode se, mas bolivariano nada ave rsrsrsrsr…
sds

critians