Franceses no CRE: Rafale é mais caro, mas garante autonomia

27

Marina Mello

vinheta-clippingO chefe do gabinete militar francês, Edouard Guillaud, admitiu nesta quinta-feira, durante audiência publica na Comissão de Relações Exteriores do Senado, que os caças franceses são mais caros do que os aviões oferecidos por outros países que participam da concorrência para a compra de equipamentos militares pelo Brasil. Guillaud, no entanto, afirmou que somente escolhendo os caças franceses, o Brasil irá adquirir independência para produzir suas próprias aeronaves.

Além da empresa francesa Dasssault, que produz os caças Rafale, concorrem para a venda de 36 aviões a americana Boeing, que produz o F-18 Super Hornet, e a sueca Saab, com a aeronave Gripen NG. A empresa da Suécia já ofereceu ao Brasil a possibilidade de vender os aviões pela metade do preço.

“Talvez estejamos mais caros que outros. Eu lamento, mas é o preço que pagamos pela nossa autonomia”, afirmou. Segundo ele, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, assegurou que, se o governo brasileiro escolher os caça franceses, irá conseguir ter um acesso irrestrito à transferência de tecnologia, o que é considerado essencial para que o País “caminhe com suas próprias pernas”.

Segundo ele, a França, no passado, gastou cerca de 7 bilhões de euros para obter a tecnologia e aprender a construir tais aeronaves. Guillaud afirmou que a idéia de o Brasil escolher a França é justamente para evitar que o País tenha que gastar a mesma quantia para obter a mesma tecnologia. “Fazer transferência de tecnologia é evitar que o Brasil tenha que gastar esse dinheiro”, disse.

“O presidente francês já disse que a transferência de tecnologia seria total, completa, sem limite e sem restrição”, afirmou.

FONTE: Portal Terra

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe Cps

Rá, eles querem é ajudar a pagar o prejuízo de um projeto rejeitado mundo a fora, resultado do tolo orgulho francês em sair do projeto Eurofighter…

Só mesmo encontrando os tolos de Banânia…

É uma cilada Bino! 🙂

Sds.

Christiano

A compra do Rafale só vai fechar com chave de ouro as trapalhadas cometidas por esse governo melancia,no pensamento deles “a FAB que se dane eu quero a minha comissão.”

URUTAU

Caro amigo Felipe Cps

Caro amigo Felipe voce esta sendo injusto com o Rafale pois veja ele só perdeu estas concorrencias aqui :

Holanda 2001 ganhou JSF perdeu Rafale
Coréia do Sul ganhou F-15 perdeu Rafale
Cingapura ganhou F-15 perdeu Rafale
Arabia Saudita ganhou F-15 perdeu Rafale
Austria ganhou Eurofighter perdeu Rafale
Marrocos ganhou F-16 perdeu Rafale

Fonte monsieur almirante chefe do gabinete militar e do estado maior da França Edouard Guillaud

Forte abraço

Flavio

É a melhor proposta, a que nos da mais independência.

“O presidente francês já disse que a transferência de tecnologia seria total, completa, sem limite e sem restrição”

Ja que ele falou isso, vamos aproveitar e pegar todas as tecnologias, inclusive motores…radares…etc

Será que estas a SAAB consegue repassar? Ah não, não pode…não foram eles que desenvolveram

Sou a favor do Hi-low Rafale + Gripen.

Mas dizer que o Rafale é uma porcaria é coisa de gente sem noção

Christiano

A questão não é o Rafale,e sim como foi conduzida “compra”do mesmo,passaram por cima da FAB isso é imperdoavel.Os tres concorrentes são muito bons,mas não resistiram ao nosso governo vendido.

Mac

Não dá pra entender tamanha rejeição que o Rafale vem recebendo pelos internautas aqui no Blog. Eu até entendo a rejeição da oposição e da imprensa, mas o pessoal daqui que é amante da aviação devia ter outra postura. Simplesmente a proposta francesa é a melhor. Não consigo entender como alguem defende um caça de tecnologia inferior (Gripen) e um caça que está saindo de linha (F-18), inclusive este se não for vendido ao Brasil muito provavelmente terá sua linha de produção interrompida, pois ele estará sendo substituido na Marinha americana por uma versão embarcada do F-35.

ze

Caros amigos, atentem para o fato que a promessa de repasse da caixa preta de forma irrestrita foi feita pelo Sarkozy, e não pela Dassault. Quero ver o imbroglio que vai dar quando a Dassault se negar a passar a caixa preta adiante (vulgo transferência de tecnologia), quando ela for declarada a vencedora (sim, declarada, pois todos sabemos que ela já ganhou. Como postei antes, no dia 25/09/2009, o nosso Presidente da República afirmou, de novo, que o vencedor é o Rafale-fonte: The Washington Post). A promessa do Sarkozy não tem importância alguma, pois governos vêm e vão, mas a… Read more »

mcv

ze em 01 out, 2009 às 20:36
!e o contrato?!!Sera que sera como comprar banana na verdureira e depois anota na cadernetinha?

RL

Ah, vamos comprar 12 de cada modelo e tá “bão”.

Casagrande

O colega MacIntosh tem razão quando considera estranha a rejeição sistematica que o Rafale recebe de alguns internautas aqui do blog.
Alguns chegam a chamar o país de “banânia”. É o tal complexo de vira lata famoso. Aliás, em todas as vezes que os li, só trataram de política de modo negativo em relação ao governo que chegou ao fim desta novela de quinze anos.
Seria bom que expusessem suas preferências e as defendessem. Afinal ninguém as conhece. Ou será que estas é unicamente aquela contrária ao que o governo definir?

Christiano

A historia recente ja mostrou a verdade os franceses ja deixaram o Brasil na mao com os Mirage III,temos que renovar,já compramos dos russos,porque não dos suecos?

Paulo Renato

Tenho uma opinião de que o Rafale será o escolhido, mas lá no fundo tenho esperança de que pode ocorrer uma mudança mesmo que seja remota. A Rafale é um bom caça isso não se discute, mas digo ele é caro demais para nosso orçamento que mal pode com as despesas das unidades das Forças. Se ganhar vamso ficar somente nas 36 unidades e não vaos adiante pode ter certeza e ainda muitos dos Rafales parados no pátio esperando verba para voar. Então que venha o GripenNG com que tudo que possam passar de tecnologia e ainda um projeto para… Read more »

Bruno Rocha

Casagrande em 01 out, 2009 às 21:22 Aí vai a minha preferência então! Prefiro o F-18, o Rafale e o Gripen 🙂 F-18: Um bom caça que atendem as REAIS necessidades da FAB MELHOR que os já “reciclados” A1, F5, Mirage e etc. Qualquer um dos três concorrentes é melhor que o que temos isso é FATO! Além do mais não podemos desqualificar de maneira nenhuma a tecnologia americana, que é muito superior em algumas partes (isso até os anti-ameicanos tem que engolir SIM). Rafale: Um caça novo, apesar de não ter ganhado a concorrência por culpa da pressão americana… Read more »

sonic wings

Srs. Mac e Casagrande. O Rafale não tem a melhor proposta, simples assim, por isso essa revolta toda dentro do blog. Não falamos de vetor em si falamos de propostas concretas de transferencia de tecnologia, desenvolvimento de sistemas nacionais, industria e comercio. Tudo numa cesta só. A FAB já afirmou qdo fez a short list que os 3 concorrentes atenderiam suas necessidades operacionais. Aliás de onde vc tirou que o Gripen tem tecnologia inferior? Baseado em que? Custos? Pois reconhecidamente trata-se do melhor sistema datalink do mundo, copiado inclusive pelo F-22, revolucionou a guerra de caças. Tecnologias empregadas de todos… Read more »

germa

eu sei lá era fanzaço do rafale, até acho mesmo que é jogo de cartas marcadas e que escolheram o NG e SH só pra cumprir tabela.
mas só de pensar que se o preço suéco for mantido,poderiamos ter
+/- 72 caças com a mesma grana que 36 rafales…

se vamos gastar 8bi para 72 quem sabe com mais 6bi(totalizando 14bi) poderiamos ter 174 caças…aí eu prefiro os suécos.

quero ver os comentários do wellinton e do hornet.

abs 😉

ze

mcv em 01 out, 2009 às 21:04 O brocardo pacta sunt servanda (o contrato foi feito para ser cumprido), não se aplica aqui. As promessas do Sarkozy não foram instrumentalizadas (colocadas no papel) pela Dassault. Os próprios franceses confirmaram que o Rafale é o vetor mais caro (uma das promessas era bareteá-lo, para que se tornasse competitivo), sem falar nas declarações anteriores do chefe do gabinete militar francês, Edouard Guillaud, no sentido que os caças franceses iriam (na verdade o termo é irão, pois eles já ganharam)ser produzidos e montados na França (os 6 primeiros), sendo que o resto produzidos… Read more »

Tiago Jeronimo

“O presidente francês já disse que a transferência de tecnologia seria total, completa, sem limite e sem restrição”

E a tecnologia será transferiada aos brasileiros por Papai Noel que terá como ajudantes o Saci Pererê, o Coelhinho da Páscoa e o Bicho Papão.

Só sendo muito inocente pra acreditar nisso…

Chacal

O que os franceses deve está pagando de propina.vamos lá lula vai reduzir o prejuizo da Dassault,transferencia 100 restrição a tá,que licitação estranho,é feita pela escolha pessoal de políticos demagogos,um ministro da defesa idiota,um presidente puxando de saco.

Felipe Cps

Casagrande em 01 out, 2009 às 21:22: Parceiro, vc deve ter chegado há pouco tempo no Blog, eu defendo o Gripen NG para a FAB desde outubro último, quando passei a acompanhar o Poder Aéreo (1 ano). Mas já que é assim, vou colar de novo minhas razões, de um comentário antigo meu: “Dodecálogo de razões para que o Gripen NG vença o FX2: 1. Menor preço de aquisição; 2. Baixo custo por horas de vôo, importantíssimo para um orçamento militar altamente oscilante e errático (um infeliz precedente histórico…); 3. Facilidade e menor equipe de terra na manutenção e ressuprimento;… Read more »

ronaldo

Felipe Cps em 02 out, 2009 às 10:11 lamento dizer senhor, mas seus argumentos estão por demais defasados, so pra citar alguns: 7. Velocidade supercruiser (o que colocará o NG entre um seleto grupo composto de apenas 2 aeronaves: o Raptor e o Typhoon*); 11. Autonomia, capacidade bélica e dos aviônicos no mínimo semelhante à dos demais concorrentes (a rigor, tecnicamente, os três vetores se equivalem bastante); 12. Beleza estética do vetor (não conta ponto, mas a aeronave possui um visual bonito e moderno). O Gripen será um legítimo Falcão Peregrino (dado seu tamanho) no meio dos “Patões” SU-30 de… Read more »

Felipe Cps

ronaldo em 02 out, 2009 às 11:59:

Não entendi meu caro, porque piada?

ronaldo

7 – o rafale atinge super cruise sim
11 – rafale tem mais autonomia e poder de fogo
12 – o rafale é bem mais bonito, ta certo que isso é subjetivo
e esse cenario de venezuela x brasil é tão improvavel que nem merece consideração, se existe alguma ameaça ao brasil este é os EUA.

MICA

A independência não é livre, Rafale F3 + T.T. é o melhor avião para o Brasil.

Rafale F2 já tem recursos que os concorrentes não têm.
hxxp://img359.imageshack.us/img359/1128/vtlhudir4.jpg
1)OSF IR contra Mirage 2000 (longa distância)
2)OSF TV contra navios (distância curta)
3)HUD Mica EM (algumas informações foram suprimidas)
4)Hydraulic page
5)HUD Terrain Following mode
6)RBE2 alta resolução radar picture

Abraços todos.

MICA

@URUTAU

1)Austria (Eurofighter): Rafale nunca foi oferecido para a competição austríaca, foi Mirage 2000.
Gripen (finalista) foi eliminado pelo Eurofighter.
2)Arabia Saudita (Eurofighter), Marrocos (F-16) : Não houve competição, apenas de governo para as discussões governement.
3)Holanda (JSF), Coréia (F-15K), Singapura (F-15SG) : Rafale foi finalista, eliminado pelo F-35, F-15s.
Gripen, Eurofighter (e outros aviões) foram eliminados muito antes do Rafale.

MICA

@Felipe Cps “1…2…3…” Gripen ng é “vaporware” (ilusões), lotes de promessas. “7. Velocidade supercruiser (o que colocará o NG entre um seleto grupo composto de apenas 2 aeronaves: o Raptor e o Typhoon*);” Gripen ng nunca demonstrou supercruise com carga de combate. Gripen ng prototype demonstrado supercruise com segurança acima da faixa de teste na Suécia. Rafale pode supercruise com 4 MICA + 1 tanque de combustível supersônico. “8. Tamanho apto a pousos e decolagens em pistas mais curtas e robustas e futura possibilidade de navalização para o NAe São Paulo (inteiramente feita no e pelo Brasil após a transferência… Read more »

Adhelfi_zerouno

Fico imaginando cá com meus botões, se o Lula e o Jobim dissessem que seu preferido seria o Gripen ou F-18 os comentários aqui seriam os mesmos ou até pior se fosse o F-18. Ô povinho que não se contenta com nada arrêgo…

Casagrande

Colegas
O nível subiu bem, né? Sou novo no blog e consegui o link através do blog do Nassif. Quase garantia de qualidade.
E por isto imagino que o nível deve ser mantido e estimulado.
Obridgado a todos.