rafale-b

vinheta-destaque-aereoO Rafale nasceu da decisão da França de continuar sozinha no projeto do seu caça, ao invés de dividir os custos com a Alemanha, Itália, Espanha e Inglaterra, no projeto do Eurofighter.

O custo de desenvolvimento do Rafale foi alto, o que é natural para um projeto dessa sofisticação. O programa chegou a ser suspenso pelo governo francês, visando negociar a redução de custos pelo fabricante.

O custo total do programa em 2008 era em torno de €39,6 bilhões, o que dá €138,5 milhões por aeronave. O preço “flyaway”, em 2008, era de €64 milhões para a versão C (Força Aérea), e €70 milhões para a versão naval. Do total do custo do Rafale, 30% é referente à parte eletrônica.

As Forças Armadas francesas queriam inicialmente 294 Rafales: 234 para a Força Aérea e 60 para a Marinha. Mas somente 120 Rafales foram encomendados. Os caças foram entregues em três diferentes lotes, tendo o último pedido sido feito em 2004, para 59 Rafales.

Características

Um primeiro ponto notável no caça francês é o uso de canards com controle de voo fly-by-wire, o que garante máxima manobrabilidade.

A estrutura é convencional, com metade da fuselagem feita de fibra de carbono e kevlar no nariz e na traseira do avião. Liga de alumínio-lítio e titânio também são empregados em algumas partes.

A combinação de asas em delta com canards dá ao Rafale a capacidade de decolar em espaços muito curtos: 600m com carga de combate total e 400m configurado para combate ar-ar.

O Rafale pode puxar +9 g e -3 g em manobras, podendo atingir 11g em emergências. A velocidade de pouso é de 115 nós, graças aos canards.

Comparado aos outros

Um dos trunfos do Rafale perante seus equivalentes é custo de operação mais baixo por hora de voo (ver tabela abaixo). Os custos seriam equivalentes aos do Eurofighter.

Uma análise feita pela Eurofighter GmbH no quesito “efetividade na defesa aérea”, coloca o Rafale em quarto lugar depois do F-22, F-15 e Eurofighter, mas à frente do F/A-18 Hornet e F-16C.

Em simulações de combate contra o Sukhoi Su-35, segundo a Eurofighter, o F-22 venceria 91% dos engajamentos. O Eurofighter venceria 82% e o Ralafe 60%.

Todos os outros caças, F-15, F/A-18, MiG-29 e F-16C, perderiam mais vezes do que ganhariam, contra o Su-35.

rafale-motores

Rafale versus F-15 e F-22
Critério Rafale F-15 F-22A
Manutenção homem/hora por hora de voo 10 15 12
Turnround pós-missão (minutos) 15 25 20
Troca de motor (minutos) 60 147 90
Equipe de solo (homens) 8 16.6 8.7
Tempo entre manutenção (horas) 3 1.2 3
Custo operacional 100 147 111

FONTES: Jane’s All The Worlds Aircraft 1996-97 Special Report / Jane’s 2004/2005

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
latino

OS yankes não jogaram a toalha ainda ,,muito pode acontecer nesses momentos finais ,,,

to na espera

sds

Flower Flap

Me parece que um lado da dupla Lula/Jobim está sendo mto cauteloso, qnto a sacramentar a escolha do Rafale.

Robson Br

Custo de manutenção mais baixa, superior em combate ao SU-35.
Que beleza!!!!!

Flavio

Ótimos dados, obrigado pela noticia

Ao que percebi, o Rafale foi comparado com caças de verdade, e não com brinquedos como F18 e Gripen.

Rafale, mais soberania ao BRASIL

BRASIL!!!

Deio

******************* OFF TOPIC ***********************************

Perdoem, mas parece relevante.

Do Globo.com

EUA dizem concordar com transferência de tecnologia de caças ao Brasil
Em nota, Embaixada dos EUA diz que medida foi aprovada no último dia 5.
Brasil negocia a compra de 36 aviões, ao custo de até US$ 4 bilhões.

Leiam em:

http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1297670-5601,00-EUA+DIZEM+CONCORDAR+COM+TRANSFERENCIA+DE+TECNOLOGIA+DE+CACAS+AO+BRASIL.html

Klevston kvowster

Antes eu era fã do F 18 Super Hornet, mais depois fui vendo que o Rafale era mais do que eu pensava e a cada dia vejo-o como o principal vetor pra a nossa FAB, disso vai ser difícil fugir,dai-le RAFALE.

Rodrigo Avelar

esta materia deixa bem claro que o RAFALE é o melhor para o Brasil

2demaio

Certamente a comparação do Rafale é a equipada com o radar PESA, quando o Rafale se equipar com AESA que esta sendo desenvolvido em conjunto para o Typhoon, acredito que esses numeros mudariam significativamente.

sonic wings

Excelente vetor, pena é o precinho salgadinho!

Abs

Paulo

Só não vai fechar com o Sarkozy se os EUA oferecerem F35 com abertura dos códigos fonte.
Mas isso eu duvido, então vamos com o ótimo Rafale mesmo.

FelipeTP

Sinceramente, esses números não me parecem a realidade. Mas nao vou duvidar. Agora que o F-22 por aí é bom, é bom.

Roberto CR

Porque não é possível comentar no post “Nota da embaixada afirma que governo dos EUA liberou transferência de tecnologia”? Sobre o tema saiu a pouco no log do Nassif informações exclusivas que ele pegou hoje junto ao Nelson Jobim. Alguns destaques: * Enquanto os trabalhos prosseguiam, surgiram os primeiros sinais da aproximação do presidente francês Nicolas Sarkozy com o presidente Lula. O francês manifestou intenção de se anunciar os termos do acordo militar Brasil-França no dia 7 de Setembro. * Sentindo que a intervenção presidencial poderia lhe ser favorável, a Dassault jogou para cima os preços da proposta. Não seria… Read more »

Mauro dias

Vindo da Jane’s, é muito confiável , bem próximo à realidade.
Sou assinante desta revista e são muito profissionais

chipszin

O Rafale ainda vai perder essa disputa por causa do seu alto preço.

LBacelar

Jogada inteligente do MD…

Dizer que as negociações ainda não foram encerradas para abaixar o preço.

Flamenguista

Essa simulação pode ter sido feita com o Eurofighter “calçando” mísseis meteor, o que daria uma vantagem significativa com relação ao Mica francês.

MOsilva

Bom, enquanto não houver acordo assinado nem dinheiro liberado, o processo de escolha continua. Claro que todos os envolvidos vão jogar “pesado”. Mas todo e qualquer acordo internacional exige cuidado; se deixar levar pelas emoções ou por declarações não confirmadas (contrato assinado) pode ser (e é) perigoso.
A corrida está no final. Mas ainda não acabou, por mais que se diga o contrário.
Em tempo: calma e caldo de galinha não fazem mal para ninguém; neste jogo, não tem nenhum “ingênuo”.
SDS.

gerson

caros amigos,

pelo visto o que a FAB que é o que for mais barato! neste caso podemos comprar uns fuscas, acho que o mexico ainda fabrica! hehehehe

falando serio o F18 é bom mais sabemos que não vão transferir nada! e ja sera muito se deixarem a gente usar nossos misseis nele! o Gripen é um bom prototipo e tambem tem muita tecnologia americana que sera vetada. agora se não querem transferencia real de tecnologia então é melhor comprar de prateleira uns 100 SU35!!

Anildo Silva

Na boa camaradas, os cacas comparados sao realmente (como muitos comentaram aqui) sinificativos…mas o que vale no momento eh a comparacao entre Rafale, F18 e Gripen. Isso eh o que deve ser levado em consideracao. O resto eh somente opiniao. E na boa, estou cansado de opinioes de ‘experts’. Comparacoes como a da materia apresentada nao agregam NADA para o FX2.

Bosco

Pra mim são dados interessantes mas sem qualquer relevância já que não mostra a ‘metodologia’ empregada, não sendo possível tirar qualquer conclusão prática.

BRAVURA

Essa fonte sempre traz boas classificações e dados importante.
Ouvi dizer o Rafale é formidável no quesito assinatura de radar. Tendo alegadamente a menor assinatura de radar perante as demais aeronaves convencionais presentemente em serviço, registra inclusive menor assinatura que o Eurofighter. Perde apenas para o F-22.

Bosco

Complementando:
Sequer foi colocado a versão do F/A-18. Pelo que me consta pode muito bem ser a versão A/B/C/D.

Bosco

Lendo direito parece ser a versão do F-18 ‘HORNET’ e não a versão ‘SUPER HORNET’.

GUPPY

Se ainda não está definitivamente decidido, então quando será? Há uma data, ou um mês que possa ser considerado o limite para ser declarado o vencedor?
Abs.

Luís Aurélio

Gerson, concordo com você, se for para olhar só preço, então compramos mais uns 100 F5 usados que tá bom demais. Agora se for para ter transferência de tecnologia, aí é Rafale na cabeça. Eu acho que os EUA não acreditavam que a França faria transferência de tecnologia e , agora vendo a viola em cacos estão tentando tumultuar o nosso negócio com os franceses. Porque será que todo japonês é deslumbrado por americano ??? Até o Juniti!!!

Nunão

Bosco, creio que há um dado interessante sim: a comparação relativa a manutenção e custos em relação com dois caças comprovadamente bem caros de manter: o F-15 e o F-22. O Rafale, pelos dados apresentados, é sensivelmente menos custoso em sua manutenção que o F-22, e significativamente mais econômico que o F-15. Falta, é claro, um estudo dessa comparação com outros mais baratos. O interessante é que, a meu ver, no desempenho e nos custos ele está mais para estes do que para outros que não estão na tabela. Ou seja: há que se pagar o preço, ao longo dos… Read more »

Bosco

Nunão,
sem dúvida esses dados são relevantes, mas eu me referi aos dados relativos as simulações de combate com outros caças.
Um abraço.

Wolfpack

Embora nosso Presidente semi-analfabeto quase coloca tudo a perder, o Jobim e o Saito se desdobram para não ter que cancelar o FX2. O Lula depois de algumas cachaças deve ter se achado o Senhor do Mundo e trocou a língua pelos dentes e caiu no conto do esperto do Sarkosy. Isso estraga tudo, tudo, um tipo destes no comando de algo tão sério.
Agora o FX2 corre um sério risco de ser cancelado. Estou falando sério, pois a FAB não deseja o F18 E/F e nem o Gripen, e seu maior inimigo foi justamente um Jumento.

RodrigoBR

Bosco e Nunão, Eu acredito que o Rafale possa ser mais barato de operar que os outros. A muitos anos atrás vi uma reportagem sobre os Mirage2000-5-MK2 numa revista. Fiquei impressionado. Ele tinha um sistema que “varria” todos os sistemas e componentes várias vezes por segundo(alguns Hertz). Num conflito os “Angels” enfiavam a cabeça pra dentro do cabine e olhavam o painel central que indicava se havia algum problema. Se houvesse, ele já indicava qual módulo deveria ser trocado, enquanto a aeronave era abastecida e remuniciada de acordo com a para a próxima missão. Isso permitia que em + ou… Read more »

Washington

Acho que por justiça, o Blog precisa também, colocar os detalhes relevantes do Gripen NG e do F18 SH. Afinal, essa novela brasileira de contornos mexicanos ainda não chegou ao seu fim.
Fico com uma dúvida de tirar o sono, qual seja: ou nosso mandatário maior fez uma enorme trapalhada no último dia 07, ou então, ele e seus assessores são muito mais espertos e estão fazendo a “jogada” do século. Alguém quer fazer uma aposta, chutar um palpite?

Liddell Hart

1) O Rafale é o concorrente mais caro;
2) Temos “promessas” de compartilhamento de teconologia em todas as propostas;
3) O F-18 é o preferido dos Pilotos, o Grippen dos Engenheiros, e o Rafale dos Políticos;
4) Temos tradição (linha de suprimentos, manutenção, treinamento, etc) em caças franceses;
5) A decisão, no final, é política.

Tudo isso é válido, mas convenhamos, esse anúncio prematuro não foi pura quebra das “regras do jogo”?

Wolfpack

RodrigoBR, esta diagnose de problemas qualquer carro com ECU atual têm e não seria nenhuma novidade espetacular este mesmo sistema existir nestes vetores.
Agora o Programa FX2 está em um momento muito delicado depois da atravessada do nosso querido e inteligente Presidente.

Francisco AMX

Devemos fazer uma comparação mais efetiva do Rafale que poderá nos servir, o F-3, com códigos fontes liberados para se integrar a arma que quiser, incluindo aí, até, os AMRAM C-7 e os AIM-9M/X se a nós forem liberada a compra. Se mesmo comprando o Rafale os USA não liberarem estes mísseis, como forma de punição, o que não acredito, certamente teremos após 2015, outras oportunidades no mercado… O Rafale F-3 terá um radar AESA o RBE-2AA, com alcance na casa de 170/180km, este radar, na minha opinião não deverá ser maior que o atual radar o RBE2, a lógica… Read more »

Francisco AMX

quis dizer 1 minuto e meio!

Bosco

Francisco, só que a proposta que conhecemos do F-18 já integra uma série de sistemas de alta tecnologia, ou seja, não se trata de ‘se’. O F-18 SH já contemplava o radar AESA, já contemplava os mísseis AIM-120C7, já contemplava o capacete JHMCS, já contemplava o sistema ATFLIR, já contemplava os despistadores rebocados AN/ALE50, as bombas JDAM, as bombas JSOW, e os mísseis HARM. Sem dúvida o AIM-9X não deve ter sido requisitado pela FAB devido ao programa conjunto com a África do Sul em relação ao A-Darter e portanto não fazia parte do pacote. E mesmo que sua venda… Read more »

Wolfpack

Com Marco Aurélio Garcia e sua Turma não existe possibilidade nenhuma de escolha do F18E/F Super Hornet pela FAB. O FX2 foi criado para viabilizar o Rafale e pelo que parece está a ponto de fazer água depois das falas do Lulinha Paz e Amor. O Molusco deveria ter ficado quieto.

RenanZ

60% dos combates contra Su-35 ?!?!?!

Então, estes teste foram feitos onde ?

NO Ace Combat ????

Bosco

Combate simulado é igual pesquisa de intenção de voto. Fica ao gosto do freguês.

Jotapecosta

Amigos Com todo respeito ao Jane’s All The Worlds Aircraft, mas… O Eurofighter bater o SU- 35 em 82% das vezes??? Mal bateu o F-15! Os ingleses fizeram um exercício com os Tornado ADV contra os Sukhoi e simplesmente foram massacrados… Os pilotos saíram reclamando que foi uma das experiências mais humilhantes e que deveriam ter levado os Typhoon, e porque não levaram? Porque ficaram com medo de ver seu avião mais moderno ser batido, né? Nota na revista ASAS, de um exemplar do ano passado senão me engano. O tipo de critério adotado pra essa comparação não é nada… Read more »

Bruno Rocha

Colegas \o/ A melhor coisa a se fazer é cancelar o FX2 Esperar a SAAB e a DASSAULT falirem, o governo do Brasil da dinheiro para a EMBRAER comprá-las (se é que isso é possível) Pronto! Fazemos caça a torto e a direito E de quebra, poderíamos compra os F/A 18 SH, pois ficar contras os EUA, só quem tem armamento poderoso. Os EUA nunca irão pressionar a China. Os EUA nunca irão pressionar a Rússia. Os EUA nunca irão pressionar a Índia. Esse países são muito poderosos para os EUA encararem sozinhos. Eles (os EUA), fazem o papel do… Read more »

germa

o godoy comentou a respeito na Tv estadão.

germa
Ernisio

Este post só apresenta vantagens do “Rafael” com relação aos concorrentes e a outros caças mais avançados.

Lula fanfarrão sempre nos envergonhando. Alckmin não venceu a disputa eleitoral e temos de engolir lula.

Sei não… se o simpático Baralhobama vier ao Brasil, lula fecha acordo para compra do teco-teco americano ultrapassado só pela camaradagem… afinal obamia chamou lula de “o cara”.

Paulo Subtil

Acho que o movimento do governo foi bem pensado. Não foi “gafe” ou algo assim. Enquanto não entenderem que o Lula não faz nada por acaso, não conseguiram perceber os motivos por trás.Enquanto a imprensa e a gente esperneia quando ele fala certas coisas , o povo adora , e ele ganha mais uns 100.000 votos.Tudo pensado. Agora ele colocou pressão para os outros correrem atrás ou aceitarem a derrota pra o Rafale. Quem acredita que alguem saiu de metalúrgico para Presidente da Republica sendo “semi-analfabeto” , “burro”, etc..,gosta apenas de se iludir.Os fatos o desmentem. De fato a maioria… Read more »

pacau

concordo com o Paulo Subtil, Lula de otario não tem nada, foi mais uma jogada dele pra barganhar ainda mais as propostas… apesar de preferir o RAFALE essa jogada parece ter sido endereçada aos americanos e seus embargos, pois os EUA não vão querer perder um parceiro (e mercado consumidor) do porte do Brasil. acredito com quase certeza que dará o SH.

RenanZ

Cara, se todo esse dinheiro fosse investido
lá em 2002, no inicio da licitação, no
mercado nacional para produzirmos nosso
proprio caça, hoje já teríamos o prototipo

KeplerK

Lula de bobo não tem nada, colocou os concorrentes do Rafale na parede. Agora é dá ou desce.

Nunão

“Bosco em 09 set, 2009 às 22:36
Piadinha para despairecer:
Provavelmente o SH não teve onde por um IRST porque fez sua sonda de reabastecimento (probe) escamoteável. rsrsr….”

Bosco,

Some a isso a posição do canhão no alto do nariz do SH e temos mais uma complicação para a instalação do IRST. Tudo somado também com a frota já existente e os retrofits necessários, e a solução do equipamento no tanque externo ventral faz sentido (embora eu não goste, devo frisar).

Francisco AMX

Bosco, entendo tudo que tu diz, mas é inegável que o Rafale F-3 terá estas melhoras, o Radar já está funcionando em algumas células e, ao que me parece, não se removeu o IRST…, sobre os míssies tb acho lógico que teremos, inevitavelmente mais opções… e de peso! Faltou o amigo dizer mais uma coisa que o SH contempla: seu fim de produção para meados de 2015 para o USNAVY…. rsrsrsrs e neste ano, o Rafale estará recém estreando, talvez, no Brasil sua nova versão, superando totalmente o SH em quase tudo e se igualando em alguns ítens, dando sequência…… Read more »

RodrigoBR

Alguém citou acima o Rafale como “Rafael”. Eu pensei que a tradução seria “RAJADA”(rajada de vento) ou Ventania, etc. Alguém sabe o significado correto? Ou seria uma sigla?

Abraços