jobin_alcantara_senado

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, foi irônico ontem ao comentar a proposta da empresa sueca Saab de oferecer ao Brasil caças Gripen NG pela metade do preço cobrado por franceses e norte-americanos. Jobim destacou que desconhece oficialmente o assunto. “Isto é compra casada? Você compra uma garrafa de cerveja e leva quatro de guaraná?”, ironizou Jobim, ao falar sobre declaração feita na véspera pelo secretário de Estado da Defesa da Suécia, Hakan Jevrell.

Jevrell esteve em Brasília para um encontro com Jobim, que acabou não ocorrendo porque o ministro se sentiu indisposto. O secretário sueco foi recebido pelo comandante da Aeronáutica, Juniti Saito. “Temos um preço muito forte. Na verdade, o Brasil poderia comprar dois Gripen NG pelo preço de um (dos concorrentes)”, assinalou Jevrell, antes da audiência.

Ontem, ao participar de uma solenidade no Rio de Janeiro, Jobim admitiu a possibilidade de estender o prazo para que França, Suécia e Estados Unidos apresentem as propostas sobre a venda de caças ao Brasil. Estabelecido inicialmente para a próxima segunda-feira, o prazo pode ser ampliado se a Força Aérea Brasileira (FAB) considerar necessário. “Vai depender da Aeronáutica, pois há questões técnicas implicadas”, justificou Jobim.

Na quarta-feira passada, em audiência na Comissão de Relações Exteriores, Jobim chegou a confirmar a preferência política do governo pela proposta da França, enfatizando que a decisão final caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas reconheceu que a escolha também será técnica.

FONTE: Correio Braziliense

NOTA DO BLOG: Lamentável o comentário do ministro. Isto pode ser um indicativo de desdém por qualquer outra proposta que não seja aquela de sua preferência, dando mais um indício de que este é um jogo de cartas marcadas.

Subscribe
Notify of
guest

71 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
lambaza

Para o Sr. Zé Bedeu esse governo é imaculado e o salvador da nação… kkkkkkkkkk, nunca vi tanta patifaria. Eles fecharam com os franceses SOMENTE pra sobrar algum para a campanha eleitoral, pois só isso justifica fazer aliança com um país que não honra aliaça nenhuma, já traíram a Polonia e Israel se renderam covardemente aos nazistas e nunca foram comprometidos de fato com a Otan,só agente mesmo pra fazer uma aliança dessas, não duvido que se um provavel inimigo do Brasil comprar 37 caças Rafale e 4 Scorpene e meio eles simplismente suspendam a manutenção dos nossos.

lambaza

*simplesmente.

zé bedeu

Caríssimo Hornet, Sim, caro Hornet, infelizmente temos um sistema político caótico, cujo resultado não poderia ser mais medíocre e patético. É deprimente ver essas barbaridades ocorrendo no Congresso. Nosso sistema político e essa sagrada instituição democrática está em total descompasso com o nível de desenvolvimento, de grandeza e potencial do País. Mas como você mesmo diz, os políticos são movidos pelo poder e pelo voto. É notório, que, no atual esquema político, êles se mostrem muito mais preocupados em manter e ampliar o poder, atendendo aos financiadores de campanha e poderosos “lobbies” estrangeiros, associados aos empresários nacionais, juntamente com outros… Read more »

lambaza

Sou tucano e não entreguista, gostava desse blog antes de se tornar palanque.

Hornet

Amigos, aqui está um trecho da entrevista em que o Jobim disse a tal frase: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1126621-7823-IRONICO+JOBIM+DIZ+QUE+DESCONHECE+OFERTA+SUECA+DE+CACAS+AO+BRASIL,00.html tirem suas próprias conclusões. A minha interpretação é: Já começa esquisita a coisa, pois o apresentador do telejornal diz que ele não conhece a proposta, mas ironizou a proposta (na minha lógica isso é um contrasenso. Não posso ironizar uma coisa que desconheço…mas enfim…). E na minha visão ele (Jobim) ironiza a pergunta do repórter. Tanto é que no final, uma outra repórter pergunta se a proposta é irrecusável e ele (Jobim) diz claramente: não conheço a proposta ainda, só conheço o que vcs… Read more »

Hornet

aproveitando a oportunidade, aqui está mais um vídeo sobre o assunto da proposta da SAAB, FX2 e afins. Vale a pena ver: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1126110-7823-SUECIA+QUER+FECHAR+PARCERIA+COM+BRASIL+PARA+VENDA+DE+CACAS,00.html Interessante notar que todo mundo, pautado pela imprensa que não tem mais nada de interessante pra fazer, ficou comentando a ironia do Jobim e esqueceu de comentar duas coisas mais importantes: a imediata presença da representante dos EUA no Ministério da Defesa, que chegou tão logo os Suécos sairam de lá… E a ida nesta semana do Lula aos EUA. Ele não estará indo pra falar de caças, mas certamente o Obama falará de caças…hehehe enfim… abraços… Read more »

J Curitiba

Putz!!! Dá vergonha…

Bruno

Mais lamentável ainda é a burrice dos políticos…só eles q ainda insiste em não ver q a proposta sueca é melhor no q se trata de transferência de tecnologia….eu duvido muito que os EUA ou a França fará uma proposta melhor q essa tanto no aspecto financeiro ou de transferência…

latino

poxa senhor ministro que bola fora heim ..

como vão tratar o nosso pais como (serio)

po se querem tanto o rafale assina logo esse contrato …

ja ta dano nos nervos essa novela

sds

Bruno

Só lamento pelo ministro da aeronáutica Juniti Saito…acredito q a vontade dele é de mtas pessoas aki era de ver o Gripen N/G com o BR na frente do nome…

Luiz Sibut

O processo, que um dia serviu de exemplo a outros países, virou piada. E o pior, de mal gosto! O que é isso? Agora NJ quer diminuir a proposta da SAAB para justificar a escolha pela Dassault. Não adianta, mesmo se os suecos ou americanos resolvessem PAGAR para nós voarmos seus caças, a escolha seria o Rafale (quem sabe seja mesmo para bem do futuro SSN). Isso é mais que certo, a discussão é limitada aos sites e blogs especializados e a tecnicidade do assunto ficou só na FAB, porque lá no MD e na Presidência, a escolha (política) já… Read more »

Patriota

O Nelson Jobim está mostrando mais uma vez sua falta de seriedade
com relação ao FX2 e que não merece o posto que tem .

Simplesmente lamentavel !

Quero ver como é que ele vai justificar a compra do Rafale depois da oferta sueca, que por sinal é praticamente irrecusavel

Wolfpack

Então já escrevi isso antes aqui. O processo FX2 foi desacreditado por completo. Os concorrentes perceberam com quem estavam lidando e adequaram o discurso, somente isso. Jogaram fora o manual de vendas de armas para Alto Comando de Forças Armadas de Países Sérios e pegaram no fundo da gaveta, como vender armas na África e para países pequenos, sob regime ditatorial ou Bolivariano, ou República de Bananas. Agora oferecem passeios na Disney, Usinas Heólicas, 2 pelo preço de um e vem amarradinho com durex uns lança rojões AT4 da Bofors dos que o Chaves comprou… Ah montamos na sua casa… Read more »

URUTAU

Caros senhores

Esses politicos com capacidade extremamente limitada pelo menos no que tange o assunto em pauta denigrem a imagem do nosso pais
Este senhor deveria ter etica sensatez discernimento e um minimo de etiqueta ou seja educaçãopois afinal de contas ele é um ministro de estado e era anteriormente presidente do STF
Lastimavel e lamentavel
Me sinto profundamente envergonhado com a atitude estupida deste senhor

SDS Senhores

Invincible

O Jobim está fazendo papel de moleque. O Suecos estão em uma concorrência séria e levando nosso país a sério. Ele não pode agir desta forma. Ele está fazendo uma concorrência ou uma escolha direta? Porque está proposta da SAAB é compra casada? Eles apenas disseram que o NG vai custar a metade do preço. O NG tem o melhor sistema de integração de armas e opera a maior variedade de armas. É um ótimo avião e não deve em nada para ou outros dois. A SAAB quer um parceiro comercial e o NG é uma boa plataforma de combate.… Read more »

Andre Luiz

Perdi totalmente a confiança no Nelson Jobin, todos vinham falando que ele havia se tornado um otimo ministro da defesa mesmo sendo um civil sem conhecimento na area, mas pelos acontecimentos percebi que ele nao passa de mais um lobista que quer ganhar o seu depois

URUTAU

Caros senhores E somente a titulo de complementação todos aqui são conhecedores dos politicos que temos Portanto senhores nunca seria demais lembra-los que este reaparelhamento das FFAA envolve bilhões e bilhões dezenas de bilhões de euros é muito dinheiro são cifras astronomicas onde digamos assim o sumiço ou extravio de algumas dezenas de milhões tende a passar desapercebido e venhamos e convenhamos caros senhores num projeto desta envergadura desta magnitude dezenas de milhões de euros podem até não serem muito representativos mas nas contas bancarias de 7 ou 8 individuos siguinifacam uma vida segura e confortavel para os netos dos… Read more »

Rafael

CONCORDO COM A NOTA DO BLOG, LAMENTÁVEL UMA DECLARAÇÃO DESTAS PARTINDO PRINCIPALMENTE DO MINISTRO DA DEFESA, DEPOIS FICAM BRAVOS QUANDO DIZEM QUE O BRASIL NÃO É UM PAÍS SÉRIO. NÃO SOU ESPECIALISTA, MAS A PROPOSTA PARECE SER MUITO BOA, AFINAL O BRASIL ESTARIA DESENVOLVENDO UM PRODUTO QUE AINDA TEM MUITO A OFERECER E MAIS AINDA, COM UM PREÇO ACESSÍVEL, MAS COMO DITO ANTES ESSE JOGO JÁ ESTÁ GANHO ( CARTAS MARCADAS A FAVOR DO RAFALE)

A-Bomb

Virou circo.
Se o Brasil tinha alguma credibilidade essa foi para o espaço.

Quero só ver manter os Rafales no ar.
A Saab deveria deixar essa palhaçada que virou o FX2.

E tem gente que ainda defende esse governico do PT.

Rafael

AMIGOS ANTES QUE EU ESQUEÇA, NÃO GOSTARIA DE SER LEVIANO, MAS, ME PARECE QUE TEM ALGO MAIS QUE PREFERÊNCIA POLÍTICA NESSA HISTÓRIA DE DASSAULT-RAFALE, SEI NÃO HEIM, ESTAMOS NO BRASIL, O PAÍS É SEMPRE COLOCADO EM SEGUNDO PLANO, NÃO SEJAMOS INGÊNUOS, DEPOIS DE DECLARAÇÕES COMO ESTA TEM UM CHEIRO DE ALGO MAIS NO AR…..TRISTE, QUANDO PARECE QUE VAI DAR CERTO…….

Luiz Sibut

Se eu fosse o executivo da SAAB, fechava meu notebook, pegava minha pasta e embarcava no primeiro voo para fora do Brasil. E ainda dexava minha mensagem de repúdio e desligamento do programa FX-2, para que repercutisse internacionalmente. E outra, isso de o Obama ter ligado é a maior balela, até ele já sabe que não ganha o páreo por aqui, não queimaria uma vela boa com defunto ruim. O Min. e o Pres. acham que são alguém, que o Brasil é a última bolacha do pacote e por isso pensam que podem desdenhar os outros a torto e a… Read more »

Luiz Sibut

Ops, *deixava.

Lucas Calabrio

Prezados Convém lembrar que isso envolve muito dinheiro e isso é um jogo de muitos interesses geopolíticos e sobrevivencia de suas respectivas fábricas (exceto a boeing, mas não gosta de perder dinheiro), e embora ele queira assinar com os suecos ele está forçando a barra para melhorarem as suas oferta. Hoje temos dinheiro e uma certa influencia global e eles estão projetando a importãncia do Brasil no cenáriopolítico. Se alguem ja assistiu um jogo de poker na tv fechada, terá a oportunidade de ver os blefes e não sabemos a quanto anda as negociações, mas uma coisa posso afirmar, a… Read more »

Lucas Calabrio

Correção
Eles querem sim assinar com os suecos, mas não no f-x2 e sim parceria e quem sabe no futura uma empresa tríplice (Brasil-França-Suécia) para a realização de um produto novo (caça de 5 geração)independente dos norte-americanos
sds

Leonardo Angelozi

Não torcia para o Saab Mas agora com essa proposta irrecusavel da Suécia olha ate coça o bolso..

Mas é ridicula essa atitude de ironizar a SAAB.. o cara ainda se recusa a encontrar com o Sueco alegando indisposição.. aaaa corta essa esse jogo de carta marcada ta ridiculo… a credibilidade e seriedade do pais que esta em jogo, pelo amor de deus…

Esse NJ não sabe nem o que é um Kit GBU pelo amor.. mais seriedade e respeito com os concorrentes ministro!!!!!!!!!!!!

Rodrigo Rauta

Concordo totalmente coma Nota do Blog, lamentavel a declaração. Mostra que a coisa ta mais que decidida pelo Rafale e que esse “teatro” de revisão das proposta é so para dar satisfação aos outros concorrentes…realmente lamentavel, jogou no ralo todo um processo que pensava ser exemplar em termos de condução e lisura….

realmente so temos a lamentar…

Diego

olha, que a declaração do Ministro foi lamentável, sem dúvida. a SAAB vem tratando com seriedade a concorrência, agora dizer que o gripen é tecnicamente superior ao demais, não é mesmo. será que somos tão cegos assim, é como eu vender uma pistola do qual somente eu tenho as muniçoes e do qual eu tenho costume de deixar o comprador nas mãos..o gripen é excelente, mas as malditas sansões são um perigo. aí vão dizer, e os franceses não é a mesma coisa? na teoria sim, na prática não. temos relações antigas com os franceses, esses contratos de compra de… Read more »

Diego

e quando digo sansões, claro que não falo da SAAB, sabemos o pq das sansões. os americanos não querem perder essa concorrência, o chaves pareçe que virou oriental, perder também a credibilidade do BRASIL! o cãozinho obediente, é demias não é? vai haver retaliação, é só esperar pra ver…..

2demaio

Acredito que deveria se dar mais seriedade ao FX-2, quem se lembra do historico do FX, a coisa vem de longe. É preciso que os nossos representantes no governo se dem conta que DEFESA da patria é coisa séria, não estaremos jogando toda uma análise técnica que consumiu meses fora, a dúvida começa a trilhar minha mente. Não estamos numa feira comprando bananas e o feirante te da mais duas de quebra, estamos protegendo o que é nosso, cuidado pois o pais pode cair em descrédito por tudo o que se veicula, agora quero esse, não agora talvez pegue o… Read more »

Henrique

As atitudes do nosso querido presidente e do digníssimo MD refletem a cara dos políticos Latino Americanos (fanfarrões). Estão fazendo piada e chacota com os outros, falando que nossa economia é mais forte que a dos outros, que faremos isso e aquilo, que vamos ganhar caças de graça, mas não olham pro próprio quintal pra ver a zona que está nossa política, segurança pública, sistema judiciário etc… (pior ainda são as políticas regionais abaixando as calças para a Bolívia, Equador e Paraguai). Como disseram os colegas acima, se a escolha foi política que se a torne pública e que se… Read more »

Baschera

Mais uma deste ministro boca de jacaré…….

No entanto, os suécos não disserem que dariam um “desconto” de 50% ou algo neste sentido. Deram a entender que a operação e a manutenção, ao longo dos anos (e serão muitos….), é mais barata, etc….. e que numa conta simplista seria a metade do custo do competidor preferido pelo Lula Molusco e o Jobim Blim Blim.

Sds.

lex

O Lula e o Jobim estão se axando d++ pro meu gosto…
Tem um ditado qe meu pai sempre me falou qe é assim: QUER CONHECER UM HOMEM?? DE PODFER A ELE.

lex

poder*

João Curitiba

É melhor um tolo permanecer de boca fechada do que abrir a boca e confirmar o que todos já suspeitavam…..

Hornet

Vcs estão todos enganados, inclusive a nota do blog está totalmente equivocada (e que jogo de cartas marcadas é esse? Não existe jogo nenhum, o que está ocorrendo são avaliações de propostas, com uma grande preferência pela França por motivos estratégicos já conhecidos. Se o blog chama isso de jogo de cartas marcadas, então não sei mais nada? Isso não é um concurso de Miss e nem tão pouco um campeonato de biriba). O Jobim não ironizou a proposta francesa, mas sim a imprensa, a maneira como a imprensa tratou a proposta da SAAB, coimo se fosse um “saldão das… Read more »

Roberto CR

Concordo com o Hornet. Eu li a notícia primeiro no site do Estadão esta semana. Está havendo muita pressa na acusação, muita gente está sendo conduzida por meias verdades apresentadas em boa parte da imprensa. O que está em jogo com estas novas aquisições da FAB e MB vai muitíssimo além dos meios, e os grupos de oposição, que também foram criticados aqui quando afirmaram que não houve debate sobre as aquisições do MD, estão jogando o velho jogo sujo da política nacional: nada de proposta, mada de projeto, só intriga. E olha que eu nem gosto do Jobim. E,… Read more »

Roberto CR

ops…

“…mada de projeto…” = nada de projeto.

Roberto CR

Faltou um complemento na minha última mensagem, referente ao que disse o Godoy.

Ninguém, repito, ninguém está reclamando na imprensa internacional dos trâmites do FX-2. Simplesmente nada. Aliás, este governo encontrou no El País um fã (na minha opinião) pois toda semana tem ao menos um artigo sobre o Brasil e seu possível papel na geopolítica mundial no futuro.

Srs., pensem. Se o secretário de Estado da Defesa da Suécia, Hakan Jevrell, tivesse passado por tamanha humilhação, não apareceria nada na imprensa? Será que ele não diria nada?

Abs

jc

Esse negocio de PIG eh ridiculo. Desde que me conheco por gente a imprensa denuncia todas as falcatruas e possiveis cagadas dos governos, de todos os tipos q jah tivemos. O q eh pura e simples obrigacao. Nojento mesmo eh imprensa chapa branca.

“pig”…convenhamos…vamos parar de falar nessa bobagem.

jc

Enquanto tivermos elementos do nivel de mulla, serra, ciro, marina silva, heloisa helena e outros esquerditas de M como candidatos, podem SONHAR com forcas armadas decentes.
Eh continuar a escolher o menos pior e ver, a cada ano, a situacao piorar.

Baschera

Pelo amor…. como se o Sr. Nelson Jobim desconhecesse algo !!!
Se for, então todos os seus funcionários do MD são políticos e analfas….
O que ele faz ou diz é por que quer.

Pelo menos podia ser polido…. afinal não está tratando com crianças.
Sds.

Angelo Nicolaci

Eu já trabalhei para o MD como consultor, e o nível do pessoal é altíssimo, quanto ao ministro, estão fazendo ele caminhar sobre ovos pra depois criticar. Afinal falta seriedade em todos os âmbitos de nossa sociedade, principalmente hoje na imprenssa e política. Afinal estes são reflexos de nossa sociedade decadente, que há muito necessita de reavaliar seus valores e reformar os meios os quais geramos opinião e os rumos que damos a nossa politica e sociedade. Basta ver o exorbitante número de analfabetos funcionais que diplomamos todos os anos.

Israel

êta paisinho….
A culpa é nossa que colocamos caras assim no governo…..por que o pessoal da lista não vira politico….melhor que esses caras eu sei que eu posso fazer…..

X-nobe

Não tem cheito, o Rafale já foi escolido, os outros concorrentes só estão ai para que os Brasil possa tirar uma melhor proposta da França, só não ve isso quem não quer.
Vamos que vamos de Rafale, embora eu prefira o F-18.

Abraços.

gustavo

O BRASIL NÃO É UM PAÍS SÉRIO!

Zeke A6M

Boa noite. Quando temos um objetivo concreto, costumamos elogiar os aspectos que concordamos, e criticar os pontos que discordamos. Com isso objetivamos, direcionar, ou tentar influenciar no encaminhamento do processo, como agentes, ou como parte da opinião publica. Quando simplesmente a qualquer noticia, desqualificamos os agentes do processo, sem uma avaliação critica dos fatos, simplesmente baseados em pré avaliações da “qualificação moral ou política” dos agentes, não estamos objetivando atingir os objetivos, estamos simplesmente fazendo política. O objetivo é desqualificar e atingir os agentes. O inverso deste processo, é o elogio e a exaltação, desprovido de conteúdo critico. Abraços a… Read more »

Deio

Querem saber de uma coisa? Todos os envolvidos deveriam silenciar-se a respeito. Toda notícia por parte do MD deveria ser divulgada à imprensa através de nota escrita, porta voz… E sem comentários. Assim poderia ser evitado o desgaste dos envolvidos, sérios ou nem tanto.

Mausher

Eu resumiria nosso sentimento assim: Podemos ter nossos caças “preferidos” com ou sem argumentos, como podemos perceber ao longo dos comentários desde que se abriu o “concurso”. Isto é assim mesmo. Felizmente teríamos a FAB para expor seu parecer técnico aos governantes e no final, à escolha, seria levado tudo em consideração – sabendo-se, claro, que o Presidente é o comandante supremo das FFAA e tal. Não constam nesta “lista” os que possuem interesses relacionados na escolha. Porque penso ser mais correto então que estes se manifestem apenas quando da apresentação de seu produto. Mas eu percebo em todos a… Read more »

bandeira

Srs., recomendo leitura do LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL, edição nr. 25, de agosto de 2009, êle da como favas contadas também o programa da marinha, parece haver muito “caroço” embaixo de angu.

bandeira

desculpem “embaixo do angú”