‘Barreira do Inferno’ lançará dois foguetes nesta semana

7

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) iniciou esta semana a Operação FogTrein II, que consiste no lançamento de dois foguetes de treinamento previstos para serem lançados terça e quarta-feira da próxima semana.

O objetivo da Operação é desenvolver e certificar foguetes instrumentados para treinamento do CLBI e do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), visando o aprimoramento e a manutenção da capacidade operacional dos Centros de Lançamentos para o cumprimento das atividades previstas no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).

Além do efetivo do CLBI, esse evento conta com a participação de engenheiros da Avibras, o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e envolvimento do Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA), Centro de Lançamento da Alcântara e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

O FTB é um foguete mono-estágio, não guiado, com 3,05 m de comprimento e 67,8 kg. O motor propulsor é composto de combustível sólido e tem apenas uma fase de queima de 4 segundos, alcançando mais de 30 km de altura e caindo em alto mar a mais de 16 km da costa. Nesse vôo, os Foguetes Básicos de Treinamento já estão preparados para disponibilizar 5kg de carga útil para experimentos tecnológicos, além de instrumentos para acompanhamento das estações de telemedidas.

“Estes lançamentos permitirão avaliar, mais uma vez, a estabilidade aerodinâmica dos veículos e verificar a qualidade dos sistemas de bordo que compõe m a carga útil”, disse o Coordenador Geral da Operação, Tenente-Coronel-Aviador Ricardo Rodrigues Rangel.

FONTE: Tribuna do Norte

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
A-Bomb

Bom ja um começo.
Agora só falta usa-lo para fins militares.

Com um vetor de longo alcance armado com algivas termonucleares ai sim o Brasil vai começar a ser respeitado.

gaspar

Tem muita diferenca do VSB 30 para um missil tatico ?!?!?! em termos de projeto, material composto/aco utilizado…

Klevston Kvowster

Que dia vamos ver o Brasil lançando um foguete e indo na Lua? Assim seríamos respeitados…

André Castro

Acho que a diferença VSB 30 de um míssil e o sistema de navegação de alta precisão .

Ivan

Esta tecnologia o Brasil precisa controlar.
Investimento SÉRIO neste setor é essencial.

Erich Hartmann

Tomara que dê tudo certo,mas totalmente off…não poderiam rebatizar o local de Barreira do Céu ou algo semelhante? Pois pode ser mera superstição ou misticismo da minha parte,mas creio que as palavras carregam uma força,uma energia.

(está certo em dizer que competência supera todos os intempéries e “acidentes” [caso de 2003],mas penso que todo o auxílio físico e “extra-físico” é bem vindo…)

Marcelo Tadeu

Erich Hartmann,

Nào sei qual a sua religião ou filosofia, mas o atual nome do Centro não tem nada a ver com misticismo ou sei lá o que. O CLBI fica próximo às falésias compostas por uma terra muito vermelha que com o sol batendo no começo do seu acaso dá a impressão de que está pegando fogo, daí o nome de barreira do inferno, o local é muiot turístico.

Deus te abençoe!!!