a4-veterano-foto-aviacionargentina-net

A Força Aérea Argentina (FAA) comemorou no último dia 10 de agosto o 97º aniversário de sua criação, em cerimônia realizada no Heliporto do Edifício Cóndor, presidida pela ministra da Defesa, Nilda Carré. Presentes também o chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas Argentinas, general brigadeiro Jorge Chevalier, e o comandante da FAA, general brigadeiro Normando Costantino. bleriot-aniv-97-anos-faa

Com um minuto de silêncio, foram lembrados os integrantes falecidos no transcurso desses 97 anos, enquanto faziam uma passagem três A-4R Fightinghawk, acompanhados de um C-130 Hércules. Três civis com mais de 50 anos de trabalho na FAA receberam condecorações. Como parte importante da ceremonia, uma réplica de Bleriot XI, normalmente exposta no Museu Nacional de Aeronáutica foi conduzida em solo em frente ao palanque, acompanhada de jovens com roupas de época. A réplica é da aeronave pilotada pelo pioneiro da aviação argentina, Jorge Newbery.

Também em frente ao palanque, podiam ser vistas em exposição estática duas aeronaves, um jato treinador AT-63 Pampa e um jato de ataque A-4, veterano da campanha das Malvinas.

aniv-97-anos-faa 

FONTE: FAA         FOTOS: aviacionargentina.net (“Kelly OO7”) e FAA

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
brazilwolfpack

Interessante… Diário econômico francês aposta que Brasil comprará aviões de combate da Boeing O jornal econômico francês Les Echos analisa a luta pelo contrato bilionário de venda de 36 modernos aviões de combate ao Brasil. Fonte:Guia Global O jornal econômico francês Les Echos analisa a luta pelo contrato bilionário de venda de 36 modernos aviões de combate ao Brasil. O diário afirma que os rivais da francesa Dassault, que pensava ser a preferida no negócio, contra-atacam. Les Echos faz referência à informação de que a norte-americana Boeing promete transferir tecnologia e investir no Brasil um bilhão e meio de dólares… Read more »

Nunão

Legal, Brazilwolfpack, mas não faltam posts sobre o F-X2 e o Super Hornet para colocar seu comentário, em vez deste, que é sobre os 97 anos da FAA. Não leve a mal, mas creio que faz mais sentido colocar em cada assunto os comentários pertinentes ao mesmo, ainda que algumas matérias acabem sem nenhum, como (imagino) pode ser o caso desta. Enfim, aproveito a ocasião para deixar isso claro a todos… Ao invés de deletar seu comentário, estou deixando-o aqui para que vc possa, se assim desejar, copiá-lo e colá-lo em alguma outra matéria mais adequada – e há várias… Read more »

JC

As forças armadas argentinas dao PENA!

Nunão

Opa, um comentário sobre a FAA! Enfim, estava errado no meu prognóstico! rsrsrs

Giovani

Comemorar o quê? A Força Aérea Argentina, está no fundo do poço, se nós estamos reclamando da demora do reequipamento da FAB, eles devem estar completamente sem esperanças de melhoras. A FAA teve que engolir alguns A-4 Modernizados pelos EUA, quando queriam o F-18, os Mirage III devem usar bengalas ao invés de trem de pouso. Na Cruzex 2008 eles não vieram por faltade verbas ao que tudo indica. o Exercito Argentino Abandonou um Cargueiro G222 em Campo Grande-MS por falta de dinheiro para manutenção. Seus oficiais e Militares devem estar lamentando e vendo que não há nada pra comemorar.… Read more »

Patriota

As forças armadas da Argentina estão em um estado lamentavel

Mauricio R.

Eles podem comemorar que a experiência de combate real deles, é mais atual do que a da FAB.
Tdo bem que foi uma tunda e tanto, mas eles deixaram uma “péssima” impressão nos britânicos, em especial na RN.

Rodrigo Cordeiro

situação do Hermanos não tá boa mesmo…

http://www.alide.com.br/wforum/viewtopic.php?t=151

Deio

Muita penúria nas FFAA argentinas. Eles nada tem de novo. É muita falta de grana.

—> aeronaves desatualizadas baixo nível
Falta de grana —> armamento desatualizado ==>
—> dificuldades no adestramento das equipagens

Fábio Max

É triste ver que uma força no passado tão inovadora (não esqueçamos, que o segundo jato do mundo, o Pulqui, foi argentino e mais que isso, teria uso militar) esteja nessa situação.

É a tal coisa, na Argentina, existe um trauma em relação aos militares, muito, mas muito maior que o que existe no Brasil, por conta dos regimes dos anos 70/80, e isso levou à ignorar as FFAA, sem contar a crise econômica constante naquele país, decorrência dos governos excessivamente paternalistas e demagógicos (Alfonsín, Meném e Kirchnners).

Wolfpack

Exatamente Fábio Max, acredito que ainda existe muito recentimento por parte dos Argentinos e suas forças armadas. Algo que se viu em outros paises no pós Guerra. Os militares têm que conquistar seu espaço e confiança da população primeiro e depois talvez pensar em se reequipar. Pode parecer besteira, mas no Brasil ainda existe um respeito, medo, dos militares por parte do políticos no poder. Medo que algum militar pregue a revolta contra a corrupção, o descaso com a coisa pública, a falta de respeito com o trabalhador, tudo isso que poderia devolver ao poder quem já teve sua chance… Read more »

LeoPaiva

Fábio Max, Concordo contigo, o problema dos argentinos não é só a forte crise financeira que se abateu sobre ele há um tempo atrás, e ainda perdura. Na minha opinião foi criado um “clima ruim”, ou um trauma como você falou, ou até um ressentimento como o Wolfpack falou, contra os militares de lá, não só pela desastrosa guerra das Malvinas, mas por todos os anos de ditadura ferrenha. Talvez alguém de lá possa nos esclarecer melhor. Off topic (rapidinho): Não quero tirar um parafuso do mérito do Pulqui, mas creio que muitos projetos surgiram antes dele, não sei qual… Read more »

Pampa

É triste ver uma FA que foi muito qualificada e q deixou sua marca na Guerra das Malvinas, estar largada às traças. Concordo com os demais, que a sociedade argentina está cobrando um preço alto demais das suas FFAA, pelos anos de ditadura. A guerra foi um erro, mas a FA Argentina foi valorosa e heróica. Espero que nunca cheguemos a este estado de penúria.

Seafire

Deve ter algum erro na informação. A Argentina deve estar comemorando 97 anos DE SUA AVIAÇÃO, não 97 anos da sua Força Aérea. A RAF (a 1ª Força Aérea do MUNDO, realmente criada para operar exclusivamente tal arma, foi criada em 1918!!). Como em 1910 uma nação latino americana, alheia – como as demais – aos desenvovimentos militares NESTE CAMPO, teria tal visão de criar uma arma com destinação a tal invenção recente (na época, claro)? Teve de ocorrer uma Guerra Mundial para que fossem criados e revistos conceitos sobre tal arma. O Reino Unido, repito, foi a primeira nação,… Read more »

Lucas Calabrio

Prezado Giovani
Que queiras ofender a Cristina Kirchner, tudo bem, mas usando termo que ofenda a brasileiro é contraproducente.
O termo em questão é “Mocorongo”.

Segundo o Aurélio
mocorongo

Substantivo masculino.
1.Bras. PA Santareno (q. v.).
2.Bras. ES RJ SP Pop. V. caipira (1).
3.Bras. RJ Mulato quase escuro, mais comum na região serrana. [Cf. macorongo.]

Abraço

Baschera

De qualquer modo… parabéns a FAA.
E um “saludo” a meus amigos argentinos.

Sds.

André Castro

Quais e quantos aviões tem a disposição da FAA ?
A coisa ta feia para eles mesmo ,a FAB teve que enprestar cinco tucanos para eles porque estavam sem avião de treinamento basico ,F-5 que para muitos(com rasão) esta muito obsoleto para os hermanos nesse momento seria um luxo .

Seafire

Correção: onde se lê 1910, leia-se 1912.
É, os argentinos não sabem realmente o que comemoram, o site está completamente enganado quando à informação dada.
SÃO 97 ANOS DE AVIAÇÃO NA ARGENTINA!!!
NÃO 97 ANOS DE FUERZA AREA ARGENTINA!!!

Nunão

Seafire, o seu questionamento vem bem a calhar. Também fiquei intrigado quando li o trecho inicial da matéria da FAA: “En horas del mediodía del lunes 10 de agosto, la Fuerza Aérea Argentina (FAA) celebró los 97 años de su creación con una emotiva ceremonia en el Helipuerto del Edificio Cóndor” Na verdade, é o seguinte: eles consideram a data da criação da “Escuela de Aviación Militar”, a partir da infra-estrutura do Aero Club Argentino, o que se deu em 10 de agosto de 1912, como o marco inicial da FAA. A Aviación Militar tornou-se uma força independente, a FAA,… Read more »

Giovani

Lucas

Voce entendeu o que eu quis dizer.

Esdras

O problema deles não é só a crise financeira deles que já tem mais de 10 anos e sim a situação de rancor da sociedade civil com os militares que fizeram muito mas muitas _______nos tempos que mandavam. isso sim faz a situaçlão atual.
A grande realidade que isso só irá mudar depois que algumas feridas curarem, e isso pode demorar mais de 10 anos.

Esdras

Já ia me esquecendo…..ele ainda vão empurrar o Pampa para a FAB ou MB….

Meirelles

A grande realidade da Argentina(FAA) é que(apesar dos seus méritos), ela numca se recuperou da surra levada em 1982.

Sds.

Robson Br

Meirelles
Concordo em parte com voce.
Quando caiu a ficha da população no final da guerra das Malvinas, o povo que já vinha acumulando rancores contra as FFAA concluiu que todos os investimentos militares não garantiram uma soberania para a Argentina e que os militares estavam mais preparados para lutar contra a população do que um inimigo externo.
Apesar disso, não tiramos os méritos dos combatentes que arriscam as próprias vidas pela pátria. O erro não foi deles e sim dos comandantes.

Fábio Max

Mas no Brasil, a atuação dos militares tem sido muito produtiva em consolidar uma imagem de essencialiade ao país. Basta ver que em todas as catástrofes naturais que afligem o país, os primeiros a chegar ao auxílio são o Exército e a FAB. Mais do que isso, nossos militares estão alheios à arena política, como devem ser mesmo. Quando o clube militar eventualmente divulga uma nota, o faz em nome de seus integrantes, não em nome dos militares, isso é importante. A ferida no Brasil, ainda não cicatrizou, mas caminha para isso. Já na Argentina, a situação é bem diferente,… Read more »

palito

parece que os hermanos estão piores que nos brasileiros!

o Sul tinha que acordar, e começar a fazer projetos conjuntos!

tipo o gripe NG,

CosmeBR

Gripen = SAAB BAE = Suécia – EUA – INGLATERRA. Com certeza os ingleses e americanos iriam vetar.

SERGIOCIN

Deio em 12 ago, 2009 às 20:20

Muita penúria nas FFAA argentinas. Eles nada tem de novo. É muita falta de grana.

Eles tem algo de novo sim, a TINTA!

Infelizmente o orgulho ainda é maior que a ações. Q “los hermanos”, reiniciem vossas caminhadas, mas com um passo de cada vez. São os nossos únicos competidores culturais, o resto ainda são plantadores de banana, para não dizer outra planta.

J.Nascimento

A amioria das Bombas Argentinas acertaram o alvo porem falharam, Se não falham a Argentina não ganharia a gueraa mas o estrago na Real Nav seria grande ( Inf. dos próprios ingleses )

J.Nascimento

seriam ainda maior dq foram. O povo argentino deviam ter orgulho da sua FAA pela atuação na Guerra das Malvinas. Se as batalhas aéreas fossem mais prócimas da costa as vitótias argentina teriam sido maiores. Não esqueçam que os mivimentos argentinos foram monitorados pelos americanos e informados aos ingleses

J.Nascimento

próximas

brazilwolfpack

Interessante… Diário econômico francês aposta que Brasil comprará aviões de combate da Boeing O jornal econômico francês Les Echos analisa a luta pelo contrato bilionário de venda de 36 modernos aviões de combate ao Brasil. Fonte:Guia Global O jornal econômico francês Les Echos analisa a luta pelo contrato bilionário de venda de 36 modernos aviões de combate ao Brasil. O diário afirma que os rivais da francesa Dassault, que pensava ser a preferida no negócio, contra-atacam. Les Echos faz referência à informação de que a norte-americana Boeing promete transferir tecnologia e investir no Brasil um bilhão e meio de dólares… Read more »

Nunão

Legal, Brazilwolfpack, mas não faltam posts sobre o F-X2 e o Super Hornet para colocar seu comentário, em vez deste, que é sobre os 97 anos da FAA. Não leve a mal, mas creio que faz mais sentido colocar em cada assunto os comentários pertinentes ao mesmo, ainda que algumas matérias acabem sem nenhum, como (imagino) pode ser o caso desta. Enfim, aproveito a ocasião para deixar isso claro a todos… Ao invés de deletar seu comentário, estou deixando-o aqui para que vc possa, se assim desejar, copiá-lo e colá-lo em alguma outra matéria mais adequada – e há várias… Read more »

JC

As forças armadas argentinas dao PENA!

Nunão

Opa, um comentário sobre a FAA! Enfim, estava errado no meu prognóstico! rsrsrs

Giovani

Comemorar o quê? A Força Aérea Argentina, está no fundo do poço, se nós estamos reclamando da demora do reequipamento da FAB, eles devem estar completamente sem esperanças de melhoras. A FAA teve que engolir alguns A-4 Modernizados pelos EUA, quando queriam o F-18, os Mirage III devem usar bengalas ao invés de trem de pouso. Na Cruzex 2008 eles não vieram por faltade verbas ao que tudo indica. o Exercito Argentino Abandonou um Cargueiro G222 em Campo Grande-MS por falta de dinheiro para manutenção. Seus oficiais e Militares devem estar lamentando e vendo que não há nada pra comemorar.… Read more »

Patriota

As forças armadas da Argentina estão em um estado lamentavel

Mauricio R.

Eles podem comemorar que a experiência de combate real deles, é mais atual do que a da FAB.
Tdo bem que foi uma tunda e tanto, mas eles deixaram uma “péssima” impressão nos britânicos, em especial na RN.

Rodrigo Cordeiro

situação do Hermanos não tá boa mesmo…

http://www.alide.com.br/wforum/viewtopic.php?t=151

Deio

Muita penúria nas FFAA argentinas. Eles nada tem de novo. É muita falta de grana.

—> aeronaves desatualizadas baixo nível
Falta de grana —> armamento desatualizado ==>
—> dificuldades no adestramento das equipagens

Fábio Max

É triste ver que uma força no passado tão inovadora (não esqueçamos, que o segundo jato do mundo, o Pulqui, foi argentino e mais que isso, teria uso militar) esteja nessa situação.

É a tal coisa, na Argentina, existe um trauma em relação aos militares, muito, mas muito maior que o que existe no Brasil, por conta dos regimes dos anos 70/80, e isso levou à ignorar as FFAA, sem contar a crise econômica constante naquele país, decorrência dos governos excessivamente paternalistas e demagógicos (Alfonsín, Meném e Kirchnners).

Wolfpack

Exatamente Fábio Max, acredito que ainda existe muito recentimento por parte dos Argentinos e suas forças armadas. Algo que se viu em outros paises no pós Guerra. Os militares têm que conquistar seu espaço e confiança da população primeiro e depois talvez pensar em se reequipar. Pode parecer besteira, mas no Brasil ainda existe um respeito, medo, dos militares por parte do políticos no poder. Medo que algum militar pregue a revolta contra a corrupção, o descaso com a coisa pública, a falta de respeito com o trabalhador, tudo isso que poderia devolver ao poder quem já teve sua chance… Read more »

LeoPaiva

Fábio Max, Concordo contigo, o problema dos argentinos não é só a forte crise financeira que se abateu sobre ele há um tempo atrás, e ainda perdura. Na minha opinião foi criado um “clima ruim”, ou um trauma como você falou, ou até um ressentimento como o Wolfpack falou, contra os militares de lá, não só pela desastrosa guerra das Malvinas, mas por todos os anos de ditadura ferrenha. Talvez alguém de lá possa nos esclarecer melhor. Off topic (rapidinho): Não quero tirar um parafuso do mérito do Pulqui, mas creio que muitos projetos surgiram antes dele, não sei qual… Read more »

Pampa

É triste ver uma FA que foi muito qualificada e q deixou sua marca na Guerra das Malvinas, estar largada às traças. Concordo com os demais, que a sociedade argentina está cobrando um preço alto demais das suas FFAA, pelos anos de ditadura. A guerra foi um erro, mas a FA Argentina foi valorosa e heróica. Espero que nunca cheguemos a este estado de penúria.

Seafire

Deve ter algum erro na informação. A Argentina deve estar comemorando 97 anos DE SUA AVIAÇÃO, não 97 anos da sua Força Aérea. A RAF (a 1ª Força Aérea do MUNDO, realmente criada para operar exclusivamente tal arma, foi criada em 1918!!). Como em 1910 uma nação latino americana, alheia – como as demais – aos desenvovimentos militares NESTE CAMPO, teria tal visão de criar uma arma com destinação a tal invenção recente (na época, claro)? Teve de ocorrer uma Guerra Mundial para que fossem criados e revistos conceitos sobre tal arma. O Reino Unido, repito, foi a primeira nação,… Read more »

Lucas Calabrio

Prezado Giovani
Que queiras ofender a Cristina Kirchner, tudo bem, mas usando termo que ofenda a brasileiro é contraproducente.
O termo em questão é “Mocorongo”.

Segundo o Aurélio
mocorongo

Substantivo masculino.
1.Bras. PA Santareno (q. v.).
2.Bras. ES RJ SP Pop. V. caipira (1).
3.Bras. RJ Mulato quase escuro, mais comum na região serrana. [Cf. macorongo.]

Abraço

Baschera

De qualquer modo… parabéns a FAA.
E um “saludo” a meus amigos argentinos.

Sds.

André Castro

Quais e quantos aviões tem a disposição da FAA ?
A coisa ta feia para eles mesmo ,a FAB teve que enprestar cinco tucanos para eles porque estavam sem avião de treinamento basico ,F-5 que para muitos(com rasão) esta muito obsoleto para os hermanos nesse momento seria um luxo .

Seafire

Correção: onde se lê 1910, leia-se 1912.
É, os argentinos não sabem realmente o que comemoram, o site está completamente enganado quando à informação dada.
SÃO 97 ANOS DE AVIAÇÃO NA ARGENTINA!!!
NÃO 97 ANOS DE FUERZA AREA ARGENTINA!!!

Nunão

Seafire, o seu questionamento vem bem a calhar. Também fiquei intrigado quando li o trecho inicial da matéria da FAA: “En horas del mediodía del lunes 10 de agosto, la Fuerza Aérea Argentina (FAA) celebró los 97 años de su creación con una emotiva ceremonia en el Helipuerto del Edificio Cóndor” Na verdade, é o seguinte: eles consideram a data da criação da “Escuela de Aviación Militar”, a partir da infra-estrutura do Aero Club Argentino, o que se deu em 10 de agosto de 1912, como o marco inicial da FAA. A Aviación Militar tornou-se uma força independente, a FAA,… Read more »