gripen-ng-2

Fernando Teixeira

vinheta-clippingO principal executivo da sueca SAAB, Ake Svensson, esteve ontem na Fiesp para defender a escolha do caça Gipen NG no projeto F-X2, que deve fechar o prazo para entrega das propostas amanhã. Além de sublinhar os destaques conhecidos do projeto, como o menor custo, a transferência de tecnologia, parceria com empresas locais e desenvolvimento do projeto no Brasil, o executivo rebateu uma das críticas ao projeto sueco que circulam em Brasília: a dependência da tecnologia americana.

De acordo com o executivo, o caça que utiliza tecnologia americana é o Gripen, mas o que a Saab está oferecendo ao Brasil é o desenvolvimento de um novo projeto, o Gripen Next Generation, que não necessariamente precisa depender dos mesmos fornecedores. “O que estamos oferecendo é o desenvolvimento de tecnologia, e o Brasil pode ter a oportunidade de escolher os seus fornecedores se assim quiser”, afirma. Segundo ele, a proposta do Gripen tem a flexibilidade necessária para não depender deste ou daquele fornecedor. Hoje, diz, o Gripen é equipado com motores, equipamento de navegação, radares e parte da eletrônica fornecidos pelos EUA. Mas parte disso pode vir de outros países, e parte pode ser desenvolvido pela própria Saab em parceria com o Brasil – como o sistema de radares.

Logo depois do anúncio do francês Rafale como favorito do presidente Luís Inácio Lula da Silva no início de setembro, o assessor para assuntos internacionais da presidência, Marco Aurélio Garcia, e o ministro da defesa, Nelson Jobim, lembraram o episódio de 2006 em que o governo americano impediu a venda de 24 super-tucanos da embraer para a Venezuela – os aviões levam tecnologia americana. O caso é mencionado como um “mau precedente” para os produtos dependentes de tecnologia dos EUA, o que incluiria o F/A 18 Super Hornet e também o Gripen.

FONTE: Valor Econômico, via Notimp

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RL

Tenho minhas dúvidas.

MD 11

ISSOE QUE ELES QUEREM QUE VC ACREDITE NOTASE QUE O JOBIM QUE NUNCA FOI PILOTO DE JATO E NEM TAO POUCO LULA NUNCA FOI COMO O FULANO DIRETO DE CENTRO TECNOLOGICO USO MUITO O BOM CENSO EM BUSCA UMA OUTRA OPICAO INDEPENDENTE DAS TRANQUERAS DO VELHO BEBAO SAAB TEM MUITO BOM GOSTO EMQUERE FAZER PARCERIA MAIS O PASSARINHO DELES SO TEM UMA TURBINA SEM FALAR NO NAO QUE O VELHO BEBAO DEU PRA ELES NAO VENDEREM TECNOLOGIA CONJUNTO COM ISRAEL PRA INDIA ATE QUANDO O POVO AI NO BRAZIL VAI FICA VIVENDO ENTRE SIM E NAO DO VELHO BEBAO WAKE… Read more »

paulo

Puxa vida está cada vez complicado essa escolha mais essa das autoridades da Suécia dizendo que não depende dos americanos esquisito o Gripen tem tecnologia americanas sim.
Não estou entendo o que os suecos querem vender caças ou desenvlover parcerias com o Brasil.
Os Gripen não tem condição de defender o território brasileiro.

abraços

Felipe Cps

EDITORES, ATENÇÃO, O TÍTULO ESTÁ “GIPEN” QDO O CORRETO É “GRIPEN”.

Sds.

Carlos Augusto

Tá certo o Gripen pode ser escrito como Gipen,ou Gripe, só não pode haver erro é no Rafale.

Felipe Cps

Ah é? Pois eu escrevo que nem “usgringu”: RAFÊIOU! 🙂

Rodrigo

RaFAIL

Carlos Augusto

Ah tá bão, segue o enterro do Gipen, digo salada de fruta.

LBacelar

Corre Bino isso é uma cilada!!!

Souza

Ainda continuo apostando no Gripen. Acho que com transferencia de tecnologia e um pouco de paciencia o Brasil pode surpreender no desenvolvimeto de caças. Agora dos americanos, não confio nessa conversa toda deles não…

luciano30

eu aposto no gripen,porém acho que deve ter algo de errado,afinal o motor é Americano e pode dar pau a transação!