Aeronaves da Força Aérea Portuguesa serão vendidas como sucata

49

c-212-aviocar-fap

Trata-se de 10 transportes Aviocar. Também há caças F-16 excedentes que despertaram interesse do Paquistão

As 10 aeronaves Aviocar que integravam uma lista de equipamentos militares a serem alienados nesse ano apenas poderão ser vendidas como “sucata ou para fins museológicos”, indica o relatório de execução da Lei de Programação Militar de 2008.

“Relativamente à alienação das 10 aeronaves [C-212 Aviocar] verifica-se que estão há bastante tempo na situação de inibidas de voo, encontrando-se, regra geral, incompletas e, algumas delas, sem os respectivos motores, sendo somente possível a sua alienação como sucata ou para fins museológicos”, diz o relatório a que a agência Lusa teve acesso.

O documento observa no entanto que para além destas 10, “existem 14 aeronaves Aviocar em condições de voo, cuja alienação apenas deverá ser considerada após a declaração de ‘Full Operacional Capability’ das novas aeronaves C-295” (compradas ao ‘gigante’ espanhol EADS-CASA) e que está “prevista para o final de 2010”.

O ministério contava encaixar 15 milhões de euros com a alienação dos Aviocar, mas do que estava previsto para o ano passado, apenas foram vendidas duas fragatas ao Uruguai por 13 milhões de euros a serem pagos em cinco anos.

Segundo o relatório, para além destes e das duas fragatas da Marinha Portuguesa estavam também para alienar mais oito helicópteros PUMA – por 20 milhões – e 10 aeronaves F-16 da Força Aérea – por 45 milhões -, o que daria um valor de 90 milhões de euros, destinado aos Órgãos e Serviços Centrais do ministério da Defesa.

f-16a-fap

Sobre os F-16, o documento refere que “foram efectuados contactos com diversas entidades internacionais potencialmente interessadas, adidos militares no estrangeiro e consórcios internacionais” e que “a Força Aérea Paquistanesa solicitou informações sobre configuração e ‘upgrades’ estruturais das aeronaves, tendo manifestado interesse em realizar uma visita à OGMA para apreciar os trabalhos de modernização e ‘upgrade'” das aeronaves.

Em relação aos PUMA, foram também “efectuados contactos com diversas entidades internacionais potencialmente interessadas, adidos militares no estrangeiro e consórcios internacionais”, mas até ao final do ano passado ainda não tinha sido possível “concretizar a operação”.

Contudo, o relatório acrescenta que segundo informações apresentadas pela Força Aérea na altura, dos oito helicópteros apenas quatro estavam “em condições de alienar” já que os outros quatro para ficarem em condições de voo precisavam de “uma profunda manutenção”.

FONTE: Expresso    FOTOS: FAP – Força Aérea Portuguesa

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

49 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flavio

Caramba, ainda não apareceu ninguém dizendo que seriam ótimas aquisições para as forças armadas brasileiras.

Ah, esqueci, não são americanos né….o pessoal só gosta de lixo americano.

Fábio Max

Esses F-16 seriam uma boa aquisição para a Força Aérea… do Uruguai!!!

E os Casa Aviocar, idem.

Os hermanos que abram os olhos!

Patriota

Tambem acho que estes F-16 são uma exelente oportunidade para os uruguaios.

mauro dias

Deixa ver se eu entendi.Eles tão rifando? os F-16?
A Argentina aceita. Tomara que sim.

muscimol

sera que a FAP vai adquirir novos avioes de combate?

karlus73

Ontem mesmo num artigo li um titulo muito engraçado, em relação aos aviocar´s: Dizia “Museu ou sucata” isto será o mais certo para estes aviões. Em relação aos mesmos existe duas variantes o C.212-100 e a versão 200. a primeira versão é normalmente usada em transporte e muitas vezes usada na evacuação de doentes nos arquipélagos da Madeira e Açores, missão agora atribuída aos novos Helicópteros EH-101 Merlin. A versão 200 está destinada ao patrulhamento marítimo, fácil identificar devido ao “nariz de pato” que possui. Estes aviões estão a ser substituídos pelos C-295. Em relação aos pumas, na minha opinião… Read more »

Nunão

Muscimol,

Creio que não.

A FAP fez MLU em parte de seus F-16 e enxugou sua aviação de combate, daí os excedentes. Provavelmente pretende operar os F-16 por um bom tempo. E seus últimos investimentos foram destinados a asas rotativas (EH-101)e transporte (C-295).

karlus73

Em relação ás ultimas perguntas, a FAP não pensa em adquirir novos caças, daí esses F16 estarem a ser modernizados. Em relação ao que estamos a rifar, digamos que o País chegou a conclusão que tinha muitos F-16´s, quem foi a mente brilhante que chegou a essa conclusão… nem faço a ideia. Portugal tem actualmente 39 F-16´s, 15 foram modernizados e pensa-se chegar ao fim do ano com 18. Penso que depois da venda dos tais 10 F-16 teremos perto de 20 a 24 em total operação e modernizados e os restantes como substituição. Referencia para que os que vão… Read more »

Paulo Renato

Não seria ruim termos alguns F16 desses por aki na FAB, com 10 desses poderiam oculpar um esquadrão.
Mas com esse FX2 deve apenas ficar com os escolhidos todos em Anapólis…(Eu penso assim !!!).
Esses F16 devem vim para algum País da America Latina.

Abs.

Fábio Max

Li na Tecno & Defesa deste mês que a F.A.Uruguaia está num estado tão ruim quanto a da Argentina, de modo que é improvável que consiga operar caças F-16. O máximo de modernização que eles almejam seria trocar os A-37, Pilatus PC-7 e Pucará por Super Tucanos… e mesmo assim, quase um sonho!

Giovani

Nos estamos operando os Bandeirantes da decada de 70, esses C-212 Aviocar seriam uma boa compra de ocasião, afinal somos especialistas em comprar coisas de segunda mão Ex: Porta Aviões da França, A-4 do Kuwait, F-5E Jordanianos etc.

Jacubao

Putz… Comprar sucata de portugal seria umilhante demais para e décima economia do mundo.

Jonas Rafael

karlus, quem está executando a modernização dos F-16 portugueses? A própria Lockheed?

karlus73

Jonas Rafael
Esta a ser feita nas oficinas da OGMA em Portugal.
Fica um link da propria FAP relativo ás modificaçôes feitas.
Sds

muscimol

“Putz… Comprar sucata de portugal seria umilhante demais para e décima economia do mundo.”

concordo …seria humilhante para qualquer um ….

e comprar sucata dos EUA ou da Franca ja nao e ?!!
🙂

bom…bricadeiras a parte esta visto que mais do que ter avioes de 5a deracao seria melhor equipar o continente e ilhas com radares modernos e misseis que podessem abater avioes novos.

Como e que Portugal e o Brasil estao servidos nesse dominio?

luciano

somos a décima “economia do mundo”. Mas o que adianta se o poder publico gasta mal/desperdiça o dinheiro ? acho que seria uma boa aquisicao sim os f16 pra equipar algum esquadrao, que estejam operando caças que deviam estar em museus. Israel fez um bom trabalho no upgrade de f16, alguem lembra???. fx-2 e uma novela mexicana e nao sai tao cedo. estamos no mesmo estado da fa chile e argentina,uma frota velha pelo pouco que avoa, que ficam no solo por falta de verba pra manuntencao. quero ver se um dia sair o fx2 , como vai ser pra… Read more »

muscimol

Como e que Portugal e o Brasil estao servidos no dominio de radares e misseis modernos?

quantos misseis SAM existem nos arsenais e que modelos?

obrigado

karlus73
muscimol

karlus73…

por acaso tens alguma ideia sobre isto?

quantos misseis SAM existem nos arsenais e que modelos?

temos radares modernos?

karlus73

Muscimol: Já vi este nick em jogos de estratégia 🙂 Penso que não serás o mesmo… Para ser sincero não sei se há dados oficiais em relação aos SAM´s Em relação aos radares… só alguma parte da costa portuguesa é coberta por radar, as ilhas por exemplo não são, a pedido de Portugal é efectuado pela NATO. Sei que até 2011 Portugal estaria praticamente coberto por radar. No caso da Madeira,o espaço é controlado pelos Espanhóis (pelo menos é isso que se diz). Era para estar operacional um radar em 2008 no Pico do Arieiro, mas parece que a crise… Read more »

Bruno Rocha

Nossaa!!!!!. Portugal é um dos países mais pacíficos do mundo e tem jatos modernos enquanto aqui, com certo vizinho lunático chamado Chavez, temos xavantes e Mirage.
Já estou começando a mudar de idéia.

muscimol

nao jogo jogos de estrategia ….somente FPS :)…..o nick e comum … e um nick “natural” …muito bom:)

ou seja …estamos a falar de avioes modernos quando nem temos radares bons nem misseis!!

Vinícius

Pense que seria interresante sim o Brasil catar esses F16 , mesmo pq saindo o FX 2 só seram entregues depois de 2014. Até lá ainda operaremos com os F5 ?? Deus nos ajude mesmo..

luciano

somos a décima “economia do mundo”. Mas o que adianta se o poder publico gasta mal/desperdiça o dinheiro ? acho que seria uma boa aquisicao sim os f16 pra equipar algum esquadrao, que estejam operando caças que deviam estar em museus. Israel fez um bom trabalho no upgrade de f16, alguem lembra???. fx-2 e uma novela mexicana e nao sai tao cedo. estamos no mesmo estado da fa chile e argentina,uma frota velha pelo pouco que avoa, que ficam no solo por falta de verba pra manuntencao. quero ver se um dia sair o fx2 , como vai ser pra… Read more »

muscimol

“Putz… Comprar sucata de portugal seria umilhante demais para e décima economia do mundo.”

concordo …seria humilhante para qualquer um ….

e comprar sucata dos EUA ou da Franca ja nao e ?!!
🙂

bom…bricadeiras a parte esta visto que mais do que ter avioes de 5a deracao seria melhor equipar o continente e ilhas com radares modernos e misseis que podessem abater avioes novos.

Como e que Portugal e o Brasil estao servidos nesse dominio?

Flavio

Caramba, ainda não apareceu ninguém dizendo que seriam ótimas aquisições para as forças armadas brasileiras.

Ah, esqueci, não são americanos né….o pessoal só gosta de lixo americano.

Fábio Max

Esses F-16 seriam uma boa aquisição para a Força Aérea… do Uruguai!!!

E os Casa Aviocar, idem.

Os hermanos que abram os olhos!

Patriota

Tambem acho que estes F-16 são uma exelente oportunidade para os uruguaios.

mauro dias

Deixa ver se eu entendi.Eles tão rifando? os F-16?
A Argentina aceita. Tomara que sim.

muscimol

sera que a FAP vai adquirir novos avioes de combate?

karlus73

Ontem mesmo num artigo li um titulo muito engraçado, em relação aos aviocar´s: Dizia “Museu ou sucata” isto será o mais certo para estes aviões. Em relação aos mesmos existe duas variantes o C.212-100 e a versão 200. a primeira versão é normalmente usada em transporte e muitas vezes usada na evacuação de doentes nos arquipélagos da Madeira e Açores, missão agora atribuída aos novos Helicópteros EH-101 Merlin. A versão 200 está destinada ao patrulhamento marítimo, fácil identificar devido ao “nariz de pato” que possui. Estes aviões estão a ser substituídos pelos C-295. Em relação aos pumas, na minha opinião… Read more »

Nunão

Muscimol,

Creio que não.

A FAP fez MLU em parte de seus F-16 e enxugou sua aviação de combate, daí os excedentes. Provavelmente pretende operar os F-16 por um bom tempo. E seus últimos investimentos foram destinados a asas rotativas (EH-101)e transporte (C-295).

karlus73

Em relação ás ultimas perguntas, a FAP não pensa em adquirir novos caças, daí esses F16 estarem a ser modernizados. Em relação ao que estamos a rifar, digamos que o País chegou a conclusão que tinha muitos F-16´s, quem foi a mente brilhante que chegou a essa conclusão… nem faço a ideia. Portugal tem actualmente 39 F-16´s, 15 foram modernizados e pensa-se chegar ao fim do ano com 18. Penso que depois da venda dos tais 10 F-16 teremos perto de 20 a 24 em total operação e modernizados e os restantes como substituição. Referencia para que os que vão… Read more »

Paulo Renato

Não seria ruim termos alguns F16 desses por aki na FAB, com 10 desses poderiam oculpar um esquadrão.
Mas com esse FX2 deve apenas ficar com os escolhidos todos em Anapólis…(Eu penso assim !!!).
Esses F16 devem vim para algum País da America Latina.

Abs.

Fábio Max

Li na Tecno & Defesa deste mês que a F.A.Uruguaia está num estado tão ruim quanto a da Argentina, de modo que é improvável que consiga operar caças F-16. O máximo de modernização que eles almejam seria trocar os A-37, Pilatus PC-7 e Pucará por Super Tucanos… e mesmo assim, quase um sonho!

Giovani

Nos estamos operando os Bandeirantes da decada de 70, esses C-212 Aviocar seriam uma boa compra de ocasião, afinal somos especialistas em comprar coisas de segunda mão Ex: Porta Aviões da França, A-4 do Kuwait, F-5E Jordanianos etc.

Jacubao

Putz… Comprar sucata de portugal seria umilhante demais para e décima economia do mundo.

Jonas Rafael

karlus, quem está executando a modernização dos F-16 portugueses? A própria Lockheed?

karlus73

Jonas Rafael
Esta a ser feita nas oficinas da OGMA em Portugal.
Fica um link da propria FAP relativo ás modificaçôes feitas.
Sds

muscimol

Como e que Portugal e o Brasil estao servidos no dominio de radares e misseis modernos?

quantos misseis SAM existem nos arsenais e que modelos?

obrigado

karlus73
muscimol

karlus73…

por acaso tens alguma ideia sobre isto?

quantos misseis SAM existem nos arsenais e que modelos?

temos radares modernos?

karlus73

Muscimol: Já vi este nick em jogos de estratégia 🙂 Penso que não serás o mesmo… Para ser sincero não sei se há dados oficiais em relação aos SAM´s Em relação aos radares… só alguma parte da costa portuguesa é coberta por radar, as ilhas por exemplo não são, a pedido de Portugal é efectuado pela NATO. Sei que até 2011 Portugal estaria praticamente coberto por radar. No caso da Madeira,o espaço é controlado pelos Espanhóis (pelo menos é isso que se diz). Era para estar operacional um radar em 2008 no Pico do Arieiro, mas parece que a crise… Read more »

Bruno Rocha

Nossaa!!!!!. Portugal é um dos países mais pacíficos do mundo e tem jatos modernos enquanto aqui, com certo vizinho lunático chamado Chavez, temos xavantes e Mirage.
Já estou começando a mudar de idéia.

muscimol

nao jogo jogos de estrategia ….somente FPS :)…..o nick e comum … e um nick “natural” …muito bom:)

ou seja …estamos a falar de avioes modernos quando nem temos radares bons nem misseis!!

Vinícius

Pense que seria interresante sim o Brasil catar esses F16 , mesmo pq saindo o FX 2 só seram entregues depois de 2014. Até lá ainda operaremos com os F5 ?? Deus nos ajude mesmo..

slowghost

Vamos lá a ver uma coisa nenhum dos F-16 da FAP vai ser alienado vão todos efectuar o MLU M5 e manter-se ao serviço em duas esquadras,Falcões e Jaguares, com cerca de 20 caças cada, os restantes serão para peças e reposição por eventual perdas como já aconteceu com um F-16A OCU em que morreu o piloto e um F-16BM que em fase de testes falhou o motor tendo o piloto se ejectado com sucesso, por isso não vai ser vendida nenhuma das aeronaves de Portugal, até porque os próprios Alpha Jet já só fazem missão de treino e nada… Read more »

jose almeida

eu estou interessado nos f16 para ir a missa

carlos rosa

como é que possivel a Fprça Aerea não equipar os Aviocar para combate incendios?só de loucos é que preferem mandar para a sucta avioes que ainda poderiam desempenhar um bom serviço