BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio da Silva está neste momento (12h40 de 7 de setembro) no Palácio da Alvorada em reunião com o presidente francês Nicolas Sarkozy. A presidência da República acaba de divulgar nota conjunta dos dois países confirmando que o Brasil vai comprar o caça Rafale.

Segundo nota divulgada agora há pouco, o país pretende adquirir 36 aeronaves: “levando em conta a amplitude das transferências de tecnologia propostas e das garantias oferecidas pela parte francesa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a decisão da parte brasileira de entrar em negociações com o GIE Rafale para a aquisição de 36 aviões de combate”.

A nota diz ainda que Sarkozy comunicou a intenção da França de adquirir uma dezena de unidades da futura aeronave de transporte militar KC-390 e manifestou a disposição dos industriais franceses de contribuir para o desenvolvimento do programa desta aeronave.

O anúncio significa que foi encerrado o processo de seleção feito pela Força Aérea Brasileira (FAB), o chamado programa F-X2. Perderam a disputa o caça sueco Gripen e o norte-americano F18.

FONTES: O Globo e UOL

Subscribe
Notify of
guest

85 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jacubão

Estou sem palavras e 😀

Jr jota

O Jobim tá com moral!!!

Angelo Nicolaci

O caso AMX deveu-se ao fato de má diplomacia, se tivessemos tido mais paciencia na mesa de negocios e imposto mais nossa posição concerteza teriamos os vulcan e a suite que desejamos, como hoje temos de origem israelense

Angelo Nicolaci

Adler

Só complementando os russos, americanos, franceses e ingleses devem a sua tecnologia em grande parte aos espólios da segunda guerra. pois alemanha detinha um grande capital cientifico que foi absorvido pelos vencedores. Se a tecnologia destes esta no ponto que esta hoje deve-se ao salto tecnologico do pós guerra

Ricardo

Viva o Brasil!

Angelo Nicolaci

Adler pelo que me lembro a França é que deve aos americanos, afinal não fossem eles e os ingleses aliados aos russos hoje eles seriam uma possessão alemã. Além disso o que me parece é que deixamos de ser colonia Anglo-Americana para ser uma colonia francesa… quem será nosso proximo “parceiro”? Challenger. Continuo a não confiar em ter uma linha militar oriunda de um unico país. Mas sim comprar em vários parceiros e absorver tecnologia para desenvolver a nacional. França e EUA não me inspiram confiança, pois os históricos destes paises são de nacionalismo extremo, onde eles veem eles em… Read more »

pedro agostinho

Içaaaaaaa… valeu pela espera, que bom o rafale ser escolhido, sem dúvida é um dos melhores caças de combate no mundo, e sem contar que ainda pode e deve passar por melhorias… o melhor de tudo é que , não só a força aérea brasileira se beneficiará, mas todas as forças do brasil… vamos comemorar moçada, vamos curtir e quando chegarem os primeiros…. vai muito blz… valeu pela espera, viva o brasillllllllllll

Jotapecosta

Caros amigos Já tinha dito aqui nesse blog a muito tempo que a decisão ia ficar entre o Hornet e o Rafale. Não deu outra: Rafale na cabeça. O Ministro Jobim já tinha declarado que a decisão estava entre os bimotores e não estava blefando. Muita gente que ainda apostava as fichas no Gripen agora deve estar sem rumo, igual o próprio JAS NG. O Hornet apresentava um preço de custo melhor, porém devido a boicotes históricos de equipamento de ponta para América do Sul aliado ao fato de ser uma aeronave inferior, prevaleceu a voz da razão. Não obstante… Read more »

CosmeBR

O melhor ganhou. O BRASIL!!!

Challenger

Angelo

Alguem consegue prever a politica Americana pós Obama?
Eu Não!

Nunca tivemos acesso a tecnologia, considerada não tão avançada assim, tais como bombas Guiadas, Taiwan, Venezuela, e Argentina, são paise que confiaram em um fornecedor, e agora sentem o drama.

O AMX, sofreu muito com embargos Americanos, (Ex:Canhão rotativo Vulcan 20mm) que equipa versão Italiana,A FAB teve que optar pelo Canhão DEFA 30mm, além do Radar, da Suite Aviônica e de contra medidas.

Quais equipamentos e armas Avançadas os F-5 possuiam antes do Derby?

max

Eu suspeitava que a visita do Sarkozy tava muito suspeita…. a noticia dos submarinos, dos helicopteros já era velha, agora que venha os Rafales,e ainda venderemos alguns aviões para os Frnceses.

Vida Longa aos Rafales!!

Adler Medrado

O Challenger falou e disse.

Pena que muitos aqui são torcedores fanáticos ou políticas. Atualmente a nossa melhor escolha é ser parceiro da França, que sempre buscou ser auto-suficiente em termos militares.

Não devemos nos esquecer que os EUA são o que são hoje, graças aos Franceses…

[]s

Bruno Rocha

Angelo Nicolaci em 07 set, 2009 às 18:58

Por isso mesmo amigo, nem chegaos a comprar nada deles.

sonic wings

Srs. penso que perdemos uma excelente oportunidade com o NG. Mas entendo o peso político desta aquisição, a Suécia infelizmente não é a França, agora nos resta torcer para que possamos nos beneficiar ao maximo desta parceria estratégica.

Sem dúvida estaremos com um excelente vetor, parceiro potencial do nosso KC390. Agora temos de equilibrar nossa balança comercial, espero que com tudo isso o ethanol BR tenha sua abertura na UE.

Abs

Danilo José

Concordo com vc bruno !

Sds.

Bruno Rocha

Pena que agora vai vim muita represália dos Americanos. Bem. Quem se dane os yankees, isso mostra o quanto eles nos consideram “amigos”.

Mod Fok USA

Angelo Nicolaci

Pessoal qual veto de compra de equipamento que sofremos embargo americano nos ultimos anos? que me lembre nenhum, se fossemos de gripen também ficaria na mesma, mas vai entender nosso governo, preferem gastar mais para ter mais facilidade em desviar recursos sem que seja perceptivel. mas respeito a posição de cada um aqui no blog, só estou levantando questões de suma importancia ao meu ver

Leandro R

Uma coisa todos temos que concordar.

O Sarkozy sabe negociar.

Aposto meu salário como o fator que mais pesou na decisão a favor do RAFALE foi o anúncio da compra de 10 avões de transporte militar da EMBRAER.

E essa proposta nem suecos e nem americanos conseguiriam igualar.

Enfim nosso colega francês além de ter bom gosto pra mulheres, também é um grande vendedor!

Angelo Nicolaci

Challenger

Nunca ficamos com f-5 no solo por falta de peças, vale lembrar que nossos mirrage ficavam mais no solo do que no ar por falta de peças e suprimentos que vinham de onde? Suécia? EUA? pelo que me lembro eram dos franceses, assim como os argentinos tambem tiveram problemas, israelenses, ter caças que só voam as vezes e só em desfile e apresentação é bonito, quero ver é em ação, quando normalmente os franceses roem a corda

Marcus

Je ne crois pas !

Leonardo

Boa tarde

Não teria de haver uma data específica onde estariam presentes os representantes dos finalistas para então haver o anúncio oficial do vencedor? Não entendi mais nada….

Mas em minha opinião dentre os 3 que restaram acho que foi mesmo a melhor opção.

Que venham os Rafales!!!!!

Esdras

Aleluia!!!!!!!! 10 anos depois, mas parabe´ns pela escolha, que vou otima, e assim não compramos aquela coleira voadora do F-18……bonito mas ordinário!!!!

ivan

Merci Rafale!

Lucas

Eu falei, eu tinha dito isso em algum tópico atráz, que se o Rafale tivesse ganhado a concorrência ele não seria anunciado antes de 7 de setembro, para não acontecer as críticas de pressão política que estava acontecendo com os submarinos, mais aleluia, era o meu favorito, o melhor avião de combate dos 3 finalistas, parabéns ao Brasil e (não sou Petista) mais temos que tirar o chapéu para o goberno lula no ambito militar, foi o único presidente dos últimos anos que esta investido em melhoramento e reequipamento das forças armadas.Parabéns Brasil. Abração. Agora quero ver o Chavez e… Read more »

joão

ALELUIA, VIVA AO RAFALE

Paulo Subtil

Nem acredito!

Será mesmo?

Se for , vamos nos unir como brasileiros e comemorar, mesmo tendo ideias diversas ao do governo!

Qualquer um que viesse já seria bom demais , e eu fico feliz que venha um deles , qualquer um , e agora que venha o Rafale.

CADU

Ils vivent le Brésil et vivent la France, agora o Brasil começou a ser um pais do futuro, ganhou incontestavelmente o “MELHOR”, agora que a EMBRAER podia comprar a parte de desenvolvimento de caças da SAAB, aí já seria sonho demais, mais sonhar não custa nada.
Saudações a todos, inclusive as varias e diferentes viúvas, rsrsrs

Leandro Mello

Enfim essa novela teve um merecido fim…

Agora vamos ver se cheagaremos ao tão estimado 120 Rafales…

daniel

FINALMENTE ACABOU A NOVELA!!! QUE VENHA OS RAFALES

O IMPORTANTE QUE FINALMENTE TEREMOS VETORES NOVOS E NAO MODERNIZADOS

CADU

Meu amigo Felipe Cps,
Não deu GRIPEN, mas não se entristeça, deu o MELHOR, mais vou ficar na torcida para que a EMBRAER compre a parte de desenvolvimento de caças da SAAB, para que possamos tambem fabricar no Brasil o GRIFO que muito admiro, seria uma grande jogada.
Viva o Brasil.

marco carvalho

para comemorar, vou colocar um rafale como papel de parede do meu notebook. adieu f18!!!

Fábio Mayer

FINALMENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Depois de 12 anos de enrolações, finalmente a notícia esperada!

Sem contar que a França deverá adquirir 12 KC-390 como contrapartida, ou seja, numa tacada só, já se fechou um novo negócio importante para o setor no Brasil.

Parabéns aos envolvidos na decisão. Mas fica minha crítica à INCAPACIDADE da classe política brasileira, que não tem capacidade de decidir algo tão importante em prazo razoável. Os políticos brasileiros são de regra desonestos, irresponsáveis, tacanhas e sem a mínima visão de nacionalidade.

A FAB meus aplausos!

Aos políticos, o desprezo.

Paulo

Eu disse, não disse?
A data de outubro éra só diversionismo.
QUe venham os Rafales F3 com seus meteors.
O Brasil já sabe fazer a bomba, o Brasil já tem um caça de respeito e vai ter submarino nuclear.
Finalmente. Já estava na hora de recuperarmos o gap tecnológico de nossas Forças Armadas.
Feliz dia da Independência a todos e Bienvenue à France!

Lucas

Isso aew Paulo em 07s set, 2009 as 13:27.
Tiro as palavras da minha boca.

mane

Que vergonha.

O governo jogou o trabalho feito cuidadosamente pela FAB no lixo.

Mostrou para os governos dos EUA e da Suécia que competição no Brasil é resolvida no tapetão e na propina, e não pelas regras anunciadas.

Deu uma banana para a Embraer.

Vergonha.

Adler Medrado

Reparei que o Sarkozi estava com uma cara feliz hoje cedo…

cj

Aleluia!! Agora… alguem avisa para o Mestre Hornet abrir aquela garrafa guardada a Muuiitoo tempo…

Adler Medrado

A propósito, gostei da notícia. Eu sempre gostei do Rafale e da forma como a frança está agindo eu creio que ela é a melhor parceira para nós.

Agora parem de ficar reclamando bando de cri-cri.

bagatini

Valeu pessoal,uma grande escolha fez FAB.
Agora vamos inicar Blog Naval o embate para a escoa das escoltas

cmte.felix

Finalmente!

Antonio M

A notícia caiu como uma bomba que até derrubou o blog!! rsrsr!!!

Vamos aguardar para ver se foi uma boa compra e o irão adquirir/construir Rafales para a MB.

Mas, acredito que foi uma decisão política mesmo, não técnica.

E que a Embraer ainda possa quem sabe, dar andamento aos planos quanto à Saab.

DV

Acaba uma novela e começa a outra, a da implementação do projeto. Agora é a hora de ser cliente chato e ser muito exigente com a transferência de tecnologia.

Ficamos com muitos ovos na cesta francesa, mas no final das contas é o resultado de um forte alinhamento de interesses. Poucos tinham a tecnologia na mão e a disponibilidade de dividi-la.

Paulo Renato

Finalmente saiu a tão noticia do resultado do FX2.
Como todos disconfiaram deu Rafale mesmo que vamos com tudo da França. Na minha opnião não seria tudo Francês, somente as Fragatas e talvez os Sub, gostaria de ver os SU35 e os helis MI171, Mi17, mas os de ataque Mi28.

De qualquer forma uma revolução nas Forças em relação aos outros governos !!!

Abs.

JMRC

Graças a Deus o Brasil não se Submeteu aos EUA.
Graças a Deus o Brasil escolheu o maior avião (RAFALE).
Acredito que depois de muitos anos, a FAB e a Marinha realmente tem o que comemorar em um 7 de Setembro.

Parabéns Brasil.

DV

P.S.1 – O comunicado conjunto fala que o Governo optou por NEGOCIAR a aquisição com a França. Ou seja, os franceses têm de ficar espertos porque o martelo está batido, mas o processo pode ser revertido se eles se comportarem mal.

P.S.2 – Vocês viram que no comunicado conjunto o Sarkozy prometeu comprar 10 K-390 da Embraer?! Se for verdade, é muito bom!

1maluquinho

Que venham pilotados por dançarinas de cam-cam dispostas a provar acarajé.O melhor seria os F18 nas é retorica a coleira Yankee.Compremos agora o projeto Sueco e mostraremos como se desenvolve e se fabrica um caça de ponta com a cara do Brasil.

Luís Aurélio

Finalmente o Brasil começa a se tornar, um país sério. Tem um acordo militar com a França, e, a opção pelo Rafale, já era esperada. Além disso, o Rafale é melhor que os outros dois concorrentes. Parabens FAB !!! BRASIL ACIMA DE TUDO.

Francisco AMX

Agora cabe ao governo, FAB e a EMBRAER devem tirar proveito do projeto e do melhor caça do FX-2!

A “guerra” não acabou!

Meus Pêsames ‘as viúvas do NG e do SH!

Felipe Cps

Bem, se acabou mesmo (tudo indica que sim), espero que a decisão tenha se baseado em critérios objetivos (e não subjetivos: “gosto mais desse do que daquele” ou “vou ganhar mais nesse do que naquele”), ainda que não apenas técnicos. Estou com o amigo Kaleu: a hora é de comemorar porque a novela parece ter chegado ao fim (ou será que apenas começou? – rsrsrs). De fato o Dassault Rafale é um excelente caça, talvez, tecnicamente, o melhor dos três concorrentes. Agora é torcer para que a opção seja a mais acertada e os futuros governos respeitem a trajetória do… Read more »

tomastomaspriet

Até que enfim esta novela bufa terminou.
Era um roteiro que todos já sabiam o final desde o começo.
E a concorrência?
A concorrência foi apenas um jogo de cena para apimentar a trama.
Agora vamos começar outra novela, não a novela da implementação, e sim a novela de denúncia e de dossies. Ou vocês acreditam que a concorrência vai deixar barato?