Com atualização, treinadores suecos SK60 voarão até 2017

10

sk60-foto-saab

A Saab informou nesta segunda-feira, 21 de setembro, que recebeu da FMV (administração sueca para material de defesa) um contrato para atualizar os jatos de treinamento SK60, das Forças Armadas Suecas. O contrato, que tem o valor de 130 milhões de coroas suecas (pouco menos de 19 milhões de dólares) foi considerado importante pela companhia para ampliar empregos na área técnica e de engenharia.

A atualização compreenderá a instalação de um novo GPS, avisos sonoros (primários e de altitude) e troca de alguns instrumentos, mudando a indicação de velocidade e altitude, de kilômetros por hora e metros para nós e pés, padrão utilizado hoje no caça Gripen.

Os trabalhos deverão ser completados em 2011 para permitir o uso da plataforma de treinamento SK60 (designação militar do jato bimotor Saab 105) até 2017. Em dezembro do ano passado, a Saab e a FMV já haviam assinado um contrato em que a primeira, como fornecedora principal, recebeu a responsabilidade pela operação, manutenção e aprontamento de todas as aeronaves SK60, de acordo com requerimentos das Forças Armadas Suecas.

O primeiro Saab 105 / SK60 voou em 1963, e começou a operar na Suécia, principalmente em missões de treinamento, a partir de 1967.

FONTE e FOTO: Saab

NOTA do BLOG: conclui-se, pelos dados apresentados, que em 2017 a plataforma SK60 completará 50 anos de operações no treinamento de pilotos suecos. Provavelmente a atualização dará tempo para o planejamento de um programa que substitua esse veterano sistema.

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ToP GuN

Até os treinadores da SAAB são feiosos rs. Na minha opnião o Gripen é o único avião bonito da SAAB. O resto, pelo amor de Deus…

Abraços

Junior

é feio!! pode ser….mas eu queria um!!

Luan

Poxa!acho o Viggen um expetaculo,e ainda tem o Saab Scandia,civil,mas muito bonito tbm

[]’s

tomas

Gosto não se discute, mas pelo amor de Deus falar que os caças da SAAB são feios é uma injustiça. O Viggem para mim foi um dos caças mais bonitos e imponentes que já foram feitos, além de excelentes e altamente manobráveis.

Bronco1

Países do mundo inteiro se preocupam substituir e/ou construir seus próprios aviões de adestramento em aeronaves a jato. Nos últimos 10 anos foram pelo menos um igual número de projetos de treinadores avanãdos com capacidade de combate e custos de aquisição e operação reduzidos, principalmente se comparados com os aviões que estão substituindo.

Enquanto isso em terra Brasilis… =(

Mauricio R.

2017 deverá ser um ano movimentado, pois será nesse mesmo ano que a USAF planeja colocar em serviço o substituto do T-38C Talon.

Noel

Imaginem se fosse uma notícia sobre um “contrato de atualização dos Xavantes”, que inclusive são mais novos, ou menos velhos, que o SK60 e o T-38C; seria o fim do mundo por aqui.RSRSRS

Lucas André

e como disse a Suécia, a Embraer fabrica os Super Tucanos e está projetando o cargueiro KC-390..

quem sabe se o Gripen venha para cá, não exportemos alguns aviõezinhos também!

alvespereira

boa noite

pelo menos a suécia mantém um treinador avançado com reação a jato, e nosso brasil ainda não sabe que jato vai usar no lugar do emb xavante, e teima em colocar o a-29 super tucano para esta missão, só se for um a-30 super tucano II com propulsão a jato, até lá sugiro fazer bom uso dos AMX a-1 modernizados na versão biposto, assim como a itália já usa.

sds.

Marcelo Tadeu

Engraçado. Aqui a FAB fala em modernizar os F-5 e A-1, e a MB moderniza os A-4, vira um escândalo. LÁ FORA PODE???

Vou te contar, eu não sei como os brasileiros ainda não conseguiram acabar com o Brasil e tem gente que se preocupa com a 4ª Frota da US Navy!!!!

Vai ser um milagre um piloto brasileiro voar em um avião de 4ª geração, pois com esta torcida: IMPRENSA + PARLAMENTARES + ESPECIALISTAS + BLOGUEIROS!!!

Sds,