rafale-por-do-sol-rafale_internacional

vinheta-clippingO ministro da Defesa, Nelson Jobim, reafirmou a preferência do Brasil pela compra dos 36 caças franceses Rafale. “A preferência é do presidente Lula, tendo em vista nossa parceria estratégica com a França e a afirmação do presidente Nicolas Sarkozy sobre a transferência irrestrita de tecnologia”, afirmou.

No entanto, ele manifestou preocupação se a Dassault, empresa fabricante do caça, vai aceitar a condição brasileira para a compra. “A fabricante é privada e as ações do governo francês são preferenciais sem direito a voto. É necessário saber se a proposta da Força Aérea Brasileira (FAB), que exige transferência irrestrita de tecnologia, será aprovada”, disse Jobim.

A preocupação do ministro causou surpresa. Em setembro, o almirante Edouard Guillaud, chefe do gabinete militar do presidente francês, esteve em Brasília, em companhia do vice-presidente da Dassault, para trazer a garantia de transferência de tecnologia “completa, sem restrição e sem limite”.

A última fase da licitação do projeto chamado de F-X2, com participação direta das empresas que disputam a venda de 36 caças de alta tecnologia para o Brasil, foi encerrada no início deste mês, com a apresentação das propostas finais, todas ampliadas, ao Comando da Aeronáutica. Além da francesa Dassault, participam a norte-americana Boeing, que oferece o F-18, e a sueca Saab, com o Gripen NG.

FONTE: estadao.com.br

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

158 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno Rocha

GALANTE NÃO APAGA BROTHER!

X-nobe

Não tem cheito, o Rafale já ganhou desde o 7 de Setembro, os outros dois caças, F-18 e Gripen só estão ai para fazer com que o caça frances garanta suas propostas, isso os fãs do Gripen gostem ou não é a mais pura verdade.

Que venha o Rafale, embore eu prefira o F-18.

Bruno Rocha

____ESPECIALISTAS DO BLOG____ Quero fazer outra perguntinha! Mesmo qeu seja um pouquinho “off topic” Dizem que a Embraer vai aproveitar algumas partes do 190/105 sei lá qual é, para fazer o seu KC-390. Bem, não sou nenhum engenheiro nesse ramo, mas sou muito observador. As asas baixas dos jatos da Embraer, assim como qualquer outro jato, se envergam em voo, mas a Embraer que usar essas asas no cargueiro e aí é que está o X. O KC-390 tem asa alta e em flecha, logo usar essas asas vão fazer com que ela se envergue também, ou mais ainda. Bem,… Read more »

Bruno Rocha

Ou ela passa a TT ou a Embraer agarra nela, seria um peso para eles.
Abre o Olho SAAB e Dassault!

Bruno Rocha

Faço uma pergunta para A-Bomb, CAdu, Qualquer um que saiba!

A Embrar tem bala na agulha para comprar a Dassault? nem que seja uma fatia das ações dela?

Francoorp

Cleuber

Jà cansei de FX2…Faço minha as tuas palavras e comentos!!

Desce a Ripa neles!!!!

Jà fui SU-35, jà fui Gripen NG, Agora sou Rafale…nunca F-18…Xò grande satàn!!!

Vive la France!!!!!!!!!!!!!!!

Cerrado

GRIPEN JAS-39 NG esse que o aviao certo para o BRASIL!!!
SUECIA é o caminho da EMBRAER para ter caça militar de ponta!!!
GRIPEN JAS-39 NG ESSE É O CARA!!!

CADU

Boa Tarde
Meu Amigo Hornet, foi foi promovido ???, rsrsrs
“MESTRE Hornet”, não seria melhor BRIGADEIRO do AR, rsrsrs
Vai vir para o Dia 18 aqui no Rio ???
Vou estar lá com a caçula, vê se tira um tempinho e aparece.
Do Amigo
CADU

Brazilwolfpack

Realmente,A Bomb. Agora so falta a vontade.

A-Bomb

Bruno Rocha

Esse é o problema.
Transferência.

Estou achando que a TT não vem nos moldes que foram prometidos pelo governo frances (justamente pela fabricante ser concorrente e não ser de propriedade do governo frances).

Sem TT é ajudar uma concorrente.
E isso não é bom para Embraer.

Bruno Rocha

A-Bomb em 12 out, 2009 às 12:26

Se a Dassault ganhar, quem vai se embrulhar de raiva vai ser a Boeing e a AirBus.

Como a Embraer chegou a 3ª lugar, imagine com essa tecnologia de caças, vamos ser o únicos país latino, do emisfério sul a fabraicar caças. Fora que já somos a unica a fabricar aeronaves, a Argentina já era. Que pena, a Argentina seria para o Brasil uma terceira perna, iriamos elevar esse continente para estratosfera.

Felipe Cps

marcos silva em 12 out, 2009 às 11:30; e catraca em 12 out, 2009 às 12:01: Caros Marcos Silva e Catraca, vale sempre lembrar que o Sr. Luis Inácio da Silva apenas está fazendo algo pela defesa no último ano de seu governo. Foram SETE anos de abandono das Forças Armadas, porque o mesmo achava que era mais importante dar dinheiro pros “fome-zero” e desviar recursos pros MST da vida (vide cancelamento do FX1). No mais, veja-se que nada ainda saiu do papel: nem subs, nem FX, nem Iveco, nem nada. Só tivemos a tal “END” (eita nomezinho infeliz) que… Read more »

Brazilwolfpack

Puxa vida. Ja passa mais de uma decada essa novela mexicana pra comprar a minuscula quantidade de 36 avioes. A este passo,quando comecarem a chegar os primeiros ao Brasil,chegarao obsoletos. E se o passado nos ensina algo,chegarao com meia duzia de misseis para repartir entre os 36,os quais voarao algumas vezes por ano,e olhe la. Infelizmente,apesar de tanto papo furado o Brasil mostra que na area da defesa sera eternamente o “Pais Do Futuro”.

Roberto

Srs

Por vários motivos tenho preferencia pelo Gripen NG, mas vamos confiar na análise da Comissão da FAB e torcer para q o NJ + Lula apoiem essa decisão.

[]’s

A-Bomb

Sem TT pelo menos dois caças não estariam no final do FX2. Se for para comprar de prateleira tem caças melhores. Eu duvido muito da tal Transferência irrestrita francesa. Para mim o Mula estava sobre efeito de alcool (Champanhe francesa que diga-se de passagem é a melhor) quando anunciou o vencedor do FX. Agora Sarko esta aparentemente em apuros para cumprir o que prometeu ao seu colega Alcolatra. Esqueceram de combinar com a Dassault. Se os Rafinhas ganharem quem vai ficar muito “feliz” sera a Embraer. Afinal a Dassault coitadinha esta precisando de uma ajudinha para quebrar uma das nossas… Read more »

Harry

Caro Hornet Feliz reportagem essa do NJ que vim a ler depois que postei, principalmente a parte que diz que temos que ser arrogante, da pra ver a disposição e o esclarecimento a que o governo, MD e FFAA chegaram e quanto a imprensa tem feito jogo de intriga objetivando as eleições. Elogios ao BlogAereo que tem propiciado espaço a discursão aos entendidos e aos não tão entendidos para que possamos compreender a complexidade de fatores envolvidos e ciencia do estagio a que chegou nossa sociedade, para isso dou o exemplo da diferença entre projeto FX e FX-2. Clauber todo… Read more »

Gunter

Marino! A pouco só expus minha opinião como entusiasta do assunto, mas, seu comentário está perfeito , tbem acho que os 60 técnicos da comissão, especialistas diversos, vão fazer a análise correta. E creio que a decisão do Governo leverá em conta todo o trabalho.

catraca

marcos silva……..e mesmo fazendo isso tem muitos ai que preferem voltar aos tempos do FHC e Gustavo Franco……como diz o MESTRE Hornet é a síndrome do VIRA LATAS. Temos possibilidade de escolher um dos três melhores caças do mundo, dentro das caracteristicas exigidas pela FAB….mas isso não quer dizer nada, ou melhor, a FAB não sabe nada, e o RAFALE vai ser o escolhido porque o MOLUSCO quer e não porque a FAB o selecionou…..enquanto isso o único que ganha ( OPSS !!!) é o BLOG que cada vez mais aumenta o nº de acessos. Confesso que tendo em vista… Read more »

cleuber

Wolfpack, nos meus comentários não estou a falar da Saab!!!!!!!!!!!!!Estou a falar do Rafale e da TT do mesmo para a FAB.Concordo com vc em alguns aspectos:o Gripen NG além de ser somente um projeto ainda não foi comprado nem pela própria Suécia isso somado ao fato de ser uma caça leve com um raio de ação incompatível com as dimensões do Brasil e também concordo que o Gripen NG não estará pronto em 2014!Mas não concordo com o fato de que em 2014 o Rafale, o Gripen NG e o F-18 sh estarão defasados.Isso não procede, apesar do advento… Read more »

A-Bomb

marcos silva

Vai começar o discurso ideologico.
Esta mudando muito mesmo!!! o Exercito que o diga.
Coitados não tem nem para o Rancho.
Os fuzis alem de velhos mal tem munição.

LULA X JOBIM são duas bestas.
Somando os dois não da o cerebro de um primata.
E tem gente que ainda defende esse governico populista petista.

marcos silva

INTERESSANTE QUE NOS OITO ANOS DO GOVERNO FH,AS FORÇAS ARMADAS ESTAVAM ENTERRADAS,E NINGUEM SE MANIFESTOU.
LULA X JOBIM ESTÃO MUDANDO ESTE QUADRO NAS FORÇAS ARMADAS,VAMOS SOMAR E NÃO SUBTRAIR !!!!!

Wolfpack

O papo da SAAB, viu FAB compre este projeto e nós montamos juntos, montamos até no seu quintal, com todas as garantias, desenvolvemos em 4 anos todo um complexo militar de fornecimento no próprio país. Parace os mercadores dos tempos das Arábias, papo de Ali Babá.
Em 4 anos desejam entregar um avião que não existe, e construído com componentes Brasileiro. Quanto tempo levou parqa sair do papel o AMX com a Aermacchi?
Pode escrever ai, se sair o Gripen NG, a FAB estará operando em 2014 somente Mirage 2000 e F5EM.

Wolfpack

Cleuber, A SAAB vive um momento espetácular de vendas e vencendo concorrências em todos os cantos do Mundo??????????? A Volvo Cars, assim como a SAAB divisão de automóveis já foram vendidas, a Volvo Trucks é praticamente da Renault Trucks, assim como a SAAB Scania está nas mão da VW-MAN. Você acha que a saúde da SAAB Aero é tão boa assim? Estão vendendo a janta pra comprar o almoço. Por favor, se informe, a SAAB está emprestando aparelhos na forma de leasing para os paisinhos do tamanho do Uruguai. E ainda querem este vetor vigiando nosso espaço aéreo. Isso é… Read more »

Marino

Caros administradores do blog, minha manifestação acima, não tem o menor intuito de diminuir a abrangência ou seriedade do blog, mas apenas salientar que o pessoal da FAB sabe o que faz.

Wolfpack

Gripen NG, isso é uma piada. Conseguimos a mesma performance com o F5EM. Deixa pra lá este FX2 e cancele de uma vez esta concorrência. Quando este avião de papel foi testado em combate? mesmo sua versão anterior? O aviãozinho lego vai sair caro para o Brasil, ainda mais que apresenta grande tecnologia americana no seu desenho. Os Suecos da SAAB são integradores, pegam componentes e montam. Alguém sabe me dizer qual o raio de ação deste avião de papel com full load? Por sinal qual a capacidade máxima de armas deste monoreator? Olha é melhor um avião capaz no… Read more »

Marino

Calma rapaziada, tem mais gente integrando a Gerência de projetos do programa FX 2, do que participantes ativos neste blog, temos muitas postagens, mas o número de blogueiros assiduos é pequeno.
Por isso, creio que os 60 fabianos, sabem conduzir melhor seus trabalhos do que nós aqui de fora.
Avião que não servisse, teria sido descartado.

Gunter

Pela leitura de comentários, percebo que muitos aqui formam convicções sobre a qualidade de um determinado vetor, lendo artigos e reportatagens PAGAS que nas ultimas semanas tem pipocado com mais frequencia na grande mídia. O rafale na minha opinião, baseado na leitura de várias fontes, é a melhor opção técnica, dos 3 finalistas o caça mais moderno, com maior capacidade de combate, cito aqui como opção de leitura a análise do Sr. Carlos Emlio, um grande conhecedor do assunto: (http://aircombatcb.blogspot.com/2006/06/dassault-aviation-rafale-o-sucessor.html). Mesmo com toda a problemática da TT, ainda assim, acho como melhor 2ª opção, o F-18 SH. O Gripen NG… Read more »

Rodrigo

O Rafale é o mais avançado avião de combate da atualidade! Você compra um e vem de brinde dependendo do pacote:
1. Um Mirage 2000D no Pacote Super Luxo;
2. Um Super Etendard na versão simples.

Para iluminar os alvos para você!

O “testado” em combate Rafale, só voa assim no Afeganistão porque o POD que tentam nos vender até hoje não conseguiram fazer funcionar com ele.

Lol

Presidente MULA fazendo discurso após a compra de caças franceses:

Meusf queridosf companheirosf e companheirasf, numca na história deste pais, nós gastamosf dinheiro á toa com caças que nem podem voar mas vozf digo, nós também iremosf desviar uma verbinha do PAC, END, olimpíadasf e copa para meus companheiros senadoresf poderem tomar uma pinga. Povo idiota.

FN

cleuber

Eu vou se o único a elogia seus textos, acho que essa criticas do sobre o Rafale são exagero de viúvas choronas, apaixonadas por uma ilusão.

Leiam os comentários sábios de: Hornet que fala com a razão e não com o coração, fatos e não suposições.

Tem gente que merece elogios e tem gente não que merece…

Felipe Cps

mane em 12 out, 2009 às 7:37:

Hahahahaha… Já sabemos quem é que chegou “em primeiro” e quem chegou “em segundo”… E quem é que chegou “em terceiro” mas tende a levar porque vai encher a carteira de muito de nossos políticos…

Tomara que Titio Samuel ainda tenha vontade de ter alguma voz no mundo… Confesso que Titio Samuel tem me deixado desapontado esses últimos tempos, com sua leniência em alguns assuntos… Mas é assim mesmo, até o tal Hussein dizer a que veio, se é qu eveio, e se é que vai ficar, rsrs… 🙂

Abs.

cleuber

Caro Harry, não é a transferência de tecnologia que é irrelevante e sim o fato da Dassault querer ou não transferir a tecnologia.O estado francês tem o total domínio dessa questão.A Dassault passa por um momento crítico onde o seu produto top line o Rafale não vence nenhuma concorrência internacional.A Dassault precisa de novos clientes e parceiros com urgência sob pena de num médio prazo ter sua linha de montagem parada.Quantos caças serão produzidos para a França na versão F3???Garanto que não serão suficientes para manter a linha de produção desse caça ativa!!O Brasil se encaixa exatamente nesse sentido para… Read more »

ze

Lembre-se que o EUA só não foi para o brejo, porque a comunidade internacional está comprando, e assim financiando, a dívida americana.

Houve um lapso na redação: “porque a comunidade internacional está comprando”. Leia-se:”porque a comunidade internacional está comprando títulos públicos do Tio Sam”.

catraca

Mais uma vez……..salvando o tópico/materia Mister Hornet……hAahaHahaa…….e deixe os vira latas, o que seria do mundo sem eles.
Fora isso, como ultra leigo me preocupa essa conversa do custo pra colocar essa aeronave no ar…….avião no chão ( pra uma força aérea )não vale nada, o negócio é lá encima, o resto é tecnologia sem aplicação.

mane

Parece que pousou em Brasília um recado do Tio Sam. Tio Sam sabe de tudo. Ele sabe que a coisa está difícil para ele, principalmente agora que está claro que ele vai terminar em segundo lugar no campeonato da COPAC. Tio Sam mandou avisar que ele aceita perder para quem chegou em primeiro, porque é do jogo. Tio Sam mandou avisar que não aceita é perder para quem chegou atrás dele. Em um campeonato lá atrás no passado, Tio Sam ganhou em campo mas tentaram levar no tapetão. Tio Sam ameaçou dizer quem estava recebendo o quanto e de quem,… Read more »

mane

“Mané, na verdade, estes dados não estão atualizados. Senão vejamos, o Dólar está se desvalorizando frente às moedas internacionail. Já o Euro está se valorizando. O Rafale é todo cotado em Euros. Assim sendo, a conta será ainda maior.”

Tem razão, periga ser ainda maior. Não em razão direta, porque muitos dos custos do Rafale não estão em euros (p.ex. combustível).

Os custos do Rafale são completamente inviáveis para a FAB. Mas quando ele estiver enfeitando os nossos hangares o sr. Ministro da Defesa já vai estar longe, aproveitando as delícias da Côte D’Azur.

mane

Obrigado pela informação ze. Os valores estão subestimados para os três, mas a proporção é esta mesma.

ze

mane em 13 out, 2009 às 16:55

“Caro Mateus_LB, por favor você saberia qual é a fonte deste valor de 9800 euros que teria sido garantido pela França? Eu vejo este número circulando mas nunca soube de onde ele veio.”

Mané, essa informação foi amplamente divulgada na mídia.
Ela foi dada por nada mais, nada menos que o
Almirante Edourd Guillard, chefe do Estado-Maior particular do Presidente Sarkozy. Ele falou, ainda, que a hora de voo do Super Hornet custava 7000 Dólares (e não Euros), e do Gripen 4500 Dólares.

ze

mane em 13 out, 2009 às 16:44 “A hora de vôo é calculada pela FAB (COPAC), com base em parâmetros como consumo de combustível, revisões, vida útil dos sistemas, material de consumo, etc. até mesmo horas de simulador. A FAB pega na proposta todos estes valores e faz a projeção do custo total de operação da aeronave. Depois se pega estes valor e se divide pelo número de horas que ela vai voar. No caso do Rafale este valor vai para pouco mais de 20 mil dólares por hora. ” Mané, na verdade, estes dados não estão atualizados. Senão vejamos,… Read more »

Francisco AMX

Almeida, o Rafale atinge supercruise, em atitude ótima, com mísseis ar-ar, só que esta atitude depende de várias variáveis, que só servirão, na prática, para uma interceptação de aeronave subsônica a médi/longa distância… porém sabemos que numa interceptação deste tipo, os interceptadores partem para velocidade maiores, indo a mach 1,5…, consumindo mais combustível e sendo necessária a utilização de tanques extras…impossibilitando uma série de atitudes, e em casos extremos, buscam a velocidades próximas do limite, tipo mach 1,8… caso contrário podem perder o “alvo” e este acabar evadindo e impune…

Almeida

“cleuber em 12 out, 2009 às 0:26

tá por fora amigo! você perdeu o filme!” (3)

Se atualiza aqui: http://www.aereo.jor.br/?p=14441&cpage=1#comment-60193

Almeida

Embraer-Saab Gripen NG Brasil: “O primeiro caça supersônico produzido no hemisfério sul”!

Alexandre

Qualquer um dos 3 finalistas vai dar a fab o que ela necessita, então o governo pode se dar ao luxo de escolher aquele que transfere mais tecnologia. Siceramente eu acredito que o rafale oferece mais , lembrando que o ng já está desenvolvido, ele já deixo de ser protótico e já está em fase final de teste. Então não haveria muita participação do brasil no projeto. A proposta de montar 80% da fuselagem parece boa, entretanto eu prefiro que o país adote um caminho similar ao de israel e desenvolva o recheio eletrônico já que esse é a parte… Read more »

Cerrado

Enfim, cabe ressaltar que é ilusão acreditar que, ao final do projeto, quando os caças forem montados no Brasil, o país terá capacidade de desenvolver novas aeronaves e o domínio das tecnologias necessárias. Entretanto, absorveremos o máximo do nosso futuro parceiro no FX-2. Qual, das três propostas, proporciona a maior participação real em desenvolvimento de tecnologia? Creio que, sem dúvida, o Gripen NG. Não se trata, ao meu ver, de se adquirir o melhor vetor de superioridade aérea; não é o foco, pois, caso fosse, o Su-35 já seria o eleito. Já está claro que as três propostas são suficientes… Read more »

william

Adianta eu falar alguma coisa, ou eu vou ser taxado por alguns por falar a verdade.

Hornet

O pessoal da grande imprensa é um saco…eles “picotam” a informação, não dão a informação de maneira correta, reelaboram a seu bel prazer a entrevista e depois a gente tem que ficar “caçando” na internet o que o entrevistado falou de verdade. Aqui tem mais um complemento do que o Jobim disse (só vou citar o fim da matéria, com o dado novo): “As ações que o governo francês tem na Dassault são preferenciais, sem direito a voto. Portanto, tem que saber se a Dassault, nas propostas que fizeram à FAB, e que estão sendo examinadas, estão trazendo ou não… Read more »

Hornet

A maneira como foi montada a matéria do Estadão não foi boa. Ela deixou de fora partes importantes da fala do Jobim, que ajudaria a entender melhor o que ele falou de fato. Que, aliás, é o que ele vem falando desde o início do FX2: sem TT, nada feito. Aqui tem uma matéria um pouco mais bem elaborada: “Quem restringir tecnologia está fora, diz Jobim sobre caça da Sucursal do Rio DEFESA O Brasil vai excluir do processo de compra de caças para a FAB (Força Aérea Brasileira) quem não assegurar a transferência irrestrita de tecnologia, afirmou ontem no… Read more »

Almeida

Re: Hornet em 13 out, 2009 às 0:41 É Hornet, entendo seu ponto de vista e concordo que são coisas diferentes. Mas ainda prefiro a proposta da Saab por conta do desenvolvimento em conjunto e porque não vamos, tão cedo, dominar a tecnologia de motores. Radares e mísseis até que estamos no caminho, mas também vai demorar. Estamos na mesma situação que os suecos, sabemos fazer o projeto e a integração de aeronaves comerciais, mas ainda não produzimos a maioria dos itens. Com essa parceria, passaríamos ao próximo estágio que seria desenhar aeronaves de combate supersônicas modernas e integrar sensores… Read more »

Harry

Caro cleuber

Sobre a performance técnica do Rafale já tenho lido a tempo com o professor Hornet.

“Acho que essa questão da Dassault tranferir ou não a tecnologia é irrelevante”
O que voce diz vai contra a ideia que norteia o projeto FX-2.

Se o governo brasileiro exige esclarecimento sobre o que é irrestrito, voce acha que é só bla!bla!bla!.

Me diga como se pode exigir algum que se tem garantido?

ABS

Tales

emerson em 12 out, 2009 às 22:13

Faço minhas tuas palavras.

Abrs.