gripen-ng

vinheta-exclusivoO Poder Aéreo teve acesso a informações exclusivas sobre o possível desfecho do Programa FX-2.

O  pequeno caça sueco Gripen ainda teria alguma chance no FX-2, apesar do forte lobby americano e francês,  devido aos outros negócios já praticamente fechados entre o Brasil e a França, como a montagem dos helicópteros EC-725 e a compra dos submarinos.

Diante desse cenário, talvez haja espaço para a proposta sueca, que certamente tem o menor preço de aquisição e de operação e se enquadra melhor na atual realidade operacional da FAB.

Há quem diga que não haverá recursos para as aquisições dos caças e dos submarinos simultaneamente, ou seja, uma das compras seria adiada. Por outro lado, nos bastidores, dizem que a prioridade agora seria da FAB e não da MB.

Subscribe
Notify of
guest

685 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato

Diante das denuncias e duvidas em relação ao processo de escolha da MB seria uma boa ela ser adiada. Quanto a FAB , essa acredito que não de mais como esperar.

Goiano

Direi uma coisa que doe meu coração (siceramente)….acho que as duas compras serao adiadas. Alegria de pobre dura pouco. Fui inocente em achar que as coisas estavam mudando…descupem pelo pessimismo.

abs

Mauricio R.

Seria a mesma situação do programa suiço, pela qntidade de grana que se aventa disponível, não há como adquirir 36 F/A-18E/F ou Rafale, então sobra o ac sueco.

Goiano

“”desculpem””

Igo

Renato,

Denúncias?! De quem?! De uma fonte do HDW? Até agora não mostraram nada. Por mim o processo continua como está. Quero ver quando sair a disputa das escoltas, será outra gritaria.

CosmeBR

Sem chance!

storm

As reais chances do Gripen são justificadas justamente pelo fator econômico, é mais barato de adquirir, mais barato de operar e ainda é moderno e confiável, pesa contra não ter uma versão naval. (já que se fala na padronização dos meios)

Agora seria um absurdo o adiamento dessa compra, a FAB precisa a muito tempo deste vetor, não ter como adiar mais, e se a saída for o Gripen NG, então seja bem vindo.

Agora se alguém esta sabendo mais, por favor, passe a informação…

Igo

Essa o Rafale já levou e o contrato será assinado em setembro, adivinha a data. Mas o resultado sai antes, segunda quinzena de agosto. O interessante é o contrato de armas ter ficado separado do contrato da aeronave.

Sds,

Fil

Honestamente, o Rafale é um caça muito substimado, e de todas as opções ( F-18, Rafale e Gripen )é sem dúvida o melhor. Outra coisa, estratégicamente, começo a pensar que a não aquisição do Su-35 até foi inteligente, temos é que analisar a situação de um outro prisma. Segundo consta, o Brasil participa no projecto PAK-FA, e ao gastar dinheiro nele, isso significa que o irá adquirir mais cedo ou mais tarde. Ora, do ponto de vista estratégico, nunca é bom estar dependente de uma única fonte, se o Brasil tivesse a dupla Su-35 e PAK-FA, e por alguma razão… Read more »

kaleu

Felipe Cps,

“Ói nois aqui traveis” !!!!!!!

Abc
Kaleu

matheus

Gosto muito do Gripen NG, seu único problema é a autonomia de vôo, mas sabe-se que lançado a partir de Anápolis pode chagar a qualquer estado do Brasil.
Quanto a preferência para compra dos caças ao invés dos submarinos, tenho minhas duvidas, pois ambos estão previsto na Estratégia Nacional de Defesa, mas isso pode mostrar que a Marinha está começando ficar em duvida quanto ao custo-benefício, podendo até abrir concorrência. Quem sabe o que se passa na cabeça dos nossos militares e políticos?

kaleu

I´m “Fil” good !!!!

OS – Russos – Tão – Fora – Do – FX-2 !!!! – “”capiche”” mano …

Abc
Kaleu

Fil

Para Kaleu.

Leia novamente o que eu escrevi, CUIDADOSAMENTE.

O PAK-FA NÃO ESTÁ NO FX2.

O que eu afirmo é que a retirado do Su-35 do FX2 para uma posterior operação de uma frota combinada de Rafale e PAK-FA foi benéfica.

“Capiche”?

Sonic Wings

Srs. vou dar muita risada se isso acontecer! Vai ter muito “garganta profunda” decepicionado.

E vamu que vamu de GRIPEN a “melhor escolha para o Brasil”

Abs

Sonic Wings

Srs. vou dar muita risada se isso acontecer! Vai ter muito “garganta profunda” decepcionado.

E vamu que vamu de GRIPEN a “melhor escolha para o Brasil”

Abs

gaspar

ouvi dizer que o FX2 sera substituido por 60 unidades do planador GURI… he he he
esse decisao ai ficar pro proximo governo, e assim por diante…

quanto a autinomia do Gripen, o Brasil nao ira atacar ninguem, e que quiser atacar o Brasil, tera de atravessa-lo primeiramente,e ai os Gripen terao superioridade… o polo financeiro e industrial esta na costa leste do Brasil… e os nosso potencias inimigos estao a uns 3 ou 4 mil Km de distancias dos nossos polos…

Marcelo Tadeu

Não acredito nesta história de “ou os subs ou os caças?” O financiamento é externo e longo, além dos contratos de offset, é aquele negócio, quanto mais perto do final, mais boatos surgem para tentar desestabilizar. RAFALE sempre!!! Na FAB e na MB!!!

sds

Tomcat

Isso tá me cheirando a mesma historinha do 7 de setembro do ano passado, lembram? Nos meses de julho e agosto de 2008, nos comentários só se lia “Quando Setembro chegar…” Na primeira semana de 09/2008, a esperança e aflição dominavam a todos. No dia 08/09/2008, foi anunciado que ainda não era a hora da escolha. Imediatamente começou a gritaria e o choro aqui no blog. Senhores, para que não nos decepcionemos, recomendo não manter grandes esperanças. O F-X “N”, na hora do “vamuvê” já fez água uma vez e os vazamentos já começaram. Torço para que dê certo e… Read more »

gustavo

não sei da onde o cara ali tiro que o Brasil ta no PAK-FA, pelo que eu saiba os russos ofereceram parceria mas os Brasil nem se quer se pronunciou!

vladbaltazar

Acredito ser a escolha mais acertada para o Brasil, pois o avião te baixo custo operacional. Se comprarmos aproximadamente de ínicio uns 30 caças e distribui-los pelo país, o mesmo estaria bem protegido. No momento nos interessam é o valor (custo) para mantermos esses aviões nos céus.

Hornet

Acho que nada será adiado. Tudo segue conforme foi anunciado. Até porque as ações feitas até agora são mais concretas que as especulações dos jornais. O Jobim esteve na França recentemente (duas semanas atrás) acertando os últimos detalhes do contrato e do finaciamento dos Submarinos e dos helis. E o contrato será assinado agora em setembro, com a vinda da Carla Bruni. Não li e nem vi em lugar nenhum o governo desmentir tal coisa. Ao contrário, está sempre reafirmando isso. O mesmo vale para o FX2. O resultado sai agora em agosto. E isso foi reafirmado pelo governo e… Read more »

Baschera

Ai, ai, ai, ai….. será ?? Galante, A fonte é confiável?? Que eu saiba o preço do Gripen não é mesmo do F/A-18E/F (Flay-away) em torno dos Us$ 50 milhões. No entanto, o F/A-18 ser vier, virá via FMS, então o seu preço unitário pode ainda ser menor. O Gripen NÃO existe, é um projeto. E como projeto tem seu custo indefinido. NÃO é possivel afirmar que seu custo derá menor que o dos demais. Se a FAB comprar o Gripen será somente a FAB. Até a Tailândia desistiu recentemente dos Gripen C/D encomendados e vai modernizar 15 velhos F-5… Read more »

Jonas Rafael

Eu já acho qeu o Super Hornet é que é zebra nesse jogo. Acho que dessa vez falaram séro quanto a transferência de tecnologia e isso tira os americanos da parada…

Harry

Caros, guerra de midia dos franceses, faz parecer que os suecos estão apaticos, os suecos transfere tecnologia desde o (primeiro) FX ai os franceses entram com rafale depois os suecos entram com 50% de produção no Brasil os franceses resolvem anuncia que transferem 100% de tecnologia pergunto para que? produzir Rafale no Brasil? não para ser engaveto, quem conhece este pais sabe bem. Gripen é participação no desenvolvimento, aquisição de tecnologia, aplicação da mesma na produção, por enquanto, de 50% e quanto a dependencia de partes americanas estes podem e devem ser substituida. Se o Gripen é bom por que… Read more »

Hornet

essa questão do preço do caça é tão relativo que não dá pra afirmar nada a respeito disso. Depende de tanta coisa. Depende, no caso do FX2, principalmente, de quem vai financiar. E como será feito este financiamento. Se um país X consegue oferecer, por exemplo, uma taxa de juros mais baixa que o país Y, o caça do país X sai mais barato no final de 10 ou 20 anos (depende do prazo do finaciamento). Mesmo que teoricamente ele (o caça do país X) seja nominalmente mais caro na vitrine da loja. Depende da configuração do caça. Depende do… Read more »

Thiago

Desculpa, mas gostaria de saber qual a fonte de quem anda dizendo que o Brasil irá participar do programa PAK-FA?
Isso me parece mais um desejo pessoal desvairado do que realidade.
Gostaria de que alguem que tenha informação confiável sobre o assunto se pronuncie para esclarecer esse tópico.

Paulo Renato

Na minha opinião se o nosso orçamento for mas viável ficar com os Gripen NG que seja.
Se for escolhido os Rafales não vão passar de 36 caças se chegar a essa soma. Que seja 150 Gripen NG.
O Rafale não foi negociado ainda com nação alguma, então não temos garantia ao meu ver de algo promisso para esse vetor.

Ainda em relação ao Gripen NG, ele é uma evolução do Gripen C/D, onde tem sua capacidade de combustivel aumentada.

Que venha os Grifos….

Abs.

Julio

Caros colegas, só falta dinheiro para a defesa, saude e educação. Hoje o presidente Lula sancionou o Decreto aumentando o valor do bolsa familia…Espero que haja um pouco de bom senso dos politicos, que pressionem e obriguem o Presidente levar adiante os projetos militares. Particularmente acho que os submarinos e os aviões da FAB virão, talvez em ritmo lento quase parando, mas virão…lembrem que há muito dinheiro por tras, não é a toa que a Odebrecht está no jogo.

Edmar

Caros Amigos.: Essa final do FX2 está pegando fogo!!! Hoje já é dia 31 de julho de 2009 e dentro de uns 15 a 20 dias sai o resultado e quem será o real vencedor. Eu particularmente estou torcendo para o “Dassault Rafale F-3, mas vamos analisar mais uma vez algumas caracteristicas destes aviões: “Dassault Rafale F-3″……..Velocidade Máxima: 2124Km + ou -. ……………………….Gasto por hora voo: Varia de U$$10mil a U$$12mil a hora + ou -. …………………………….Raio de ação: 1055Km + ou -. ………………………Carga de Armamentos: 8000Kg + ou -. FICHA TÉCNICA DE DESEMPENHO Velocidade de cruzeiro: mach 1 Velocidade… Read more »

Cor Tau
Tiago Jeronimo

Espero que a escolha fique com o Super Hornet.

Lucas Calabrio

Prezado Hornet Creio que vou elevar a aposta no Rafale para 85% Gripen NG 10% e F-18 SH 5%. Explico Não sei se leste a reportagem da Eliane Cantanhêde (seria interessante o blog postar o artigo)e nele ela comenta sobre o veto do Equador referente a renovação da base americana e em função disso a Colombia está recebendo 3 bases sob a alegação de combate ao narcotráfico e farc. Creio com isso (assim como os russos) deram um belo tiro nos pés a própria Espanha engrossou o coro junto com a Venezuela e do Brasil contra a ampliação das base… Read more »

Edmar

Caros Amigos.: Essa final do FX2 está pegando fogo!!! Hoje já é dia 31 de julho de 2009 e dentro de uns 15 a 20 dias sai o resultado e quem será o real vencedor. Eu particularmente estou torcendo para o “Dassault Rafale F-3, mas vamos analisar mais uma vez algumas caracteristicas destes aviões: “Dassault Rafale F-3″……..Velocidade Máxima: 2124Km + ou -. ……………………….Gasto por hora voo: Varia de U$$10mil a U$$12mil a hora + ou -. …………………………….Raio de ação: 1850Km + ou -. ………………………Carga de Armamentos: 8000Kg + ou -. FICHA TÉCNICA DE DESEMPENHO Velocidade de cruzeiro: mach 1 Velocidade… Read more »

Edmar

Caros Amigos.:

“Dassault Rafale F-3” a melhor opção para o FX2.

Abraços.

Lucas Calabrio

Prezado Tiago Jeronimo
Eu pensaria melhor na tua escolha pois envolve outros fatores.
sds

Cor Tau

Era uma casa muito engraçada

Não tinha teto, não tinha nada

Ninguém podia entrar nela, não

Porque na casa não tinha chão

Ninguém podia dormir na rede

Porque na casa não tinha parede

Ninguém podia fazer pipi

Porque penico não tinha ali

Mas era feita com muito esmero

na rua dos bobos numero zero……………

Adler Medrado

Eu li numa revista força aérea ( não me lembro se é a mais recente, acho que sim ) uma entrevista com o responsável da Saab na participação da concorrência da FAB. Segundo ele, a transferência de tecnologia seria total ficando o Brasil (com a Embraer) como sócio do projeto. Levando em conta que ele disse que a Embraer teria acesso irrestrito ao projeto, sendo dona em sociedade com a Saab eu acho que o Gripen seria jogo pois a transferência de tecnologia seria total. Ele disse que também que a proposta da Saab sendo a vencedora do processo de… Read more »

Adler Medrado

Acabei de confirmar, a edição da revista força aérea que tem a entrevista é a atual, Edição N°58.

[]s

adler

Sonic Wings

Adler,

Penso que esta sociedade se dê às novas concorrências do Gripen, quando for também oferecida tecnologia nacional.

Abs

Noel

“Depende, no caso do FX2, principalmente, de quem vai financiar. E como será feito este financiamento.” Hornet, esse é o X da questão pro SH, a forma como ele poderá ser adquirido, ou melhor, financiado, é que terá um peso enorme quanto a escolha do vencedor. Postei o texto abaixo, quando da viagem do Min Jobim à Washington DC, em Maio. Resta saber o resultado, logicamente secreto, da missão do Min. com comitiva da Secretatia de Finanças da Aeronáutica. Eis novamente, as duas formas que os americanos se utilizam prá vender e/ou financiar seus produtos bélicos. “Observação: existem duas formas… Read more »

kaleu

Amigo Hornet,

não se trata de ““imprensa” sabotadora” … é so uma informação que sabe-se lá de que fonte, porém, chegou ao conhecimento do pessoal do blog e foi postado para ser discutido … acredito que esse seja o objetivo …

Tbm não gostaria que “melasse” os Subs e SubNuc, contudo acho bem estranha uma opção pelo mais caro em TUDO (aquizição, manutenção e hora vôo), queremos independência sim … porém não a qualquer preço ! … temos que viver nossa realidade …

abração amigo
Kaleu

Hornet

Oi Kaleu,

a imprensa sabotadora a que me refiro tem nome…atende por Folha de SP e o Globo.

estava me referindo ás últimas reportagens destes dois jornais…reportagens é modo de dizer….

E isso já foi devidamente discutido aqui no blog, ou melhor, no Naval…é só procurar por lá.

E foi também devidamente respondido pela MB.

abração

Sonic Wings

Srs. será que com esta correria toda nos bastidores, tivemos uma segunda proposta alemã para os subs? Com transferencia de tecno? E desenvolvimento de casco nuclear padrao, mesmo não possuindo tal equipamento, não podemos ignorar a capacidade alema neste caso.

Hornet

Lucas,

ok. Pode ser uma percentagem também…

mas acho que o Super Hornet deve ter um pouco mais de chances que 5%…devido ao que o amigo Noel escreveu acima.

mas vai saber…

De qualquer modo, seja a percentagem que for, trata-se apenas de especulações nossas…logo saberemos quem será o 100%.

abração

Adler Medrado

Sonic Wings, de acordo com a entrevista, as concorrências já existentes terão sim a participação da embraer. É que minha revista não está aqui perto de mim agora para eu colocar o trecho da entrevista mas pelo que entendi está bem explicita esta participação.

abraços.

tomas

Caro Lucas Calabrio. Quanto às bases americanas na Colômbia sob a alegação de combate ao narcotráfico e às Farc, a Espanha pode engrossar o quanto quiser que não tem moral algum tendo em vista que existem 2 base dos EUA em seu território além de uma inglesa em Gibraltar. Para o sr. Zapatero, primeiro ministro da Espanha, e o seu ministro de relações exteriores sr. Moratinos (que esteve nesta semana no Brasil) fazerem coro junto com a Venezuela é apenas jogo de retórica para fingir apoio de um esquerdista de meia pataca espanhol a um neo esquerdista bolivariano, diante do… Read more »

Wolfpack

Pessoal, se o FX2 está sendo direcionado para uma decisão financeira e não tecnológica, o melhor é acabar com ele, pois não desejamos mais um vetor remendo na FAB. Comparo o Gripen NG ao Mirage 2000BR, ao F16 Block60. Se esta é a proposta que a FAB deseja para um vetor multirole que detenha a superioridade aérea em nossa região, acredito que estamos traçando um caminho errado. Custo por custo, seja de manutenção, operação e aquisição, é melhor compra de prateleira. O F18E/F é cada vez mais distante da FAB. As notícias dos jornais ed hoje dão conta que o… Read more »

Adler Medrado

O que o wolfpack falou faz sentido.

Adler Medrado

Opa… faz sentido pra mim no que diz respeito à estratégia de compra do equipamento francês. No que diz respeito ao Gripen ser do mesmo nível que Mirage 2000 eu já não concordo.

Hornet

Noel, exatamente. O Jobim foi várias vezes para os EUA, negociar o FX2. Mas não sabemos o que exatamente ele negociou por lá… É engraçado, as especulações, as “informações secretas” de “bastidores”, nunca apresentam (“vazam”) nada que realmente seria importante para o público que acompanha o FX2 poder realmente se informar e ter embasamento nas suas escolhas pessoais. por exemplo: como foi a discussão do Jobim com os americanos? Ou como foi a discussão com os franceses? O Jobim teve algum encontro, recentemente, com representantes do governo suéco? Se teve, o que foi discutido? Quais as propostas reais dos 3… Read more »