Brasil corre risco de perder oportunidade na área espacial, alerta Jobim

84

orion-lancado-de-alcantara-foto-tribuna-do-norteO Brasil corre o risco de perder uma excelente oportunidade de se tornar um grande centro lançador de satélites, caso se confirme a redução para apenas 8713 hectares da área destinada ao Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, com o objetivo de garantir maior extensão de terras a remanescentes de quilombolas. O alerta foi feito nesta quarta-feira (1º) pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, durante audiência pública realizada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Durante a audiência, o ministro lembrou que a Base de Alcântara possui a melhor localização do planeta, por causa de sua proximidade com a linha do Equador – o que torna mais baratos os lançamentos de satélites. A área destinada ao centro em 1983 foi de 62 mil hectares. A partir de um relatório antropológico a respeito dos quilombolas residentes na região, observou, o espaço foi reduzido para 8713 hectares.

O Ministério da Defesa, segundo informou o ministro, está propondo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a incorporação de outros 11.287 hectares ao centro de lançamento, deixando 66.713 hectares para 1800 quilombolas. Com isso, poderiam ser instaladas no centro até 15 bases de lançamento – em lugar das três a serem erguidas caso a área permaneça restrita aos atuais 8713 hectares.

– Não podemos perder a oportunidade de expansão, pois estaríamos jogando pela janela o melhor ponto do mundo para lançamento de foguetes – advertiu Jobim.

O risco de redução das atividades da base de Alcântara foi um dos temas que levaram os senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Augusto Botelho (PT-RR) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) a apresentarem requerimento de realização da audiência pública. Os dois últimos são provenientes de Roraima, onde recentemente foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal uma grande reserva indígena próxima à fronteira, os dois manifestaram preocupação de que a base tenha de deixar o local, como produtores de arroz foram levados a sair da reserva indígena.

– Sem perder de vista os direitos dos quilombolas, o projeto de nação está acima das etnias – afirmou Mozarildo.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) citou reportagem recentemente publicada pela revista Rolling Stone, a respeito da região de Alcântara, ao defender a busca de uma solução negociada com os quilombolas, que teriam deixado de confiar no governo em virtude do não cumprimento de promessas feitas a eles no início do processo de implantação da base. O ministro concordou com a necessidade de se buscar uma solução negociada. Ele disse que não pretendia debater o tema sob o ponto de vista ideológico, mas admitiu a possibilidade de o centro de lançamentos atingir interesses internacionais.

– É evidente que a alguém não interessa que o Brasil seja a maior base mundial de lançamentos de foguetes. Não vamos ser ingênuos – disse Jobim.

Ainda durante a audiência, o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) perguntou quando seria concluído o processo de escolha do fornecedor dos novos aviões que equiparão a Força Aérea Brasileira. Segundo o ministro, a análise técnica será concluída em agosto e, depois disso, começará uma análise política da questão. Nessa etapa, informou, será levada em conta a proposta de transferência de tecnologia para a industria nacional de defesa.

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) elogiou a atuação da Marinha e da Aeronáutica na busca dos destroços do avião da Air France que caiu sobre o Oceano Atlântico, no mês passado. Por sua vez, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) pediu que sejam repassados à Marinha os royalties sobre a produção de petróleo pagos pela Petrobras e retidos pelo Ministério da Fazenda.

FONTE: Agência Senado, via Notimp / FOTO (foguete Orion sendo lançado de Alcântara): Tribuna do Norte

Subscribe
Notify of
guest

84 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Comandante Melk

Senhores

isso é uma vergonha, onde já se viu acontecer uma coisa dessa, já deveriam ter resolvido isso tudo alocando toda essa gente em outro local com a devida indenizacao caso a caso…

Isto tudo parece samba do crioulo-doido…

jptmartini

essas reservas so atrapalham o desenvolvimento do pais, como que pode uma quilombola impedir o desenvolvimento tecnologico do pais, eu sempre achei essa politica ridicula, aqui na regiao tem uma aldeia onde o paje ja desmatou ela toda e vendeu a madeira, agora anda de dodge ram e tem ate alguns dentes de ouro! O slogan deveria ser “Brasil um pais de poucos”.

jptmartini

São 1800 impedindo o avanço de quase 200 milhoes!

Parace até piadinha do João Kleber!

Patriota

Um dos maiores problemas do Brasil é esta politicagem

adlermedrado

malditos quilombolas.

adlermedrado

Desculpem-me, minha piada foi de mal gosto. De qualquer forma acho que a maneira a qual estão lidando com isso é completamente equivocada.

Zorannn

Eu assisti a essa audiência ao vivo ontem na TV Senado. E a cada dia fico mais seguro de que temos um grande Ministro da Defesa. Acredito que sua proposta de aumento da área do CLA será aumentada em mais 11000 ha. Mas oque mais me chamou a atenção foi sua ênfase sobre qual seria o fator principal na escolha de novos fornecedores para nossas Forças Armadas. Ele chegou a citar, mais de uma vez, que “o preço de novos equipamentos não é problema”, mas a transferência de tecnologia que proporcionaria nossa independência seria sempre o fator determinante na escolha… Read more »

CADU

Vamos torcer para que tudo dê certo, amém.
Saudações a todos.

Angelo Nicolaci

Amigos eu acho que devemos fazer manifestação de apoio a nosso ministro Jobim, pois é um absurdo reduzir uma area de 62 mil hectares para 8 mil e dar 66 mil hectares para 1.800 pessoas que se dizem quilombolas, olha sei que temos de respeitar a história deles, mas é um absurdo e até uma falta de respeito com nossa nação dar tantas terras pra tão poucos atrasando nosso desenvolvimento, enquanto milhares se acomodam em cubiculos de as vezes 10 metros quadrados nos centros urbanos para garantir que o nosso Brasil funcione e o governo de dinheiro pra esses quilombolas… Read more »

X-nobe

Bom se fala muito de racismo e fascismo apenas como o ódio a outras raças, mas não se considera outras formas de racismo. Existe o racismo ativo e passivo; o racismo ativo é aquele que todos conhecem, o do ódio a outras raças, e o racismo passivo é aquele que não existe necessariamente um ódio a outras raças propriamente dito, mais ainda sim coloca a outra raça em um estado de inferioridade. Como aquele filme que passou outro dia no SBT, “Um Tira Sem Vergonha “, em que o personagem principal um tira negro que tem um relacionamento com duas… Read more »

Alecsander

Eu também assistir a materia na TV Senado, e concordo com o colega X-nobe em relação as propriedades e terras, tem que se apoiar o cidadão como um conjunto da nação e não como uma classe distinta da nação, não se pode criar igualdade social pré-estabelecendo uma determinada classe social diguina de pena. A iqualdade social tem que ser por direitos e deveres iguais e não por favorecimento. As politicas do Brasil deve ser dirigidas para o Brasil e todos os seus cidadãos. É como no caso da vara e do peixe, se coloca duas pessoas cada uma em uma… Read more »

Edmar

Caros Amigos.:

Isso não pode acontecer!!!

O Brasil tem tanta terra, e os caras, querem terra justo lá? Acho que o Governo e o Ministério Publico não deveriam deixar aqueles “Quilombolas” se apropriarem daquelas terras, pois, aquelas terras é um interesse do Brasil.

Abraço a todos.

Marcelo Tadeu

Não sou contra os Quilombolas, acho que eles já estávam na região ha mais tempo, mais, ceder 62.000 ha para 1800 pessoas deixa claro que é pressão externa destas ONGs financiadas pelos países que não querem esta concorrência do Brasil.

Espero que resolvamos logo esta situação, pois, estamos perdendo o “bonde” da história.

Por que não criam uma política de ajuda ao povo através de royalties pelo uso da Base, etc, para melhorias na habitação, educação e saúde de seus descendentes?

sds

Harry

Depois da decisão STF quando criaram a Reserva de Raposa Serra do Sol, dúvido que eles demonstrem setimento patriótico com relação a decisão a Alcântara. Terra é terra, não existem outras áreas disponiveis? a culpa é dos quilombolas, ou de quem toma decisões e para esconder as trapaldas(tou sendo bonzinho) vão entregando o país.

publicada pela revista Rolling Stone, a respeito da região de Alcântara, ao defender a busca de uma solução negociada com os quilombolas.

Esta revista é inglesa?? tou entendendo.

André Castro

Só para comparar ,a Coreia do Sul vai lançar seu primeiro veiculo lançador de satélite agora em julho ,o Brasil fez a primeira tentativa em 1997 ,a diferença é que o programa VLS do Brasil começou em 1979 só depois de 18 anos que o foi feito o teste ,já na Coreia o programa KSLV-1(Korea Space Launch Vehicle-1) começou em 2002 um projeto mais complexo que o VLS ,mas depois de 7 anos já vai ser testado .Mais a maior diferença mesmo sem duvidas é a vontade política dos dois países. VLS (Brasil) -50 toneladas , 1 metro de diâmetro… Read more »

Harry

ao ler trapaldas, digo, trapalhadas, grato

José Luiz Dal Pont

Lastimo ver que 1.800 individuos semi-analfabetos, tenham precedencia sobre 180 milhões de cidadãos de um País que pretende ser uma grande Nação. Enquanto o individual se sobrepor ao coletivo no Brasil, teremos isto: Grupelhos sendo manipulados por interesses se sabe lá de quem! A quem interessa isto tudo? Um bom amigo meu diz sempre: Em termos de Nação, questões de interesse nacional, muitas vezes tem que ser resolvidas na bala! O tempo depois absolve e esclarece. Saudações

Cor Tau

Corrigido: “isso é uma vergonha, onde já se viu acontecer uma coisa dessa, já deveriam ter resolvido isso tudo alocando toda essa gente em outro local com a devida indenizacao caso a caso… Isto tudo parece samba do crioulo-doido…” Melk…Faço de suas palavras as minhas….Palavra por palavra…É um absurdo…Uma comedia…Realmente este é o pais do carnaval..Tudo é carnaval….Tudo acaba em carnaval nesse pais…Os direitos dos quilombolas devem ser respeitados assim como os direitos deste pais de se desenvolver…..Mas neste pais nada é levado a serio…Ninguem se leva a serio…Ninguem se respeita e se valoriza…Ninguem respeita e valoriza os outros…Sabe porque?!… Read more »

Primo

Bom dia a todos. Isso é muito vergonhoso, e vermos as coisas indo para o ralo e não podermos fazer nada (votar ou deixar de votar em alguém modifica algo ou não?), mas independente de todos os propalados direitos democratas e representativos que (dizem que) temos eu me sinto um ser impotente diante disso tudo e isso me deixa muito frustado. Se ao menos essa maldita capital do Brasil fosse aqui no Rio eu estaria na porta desse congresso de vagabundos todo dia fazendo meu protesto, mas ela foi para o meio do nada (tomara que JK e o autor… Read more »

Cor Tau

Preferem prostituir este pais e se prostituírem em vez de querer e buscar o melhor para esse pais e para si mesmos….Como um todo….Como uma unidade…Como uma civilização…Como cultura….Como etnia…Mas….Preferem se vender….Se desrespeitarem….A respeitarem a si mesmos e a esse pais………Ser capaz de respeito é hoje em dia quase tão raro como ser digno de respeito……Os homens não têm muito respeito pelos outros porque têm pouco por sí próprios…………Sempre é mais valioso ter o respeito que a admiração das pessoas………Auto respeito é o fruto da disciplina…..O senso de dignidade cresce com a capacidade de dizer para si ………Não…………………

Noel

Os senhores não devem se esquecer que a “Lei de Gerson”, infelizmente é brasileira, e não criada por ONG’s estrangeiras. Observem, que em muitas das nossas metrópolis existem pessoas ou grupos que querem, e aplicam, essa máxima. Vou dar um exemplo: em Brasília um pequeno grupo de índios, resolveu se esconder, prá mendigar pela cidade, em uma região de cerrado encravada no meio da área urbana da cidade, essa área já estava prevista para expansão, pelo seu Plano Diretor; ao saberem disso, esses pseudos “índios”, e mais uns vagabundos, resolveram requerer ao Governo do Distrito Federal, um valor absurdo como… Read more »

Harry

Cara, com respeito, mas essa da capital voltar para o Rio, é hilário,he,he,he,he,

Lucas Calabrio

Olá Sou eng. agronomo e acho ridiculo darem 34 ha para cada individuo haja vista que nao tem maquinario e alem do que a maioria das terras nao sao agricultaveis e para se ter uma ideisa sao mais ou menos 33 campos de futebol pra cada um trabalhar portanto é humanamente impossivel e vale salientar que o correto deveria ser contado por familia e nao individuos e digo que seria muito melhor o governo desse no maximo 3000ha mas com suporte tecnologico de produção semi-intensiva com gado leiteiro (bovino e caprino) e preparo de forrageiras adubadas (organico e mineral)alem de… Read more »

Lucas Calabrio

ideia

ivan

Tá um gracinha nossa Pátria Querida, nas áreas indígenas, por intromissão das ONGS , LATIFUNDIÁRIOS ESTRANGEIROS E INTERESSES INTERNACIONAIS, nós teremos que recorrer como podemos dizer um adendo para Nossa Forças Armadas e Policia Federal, entrar no território que seria nacional, agora vem terras Kilombolas atravacando o ponto primordial de nossa Base de lançamento, só falta o crime organizado das grandes cidades autorizar nossas Forças Armadas e Policia Federal a circular em seus domínios. Então o que é território Nacional?

KaTapulta

Oque os quilombolas vão fazer com tanta terra???
R; NADA!!!!!!!
Que vergonha….destina logo 60.000 para a area de lançamento e esqueçe o resto!!!!

Lucas Calabrio

So para se ter uma ideia(3000ha = 30 km2) so seria 30km2 com uma densidade demografica de 60 pessoas/km2.
Se forem os 66.713ha (66,7km2)cai pra 26,98 ou seja quase 27hab/km2
um absurdo

Lucas Calabrio

desculpem serao 667km2 2,698 hab/km2

Lucas Calabrio

pergunto se os indios americanos solicitassem suas terras de volta de nova yorque ou da area da nasa eles devolveriam?

Lucas Calabrio

direitos é so nos paises vizinho e quando isso acontece é qdo nao compromete o destino da nação

Cantarelli

Se fosse no tempo da ditadura esses quilombolas ja teriam levado uma surra daquelas ja estariam fora.

Pegasus

Para crescer civilizadamente o país tem que observar o direito de seus cidadãos…mas quando isso tem um minimo de fundamento, parar e prejucar um programa espacial inteiro para alguns plantar mandioca, ora…duvido que não tenha uma ONG escabrosa por tras disso financiada por alguem do estrangeiro, afinal, não é de hoje que se suspeita que nossa base tem recebido sabotagens.

Harry

Ministro Jorge Armando Félix, chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, foi chamado por Lula para avaliar a situação da reivindicação dos índios por mais terra em Mato Grosso do Sul.
Depois da decisão do STF com Raposa da Serra do Sol
Quero ver agora quem segura essa festa do boi.
É muito dinheiro, rolando.

Alecsander

Já vi isso acontecer no México que tinha uma das maiores reservas petrolíferas do mundo, os mexicanos vendiam o bário de petróleo a US$2,00 para os E.U.A durante um determinado período do século XX, e hoje não tem mais petróleo para seu futuro e desenvolvimento. E é mais o menos isso que esta acontecendo com o Brasil, nos estamos gastando todos nossos recursos minerais, naturais e territoriais para beneficiar um determinado grupo social (antes de privilegiados agora de excluídos) sem considerar a nação como um todo. Temos o péssimo abito de querer resolver da maneira mais facio sem considerar os… Read more »

Pegasus

Para mim, direito a reserva tem os indios que vivem como indios,se tem antena parabolica, usam roupas industrializada, são educados em nossas escolas,…ja são civilizados, portanto perdem esse direito louco que estão dando, o Brasil é dos Brasileiros e se querem viver caçando e colhendo, eu os apoio, mas se querem fazer comercio como varios ja fazem..pode parar. O governo do Brasil é soberano, mas passivamente esta deixando dividir suas terras que depois serão exploradas por empresas estrangeiras com a benção do governo e como alertaram os irmão Villas Boas, eles estão sendo educados la fora para no futuro, que… Read more »

Alecsander

O autor e compositor Lobão disse certa vês que graças aos avanços da ciência o cara de classe media vive melhor que os Faraós do Egito na antiguidade. E isso é verdade, país que não da importância a seu desenvolvimento ele fica eternamente subdesenvolvido

Rodrigo Marques

Basta pagar a indenização adequada, respeitando o direito dos quilombolas.

gil

Depois de “sentir” pra onde o vento está batendo, eu diria…estamos andando, ainda que com o risco de não conseguir chegar….mas estamos andando…ha uns três anos atrás estávamos parados….depois daquela incrível(?1?!!)explosão do VLS…Agora o debate e o reconhecimento de onde estamos e da nossa “imensa demanda” de adquirir o “Launch Capability”….quem está dizendo isso não é qualquer zébedeu…é o Nelson Jobim…o cara só faltou dizer que existe uma “verdadeira conspiração” de interesses internacionais para que não atinjamos a nossa meta…ocorre que o “Launch Capability” é meta do END, porque precisamos dela para ter satélites militares no espaço sem depender de… Read more »

adlermedrado

Poderiamos elaborar uma especie de carta e enviarmos todos aos deputados e senadores em forma de protesto.
Poderiamos tambem criar um abaixo assinado ‘virtual’ que é assinado pela internet e depois enviarmos para os ditos cujos acima.

Costumo participar das ‘petitions online’ de um site chamado “De Olho Na Mídia” quem quiser ver como é acessem lá.

Como diz o sepultura na música Ratamahata: “Vamos detonar essa porra”.

adlermedrado

O link para o de olho na midia é: http://www.deolhonamidia.org.br/

adlermedrado

E para fazer o abaixo assinado online é aqui o link: http://www.ipetitions.com/start-petition/

Jose Neto

Apenas uma pequena correção: a foto publicada do foguete Órion parece ser do lançamento em 28 de novembro de 2008 no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno CLBI e Natal na operação Operação Parelhas.

Comandante Melk

Senhores

isso é uma vergonha, onde já se viu acontecer uma coisa dessa, já deveriam ter resolvido isso tudo alocando toda essa gente em outro local com a devida indenizacao caso a caso…

Isto tudo parece samba do crioulo-doido…

jptmartini

essas reservas so atrapalham o desenvolvimento do pais, como que pode uma quilombola impedir o desenvolvimento tecnologico do pais, eu sempre achei essa politica ridicula, aqui na regiao tem uma aldeia onde o paje ja desmatou ela toda e vendeu a madeira, agora anda de dodge ram e tem ate alguns dentes de ouro! O slogan deveria ser “Brasil um pais de poucos”.

jptmartini

São 1800 impedindo o avanço de quase 200 milhoes!

Parace até piadinha do João Kleber!

Patriota

Um dos maiores problemas do Brasil é esta politicagem

adlermedrado

malditos quilombolas.

adlermedrado

Desculpem-me, minha piada foi de mal gosto. De qualquer forma acho que a maneira a qual estão lidando com isso é completamente equivocada.

Zorannn

Eu assisti a essa audiência ao vivo ontem na TV Senado. E a cada dia fico mais seguro de que temos um grande Ministro da Defesa. Acredito que sua proposta de aumento da área do CLA será aumentada em mais 11000 ha. Mas oque mais me chamou a atenção foi sua ênfase sobre qual seria o fator principal na escolha de novos fornecedores para nossas Forças Armadas. Ele chegou a citar, mais de uma vez, que “o preço de novos equipamentos não é problema”, mas a transferência de tecnologia que proporcionaria nossa independência seria sempre o fator determinante na escolha… Read more »

CADU

Vamos torcer para que tudo dê certo, amém.
Saudações a todos.