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Novos ângulos do caça indiano Tejas

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Mauricio R.
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Mauricio R.

Impressão minha ou a fuselagem deste avião não usa da “regra de area”???

Pela foto da barriga nota-se que os flancos são retos, não tem aquela característica aprencia de “garrafa de coca-cola”.

Mauricio R.
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Mauricio R.

Impressão minha ou a fuselagem deste avião não usa da “regra de area”???

Pela foto da barriga nota-se que os flancos são retos, não tem aquela característica aprencia de “garrafa de coca-cola”.

Lucas Calabrio
Visitante
Lucas Calabrio

Lembra o Mirage

Lucas Calabrio
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Lembra o Mirage

Bruno
Visitante
Bruno

Bacana esse avião, será q já existe uma versão naval dele???

Bruno
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Bruno

Bacana esse avião, será q já existe uma versão naval dele???

F/A-18E Super Hornet
Visitante
F/A-18E Super Hornet

Os indianos amam tanto o MIRAGE 2000 que o Tejas é uma cópia descarada deste.

*Observação: O Tejas foi construído pela HAL (Hindustan Aeronautics Limited). Uma indústria claramente possuidora de menores recursos que a EMBRAER. Só não construímos nosso próprio caça, porque a Embraer está em busca de alguma determinada tecnologia dos gringos.

Abraços

F/A-18E Super Hornet
Visitante
F/A-18E Super Hornet

Os indianos amam tanto o MIRAGE 2000 que o Tejas é uma cópia descarada deste.

*Observação: O Tejas foi construído pela HAL (Hindustan Aeronautics Limited). Uma indústria claramente possuidora de menores recursos que a EMBRAER. Só não construímos nosso próprio caça, porque a Embraer está em busca de alguma determinada tecnologia dos gringos.

Abraços

Wolfpack
Visitante
Wolfpack

Galante, Poggio, podem explicar porque a Índia com tantos vetores de combate, ainda está com um processo FX em curso?
Este Tejas que lembra os Delt Dart F106, é uma demonstração do nível de desenvolvimento da indústria aeroespacial da Índia, mas eles ainda têm Mirages, Mig29, Mig21, Su30 MKI, entre outros, então porque seu FX?
Parabéns pelas fotos.

Wolfpack
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Wolfpack

Galante, Poggio, podem explicar porque a Índia com tantos vetores de combate, ainda está com um processo FX em curso?
Este Tejas que lembra os Delt Dart F106, é uma demonstração do nível de desenvolvimento da indústria aeroespacial da Índia, mas eles ainda têm Mirages, Mig29, Mig21, Su30 MKI, entre outros, então porque seu FX?
Parabéns pelas fotos.

Lucas Calabrio
Visitante
Lucas Calabrio

A primeira foto parece mais a capa do super-homem do que uma asa.

Lucas Calabrio
Visitante
Lucas Calabrio

A primeira foto parece mais a capa do super-homem do que uma asa.

Mauricio R.
Visitante
Mauricio R.

“O Tejas foi construído pela HAL (Hindustan Aeronautics Limited). Uma indústria claramente possuidora de menores recursos que a EMBRAER.”

A Hal fabricou sob licença os Mig-21; -27M, “Jaguar”, hoje fabrica o Su-30MKI.

Sem contar “Marut”, “Gnat/Ajeet”, “Kiran I/II”, “Deepak” e os helicópteros.

Então no que ela é assim inferior á Embraer??? A falta de um ERJ???

Mauricio R.
Visitante
Mauricio R.

“O Tejas foi construído pela HAL (Hindustan Aeronautics Limited). Uma indústria claramente possuidora de menores recursos que a EMBRAER.”

A Hal fabricou sob licença os Mig-21; -27M, “Jaguar”, hoje fabrica o Su-30MKI.

Sem contar “Marut”, “Gnat/Ajeet”, “Kiran I/II”, “Deepak” e os helicópteros.

Então no que ela é assim inferior á Embraer??? A falta de um ERJ???

Robson
Visitante
Robson

Já está mais que provado que os caças da 5º geração não usaram a tão famosa tecnologia “stealth” que não funciona contra radares de baixa frequencia, e seus custos são elevados e por isso o F-22 nunca foi usado em conbate e pelo jeito nunca será pois será desativada sua produção, como prova disso temos ai o Gripen, o Rafhaele e o Su-35.

Robson
Visitante
Robson

Já está mais que provado que os caças da 5º geração não usaram a tão famosa tecnologia “stealth” que não funciona contra radares de baixa frequencia, e seus custos são elevados e por isso o F-22 nunca foi usado em conbate e pelo jeito nunca será pois será desativada sua produção, como prova disso temos ai o Gripen, o Rafhaele e o Su-35.

Klevston kvowster
Visitante
Klevston kvowster

Ele lembra muito o Mirage 2000, mais eu achei ele lindo, gostaria que a EMBRAER pudesse ter um caça assim.Estamos ficando para trás.Wolfpack estou com você na pergunta. AS fotos ficaram incríveis.

Klevston kvowster
Visitante
Klevston kvowster

Ele lembra muito o Mirage 2000, mais eu achei ele lindo, gostaria que a EMBRAER pudesse ter um caça assim.Estamos ficando para trás.Wolfpack estou com você na pergunta. AS fotos ficaram incríveis.

F/A-18E Super Hornet
Visitante
F/A-18E Super Hornet

“Então no que ela é assim inferior á Embraer?”

Recursos financeiros.

“A Hal fabricou sob licença os Mig-21; -27M, “Jaguar”, hoje fabrica o Su-30MKI.”

É isso o que falta pra nós. Mais conhecimentos em tecnologias supersônicos ao invés de subsônicos.

Abraços

F/A-18E Super Hornet
Visitante
F/A-18E Super Hornet

“Então no que ela é assim inferior á Embraer?”

Recursos financeiros.

“A Hal fabricou sob licença os Mig-21; -27M, “Jaguar”, hoje fabrica o Su-30MKI.”

É isso o que falta pra nós. Mais conhecimentos em tecnologias supersônicos ao invés de subsônicos.

Abraços

Henrique
Visitante
Henrique

Belas fotos…. o caça parece uma mistura de Mirage 2000 com o AMX…
Contemplando o que os colegas falaram acima… não é compreensivo que em pleno século XXI o Brasil não tenha condições de projetar e fabricar um caça(seja subsônico ou supersônico) com EMBRAERs, ITAs, CTAs etc… da vida.
Parabéns à India e também à China que metem a cara, copiam, plajeiam, inventam e produzem aviôes de caça (sejam estes ruins, mais ou menos ou bons).
Abraços.

Henrique
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Henrique

Belas fotos…. o caça parece uma mistura de Mirage 2000 com o AMX…
Contemplando o que os colegas falaram acima… não é compreensivo que em pleno século XXI o Brasil não tenha condições de projetar e fabricar um caça(seja subsônico ou supersônico) com EMBRAERs, ITAs, CTAs etc… da vida.
Parabéns à India e também à China que metem a cara, copiam, plajeiam, inventam e produzem aviôes de caça (sejam estes ruins, mais ou menos ou bons).
Abraços.

konner
Visitante
konner

Inserida numa das regiões mais perigosas do mundo, a Índia tem visto o seu poder aéreo decrescer todos os anos, sobretudo por via de avarias e de acidentes provocados não somente por deficiente manutenção, mas também pelo inclemente clima do subcontinente indiano. Com efeito, a Índia irá adquirir e construir 126 novos aparelhos de um tipo ainda não definido entre MiG – 35, Rafale, Typhoon, Super Hornet ou Gripen NG. O problema é que vão ainda demorar pelo menos cinco anos antes desse número de aparelhos entrar em serviço e durante esse período os MiG-21’bis’ vão chegar ao limite de… Read more »

konner
Visitante
konner

Inserida numa das regiões mais perigosas do mundo, a Índia tem visto o seu poder aéreo decrescer todos os anos, sobretudo por via de avarias e de acidentes provocados não somente por deficiente manutenção, mas também pelo inclemente clima do subcontinente indiano. Com efeito, a Índia irá adquirir e construir 126 novos aparelhos de um tipo ainda não definido entre MiG – 35, Rafale, Typhoon, Super Hornet ou Gripen NG. O problema é que vão ainda demorar pelo menos cinco anos antes desse número de aparelhos entrar em serviço e durante esse período os MiG-21’bis’ vão chegar ao limite de… Read more »

Rodrigo
Visitante
Rodrigo

Uma versão naval desse caça no A12 ficaria legal.

Rodrigo
Visitante
Rodrigo

Uma versão naval desse caça no A12 ficaria legal.

F/A-18E Super Hornet
Visitante
F/A-18E Super Hornet

“… não é compreensivo que em pleno século XXI o Brasil não tenha condições de projetar e fabricar um caça…” Concordo com sua opinião Henrique. A HAL conseguiu desenvolver o Tejas, dada sua experiência a fabricação de outros modelos de caças (Mig-21; -27M, “Jaguar” e Su-30MKI). Informação está que desconhecia. Quanto à Embraer. Não duvido em nada, de que somos capazes de construir um caça igual ou melhor que o Tejas. Fazer carcaça(parte estrutural da aeronave) a Embraer faz, mas acho que o nosso “pulo do gato”(especulação) esteja na parte dos aviônicos ou em relação à utilização de materiais compostos.… Read more »

F/A-18E Super Hornet
Visitante
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“… não é compreensivo que em pleno século XXI o Brasil não tenha condições de projetar e fabricar um caça…” Concordo com sua opinião Henrique. A HAL conseguiu desenvolver o Tejas, dada sua experiência a fabricação de outros modelos de caças (Mig-21; -27M, “Jaguar” e Su-30MKI). Informação está que desconhecia. Quanto à Embraer. Não duvido em nada, de que somos capazes de construir um caça igual ou melhor que o Tejas. Fazer carcaça(parte estrutural da aeronave) a Embraer faz, mas acho que o nosso “pulo do gato”(especulação) esteja na parte dos aviônicos ou em relação à utilização de materiais compostos.… Read more »

Alfredo.Araujo
Visitante
Alfredo.Araujo

“mas eles ainda têm Mirages, Mig29, Mig21, Su30 MKI, entre outros, então porque seu FX?”

Esse F-X indiano seria para adquirir um “caça leve”, exatamente p/ substituir seu caça leve, e mais numeroso vetor…. o Mig-21

Alfredo.Araujo
Visitante
Alfredo.Araujo

“mas eles ainda têm Mirages, Mig29, Mig21, Su30 MKI, entre outros, então porque seu FX?”

Esse F-X indiano seria para adquirir um “caça leve”, exatamente p/ substituir seu caça leve, e mais numeroso vetor…. o Mig-21

Emanuel
Visitante
Emanuel

Excelente comentário do sr. Konner! Acredito que caso o Brasil decida colocar o desenvolvimento e construção de um caça de 4ª geração totalmente novo a cargo das suas instituições de engenharia e do seu polo aeronautico, acabará caindo no mesmo buraco que a India… Realizar o desenvolvimento de um caça exige muito dinheiro, muito tempo e muita pesquisa. É algo que nosso país teria de investir pesado para compensar o grande descompaso e o pouco investimento historico no setor, sinceramente, mesmo que tivessemos um governo totalitario militar atualmente isso seria inviável (a não ser que a gestão preferisse sacrificar outros… Read more »

Emanuel
Visitante
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Excelente comentário do sr. Konner! Acredito que caso o Brasil decida colocar o desenvolvimento e construção de um caça de 4ª geração totalmente novo a cargo das suas instituições de engenharia e do seu polo aeronautico, acabará caindo no mesmo buraco que a India… Realizar o desenvolvimento de um caça exige muito dinheiro, muito tempo e muita pesquisa. É algo que nosso país teria de investir pesado para compensar o grande descompaso e o pouco investimento historico no setor, sinceramente, mesmo que tivessemos um governo totalitario militar atualmente isso seria inviável (a não ser que a gestão preferisse sacrificar outros… Read more »

Ricardo
Visitante

Olhando as asas e o leme, eu vejo o SA-37 Viggen…

Ricardo
Visitante

Olhando as asas e o leme, eu vejo o SA-37 Viggen…

RJ
Visitante
RJ

Pessoal, a EMBRAER tem capacidade de desenvolver a tecnologia de projetar e construir um supersônico, sim. O problema é que teríamos que investir em ensaios, ferramental especial, infra-estrutura para rodar o volume imenso de CFD. Isso custa dinheiro (e tempo).

Precisaríamos de uma mega-aquisição para justificar o custo do desenvolvimento. E é exatamente isso o que falta. Não vai fazer para vender meia dúzia.

RJ
Visitante
RJ

Pessoal, a EMBRAER tem capacidade de desenvolver a tecnologia de projetar e construir um supersônico, sim. O problema é que teríamos que investir em ensaios, ferramental especial, infra-estrutura para rodar o volume imenso de CFD. Isso custa dinheiro (e tempo).

Precisaríamos de uma mega-aquisição para justificar o custo do desenvolvimento. E é exatamente isso o que falta. Não vai fazer para vender meia dúzia.

AJS
Visitante
AJS

Para se desenvolver e manter a construção aeronáutica, é necessário buscar a mortização dos custos de produção, com a venda do produto.
Quando do início da produção do Tucano, foi veiculado um número que hoje não me recordo (162 ou 216 aviões) como o necessário para cobrir os custos de sua produção.
Quantos seriam necessários hoje, no caso de uma aeronave supersônica, com a sofisticação exigida para um vetor de 1ª linha?

AJS
Visitante
AJS

Para se desenvolver e manter a construção aeronáutica, é necessário buscar a mortização dos custos de produção, com a venda do produto.
Quando do início da produção do Tucano, foi veiculado um número que hoje não me recordo (162 ou 216 aviões) como o necessário para cobrir os custos de sua produção.
Quantos seriam necessários hoje, no caso de uma aeronave supersônica, com a sofisticação exigida para um vetor de 1ª linha?

Spectre
Visitante
Spectre

O inventário de caças da Índia realmente é uma salada! Migs 21, 27, 29, SU-30, Jaguar e Mirages… E agora HAL Tejas, e “FX-Índiano” Isso realmente deve ser um terror de logística, todavia, ao meu ver, tem uma razão de ser pois em função de sua “vizinhança pacífica”, sempre foram compradores em grandes quantidades, inicialmente da URSS e posteriormente de fornecedores europeus… Assim fica meio caro substituir TUDO pra uniformizar a frota, aliás, essa é uma tendência recente com os multiroles, antigamente haviam aeronaves dedicadas para tudo… O que eu acho que a Índia e mais futuramente o Brasil deve… Read more »

Spectre
Visitante
Spectre

O inventário de caças da Índia realmente é uma salada! Migs 21, 27, 29, SU-30, Jaguar e Mirages… E agora HAL Tejas, e “FX-Índiano” Isso realmente deve ser um terror de logística, todavia, ao meu ver, tem uma razão de ser pois em função de sua “vizinhança pacífica”, sempre foram compradores em grandes quantidades, inicialmente da URSS e posteriormente de fornecedores europeus… Assim fica meio caro substituir TUDO pra uniformizar a frota, aliás, essa é uma tendência recente com os multiroles, antigamente haviam aeronaves dedicadas para tudo… O que eu acho que a Índia e mais futuramente o Brasil deve… Read more »

Mauricio R.
Visitante
Mauricio R.

“Quanto à Embraer. Não duvido em nada, de que somos capazes de construir um caça igual ou melhor que o Tejas.”

“Fazer carcaça(parte estrutural da aeronave) a Embraer faz,…”

-Com o nível tecnologico de ERJ e ALX é que não vai ser.

“…esteja na parte dos aviônicos ou em relação à utilização de materiais compostos.”

-Essa parte deveria ser a + fácil, pois a AEL não “fabrica” aviônicos da Elbit no Brasil???

Mauricio R.
Visitante
Mauricio R.

“Quanto à Embraer. Não duvido em nada, de que somos capazes de construir um caça igual ou melhor que o Tejas.”

“Fazer carcaça(parte estrutural da aeronave) a Embraer faz,…”

-Com o nível tecnologico de ERJ e ALX é que não vai ser.

“…esteja na parte dos aviônicos ou em relação à utilização de materiais compostos.”

-Essa parte deveria ser a + fácil, pois a AEL não “fabrica” aviônicos da Elbit no Brasil???

Flavio
Visitante
Flavio

Acho que o Brasil deveria começar a pesquisa e desenvolvimento de um novo caça, após o FX-2, e com base no FX-2. Poderiamos começar produzindo o vencedor do FX2 sob licença. Com isso, teriamos a tecnologia de produção e mais as que serão transferidas.

Durante essa produção, poderiamos ir pesquisando as tecnologias do avião para substituir por tecnologias produzias aqui.

Temos que ter P&D para ter independência. isso é fato!

Flavio
Visitante
Flavio

Acho que o Brasil deveria começar a pesquisa e desenvolvimento de um novo caça, após o FX-2, e com base no FX-2. Poderiamos começar produzindo o vencedor do FX2 sob licença. Com isso, teriamos a tecnologia de produção e mais as que serão transferidas.

Durante essa produção, poderiamos ir pesquisando as tecnologias do avião para substituir por tecnologias produzias aqui.

Temos que ter P&D para ter independência. isso é fato!

Bruno Rocha
Visitante
Bruno Rocha

ÍNDIA: Sim. Se todo avião Delta, monomotor e feio como esse for chamado de plágio do Mirrage e outro aí, então todo FX2seria um plágio. Achei ele bonitinho mas como sempre(vocês não sabem) eu não gosto de deltas. BRASIL: Aos pessimistas e otimistas sobre o projeto FX2. Tenho todos os motivos do mundo para acreditar que o nosso CAÇA NACIONAL não será muito diferente em relação ao Mirrage, Rafale, Gripen e etc. Certo senhor Super Hornet. Acho que até o nosso primeiro brinquedo não irá fugir a dos deltas monomotore. AERODINÂMICA NACIONAL: Afinal, temos que pegar uma estrutura aerodinâmica já… Read more »

Bruno Rocha
Visitante
Bruno Rocha

ÍNDIA: Sim. Se todo avião Delta, monomotor e feio como esse for chamado de plágio do Mirrage e outro aí, então todo FX2seria um plágio. Achei ele bonitinho mas como sempre(vocês não sabem) eu não gosto de deltas. BRASIL: Aos pessimistas e otimistas sobre o projeto FX2. Tenho todos os motivos do mundo para acreditar que o nosso CAÇA NACIONAL não será muito diferente em relação ao Mirrage, Rafale, Gripen e etc. Certo senhor Super Hornet. Acho que até o nosso primeiro brinquedo não irá fugir a dos deltas monomotore. AERODINÂMICA NACIONAL: Afinal, temos que pegar uma estrutura aerodinâmica já… Read more »

Mauricio R.
Visitante
Mauricio R.

“Temos que ter P&D para ter independência. isso é fato!”(2)

Mauricio R.
Visitante
Mauricio R.

“Temos que ter P&D para ter independência. isso é fato!”(2)

Fábio Max
Visitante
Fábio Max

Tivemos uma experiência traumática com o A-1, que chegou a ser chamado F-32, pelo preço unitário, que foi absurdo, até porque a FAB, contingenciada, diminuiu o pedido de 76 para 53 aeronaves.

O HAL é problema parecido para a Índia.

Mesmo assim, desenvolver o próprio caça, agrega tecnologia e capacitação, e o Brasil não deveria furtar-se a isto se quer um dia, entrar para valer no mercado bélico.

Fábio Max
Visitante
Fábio Max

Tivemos uma experiência traumática com o A-1, que chegou a ser chamado F-32, pelo preço unitário, que foi absurdo, até porque a FAB, contingenciada, diminuiu o pedido de 76 para 53 aeronaves.

O HAL é problema parecido para a Índia.

Mesmo assim, desenvolver o próprio caça, agrega tecnologia e capacitação, e o Brasil não deveria furtar-se a isto se quer um dia, entrar para valer no mercado bélico.