Suécia inclui compra de aviões brasileiros em proposta de caças

26

gripen-fab

vinheta-clippingA Suécia incluiu na proposta apresentada nesta sexta-feira (2) à Aeronáutica na concorrência sobre os caças a possibilidade da compra de aviões brasileiros como contrapartida. A proposta final dos suecos foi apresentada nesta manhã ao governo brasileiro. França e Estados Unidos também disputam a venda de 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo Ake Svensson, presidente mundial da Saab, empresa sueca que fabrica os caças Gripen NG, foi incluída na proposta o desejo de compra dos aviões brasileiros militares KC 390 e Supertucano. O primeiro é um avião de transporte e o segundo de treinamento militar. A proposta dos suecos não especifica quantos aviões brasileiros poderiam ser comprados.

O presidente mundial da Saab afirmou ainda que por meio de transferência de tecnologia a Suécia estaria disposta a transferir ao Brasil até 175% do valor do contrato para a compra dos 36 caças. Pela proposta sueca, seriam 28 caças para somente uma pessoa e outras com oito para duas pessoas.

Além de Svensson, participou de uma coletiva na embaixada da Suécia em Brasília o secretário de Defesa do governo sueco, Hakan Jevrell. Eles não quiseram revelar o valor da proposta financeira apresentada ao governo brasileiro. Os suecos apenas reafirmaram que devido à manutenção e ao ciclo de vida o preço final de um Gripen seria metade do preço dos concorrentes.

De acordo com o presidente da Saab, as diferenças do Gripen NG para o modelo em uso por Suécia, Hungria, República Tcheca e África do Sul vão desde o motor até os equipamentos de comunicação. Ele garante que a entrega dos primeiros modelos aconteceria em 2014.

O secretário de Defesa da Suécia afirmou que o governo daquele país também comprará os caças Gripen NG. Segundo ele, a decisão do parlamento sueco é ter 100 caças até 2040, mas não há previsão de cronograma para as compras.

FONTE: Correio24h

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
max

eita,imagine o que tem nas outras propostas!!

Adhelfi_zerouno

o desespero estar batendo nos 3 concorrentes aguardemos as outras duas propostas.

sonic wings

Srs. leiam esta materia q acabou de sair: Grupo sueco apresenta última oferta para venda de caças ao Brasil 36 minutos atrás ESTOCOLMO, Suécia (AFP) – O grupo sueco de defesa Saab anunciou nesta sexta-feira ter apresentado sua última oferta para tentar vender seu avião de combate Gripen ao Brasil, cujo governo já manifestou sua preferência pela aeronave francesa Rafale. PUBLICIDADE “As novas propostas cumprem com todas as exigências formuladas pelo Brasil para desenvolver, produzir, utilizar, manter e melhorar um caça de múltiplas funções, assim como uma oferta industrial com a transferência completa da tecnologia”, escreveu Saab em um comunicado.… Read more »

thiago98

sonic wings
essa noticia deve ser do fx 1, não?

Hornet

Eles poderiam incluir na proposta a construção de um novo estádio olímpico para o RJ….hehehe Afinal, o RJ bateu Madrid, desbancou Chicago e deu um olé em Tóquio… acho que para o esporte brasileiro isso não vai mudar muita coisa (ao menos em curto prazo), mas não deixa de ser um caminho que toda potência que se consolida no mundo seguiu: a realização da Olímpiada é uma forma de se afirmar no mundo (com a Espanha foi assim, com o Japão foi assim na década de 60, com a Austrália, com a China recentemente…enfim, a Olímpiada é mais um dado… Read more »

Lex

Eita qe ta todo mundo na espectativa aqui no blog mlk!!! de meia e meia hr eu dou uma olhadinha pra ver se temos novidades!! rsrsrs… Segundo Ake Svensson, presidente mundial da Saab, empresa sueca que fabrica os caças Gripen NG, foi incluída na proposta o desejo de compra dos aviões brasileiros militares KC 390 e Supertucano! Pra qem fica igual a um cd arranhado repetindo qe o NG é so um projeto e ainda vai demorar muito pra ficar pronto e bla bla bla… Ele garante que a entrega dos primeiros modelos aconteceria em 2014. E agora pessoal??? Vamos… Read more »

Thierry

“A concorrência da França terá que rebolar ainda mais se quiser vender esses caças ao Brasil de agora em diante”

Realmente! Enquanto os ganhos para o comprador, Brasil …!

RJ 2016!!!!!!!!!!!!!!!!!!

salut à tous
Thierry,France

Thierry

Google translate:

« A concorrência da França terá que rebolar ainda mais se quiser vender esses caças ao Brasil de agora em diante »

Realmente! Enquanto os ganhos para o comprador, Brasil …!

RJ 2016!!!!!!!!!!
oi tudo
Thierry,France

Lex

Concordo com vc Hornet!
O Esporte Brasileiro so vai mudar msmo depois dessa Olimpiada de 2016.
Com a estrutura esportiva qe o RJ vai ficar poderemos melhorar muito a qualidade do nosso esporte!

A França ja tava de olho no Brasil a muito tempo msmo, desde o FHC ja se falava de parceria estrategica! Agora qem xegar vai xegar tarde e como o Hornet disse, vai ter qe rebolar muito msmo pra conseguir ganhar um concorrencia em qe a França tmbm esteja.

R. Delilian

O Brasil vai pegar os tres vetores
12 de cada
rs
escuta…

sonic wings

Olá Thiago, ta aí o link:

http://www.afp.com/afpcom/pt/taglibrary/activity/web/multimedia/jornal-internet

A materia faz referencia a este FX. O FX2.

Mistério, não?

Abs

Hornet

Lex, eu também sou simpatizante de uma “dobradinha” (por motivos de aquisição de tecnologia dos dois países, só por isso. Pois se for pra escolher pelo caça, prefiro o Rafale, muito mais. O NG tem um 3 problemas graves: a turbina americana, armamentos não-suécos e ainda é um projeto). Não sei se a teremos…mas enfim… saiu no Valor online: “Suecos e franceses reforçam lobby por aviões Na véspera do fim do prazo para a entrega de propostas ao governo brasileiro para a compra de 36 caças para a Força Aérea Brasileira, França e Suécia reforçaram o lobby pela venda de… Read more »

ronaldo

no sei o porque da exaltação dos amigos aqui, se a proposta francesa ja incluia a compra de KC 390 a muito tempo, quem esta vendo o fundo do poço é a ssab que se duvidar vai dar ate de graça pra poder fazer nome no mundo e melhora a situação.

Lex

Opa, me enrolei todo no ultimo comentario qe fiz! kkkkkk

A França ja tava de olho no Brasil a muito tempo msmo, desde o FHC ja se falava de parceria estrategica. Agora qem xegar vai xegar tarde!
Vai ser dificil outro pais conseguir ganhar um concorrencia em qe a França tmbm esteja.

Desculpem a confusão, eu to virado desde ontem trabalhando no pc!! rsrsrs…

Hornet

Lex, só vi agora o seu outro comentário. É exatamente isso: concorrência na área de defesa do Brasil em que a França estiver participando, ela já sai 100 metros na frente e na raia 4 (corrida de duzentos metros sem barreira…hehe). Pode perder alguma? Pode. Mas é bem difícil, até porque os equipamentos franceses são tão bons ou até melhores que os da concorrência (este ponto é importante deixar claro, pois não compraremos material defasado só porque é francês. Ao contrário, estamos comprando o que a França tem de melhor, equipamentos top de linha no mundo e com nacionalização dos… Read more »

eduardo

Ta pegando fogo, o Brasil deu sorte estamos comprando os caças apos uma crise financeira. As empresas querem se captalizar e o mercado é pequeno são poucos paises que dispõe de fundos para compras nesses dias, agora é saber aproveitar.
Acho que com um pequeno esforço podemos ficar com dois vetores o NG + SH (na minha opiniao), ai o Lula fecha com chave de ouro, esse vai para a Historia (na minha modesta opinião), apesar de não ter votado nele hoje o vejo como um divisor de aguas.

FN

nossa este Blog gosta do Gripen NG mais que os leitores… só da gripen aqui?!

F-18E quase nada Rafale de fez em quando, mas Gripen toda hora!!!

Lex

Perfeito os seus comentarios Hornet!!

Abraço

sonic wings

FN, se vc reparar não é tendencia apenas deste blog é uma tendencia geral de todas as materias na net. O destaque ao Gripen, que já foi ao RAFALE e ao SH, demostra claramente que eles tem a equipe de assessores mais dedicada na reta final desta disputa. Aliás até anuncio na VEJA os suecos colocaram nesta semana.

ABs

Senhor dos Anéis (Roxo)

Estou rosa-chiclet com o FX2.

Wilson Johann

Continuo torcendo pelo Rafale (desde o início), por ser um avião superior aos outros concorrentes e que realmente vai deixar a FAB muito a frente de qualquer outra força aérea latinoamericana. Mas sou obrigado a concordar que a proposta sueca melhorou muito, tornando-se a melhor entre as três ofertas. seria um grande salto tecnológico para a Embraer e várias outras empresas envolvidas no processo.

Abraços!

Hubyllo

Por que não fecham 36 rafales M para a MB e com a SAAB para 150 NGBR para Fab??
Loucura??

Felipe Cps

Hehehehe, e agora Pierre? 🙂

Menezes

Concordo com FN, este e outros blogs de grande referência neste segmento, são pró Gripen. Haja lobby.

Luís Aurélio

A França pode vencer esta concorrência com um pé nas costas! Basta que ela proponha fabricar primeiro o nosso Submarino Nuclear , antes dos outros convencionais já acertados, com tanto que o Brasil compre os 36 Rafales, bem como está na proposta. Aí eu duvido que os concorrentes possam bater a oferta francesa!!! Rafale já !

pierre

Acho a proposta sueca muito boa, teoricamente, mas apenas 36 aviões não vão ser muito difíceis de manter no futuro, as partes de manutenção mais cara, motores e eletrônica embarcada, são diferentes da versão atual do gripen!