Eleitores terão a palavra final na aquisição de novos caças pela Suíça

68

swiss-f-5e

Uma organização pacifista obrigou uma votação nacional para pedir  moratória de dez anos na aquisição de caças pela Suíça.

O grupo, Switzerland without an Army, entregou 107.000 assinaturas às autoridades federais na última segunda-feira. De acordo com o sistema suíço de democracia direta, qualquer pessoa ou grupo pode propor nova legislação recolhendo 100.000 assinaturas de eleitores.

Ativistas, incluindo os social-democratas de centro-esquerda, argumentam que a aquisição de novos aviões para substituir os 54 caças F-5 Tiger II não faz sentido e é muito caro.

Eles acusam o governo de tentar mover a neutra Suíça para a aliança militar OTAN.

No entanto, os opositores da iniciativa argumentam que a moratória compromete a segurança da Suíça e é parte de uma tentativa de abolir as forças armadas do país.

O governo já adiou uma decisão até o próximo ano sobre quantos aviões serão adquiridos e de que tipo. A votação sobre a iniciativa está prevista para acontecer em 2011.

Uma tentativa anterior de pacifistas para bloquear a compra de caças foi rejeitada pelos eleitores em 1993.

NOTA do BLOG: Imaginem a criação de um grupo pacifista semelhante ao Switzerland without an Army no Brasil, votando sobre o FX-2...
Observar que a minúscula Suíça tem a mesma quantidade de caças F-5 que o Brasil!

Subscribe
Notify of
guest

68 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MOsilva

Proporcionalmente, a Suíça é um dos países mais bem armados do mundo. É um exemplo de que armamentos não significam, necessariamente, agressão ou guerra. Para mim, um país pacífico e bem defendido (armado) é um ponto positivo para a sua população.
SDS.

Alexandre Marlon

Antes estar preparado e ser desnecessário usar armas do que ser necessário usar armas e estar despreparado.
Alexandre Marlon

“Para mim, um país pacífico e bem defendido (armado) é um ponto positivo para a sua população.(2)”
MOsilva

RenanZ

Não precisamos de um grupo pacifista para atrasar o F-X2..

Para isso, já basta o nosso governo que se especializou em
atrasar quaisquer projetos e obras que sejam !!

Igor

A Suíça como país neutro que é, deve ter suas FFAA no estado da arte.

FabioDS

Sobre a nota do Blog. A garota propagada seria a Cristiane Torloni?

Marine

Todos nos conhecemos os velhos ditados, “se queres a paz, prepara a guerra” e “vigilancia e o preco da liberdade”. O problema desses movimentos de paz e que sao utopicos, imaginam que se um lado ou um povo deseja a paz todos os outros almejam o mesmo, muitos desses movimentos vindo da Europa tambem sao movimentos anti-militar disfarcados de movimentos de paz. Os mais extremols acham que todo soldado e um assassino ou futuro barbaro. Temos que lutar pela paz sempre em nossa cultura mas devemos ter cuidado com tais nocoes extremas vindas de movimentos como esse, nao sao profissionais… Read more »

Lucius Clay

Com os governos que temos não precisamos de movimentos como esses… Os nossos “líderes” já dão conta para prejudicar todo mundo.

Sentando a Pua

Vejam bem o que é um pais com pessoas civilizadas. Parabéns aos suiços.

Hornet

Qualquer país europeu é infinitamente menor (em área) que o Brasil. Não é só a Suiça. A França é menor, a Inglaterra é bem menor, a Itália também, a Alemanha idem, a Holanda é minúscula, etc. E o Brasil não possui FAs do mesmo porte (seja em qualidade, ou mesmo em quantidade) de nenhuma dessas aí…muito pelo contrário…estamos anos luz de distância da França, da Inglaterra, da Alemanha etc. A questão do tamanho e da qualidade (em termos de equipamentos) das FAs não tem nada a ver com o tamanho geográfico do país. A questão é histórica e não meramente… Read more »

Valtinho

É como diz o poeta: “Se queres a paz, se prepara para guerra”

Andre Luiz

Pelo menos lá a populaçao esta por dentro dos assuntos de defesa

Marcos T.

Na minha opinião não existe neutralidade. Só covardia.
Na segunda guerra a Suíça viu seus vizinhos serem invadidos e arrazados e nada fez.(aliaz, deve ter ganhado dinheiro com isso, pois se sabe que muitos judeus depositaram grandes quantias de dinheiro lá, com medo da perseguição dos nazistas)
Fazendo uma analogia seria a mesma coisa que ver o vizinho surrar a mulher todo dia e não fazer nada, porque eu sou “neutro”.
“Se quer a paz, prepare-se para a guerra”
Não lembro o autor dessa frase, más ela diz tudo.

Coralsea

O tal grupo não é tão radical como já foi no passado quando pretendiam abolir por completo as forças armadas….
Hoje eles são da opinião de que os atuais 33 F/A 18C dão conta do recado e que a substituição dos 54 F5 não é necessária….
Só a partir de 2017-2019 é que novos caças devem ser comprados para substituírem os F/A 18 que estarão chegando ao fim da sua vida útil.

marujo

Lembrou bem, Coralsea: os suições tem também 33 F/A – 18C, além dos 54 F-5. Não estão tão a pé como nós, brasileiros.

marujo

Switzerland without an Army no Brasil? É ruim, hem Galante! De pacifistas, ingênuos e entreguistas já estamos muito bem servidos.

Rodrigo Marques

Democracia direta deve funcionar para um povo com bom nível de educação e cultura. Infelizmente ainda não é o nosso caso

FLIGHTER

Galera, pelo amor de deus!!!. Não falem que estarão sobrando “54” F-5 no mercado, nem de brincadeira, senão os caras podem acabar comprando e desistindo do FX-2, rsrsrsrsrs.

Leigo - BR7

Para se ter uma idéia, no Brasil um grupo pacifista semelhante ao Switzerland without an Army para propor uma nova legislação ( lei ordinária / lei complementar ) teria de recolher:

1% do eleitorado nacional + De pelo menos 5 estados, com não menos que 0,3% dos eleitores de cada um deles.

Após o recolhimento das assinaturas ( +- 1.000.000 ) é iniciado obrigatoriamente um processo na câmara dos deputados para a nova lei, não sendo os deputados obrigados a aprova-lo.

Tiago Jeronimo

Tolos pacifistas, um dia eles vão aprender que só se precisa de um lado desejando a guerra para que ela acontece e vão aprendem que mesmo aqueles que não portam uma arma pode ser morto por ela.

Na minha opinião a certa decisões que não podem ser relegadas mesmo a populações de paises desenvolvidos como a Suiça.

Jacubão

Amigos.
Se fizerem isso no Brasil, o FX-2, os SSN, SCORPENE, ESCOLTAS DE 6000T, URUTU III, END e etc, nunca sairão do papel.
É triste mas é verdade.

Ferrazfa

Caros fequentadores
“Si vis pacem para bellum é uma máxima latina que quer dizer: “Se queres a paz, prepara-te pára guerra”. É atribuida a Publius Flavius Vegetius Renatus, em sua obra “Epitoma rei Militaris”, que foi provavelmente escrito no ano 390 D.C.

Henrique

Pacifistas são os primeiros a correr em caso de conflito!
Ser pacífico é uma coisa .. desarmado e vulnerável é outra bem diferente!
Infelizmente as decisões globais ainda são decididas por quem tem mais poder de fogo que os outros, portanto quem não estiver preparado dança.
Abraços.

Patriota

Os pacifistas tem se comportado como tolos, no mundo existe um jogo de interesses no qual uma nação so tem direitos quando é capaz de garanti-los.

Então como diz aquela famosa frase

“Se queres a paz, se prepara para guerra”

Se uma nação quer garantir a sua soberania ,tem que estar pronta para lutar por ela.

saudações a todos

Ricardo

Na minha opinião não existe neutralidade. Só covardia.

Para se manter neutro no meio de duas guerras tem que ter peito, muito peito…

Usar uma arma é fácil, difícil é pensar.

Zeke A6M

Imaginei um certo político carioca……
e algumas estrelinhas de novela…..
mas,
por outro lado,
será que o desempenho de nossos bicudos,
não tem alguma coisa a ver com isso ?

Abraços, a todos

MOsilva

Ser pacifista não implica, necessariamente, abdicar das FFAA e de seus equipamentos. Ser pacifista implica em não agredir, não provocar, não intimidar outro país pela força.
O Brasil é um dos países com um invejável histórico pacifista. Mas não patrulhar o território, não ter capacidade (mínima) de defesa da população e de seus interesses não é pacifismo. É pura tolice mesmo.
SDS.

Billy

Qualquer semelhança não é mera coincidência. O que difere é que no Brasil a coisa está ainda meio escamoteada. Atentar para os atores do movimento. São os mesmos que embarreram nossa defesa por aqui. Olha que a Suiça nem tem uma amazõnia como patrimônio!Sem querer ser parcial,mas acho que já sendo…
Paz a todos!

germa

amigos de blog,quem escreveu a poderosa frase “se queres a paz prepara-te para a guerra” foi Sun Tzu no livro ” A arte da guerra” escrito no ano 10AC leigo “Após o recolhimento das assinaturas ( +- 1.000.000 ) é iniciado obrigatoriamente um processo na câmara dos deputados para a nova lei, não sendo os deputados obrigados a aprova-lo.” não acredito que os orgãos dom legislativo sejam OBRIGADOS a aprovar nada, muito pelo contrário, se tem alguém que é obrigado a aprovar alguma coisa é o executivo. Marcos T. vc acha mesmo que países neutros são covardes?? Eu não vejo… Read more »

Marcos T.

Ricardo
Não entendi o seu ponto de vista.
Tenta pensar com alguem lhe apontando uma arma então.

julio

Vejam o exemplo da Suíça. O quanto uma população alfabetizada e com cultura pode contribuir para decidir o que é melhor para todos. Sds

julio

Esclareço que ao dizer da população alfabetizada e com cultura é porque tenho certeza que o povo Suiço ao assinar o documento não o fizeram por terem mentalidade de “rebanho” ou sendo manipulado. Da mesma forma que tenho certeza que esses pacifistas tiveram argumentos convincentes, ao contrário dos nossos pacifistas ou aqueles que agem no Brasil que usam vãs alegações. A Suiça foi formada após inumeras guerras e sempre tiveram ameaças de invasão, tanto que todo cidadão apto tem instrução militar, ou tinha à epoca da guerra fria.Sds

Pinchas Landisbergis

Os pseudo pacifistas entreguistas já começaram a retalhar o Brasil,
vide Raposa Serra do Sol demarcação em áreas contínuas.
Como estaremos em 2020? ´com o despreparo , as decisões tardias e a crescente escassez de recursos do planeta. Só D´US sabe mas quem conhece um pouco de História, ligando os fatos pode ter uma idéia.

Alecsander

Não vejo problema de uma nação incravada no coração da Europa, cercada por membros da Otan e nações ricas, democráticas e civilizadas por todos os lados, neutro, sem um território vasto ou com recursos mineras para dispertar interesse de outros como é o nosso caso, sem um unico desafeto diplomatico, e em um cenário geo-politico que discarta qualquer ameaça de conflito armado. Praticamente não existe mais possibilidade de um país europeu atacar o outro. As guerras devem se concentrar entre ditaduras e ditaturas, ditaturas e democracias, e por recursos minerais como aconteceu com o Iraque. A Suíça não tem nenhum… Read more »

Alecsander

Só mais uma obs: cada país tem que lidar com as suas prioridades, assim como a Suíça não precissa de forças armadas, o Brasil e outros países muito mais necessitados de defesa não podem diser o mesmo.

Pinchas Landisbergis

Os pseudo pacifistas entreguistas já começaram a retalhar o Brasil,
vide Raposa Serra do Sol demarcação em áreas contínuas.
Como estaremos em 2020? ´com o despreparo , as decisões tardias e a crescente escassez de recursos do planeta. Só D´US sabe mas quem conhece um pouco de História, ligando os fatos pode ter uma idéia.

FabioDS

Sobre a nota do Blog. A garota propagada seria a Cristiane Torloni?

Marine

Todos nos conhecemos os velhos ditados, “se queres a paz, prepara a guerra” e “vigilancia e o preco da liberdade”. O problema desses movimentos de paz e que sao utopicos, imaginam que se um lado ou um povo deseja a paz todos os outros almejam o mesmo, muitos desses movimentos vindo da Europa tambem sao movimentos anti-militar disfarcados de movimentos de paz. Os mais extremols acham que todo soldado e um assassino ou futuro barbaro. Temos que lutar pela paz sempre em nossa cultura mas devemos ter cuidado com tais nocoes extremas vindas de movimentos como esse, nao sao profissionais… Read more »

Igor

A Suíça como país neutro que é, deve ter suas FFAA no estado da arte.

RenanZ

Não precisamos de um grupo pacifista para atrasar o F-X2..

Para isso, já basta o nosso governo que se especializou em
atrasar quaisquer projetos e obras que sejam !!

Alexandre Marlon

Antes estar preparado e ser desnecessário usar armas do que ser necessário usar armas e estar despreparado.
Alexandre Marlon

“Para mim, um país pacífico e bem defendido (armado) é um ponto positivo para a sua população.(2)”
MOsilva

MOsilva

Proporcionalmente, a Suíça é um dos países mais bem armados do mundo. É um exemplo de que armamentos não significam, necessariamente, agressão ou guerra. Para mim, um país pacífico e bem defendido (armado) é um ponto positivo para a sua população.
SDS.

Lucius Clay

Com os governos que temos não precisamos de movimentos como esses… Os nossos “líderes” já dão conta para prejudicar todo mundo.

Sentando a Pua

Vejam bem o que é um pais com pessoas civilizadas. Parabéns aos suiços.

Hornet

Qualquer país europeu é infinitamente menor (em área) que o Brasil. Não é só a Suiça. A França é menor, a Inglaterra é bem menor, a Itália também, a Alemanha idem, a Holanda é minúscula, etc. E o Brasil não possui FAs do mesmo porte (seja em qualidade, ou mesmo em quantidade) de nenhuma dessas aí…muito pelo contrário…estamos anos luz de distância da França, da Inglaterra, da Alemanha etc. A questão do tamanho e da qualidade (em termos de equipamentos) das FAs não tem nada a ver com o tamanho geográfico do país. A questão é histórica e não meramente… Read more »

Valtinho

É como diz o poeta: “Se queres a paz, se prepara para guerra”

Andre Luiz

Pelo menos lá a populaçao esta por dentro dos assuntos de defesa

Marcos T.

Na minha opinião não existe neutralidade. Só covardia.
Na segunda guerra a Suíça viu seus vizinhos serem invadidos e arrazados e nada fez.(aliaz, deve ter ganhado dinheiro com isso, pois se sabe que muitos judeus depositaram grandes quantias de dinheiro lá, com medo da perseguição dos nazistas)
Fazendo uma analogia seria a mesma coisa que ver o vizinho surrar a mulher todo dia e não fazer nada, porque eu sou “neutro”.
“Se quer a paz, prepare-se para a guerra”
Não lembro o autor dessa frase, más ela diz tudo.

Coralsea

O tal grupo não é tão radical como já foi no passado quando pretendiam abolir por completo as forças armadas….
Hoje eles são da opinião de que os atuais 33 F/A 18C dão conta do recado e que a substituição dos 54 F5 não é necessária….
Só a partir de 2017-2019 é que novos caças devem ser comprados para substituírem os F/A 18 que estarão chegando ao fim da sua vida útil.

marujo

Lembrou bem, Coralsea: os suições tem também 33 F/A – 18C, além dos 54 F-5. Não estão tão a pé como nós, brasileiros.

marujo

Switzerland without an Army no Brasil? É ruim, hem Galante! De pacifistas, ingênuos e entreguistas já estamos muito bem servidos.