pp-vlu

O cargueiro 707-323 da Varig, que desapareceu em 30 de janeiro de 1979, quando sobrevoava o Pacífico entre Tóquio e Los Angeles, foi abatido por caças soviéticos. A revelação foi feita a esta coluna por um ex-agente de inteligência brasileiro que ouviu o relato de um ex-agente da KGB que participou da operação. Domingo, o “Fantástico”, da Globo, mostrou que familiares dos 6 tripulantes há 30 anos aguardam respostas.

Carga secreta

Os russos atacaram porque o cargueiro da Varig estaria transportando aos EUA, em segredo, partes de um caça soviético MiG-25 levado a Tóquio por um piloto desertor, Viktor Ivanovich Balenko.

Língua nos dentes

Cooptado pelo serviço secreto inglês, o ex-agente da KGB soviético veio ao Brasil em 1982 e contou tudo a agentes que fizeram sua segurança.

*FONTE: claudiohumberto.com.br

NOTA do BLOG: A versão de que o PP-VLU teria sido abatido pelos russos é antiga, mas seria muito bom, principalmente para os familiares dos tripulantes desaparecidos, que o Brasil tentasse confirmar junto à Rússia se de fato essa história é verdadeira.

NOTA do BLOG 2: Por conta da polêmica causada por este post e do desvio da discussão para a política partidária, cancelamos a postagem de comentários nele. Poderemos usar o mesmo expediente no futuro, se os leitores não respeitarem o tema proposto e as regras básicas de etiqueta na internet.

Jornalista especializado em temas militares, editor-chefe da revista Forças de Defesa e da trilogia de sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres. É também fotógrafo, designer gráfico e piloto virtual nas horas vagas. Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/alexandregalante

144 Responses to “707 da Varig foi abatido por caças russos*” Subscribe

  1. gaspar 9 de junho de 2009 at 16:39 #

    sera que foi isso mesmo ????
    nao culpo os russos…
    infelizmente era um aviao com tripulacao brasileira…

  2. gaspar 9 de junho de 2009 at 16:39 #

    sera que foi isso mesmo ????
    nao culpo os russos…
    infelizmente era um aviao com tripulacao brasileira…

  3. Robson Br 9 de junho de 2009 at 16:45 #

    Esta história é antiga e tem um fundo de verdade. Cadê os destroços do avião. Se realmente for verdade o governo brasileiro deveria pedir explicaões. Não é possivel um avião deste tamanho desaparecer no mar e não deixar rastros.

  4. Robson Br 9 de junho de 2009 at 16:45 #

    Esta história é antiga e tem um fundo de verdade. Cadê os destroços do avião. Se realmente for verdade o governo brasileiro deveria pedir explicaões. Não é possivel um avião deste tamanho desaparecer no mar e não deixar rastros.

  5. Cor Tau 9 de junho de 2009 at 16:46 #

    Se sobrevivo a esta vida sem morrer! Estarei surpreso…

  6. Cor Tau 9 de junho de 2009 at 16:46 #

    Se sobrevivo a esta vida sem morrer! Estarei surpreso…

  7. Fernando Gonzales 9 de junho de 2009 at 16:51 #

    kkkkkkkk….eu lembro do fato, apesar de ainda ser criança, só não lembro de nenhuma notícia da época, apesar de ler todos os jornais que meu pai comprava( Correio do Povo, Zero-Hora e jornal do Brasil), nem tão pouco ouvir ou ver na tv nenhum comentário, que o avião poderia ter sido abatido. Galante eu lembro tambem, que antes deste fato do avião da Varig, os EUA abateram um avião de passageiros suspeito de espionagens, morreram centenas de pessoas, os americanos alegaram que houve falha na detecção e o míssil foi disparado, o caso repercutiu na mídia da época. Na guerra fria, ambos os lados se desculpavam de erros propositais.

  8. Fernando Gonzales 9 de junho de 2009 at 16:51 #

    kkkkkkkk….eu lembro do fato, apesar de ainda ser criança, só não lembro de nenhuma notícia da época, apesar de ler todos os jornais que meu pai comprava( Correio do Povo, Zero-Hora e jornal do Brasil), nem tão pouco ouvir ou ver na tv nenhum comentário, que o avião poderia ter sido abatido. Galante eu lembro tambem, que antes deste fato do avião da Varig, os EUA abateram um avião de passageiros suspeito de espionagens, morreram centenas de pessoas, os americanos alegaram que houve falha na detecção e o míssil foi disparado, o caso repercutiu na mídia da época. Na guerra fria, ambos os lados se desculpavam de erros propositais.

  9. CTO 9 de junho de 2009 at 16:55 #

    a varig com certeza tem esta resposta pois deveria saber que tipo de carga transportava,e se realmente era partes de um mig,a teoria pode estar certa

  10. CTO 9 de junho de 2009 at 16:55 #

    a varig com certeza tem esta resposta pois deveria saber que tipo de carga transportava,e se realmente era partes de um mig,a teoria pode estar certa

  11. Edmar 9 de junho de 2009 at 16:56 #

    Caros Amigos.:

    Será que supostamente algum “caça estrangeiro poderia ter abatido o Avião AF447″?

    Ou na verdade ele veio a se “desentegrar no ar por causa da forte tempestade e por problemas tecnicos”?

    Ou supostamente por algum “atentado”?

    É realmente é uma coisa interessante e que tem que ser investigadas pelo Brasil, França e Autoridades Internacionais.

    Abraço a todos.

  12. Edmar 9 de junho de 2009 at 16:56 #

    Caros Amigos.:

    Será que supostamente algum “caça estrangeiro poderia ter abatido o Avião AF447″?

    Ou na verdade ele veio a se “desentegrar no ar por causa da forte tempestade e por problemas tecnicos”?

    Ou supostamente por algum “atentado”?

    É realmente é uma coisa interessante e que tem que ser investigadas pelo Brasil, França e Autoridades Internacionais.

    Abraço a todos.

  13. gaspar 9 de junho de 2009 at 16:58 #

    o AF477 nao foi abatido pois foram encontrados corpos em “perfeitas” condicoes…
    se tivesse sido abatido, acho eu que nao iria sobrar nenhum corpo em boas condicoes… ACHO EU

  14. gaspar 9 de junho de 2009 at 16:58 #

    o AF477 nao foi abatido pois foram encontrados corpos em “perfeitas” condicoes…
    se tivesse sido abatido, acho eu que nao iria sobrar nenhum corpo em boas condicoes… ACHO EU

  15. Rodrigo 9 de junho de 2009 at 17:18 #

    Nossa Fernando, essas informações acrecentaram muito ao post, isso tudo ajudou a elucidar o caso.
    Obrigado

  16. Rodrigo 9 de junho de 2009 at 17:18 #

    Nossa Fernando, essas informações acrecentaram muito ao post, isso tudo ajudou a elucidar o caso.
    Obrigado

  17. Virtualxi 9 de junho de 2009 at 17:28 #

    É cada um que aparece aqui com cada história. E essa sinceramente (russos + criancinhas) é de um mal gosto tremendo.

    Se é verdade ou não que o avião da Varig foi criminosamente abatido por um avião russo, isto deveria ser solucionado e investigado. Se for verdade, então é um precedente grave que no mínimo deveria ter na resposta do governo brasileiro a suspensão imediata de qualquer acordo com os russos, desde compra de equipamentos militares até alimentos. Poderiamos por exemplo ter evitado a compra dos helicópteros militares daquela nação.

    A verdade deve ser declarada, para que no mínimo um pedido de desculpas seja efetivado. E se a carga que supostamente transportada seria supostamente partes de um Mig, investigar também porque um avião da Varig acabou servindo, para os canalhas do norte americano, como burro de carga.

  18. Virtualxi 9 de junho de 2009 at 17:28 #

    É cada um que aparece aqui com cada história. E essa sinceramente (russos + criancinhas) é de um mal gosto tremendo.

    Se é verdade ou não que o avião da Varig foi criminosamente abatido por um avião russo, isto deveria ser solucionado e investigado. Se for verdade, então é um precedente grave que no mínimo deveria ter na resposta do governo brasileiro a suspensão imediata de qualquer acordo com os russos, desde compra de equipamentos militares até alimentos. Poderiamos por exemplo ter evitado a compra dos helicópteros militares daquela nação.

    A verdade deve ser declarada, para que no mínimo um pedido de desculpas seja efetivado. E se a carga que supostamente transportada seria supostamente partes de um Mig, investigar também porque um avião da Varig acabou servindo, para os canalhas do norte americano, como burro de carga.

  19. Dalton 9 de junho de 2009 at 17:37 #

    Calma Fernando!

    Ninguem fez comentario depreciativo aos russos…nao precisa atacar os norte-americanos de graça.

    Agora, se eu desse inicio aqui a uma lista de atrocidades perpretadas pela ex URSS, inclusive gravidez forçada em paises como Polonia, Tchecoeslovaquia, Alemanha Oriental…entao aí sim…vc e a cavalaria russa poderiam sair em defesa, mas, nao é o caso, e muito menos o assunto da matéria.

    Esquece um pouco os EUA.

    abraços

  20. Dalton 9 de junho de 2009 at 17:37 #

    Calma Fernando!

    Ninguem fez comentario depreciativo aos russos…nao precisa atacar os norte-americanos de graça.

    Agora, se eu desse inicio aqui a uma lista de atrocidades perpretadas pela ex URSS, inclusive gravidez forçada em paises como Polonia, Tchecoeslovaquia, Alemanha Oriental…entao aí sim…vc e a cavalaria russa poderiam sair em defesa, mas, nao é o caso, e muito menos o assunto da matéria.

    Esquece um pouco os EUA.

    abraços

  21. Raimundo 9 de junho de 2009 at 17:39 #

    Acusações tão sérias e fortes como essas, caso não estivessem acorbertadas pelo manto do anonimato virtual, poderiam geram muita dor de cabeça para seus autores, já que ofendem a dignidade e a honra de um número indeterminado, porém expressivo de indivíduos de várias nacionalidades!!!!
    Mesmo que sejam consideradas como simples e inconseqüentes brincadeiras, este tipo de comentário num site (blog) da web de acesso irrestrito poderia vir a prejudicar um pouco a imagem do site, não acham ????
    Pessoal, isso não é uma conversa de botequim, é uma “conversa” que está sendo feita próximo à “janela do mundo”! Algumas pessoas deveriam ter isso em mente e conter mais seus impulsos!

  22. Raimundo 9 de junho de 2009 at 17:39 #

    Acusações tão sérias e fortes como essas, caso não estivessem acorbertadas pelo manto do anonimato virtual, poderiam geram muita dor de cabeça para seus autores, já que ofendem a dignidade e a honra de um número indeterminado, porém expressivo de indivíduos de várias nacionalidades!!!!
    Mesmo que sejam consideradas como simples e inconseqüentes brincadeiras, este tipo de comentário num site (blog) da web de acesso irrestrito poderia vir a prejudicar um pouco a imagem do site, não acham ????
    Pessoal, isso não é uma conversa de botequim, é uma “conversa” que está sendo feita próximo à “janela do mundo”! Algumas pessoas deveriam ter isso em mente e conter mais seus impulsos!

  23. Cor Tau 9 de junho de 2009 at 17:55 #

    Um inimigo declarado é perigoso! Mas um falso amigo é pior………..

    Au Revoir…

  24. Cor Tau 9 de junho de 2009 at 17:55 #

    Um inimigo declarado é perigoso! Mas um falso amigo é pior………..

    Au Revoir…

  25. MOsilva 9 de junho de 2009 at 17:56 #

    Bom, se realmente o 707-320 da Varig estivesse transportando partes do Mig-25 que pousou no Japão, não se pode dizer que um abate por parte da Força Aérea Soviética tenha sido “criminoso”. Uma hipótese levantada foi de que teria havido uma despressurização da aeronave, que poderia permitir um vôo até o combustível acabar.
    Há alguns problemas com a hipótese de abate: as comunicações com a aeronave foram interrompidas com pouco mais de uma hora de vôo. Assim, a área de abate seria relativamente próxima ao Japão, permitindo a identificação de destroços (certamente haveria destroços depois de um abate de um 707). Pelo que sei, nunca foram encontrados destroços. Outro problema: o Japão teve de devolver o Mig-25 para a URRS. Claro que o aparelho foi devolvido ao pedaços, depois de extensamente examinados pelos EUA. Assim, qualquer peça ou parte do avião transportada pelo cargueiro da Varig já teria sido examinada, visto que o Mig pousou no norte do Japão em setembro de 1976, praticamente dois anos e meio antes do desaparecimento do 707.
    Uma outra versão deste episódio diz que o cargueiro fora interceptado por caças soviéticos e obrigado a pousar no território da URSS.
    Particularmente, acho que ainda há muitos “furos” nesta história. Se o governo brasileiro sabe do caso desde 1982, por que nunca veio a público divulgar o que acontecera?
    Para mim, o fato mais significativo é que o aparelho e seus tripulantes desapareceram. E nada pode mudar isso.
    SDS.

  26. MOsilva 9 de junho de 2009 at 17:56 #

    Bom, se realmente o 707-320 da Varig estivesse transportando partes do Mig-25 que pousou no Japão, não se pode dizer que um abate por parte da Força Aérea Soviética tenha sido “criminoso”. Uma hipótese levantada foi de que teria havido uma despressurização da aeronave, que poderia permitir um vôo até o combustível acabar.
    Há alguns problemas com a hipótese de abate: as comunicações com a aeronave foram interrompidas com pouco mais de uma hora de vôo. Assim, a área de abate seria relativamente próxima ao Japão, permitindo a identificação de destroços (certamente haveria destroços depois de um abate de um 707). Pelo que sei, nunca foram encontrados destroços. Outro problema: o Japão teve de devolver o Mig-25 para a URRS. Claro que o aparelho foi devolvido ao pedaços, depois de extensamente examinados pelos EUA. Assim, qualquer peça ou parte do avião transportada pelo cargueiro da Varig já teria sido examinada, visto que o Mig pousou no norte do Japão em setembro de 1976, praticamente dois anos e meio antes do desaparecimento do 707.
    Uma outra versão deste episódio diz que o cargueiro fora interceptado por caças soviéticos e obrigado a pousar no território da URSS.
    Particularmente, acho que ainda há muitos “furos” nesta história. Se o governo brasileiro sabe do caso desde 1982, por que nunca veio a público divulgar o que acontecera?
    Para mim, o fato mais significativo é que o aparelho e seus tripulantes desapareceram. E nada pode mudar isso.
    SDS.

  27. Noel 9 de junho de 2009 at 18:06 #

    MOsilva em 09 jun, 2009 às 17:56

    Única análise coerente.

  28. Noel 9 de junho de 2009 at 18:06 #

    MOsilva em 09 jun, 2009 às 17:56

    Única análise coerente.

  29. Esdras 9 de junho de 2009 at 18:07 #

    Interessante, então é por isso que os destroços nunca foram achados e com razão.
    Isso é um bomba de notícia.

  30. Esdras 9 de junho de 2009 at 18:07 #

    Interessante, então é por isso que os destroços nunca foram achados e com razão.
    Isso é um bomba de notícia.

  31. Jony Costa 9 de junho de 2009 at 18:10 #

    Nunca ouvi falar de avião cargueiro do Brasil levando peças do Mig-25, e outra, os americanos com tantos meios disponíveis iriam transportar um conteúdo destes em um aviao comercial e brasileiro ainda mais. E pelo que sei o avião foi devolvido, certamente depois de ter sido esmiuçado pelos técnicos japoneses e americanos.

    Mas pode ter acontecido dele ter invadido o espaço aéreo russo, e aí ser abatido por SAM’s ou por caças mesmo como foi o caso daquele 747 que ia pra Coréia. Se isso tivesse aconteciddo os americanos teriam interceptado as fonias russas como aconteceu no exemplo que citei, já que eles tinham um posto de espionagem no norte do Japão.

    Eu sou descrente desta hipótese, mas se alguém levantar provas concretas posso mudar de opinião.

  32. Jony Costa 9 de junho de 2009 at 18:10 #

    Nunca ouvi falar de avião cargueiro do Brasil levando peças do Mig-25, e outra, os americanos com tantos meios disponíveis iriam transportar um conteúdo destes em um aviao comercial e brasileiro ainda mais. E pelo que sei o avião foi devolvido, certamente depois de ter sido esmiuçado pelos técnicos japoneses e americanos.

    Mas pode ter acontecido dele ter invadido o espaço aéreo russo, e aí ser abatido por SAM’s ou por caças mesmo como foi o caso daquele 747 que ia pra Coréia. Se isso tivesse aconteciddo os americanos teriam interceptado as fonias russas como aconteceu no exemplo que citei, já que eles tinham um posto de espionagem no norte do Japão.

    Eu sou descrente desta hipótese, mas se alguém levantar provas concretas posso mudar de opinião.

  33. Baschera 9 de junho de 2009 at 18:16 #

    A princípio, me parece mais uma do C.H.
    Mas por que só agora isto foi divulgado ?? Quem é a fonte ?
    O que este Balenko veio fazer aqui em 1982 ?
    Porque agentes tiveram que fazer sua segurança ?
    Porque o governo da época nada disse, ao menos oficialmente ?

    Sds.

  34. Baschera 9 de junho de 2009 at 18:16 #

    A princípio, me parece mais uma do C.H.
    Mas por que só agora isto foi divulgado ?? Quem é a fonte ?
    O que este Balenko veio fazer aqui em 1982 ?
    Porque agentes tiveram que fazer sua segurança ?
    Porque o governo da época nada disse, ao menos oficialmente ?

    Sds.

  35. Hornet 9 de junho de 2009 at 18:17 #

    Hummm…sei não…a fonte da notícia não é das mais confiáveis 9aonde estaria hoje esse agente da KGB? Entrevistem o cara, confirmem a versão dada…isso seria o mínimo que se poderia esperar de um trabalho jornalístico sério)…e nem tão pouco o programa em que essa notícia foi dada (Fantástico, o Show da Vida! Aí é dose, hein?!!!)

    Acho que a análise do MOsilva foi a mais esclarecedora até agora…

    Como não conheço o caso direito, fico na minha…calado.

    Só acho que o Fantástico não é um programa jornalístico, (não dá pra levar muito a sério o que eles colocam no ar), mas sim de entretenimento…e dos mais chinfrins que temos na nossa horrorosa TV aberta.

    abraços a todos

  36. Hornet 9 de junho de 2009 at 18:17 #

    Hummm…sei não…a fonte da notícia não é das mais confiáveis 9aonde estaria hoje esse agente da KGB? Entrevistem o cara, confirmem a versão dada…isso seria o mínimo que se poderia esperar de um trabalho jornalístico sério)…e nem tão pouco o programa em que essa notícia foi dada (Fantástico, o Show da Vida! Aí é dose, hein?!!!)

    Acho que a análise do MOsilva foi a mais esclarecedora até agora…

    Como não conheço o caso direito, fico na minha…calado.

    Só acho que o Fantástico não é um programa jornalístico, (não dá pra levar muito a sério o que eles colocam no ar), mas sim de entretenimento…e dos mais chinfrins que temos na nossa horrorosa TV aberta.

    abraços a todos

  37. Jony Costa 9 de junho de 2009 at 18:43 #

    o “melhor” da reportagem exibida no fantástico foi quando aquele senhor mostrou o óculos do piloto que estava arranhado e supostamente estes arranhões formavam o número “7″, mostrou inclusive uma fotocópia da imagem ampliada. O mais bizarro foi usar isso pra fazer uma comparação com a bíblia e sugerir que aquilo era uma predição de que algo importante aconteceria na sua vida, pois o piloto acidentado era piloto de avião 707. Isso é um argumento muito fraco e de construção muito medíocre, pois sabemos que o número “7″ faz parte da vida de qualquer piloto da aviação comercial, e além disso não podemos pegar uma parte e transformar ela como um “todo”.

    Prefiro continuar com a minha descrença quanto a hipótese de abate ou atentado!!!

  38. Jony Costa 9 de junho de 2009 at 18:43 #

    o “melhor” da reportagem exibida no fantástico foi quando aquele senhor mostrou o óculos do piloto que estava arranhado e supostamente estes arranhões formavam o número “7″, mostrou inclusive uma fotocópia da imagem ampliada. O mais bizarro foi usar isso pra fazer uma comparação com a bíblia e sugerir que aquilo era uma predição de que algo importante aconteceria na sua vida, pois o piloto acidentado era piloto de avião 707. Isso é um argumento muito fraco e de construção muito medíocre, pois sabemos que o número “7″ faz parte da vida de qualquer piloto da aviação comercial, e além disso não podemos pegar uma parte e transformar ela como um “todo”.

    Prefiro continuar com a minha descrença quanto a hipótese de abate ou atentado!!!

  39. Rodrigo Marques 9 de junho de 2009 at 18:44 #

    Pessoal,

    Os americanos estacionados no Japão não tinhaam meios militares de transportar peças do MIG-25, então durante 3 anos pensaram em como fazer… Aí vieram aqui e imploraram para os Brasileiros ajudarem.

    :)

  40. Rodrigo Marques 9 de junho de 2009 at 18:44 #

    Pessoal,

    Os americanos estacionados no Japão não tinhaam meios militares de transportar peças do MIG-25, então durante 3 anos pensaram em como fazer… Aí vieram aqui e imploraram para os Brasileiros ajudarem.
    :)

  41. Alexandre Marlon 9 de junho de 2009 at 18:56 #

    Até onde lembro de documentários que assisti, os norte americanos tiveram acesso sim a caça mig de um desertor e se a memória está certa, o cara pousou em outro país, não no Japão. Mas o caça foi logo em seguida transportado para os states. O logo em seguida que falo é após um ou dois meses e não após anos. Ah, o caça chegou lá, aqui nesta história, ele foi nadar, pois estava a bordo do avião, alegadamente abatido.

  42. Alexandre Marlon 9 de junho de 2009 at 18:56 #

    Até onde lembro de documentários que assisti, os norte americanos tiveram acesso sim a caça mig de um desertor e se a memória está certa, o cara pousou em outro país, não no Japão. Mas o caça foi logo em seguida transportado para os states. O logo em seguida que falo é após um ou dois meses e não após anos. Ah, o caça chegou lá, aqui nesta história, ele foi nadar, pois estava a bordo do avião, alegadamente abatido.

  43. Rodrigo Marques 9 de junho de 2009 at 18:57 #

    Fernando,

    O Claudio Humberto foi Porta-voz do Governo Fernando Collor, aquele que agora é Senador e aliado do Lulla, que é aliado do Renan Calheiros, Sarney, Jader Barbalho e outros.

    ( Vou parar por estes nomes pq devem haver menores lendo)

  44. Rodrigo Marques 9 de junho de 2009 at 18:57 #

    Fernando,

    O Claudio Humberto foi Porta-voz do Governo Fernando Collor, aquele que agora é Senador e aliado do Lulla, que é aliado do Renan Calheiros, Sarney, Jader Barbalho e outros.

    ( Vou parar por estes nomes pq devem haver menores lendo)

  45. Alexandre Marlon 9 de junho de 2009 at 19:05 #

    Mais uma coisinha, após uma rápida pesquisa na internet, descobri mais de uma versão para o caso.

    Quem sabe o bicho papão abduziu o avião?

  46. Alexandre Marlon 9 de junho de 2009 at 19:05 #

    Mais uma coisinha, após uma rápida pesquisa na internet, descobri mais de uma versão para o caso.

    Quem sabe o bicho papão abduziu o avião?

  47. Baschera 9 de junho de 2009 at 19:06 #

    Fernando Gonzales,

    Não…. o C.H. trabalhou para o governo Collllor, o entreguista !!

    Sds.

  48. Baschera 9 de junho de 2009 at 19:06 #

    Fernando Gonzales,

    Não…. o C.H. trabalhou para o governo Collllor, o entreguista !!

    Sds.

  49. Cronista 9 de junho de 2009 at 19:21 #

    Um avião comercial brasileiro transportando peças ultra-secretas de um caça russo desertor do Japão para os EUA?
    Perdoem-me a ironia, mas é coisa do Fox Mulder.
    Brasil e EUA não andavam bem na época.
    Os EUA tinham ao seu dispor uma imensa estrutura militar no Japão para dar um *sumiço* no MIG.
    Os EUA provavelmente recorreriam a uma empresa européia e não uma empresa aérea de um país periférico caso decidissem usar um avião comercial.
    O que eu acho plausível? Sim, o avião pode ter sido abatido, era época da guerra fria e muita coisa rolou sem uma boa explicação. Mas deve ter sido muito bem feito, porque se os EUA soubessem que a URSS derrubou um avião comercial de um país sul americano a coisa ganharia manchetes e mais manchetes – a propaganda era uma arma muito usada entre os protagonistas da guerra fria.
    Logo depois tivemos dois episódios marcantes: o 747 sul coreano derrubado pelos sociéticos e o Boeing iraniano derrubado pelos EUA. Segundo as teorias mais criativas os dois casos nada mais foram do que armadilhas colocadas pelo oponente. Dizem que o 747 sul coreano fornecia uma *sombra* para um avião espião americano e a defesa aérea russa errou o alvo.

  50. Cronista 9 de junho de 2009 at 19:21 #

    Um avião comercial brasileiro transportando peças ultra-secretas de um caça russo desertor do Japão para os EUA?
    Perdoem-me a ironia, mas é coisa do Fox Mulder.
    Brasil e EUA não andavam bem na época.
    Os EUA tinham ao seu dispor uma imensa estrutura militar no Japão para dar um *sumiço* no MIG.
    Os EUA provavelmente recorreriam a uma empresa européia e não uma empresa aérea de um país periférico caso decidissem usar um avião comercial.
    O que eu acho plausível? Sim, o avião pode ter sido abatido, era época da guerra fria e muita coisa rolou sem uma boa explicação. Mas deve ter sido muito bem feito, porque se os EUA soubessem que a URSS derrubou um avião comercial de um país sul americano a coisa ganharia manchetes e mais manchetes – a propaganda era uma arma muito usada entre os protagonistas da guerra fria.
    Logo depois tivemos dois episódios marcantes: o 747 sul coreano derrubado pelos sociéticos e o Boeing iraniano derrubado pelos EUA. Segundo as teorias mais criativas os dois casos nada mais foram do que armadilhas colocadas pelo oponente. Dizem que o 747 sul coreano fornecia uma *sombra* para um avião espião americano e a defesa aérea russa errou o alvo.

  51. J Curitiba 9 de junho de 2009 at 19:32 #

    Nossa, pura teoria da conspiração!

  52. J Curitiba 9 de junho de 2009 at 19:32 #

    Nossa, pura teoria da conspiração!

  53. kaleu 9 de junho de 2009 at 19:45 #

    É lamentável que algumas pessoas estejam tão envolvidas com a ideologia esquerdista (retrograda por sinal), que aprovam e defendem “qualquer merd…” que os Russos façam, mesmo contra seu próprio país … e ainda saem em defesa dos mesmos … justificando seus atos atrozes, contrapondo com atrocidades de outros países …

    Vá falar essas bobagens para os familiares daqueles que perderam suas vidas, enquanto estavam trabalhando, em um avião de transporte civil, e foram COVARDEMENTE abatidos por caças Russos …

    LAMENTÁVEL que se chamem de Brasileiros, pessoas tão pobres de espirito.

    Kaleu

  54. kaleu 9 de junho de 2009 at 19:45 #

    É lamentável que algumas pessoas estejam tão envolvidas com a ideologia esquerdista (retrograda por sinal), que aprovam e defendem “qualquer merd…” que os Russos façam, mesmo contra seu próprio país … e ainda saem em defesa dos mesmos … justificando seus atos atrozes, contrapondo com atrocidades de outros países …

    Vá falar essas bobagens para os familiares daqueles que perderam suas vidas, enquanto estavam trabalhando, em um avião de transporte civil, e foram COVARDEMENTE abatidos por caças Russos …

    LAMENTÁVEL que se chamem de Brasileiros, pessoas tão pobres de espirito.

    Kaleu

  55. Billy 9 de junho de 2009 at 19:49 #

    claro que não culpam os COMUNA SOVIÉTICOS… Brasileiros, afinal, são cães vira-latas como alguns costumam chamá-los por aqui, não importa se matam 4 ou 5 ou 1.000 como fizeram os nacionais-socialista na II WW…Comentários primorosos à parte, seria o caso do governo investigar mais este possível assassinato do COMUNISMO. Será que nosso “solitário” ministro da justiça vai se interessar?

  56. Billy 9 de junho de 2009 at 19:49 #

    claro que não culpam os COMUNA SOVIÉTICOS… Brasileiros, afinal, são cães vira-latas como alguns costumam chamá-los por aqui, não importa se matam 4 ou 5 ou 1.000 como fizeram os nacionais-socialista na II WW…Comentários primorosos à parte, seria o caso do governo investigar mais este possível assassinato do COMUNISMO. Será que nosso “solitário” ministro da justiça vai se interessar?

  57. Noel 9 de junho de 2009 at 20:06 #

    Fernando Gonzales: “Eu não culpo o blog pelo artigo, mas acho que eles deveriam tomar mais cuidado de onde estão tirando matérias que possam comprometer este blog,”

    Comprometer o blog??? Se tem algo que compromete o blog, creio ser o extremismo no debate político, perdendo-se o respeito pelo companheiro que tenha uma posição política oposta, e que vem aumentando, e tornando-se muito frequente nos três blogs. As opiniões, que são livres, tem sido radicais, e em alguns casos, beiram a estupidez; e nem vou citar algumas “brigas” e ameaças, algumas chegam a ser cômicas. Isso sim, talvez comprometa o blog.
    Sds

  58. Noel 9 de junho de 2009 at 20:06 #

    Fernando Gonzales: “Eu não culpo o blog pelo artigo, mas acho que eles deveriam tomar mais cuidado de onde estão tirando matérias que possam comprometer este blog,”

    Comprometer o blog??? Se tem algo que compromete o blog, creio ser o extremismo no debate político, perdendo-se o respeito pelo companheiro que tenha uma posição política oposta, e que vem aumentando, e tornando-se muito frequente nos três blogs. As opiniões, que são livres, tem sido radicais, e em alguns casos, beiram a estupidez; e nem vou citar algumas “brigas” e ameaças, algumas chegam a ser cômicas. Isso sim, talvez comprometa o blog.
    Sds

  59. Alexandre Marlon 9 de junho de 2009 at 20:32 #

    Já falaram a mesma coisa que direi agora com outras palavras. Notícias anônimas como essas, não deveriam ser postadas neste blog. Onde está a fonte, de onde o Claudio Humberto tirou isso? É muito fácil postar informações notícias anônimas, esse tipo de tópico poderá comprometer a credibilidade deste blog(se a vinculação deste tipo de notícia tornar-se habitual) que foi conquistada através dos anos e totalmente comprovada através dos comentários do comandante e ex-comandante do 2º/6º GAV comentam no Poder Aéreo.

    Por favor, senhores editores, tenham cuidado com notícias postadas.

  60. Alexandre Marlon 9 de junho de 2009 at 20:32 #

    Já falaram a mesma coisa que direi agora com outras palavras. Notícias anônimas como essas, não deveriam ser postadas neste blog. Onde está a fonte, de onde o Claudio Humberto tirou isso? É muito fácil postar informações notícias anônimas, esse tipo de tópico poderá comprometer a credibilidade deste blog(se a vinculação deste tipo de notícia tornar-se habitual) que foi conquistada através dos anos e totalmente comprovada através dos comentários do comandante e ex-comandante do 2º/6º GAV comentam no Poder Aéreo.

    Por favor, senhores editores, tenham cuidado com notícias postadas.

  61. Igo 9 de junho de 2009 at 20:32 #

    Eu não acredito nesta estória!!!

  62. Igo 9 de junho de 2009 at 20:32 #

    Eu não acredito nesta estória!!!

  63. Noel 9 de junho de 2009 at 20:36 #

    Mauro, mesmo uma coisa sendo uma coisa, e outra coisa, outra coisa; o caso do avião iraniano foi esse: Voo 655 da Iran Air (IR655) em rota comercial entre Teerã e Dubai, em 3 de julho de 1988, a aeronave que fazia o percurso, no trecho entre Bandar Abbas e Dubai, foi derrubada por um míssil disparado a partir do USS Vincennes, com a morte de 290 passageiros.
    Sds

  64. Noel 9 de junho de 2009 at 20:36 #

    Mauro, mesmo uma coisa sendo uma coisa, e outra coisa, outra coisa; o caso do avião iraniano foi esse: Voo 655 da Iran Air (IR655) em rota comercial entre Teerã e Dubai, em 3 de julho de 1988, a aeronave que fazia o percurso, no trecho entre Bandar Abbas e Dubai, foi derrubada por um míssil disparado a partir do USS Vincennes, com a morte de 290 passageiros.
    Sds

  65. Bosco 9 de junho de 2009 at 20:37 #

    Sem comentários.
    Sou mais falar de caças de sétima geração.
    Passo a vez!

  66. Bosco 9 de junho de 2009 at 20:37 #

    Sem comentários.
    Sou mais falar de caças de sétima geração.
    Passo a vez!

  67. Noel 9 de junho de 2009 at 20:44 #

    Que é isso, querem CENSURAR o blog???

  68. Noel 9 de junho de 2009 at 20:44 #

    Que é isso, querem CENSURAR o blog???

  69. Felipe Cps 9 de junho de 2009 at 20:47 #

    Oxente, essa história é a mais pura sandice que ouvi nos últimos anos… Como se americano precisasse carregar peça de avião militar em cargueiro da Varig, afff… E de onde ainda? Do Japão! (maior base militar americana na Ásia) :)

    Mas mais assustadoras ainda são as sandices que esse teleguiado vermelhuxo desse Fernando Gonzales escreve… São tantas que nem me animo a refutar, deixo pra os colegas que tiverem mais paciência do que eu com beócios do gênero… :)

    Pergunto a vosmecê Sr. Fernando Gonzales, diz aí: tu num é brazuca não neh? Com esse nome, e tentando justificar um suposto assassinato russo contra brasileiros, tenho a impressão que Vossa Mercê é um cucaracho de marca maior neh não? Entrega aé vá! Tu é da quinta-coluna que eu sei vá! Tá a soldo de quem? Tio Chavito? Entrega ae doido!

    Abraço aos outros.

  70. Felipe Cps 9 de junho de 2009 at 20:47 #

    Oxente, essa história é a mais pura sandice que ouvi nos últimos anos… Como se americano precisasse carregar peça de avião militar em cargueiro da Varig, afff… E de onde ainda? Do Japão! (maior base militar americana na Ásia) :)

    Mas mais assustadoras ainda são as sandices que esse teleguiado vermelhuxo desse Fernando Gonzales escreve… São tantas que nem me animo a refutar, deixo pra os colegas que tiverem mais paciência do que eu com beócios do gênero… :)

    Pergunto a vosmecê Sr. Fernando Gonzales, diz aí: tu num é brazuca não neh? Com esse nome, e tentando justificar um suposto assassinato russo contra brasileiros, tenho a impressão que Vossa Mercê é um cucaracho de marca maior neh não? Entrega aé vá! Tu é da quinta-coluna que eu sei vá! Tá a soldo de quem? Tio Chavito? Entrega ae doido!

    Abraço aos outros.

  71. Bosco 9 de junho de 2009 at 20:49 #

    Só um comentário pra não passar batido. rsrs…

    Fernando,
    pelo que entendi você abomina os EUA por ele ser o maior culpado pelas mazelas e massacres mundo à fora. E quanto ao segundo lugar? Tudo bem? Eles são legais e bonzinhos porque estão no segundo lugar em termos de atrocidades.
    Ou seja, o primeiro colocado em brutalidade de acordo com você e com as seitas americanas é uma besta do Apocalipse, mas e quanto ao segundo, terceiro e quarto colocados no ranking? O que você tem a dizer sobre os outros de sua lista dos governos e países mais criminosos da Terra?
    Um abraço meu caro.

  72. Bosco 9 de junho de 2009 at 20:49 #

    Só um comentário pra não passar batido. rsrs…

    Fernando,
    pelo que entendi você abomina os EUA por ele ser o maior culpado pelas mazelas e massacres mundo à fora. E quanto ao segundo lugar? Tudo bem? Eles são legais e bonzinhos porque estão no segundo lugar em termos de atrocidades.
    Ou seja, o primeiro colocado em brutalidade de acordo com você e com as seitas americanas é uma besta do Apocalipse, mas e quanto ao segundo, terceiro e quarto colocados no ranking? O que você tem a dizer sobre os outros de sua lista dos governos e países mais criminosos da Terra?
    Um abraço meu caro.

  73. Bosco 9 de junho de 2009 at 20:54 #

    Fernando,
    o Xá Reza Pahlevi não se voltou contra os EUA não.
    Tira o coitado da lista.

  74. Bosco 9 de junho de 2009 at 20:54 #

    Fernando,
    o Xá Reza Pahlevi não se voltou contra os EUA não.
    Tira o coitado da lista.

  75. RL 9 de junho de 2009 at 21:03 #

    Poh, daqui a pouco vão querer discutir quem matou a ODETE ROITMAN.

    Voltando ao blog.

    Eu não acredito que o vôo da Varig tenha sido abatido por caças Russos.

    Na época pode ter sido levantada esta hipótese em virtude da Guerra Fria más nos dias de hoje, vir alguem e dizer isso ou aquilo é muito fácil.
    Até descobrir a verdade já vão se passar mais 30 anos.
    Ai, o que se pode fazer?

    Enfim, posso estar redondamente enganado, más não tem muita coerência dizer isso hoje com tanta afirmação.

  76. RL 9 de junho de 2009 at 21:03 #

    Poh, daqui a pouco vão querer discutir quem matou a ODETE ROITMAN.

    Voltando ao blog.

    Eu não acredito que o vôo da Varig tenha sido abatido por caças Russos.

    Na época pode ter sido levantada esta hipótese em virtude da Guerra Fria más nos dias de hoje, vir alguem e dizer isso ou aquilo é muito fácil.
    Até descobrir a verdade já vão se passar mais 30 anos.
    Ai, o que se pode fazer?

    Enfim, posso estar redondamente enganado, más não tem muita coerência dizer isso hoje com tanta afirmação.

  77. Wolfpack 9 de junho de 2009 at 21:12 #

    Os russos devem ter montado uma operação gigantesca para abater este 707 sobre o Pacífico sem serem notados pelos alertas antecipados do Japão/Coréia e Havai. Com REVO ou Porta-aviões… Ou um novo míssil disparado de um navio militar na área. Histórias, histórias, somente isso… com ingredientes de guerra fria.

  78. Wolfpack 9 de junho de 2009 at 21:12 #

    Os russos devem ter montado uma operação gigantesca para abater este 707 sobre o Pacífico sem serem notados pelos alertas antecipados do Japão/Coréia e Havai. Com REVO ou Porta-aviões… Ou um novo míssil disparado de um navio militar na área. Histórias, histórias, somente isso… com ingredientes de guerra fria.

  79. Rodrigo Marques 9 de junho de 2009 at 21:27 #

    Bom,

    Vamos aos numeros: Onde os EUA mataram 200 milhões de pessoas?

    Stalin matou 20 milhões
    Mao matou 70 milhões
    Pol Pot matou 3 milhões
    Nas ex republcas soviéticas, afeganistão, tibet, nepal, angola, cuba, etc.. completam-se facilmente os 7 milhões restantes.

    Voce pode argumentar que no Iraque e no Vietnam, morreram respectivamente 2 e 3 milhoes de pessoas. Países em guerra, ainda que espurias, mas inegável tambem que grupos internos também provocaram massacres nesses países.

    Quero que mostre onde o Governo dos EUA matou os 195 restantes, principalmente dentro de seu proprio povo.

    Finalizando a maior piada foi esta:

    “” Isto não da os bilhões de dólares que os ladrões tiveram com as privatizações…o dinheiro sumiu o povo continuou na m…agora estão a salvo com o Lula.””

    Que eu saiba só quem não ficou a salvo da privatização pelo PT através do empreguismo, doações fraudulentas a ONG’s e ineficiência foi a Petrobras.

    Eu acho muito engraçado, os caras falam por exemplo do pré-sal. Ora o pré-sal só foi descoberto porque o FHC ( um canalha, mas nao por isso) quebrou o monopólio do risco de se explorar petróleo no Brasil contra todo tipo de manobras legais e ilegais do PT. Então a Petrobras e duas empresas, uma inglesa e outra Portuguesa encontraram o petroleo sob o pré-sal.

    Outros bilhões a salvo são os da Telemar comprando a Brt, algo que só pode ser feito com o Lula mudando uma lei, a do monopolio das teles. Aí fica por conta de vocês investigar um biologo dono de uma empresa de jogos para celular e que de uma hora para outra ficou milionário. Por coincidência ele é filho do presidente, por coincidência ele ficou milionário passando a ser sócio da Telemar, por coincidência a Telemar através de sua controladora, Andrade Gutierrez é a maior financiadora da campanha presidencial do PT em 2006.

    O importante mesmo são os bilhões estarem a salvo assim como as nossas mães nao estarem acobertando japoneses nas selvas das filipinas na 2ª guerra mundial…

  80. Rodrigo Marques 9 de junho de 2009 at 21:27 #

    Bom,

    Vamos aos numeros: Onde os EUA mataram 200 milhões de pessoas?

    Stalin matou 20 milhões
    Mao matou 70 milhões
    Pol Pot matou 3 milhões
    Nas ex republcas soviéticas, afeganistão, tibet, nepal, angola, cuba, etc.. completam-se facilmente os 7 milhões restantes.

    Voce pode argumentar que no Iraque e no Vietnam, morreram respectivamente 2 e 3 milhoes de pessoas. Países em guerra, ainda que espurias, mas inegável tambem que grupos internos também provocaram massacres nesses países.

    Quero que mostre onde o Governo dos EUA matou os 195 restantes, principalmente dentro de seu proprio povo.

    Finalizando a maior piada foi esta:

    “” Isto não da os bilhões de dólares que os ladrões tiveram com as privatizações…o dinheiro sumiu o povo continuou na m…agora estão a salvo com o Lula.””

    Que eu saiba só quem não ficou a salvo da privatização pelo PT através do empreguismo, doações fraudulentas a ONG’s e ineficiência foi a Petrobras.

    Eu acho muito engraçado, os caras falam por exemplo do pré-sal. Ora o pré-sal só foi descoberto porque o FHC ( um canalha, mas nao por isso) quebrou o monopólio do risco de se explorar petróleo no Brasil contra todo tipo de manobras legais e ilegais do PT. Então a Petrobras e duas empresas, uma inglesa e outra Portuguesa encontraram o petroleo sob o pré-sal.

    Outros bilhões a salvo são os da Telemar comprando a Brt, algo que só pode ser feito com o Lula mudando uma lei, a do monopolio das teles. Aí fica por conta de vocês investigar um biologo dono de uma empresa de jogos para celular e que de uma hora para outra ficou milionário. Por coincidência ele é filho do presidente, por coincidência ele ficou milionário passando a ser sócio da Telemar, por coincidência a Telemar através de sua controladora, Andrade Gutierrez é a maior financiadora da campanha presidencial do PT em 2006.

    O importante mesmo são os bilhões estarem a salvo assim como as nossas mães nao estarem acobertando japoneses nas selvas das filipinas na 2ª guerra mundial…

  81. LeoPaiva 9 de junho de 2009 at 21:28 #

    Penso que alguns da turma poderiam amenizar o debate político, principalmente em tópicos como esse que não tem nenhuma relação com política interna, é só uma sugestão.

    Daqui a pouco o Galante vai ter que criar o Blog “PODER POLÍTICO”.rs rs

    No mais eu concordo com a maioria que descrê da hipótese de abate por caça russo.

    Como foi dito por vários colegas, os EUA tem meios suficientemente capazes de transportar o que quiserem para onde quiserem e quando quiserem, jamais contratariam uma empresa particular de um terceiro país para transportar carga militar tão valiosa.

    Sds.

  82. LeoPaiva 9 de junho de 2009 at 21:28 #

    Penso que alguns da turma poderiam amenizar o debate político, principalmente em tópicos como esse que não tem nenhuma relação com política interna, é só uma sugestão.

    Daqui a pouco o Galante vai ter que criar o Blog “PODER POLÍTICO”.rs rs

    No mais eu concordo com a maioria que descrê da hipótese de abate por caça russo.

    Como foi dito por vários colegas, os EUA tem meios suficientemente capazes de transportar o que quiserem para onde quiserem e quando quiserem, jamais contratariam uma empresa particular de um terceiro país para transportar carga militar tão valiosa.

    Sds.

  83. Marco Antonio 9 de junho de 2009 at 21:32 #

    É Noel, pelo jeito temos um Stalin no pedaço!

  84. Marco Antonio 9 de junho de 2009 at 21:32 #

    É Noel, pelo jeito temos um Stalin no pedaço!

  85. Alecsander 9 de junho de 2009 at 21:35 #

    Não acho dificio, mais esta acusação é muito seria, e tem que ter muita cauma nessa hora. Pra não repetir aquela historia de comunista comedor de criancinha

  86. Alecsander 9 de junho de 2009 at 21:35 #

    Não acho dificio, mais esta acusação é muito seria, e tem que ter muita cauma nessa hora. Pra não repetir aquela historia de comunista comedor de criancinha

  87. Felipe 9 de junho de 2009 at 22:04 #

    Balela, nessa época a linha de frente russa ainda era Mig-23 e Mig-25, não tinham toda essa bala na agulha tanto em termos de alcance quanto em termos de armamento de longo alcance.

  88. Felipe 9 de junho de 2009 at 22:04 #

    Balela, nessa época a linha de frente russa ainda era Mig-23 e Mig-25, não tinham toda essa bala na agulha tanto em termos de alcance quanto em termos de armamento de longo alcance.

  89. kaleu 9 de junho de 2009 at 22:17 #

    Já ví muitos imbecís comentar nos diversos blogs da vida … porém … esse Fernando Gonzales foi pro topo da lista … ele é simplesmente o mais, mais !!

  90. kaleu 9 de junho de 2009 at 22:17 #

    Já ví muitos imbecís comentar nos diversos blogs da vida … porém … esse Fernando Gonzales foi pro topo da lista … ele é simplesmente o mais, mais !!

  91. kaleu 9 de junho de 2009 at 22:18 #

    PARABÉNS … Fernando … vc é o ganhador …

  92. kaleu 9 de junho de 2009 at 22:18 #

    PARABÉNS … Fernando … vc é o ganhador …

  93. Giovani 9 de junho de 2009 at 23:01 #

    Alguem se lembra da Maior tragédia da aviação mundial, o massacre do Voo KAL-007, abatido sem dó pelos Soviéticos em 1983, não se esse fato do Boeing 707 Varig é verdade,mas deveria ser investigado melhor.

    Só acho que o Governo Brasileiro, dá pouca ou nenhuma importância a seus cidadãos no exterior.

  94. Giovani 9 de junho de 2009 at 23:01 #

    Alguem se lembra da Maior tragédia da aviação mundial, o massacre do Voo KAL-007, abatido sem dó pelos Soviéticos em 1983, não se esse fato do Boeing 707 Varig é verdade,mas deveria ser investigado melhor.

    Só acho que o Governo Brasileiro, dá pouca ou nenhuma importância a seus cidadãos no exterior.

  95. Fernando Gonzales 9 de junho de 2009 at 23:09 #

    Ó Galante…manda um boné pra mim…afinal fui eu que consegui fazer estes … ficarem teclando aqui no teu blog….eheheehe.
    Té mais tenho que trabalhar amanhã cedo.

  96. Fernando Gonzales 9 de junho de 2009 at 23:09 #

    Ó Galante…manda um boné pra mim…afinal fui eu que consegui fazer estes … ficarem teclando aqui no teu blog….eheheehe.
    Té mais tenho que trabalhar amanhã cedo.

  97. Wilson 10 de junho de 2009 at 1:03 #

    Putz hein Fernando… Pisou no tomate hein cara… Cheio de teoria Esquerdista Lenilista/ e ou Marxista… Cresce meu irmão!!! Século 21 CARA!!! Esquece essa M toda cara!!! O mundo mudou meu irmão, será que só você que não percebeu??????!!!!!
    W E L C O M E T O T H E N E W W OR L D !!!!!!!!!!!!!!!!
    Viúvona…………… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  98. Wilson 10 de junho de 2009 at 1:03 #

    Putz hein Fernando… Pisou no tomate hein cara… Cheio de teoria Esquerdista Lenilista/ e ou Marxista… Cresce meu irmão!!! Século 21 CARA!!! Esquece essa M toda cara!!! O mundo mudou meu irmão, será que só você que não percebeu??????!!!!!
    W E L C O M E T O T H E N E W W OR L D !!!!!!!!!!!!!!!!
    Viúvona…………… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  99. Dalton 10 de junho de 2009 at 1:12 #

    Cheguei tarde…mas nao poderia dormir sem fazer um registro.

    Fernando Gonzales,

    vc confundiu as coisas: as mulheres e crianças filipinas mortas de maneira brutal, nao foram mortas pelos americanos e sim…pelos japoneses.

    A full account of all massacres of Filipinos by Japanese troops would fill several books. In Manila, 800 men women and children were machine-gunned in the grounds of St. Paul’s College. In the town of Calamba, 2,500 were shot or bayoneted. Around 100 were bayoneted and shot inside a church at Ponson and 169 villagers of Matina Pangi were rounded up and shot in cold blood. At the War Crimes Trial in Tokyo, document No 2726 consisted of 14,618 pages of sworn affidavits, each describing separate atrocities committed by the invading Japanese troops.

    Tá certo vc nao gostar dos EUA, mas, nao permita que o odio cego tome conta de voce.

  100. Dalton 10 de junho de 2009 at 1:12 #

    Cheguei tarde…mas nao poderia dormir sem fazer um registro.

    Fernando Gonzales,

    vc confundiu as coisas: as mulheres e crianças filipinas mortas de maneira brutal, nao foram mortas pelos americanos e sim…pelos japoneses.

    A full account of all massacres of Filipinos by Japanese troops would fill several books. In Manila, 800 men women and children were machine-gunned in the grounds of St. Paul’s College. In the town of Calamba, 2,500 were shot or bayoneted. Around 100 were bayoneted and shot inside a church at Ponson and 169 villagers of Matina Pangi were rounded up and shot in cold blood. At the War Crimes Trial in Tokyo, document No 2726 consisted of 14,618 pages of sworn affidavits, each describing separate atrocities committed by the invading Japanese troops.

    Tá certo vc nao gostar dos EUA, mas, nao permita que o odio cego tome conta de voce.

  101. J Roberto 10 de junho de 2009 at 1:58 #

    Esse agente da KGB só poderia estar em fim de carreira para soltar uma informação dessa sobre o desaparecimento do Jato da Varing.

    Como pode simplesmente um avião cargueiro desaparecer dos radares num piscar de olhos e cair no oceano Pacífico para sempre sem deixar vestígios???
    No Fantástico,especialistas levantaram a hipótese que o jato da Varing foi abatido por um caça russo.Será mesmo?
    Já se faz 30 anos e até hoje esse caso não foi ilucidado.

  102. J Roberto 10 de junho de 2009 at 1:58 #

    Esse agente da KGB só poderia estar em fim de carreira para soltar uma informação dessa sobre o desaparecimento do Jato da Varing.

    Como pode simplesmente um avião cargueiro desaparecer dos radares num piscar de olhos e cair no oceano Pacífico para sempre sem deixar vestígios???
    No Fantástico,especialistas levantaram a hipótese que o jato da Varing foi abatido por um caça russo.Será mesmo?
    Já se faz 30 anos e até hoje esse caso não foi ilucidado.

  103. Alecsander 10 de junho de 2009 at 2:27 #

    Dalton

    Uma pena que nem todo mundo tem sua cortesia para argumentar, este blog seria um lugar muito mais agradável para debater.

    Um grande abraço.

  104. Alecsander 10 de junho de 2009 at 2:27 #

    Dalton

    Uma pena que nem todo mundo tem sua cortesia para argumentar, este blog seria um lugar muito mais agradável para debater.

    Um grande abraço.

  105. Edmar 10 de junho de 2009 at 6:28 #

    Caros Amigos.:

    Éééééé, a coisa esquentou nesta página do Blog!!!

    Mas uma coisa eu digo a todos.:
    Nem “EUA” e nem “Rússia (URSS)” são “santos”, ao contrário, os dois são Bandidos, assim como a “Alemanha Nazista” foi também!
    Os três países cometeram muitas atrocidades no mundo, e se vocês levantarem o histórico dos três.., Vixxxiiiiiiiiiiiiiii… a página é bem longa.

    Abraço a todos os amigos do Blog.

  106. Edmar 10 de junho de 2009 at 6:28 #

    Caros Amigos.:

    Éééééé, a coisa esquentou nesta página do Blog!!!

    Mas uma coisa eu digo a todos.:
    Nem “EUA” e nem “Rússia (URSS)” são “santos”, ao contrário, os dois são Bandidos, assim como a “Alemanha Nazista” foi também!
    Os três países cometeram muitas atrocidades no mundo, e se vocês levantarem o histórico dos três.., Vixxxiiiiiiiiiiiiiii… a página é bem longa.

    Abraço a todos os amigos do Blog.

  107. marlos barcelos 10 de junho de 2009 at 7:48 #

    conversa fiada, se tivesse sido abatido por um míssil aí é que teriamos vários pedaços no mar, pq o avião provavelmente seria alvo de uma exposão, além disso os radares japoneses e americanos não detectaram nenhum caça russo, sem contar que se tivesse levando peças do mig-25 o avião de carga da varig, com certeza absoluta, seria acompanhado por radares americanos, sejam de navios ou baseados em terra.

  108. marlos barcelos 10 de junho de 2009 at 7:48 #

    conversa fiada, se tivesse sido abatido por um míssil aí é que teriamos vários pedaços no mar, pq o avião provavelmente seria alvo de uma exposão, além disso os radares japoneses e americanos não detectaram nenhum caça russo, sem contar que se tivesse levando peças do mig-25 o avião de carga da varig, com certeza absoluta, seria acompanhado por radares americanos, sejam de navios ou baseados em terra.

  109. Sérgio 10 de junho de 2009 at 8:51 #

    Fernando GonZales, V. acabou de ingressar no grupo do João das …

    Como foi bom esse blog, Pessoal Abraços!
    Infelizmente nesse nível não se acrescenta nada.

  110. Sérgio 10 de junho de 2009 at 8:51 #

    Fernando GonZales, V. acabou de ingressar no grupo do João das …

    Como foi bom esse blog, Pessoal Abraços!
    Infelizmente nesse nível não se acrescenta nada.

  111. gaspar 10 de junho de 2009 at 8:55 #

    a tripulacao nao poderia ter “desligado” o transponder e ter feito um pouso na Russia ???
    os russos nao poderiam “ter comprado” a tripulacao ?!?!?!?

    foi enviada uma FT para procurar os destrocos ???
    por qual pais ??

  112. gaspar 10 de junho de 2009 at 8:55 #

    a tripulacao nao poderia ter “desligado” o transponder e ter feito um pouso na Russia ???
    os russos nao poderiam “ter comprado” a tripulacao ?!?!?!?

    foi enviada uma FT para procurar os destrocos ???
    por qual pais ??

  113. Storm 10 de junho de 2009 at 9:06 #

    Mauro Sobre essa dos históriadores Russos de que a Polônia foi reponsável pela II Guerra:

    http://www.defesanet.com.br/wars1/2gm_polonia.htm

    Tenho a dizer que pra min é mais uma invenção russa para retalhar a criação do escudo ani-mísseis na Polonia. porque o que causou a II guerra foi a I Guerra,

  114. Storm 10 de junho de 2009 at 9:06 #

    Mauro Sobre essa dos históriadores Russos de que a Polônia foi reponsável pela II Guerra:

    http://www.defesanet.com.br/wars1/2gm_polonia.htm

    Tenho a dizer que pra min é mais uma invenção russa para retalhar a criação do escudo ani-mísseis na Polonia. porque o que causou a II guerra foi a I Guerra,

  115. gerson 10 de junho de 2009 at 9:08 #

    hummm….onde a fumaça a fogo.

  116. gerson 10 de junho de 2009 at 9:08 #

    hummm….onde a fumaça a fogo.

  117. Raphael Barros 10 de junho de 2009 at 9:14 #

    Esse avião caiu no meio do Pacífico como ele foi abatido por caças russos? Eu duvido muito na minha opnião ele teve o mesmo problema que esse acidente com o Airbus caiu no mar e afundou.

  118. Raphael Barros 10 de junho de 2009 at 9:14 #

    Esse avião caiu no meio do Pacífico como ele foi abatido por caças russos? Eu duvido muito na minha opnião ele teve o mesmo problema que esse acidente com o Airbus caiu no mar e afundou.

  119. marlos barcelos 10 de junho de 2009 at 10:08 #

    Fernando Gonzales

    “…pena que a mãe de voces não estava la…”

    comentário infeliz e lamentável.

  120. marlos barcelos 10 de junho de 2009 at 10:08 #

    Fernando Gonzales

    “…pena que a mãe de voces não estava la…”

    comentário infeliz e lamentável.

  121. Marcelo Tadeu 10 de junho de 2009 at 10:17 #

    Pessoal, essa foi f… Prefiro a estória da abdulção!!! dizer que os russos abateram o 707. concordo com o MOsilva, o caso do Mig-25 foi em 76 e o avião desapareceu em 79. francamente!!! esse Blog tá ficando chato pra caramba, agora eu fico mais lendo as notícias, porque isso aqui tá virando discussão politica, comunistas, capitalistas, heterosexuais, homossexuais, pan-sexuais, negros amarelos, brancos, mulher-melância, mulher-uva, falam de tudo, menos o que interessa, ufa!!!

  122. Marcelo Tadeu 10 de junho de 2009 at 10:17 #

    Pessoal, essa foi f… Prefiro a estória da abdulção!!! dizer que os russos abateram o 707. concordo com o MOsilva, o caso do Mig-25 foi em 76 e o avião desapareceu em 79. francamente!!! esse Blog tá ficando chato pra caramba, agora eu fico mais lendo as notícias, porque isso aqui tá virando discussão politica, comunistas, capitalistas, heterosexuais, homossexuais, pan-sexuais, negros amarelos, brancos, mulher-melância, mulher-uva, falam de tudo, menos o que interessa, ufa!!!

  123. Jonas Rafael 10 de junho de 2009 at 10:25 #

    Cláudio Humberto? Façam me o favor. Essa história é muito furada. E esse elemento não merece minha credibilidade.

  124. Jonas Rafael 10 de junho de 2009 at 10:25 #

    Cláudio Humberto? Façam me o favor. Essa história é muito furada. E esse elemento não merece minha credibilidade.

  125. Fernando Gonzales 10 de junho de 2009 at 11:00 #

    Tem razão marlos barcelos…este comentario foi infeliz e despropositado…brincadeira tem limite.
    Espero que as Sras. mães dos internautas, estejam gosando de boa saude e aquelas que infelismente ja não se encontram entre nós, que Deus as tenha!

  126. Fernando Gonzales 10 de junho de 2009 at 11:00 #

    Tem razão marlos barcelos…este comentario foi infeliz e despropositado…brincadeira tem limite.
    Espero que as Sras. mães dos internautas, estejam gosando de boa saude e aquelas que infelismente ja não se encontram entre nós, que Deus as tenha!

  127. Marko 10 de junho de 2009 at 11:04 #

    FERNANDO GONZALEVISK

  128. Marko 10 de junho de 2009 at 11:04 #

    FERNANDO GONZALEVISK

  129. RdoCosta 10 de junho de 2009 at 11:08 #

    O Claudio Humberto não merece credibilidade.

  130. RdoCosta 10 de junho de 2009 at 11:08 #

    O Claudio Humberto não merece credibilidade.

  131. RoninSnkShit 10 de junho de 2009 at 11:48 #

    Putz, o que 1 dia de atraso na leitura faz! 80 comentários! Desculpem, nao vou ler tudo!

    Bom, vamos parar para analizar alguns pontos:

    1 – Se o 707-323 da Varig estava transportando um Mig quando caiu e o tal Mig apareceu depois, então temos que o Mig não estava abordo.! Bom, isso é matemática discreta pura e simples!

    2 – Havia mesmo motivos para transportar um Mig em um avião comercial? Se fosse em um avião de transporte dos EUA, com certeza não haveria abate! Então as perguntas são: o que os EUA ganhariam com a perda do Mig? Qual o meio mais seguro de transportar uma carga tão importante? Via Varig ou via USA Air Force?

    3 – Essa história de abate, me cheira muito mal. A não ser que tenha havido uma mudança na trajetória do 707-323 da Varig e rumar para a rota da URSS!

    4 – Os famosos HOAX da internet voltam a assombrar! Não dá pra acreditar em tudo que se lê! Amazônia pertence ao Mundo, etc… essas coisas estão aí! Espalhadas pela internet aos milhões! Esses papos de “fonte que não quis se identificar”, o “tio do primo do meu vizinho”, “um amigo meu”… realmente é complicado!! Essa fonte é confiável? Será que essa fonte é “um amigo do meu primo”?

    Abracos!

  132. RoninSnkShit 10 de junho de 2009 at 11:48 #

    Putz, o que 1 dia de atraso na leitura faz! 80 comentários! Desculpem, nao vou ler tudo!

    Bom, vamos parar para analizar alguns pontos:

    1 – Se o 707-323 da Varig estava transportando um Mig quando caiu e o tal Mig apareceu depois, então temos que o Mig não estava abordo.! Bom, isso é matemática discreta pura e simples!

    2 – Havia mesmo motivos para transportar um Mig em um avião comercial? Se fosse em um avião de transporte dos EUA, com certeza não haveria abate! Então as perguntas são: o que os EUA ganhariam com a perda do Mig? Qual o meio mais seguro de transportar uma carga tão importante? Via Varig ou via USA Air Force?

    3 – Essa história de abate, me cheira muito mal. A não ser que tenha havido uma mudança na trajetória do 707-323 da Varig e rumar para a rota da URSS!

    4 – Os famosos HOAX da internet voltam a assombrar! Não dá pra acreditar em tudo que se lê! Amazônia pertence ao Mundo, etc… essas coisas estão aí! Espalhadas pela internet aos milhões! Esses papos de “fonte que não quis se identificar”, o “tio do primo do meu vizinho”, “um amigo meu”… realmente é complicado!! Essa fonte é confiável? Será que essa fonte é “um amigo do meu primo”?

    Abracos!

  133. alex. 10 de junho de 2009 at 12:04 #

    Incrivel.
    Como alguem consegue postar comentários desses níveis em um veiculo de comunicação e interação social que tem por intuito a divulgação e a socialização de temas concernentes a defesa nacional.
    Sinto muito mas a credibilidade deste veiculo foi abalada. E deixo um questionamento no ar aos mais exaltados e que se usam de palavras ou expressões depressiativas e infundadas: como vocês querem ser ouvidos e terem suas idéias levadas em consideração com atitudes como estas?
    Desculpe mas ao meu ver muito do que aqui postam não passam de desocupados que como “valvula de escape” para suas frustrações mundanas aqui escrevem para passarem seus “tempos”…
    Falta muita didática e consciência situacional dos participantes desse veiculo.
    E isso é somente um reflexo de como a somos enquanto povo brasileiro: idiotas, ignorantes e que se querem fazer ouvir pelo grito !
    Parabéns por vocês fazerem o nosso país melhor!

  134. alex. 10 de junho de 2009 at 12:04 #

    Incrivel.
    Como alguem consegue postar comentários desses níveis em um veiculo de comunicação e interação social que tem por intuito a divulgação e a socialização de temas concernentes a defesa nacional.
    Sinto muito mas a credibilidade deste veiculo foi abalada. E deixo um questionamento no ar aos mais exaltados e que se usam de palavras ou expressões depressiativas e infundadas: como vocês querem ser ouvidos e terem suas idéias levadas em consideração com atitudes como estas?
    Desculpe mas ao meu ver muito do que aqui postam não passam de desocupados que como “valvula de escape” para suas frustrações mundanas aqui escrevem para passarem seus “tempos”…
    Falta muita didática e consciência situacional dos participantes desse veiculo.
    E isso é somente um reflexo de como a somos enquanto povo brasileiro: idiotas, ignorantes e que se querem fazer ouvir pelo grito !
    Parabéns por vocês fazerem o nosso país melhor!

  135. MOsilva 10 de junho de 2009 at 12:08 #

    Caros colegas do blog…
    Idealismos a parte, de nada adiantam as agressões pessoais. Não vamos esquecer que entre nós existe uma rede de computadores e que por piores que sejam as ofenças pessoais, além de serem inconvenientes para o tema tratado e para os demais leitores, este tipo de comportamento me lembra um cão latindo por detrás de uma cerca.
    Mesmo a garantia do anonimato não deve ser desculpa para falta de educação. Nem para a pressunção de se saber tudo de tudo.
    Vamos com calma. Afinal o que está sendo dicutido aqui já aconteceu há trinta anos. E o ditado popular não deve ser esquecido: respeite para ser respeitado.
    Para mim, os grandes problemas com a hipótese de abate são que:
    -Não foram encontrados destroços na época. Nem depois disso. O avião, literalmente sumiu.
    -Os demais casos de abate de aviões civis foram identificados e relatados oficialmente na época ou pouco depois do corrido. Não foi o caso com o avião da Várig.
    -Não me parece ter sentido enviar peças do Mig-25 para os EUA depois de dois anos e meio do pouso no Japão. Além disso, como o avião fora devolvido, os soviéticos poderiam ter reclamando oficialmente da falta de peças.
    -Usar um cargueiro da Varig como transporte sigiloso pode parecer uma boa idéia. Mas, como já fora dito antes, na época as relações Brasil-EUA não eram das melhores.
    São meus pontos de vista.
    SDS.

  136. MOsilva 10 de junho de 2009 at 12:08 #

    Caros colegas do blog…
    Idealismos a parte, de nada adiantam as agressões pessoais. Não vamos esquecer que entre nós existe uma rede de computadores e que por piores que sejam as ofenças pessoais, além de serem inconvenientes para o tema tratado e para os demais leitores, este tipo de comportamento me lembra um cão latindo por detrás de uma cerca.
    Mesmo a garantia do anonimato não deve ser desculpa para falta de educação. Nem para a pressunção de se saber tudo de tudo.
    Vamos com calma. Afinal o que está sendo dicutido aqui já aconteceu há trinta anos. E o ditado popular não deve ser esquecido: respeite para ser respeitado.
    Para mim, os grandes problemas com a hipótese de abate são que:
    -Não foram encontrados destroços na época. Nem depois disso. O avião, literalmente sumiu.
    -Os demais casos de abate de aviões civis foram identificados e relatados oficialmente na época ou pouco depois do corrido. Não foi o caso com o avião da Várig.
    -Não me parece ter sentido enviar peças do Mig-25 para os EUA depois de dois anos e meio do pouso no Japão. Além disso, como o avião fora devolvido, os soviéticos poderiam ter reclamando oficialmente da falta de peças.
    -Usar um cargueiro da Varig como transporte sigiloso pode parecer uma boa idéia. Mas, como já fora dito antes, na época as relações Brasil-EUA não eram das melhores.
    São meus pontos de vista.
    SDS.

  137. João 10 de junho de 2009 at 12:16 #

    Esse tipo de “notícia” está mais com cara de querer chamar atenção apenas para esse “jornalista” oportunista. Justamente quando temos um desastre aéreo no país esse figura por coincidência tem uma notícia bombástica desse tipo? Sei……

  138. João 10 de junho de 2009 at 12:16 #

    Esse tipo de “notícia” está mais com cara de querer chamar atenção apenas para esse “jornalista” oportunista. Justamente quando temos um desastre aéreo no país esse figura por coincidência tem uma notícia bombástica desse tipo? Sei……

  139. Paulo 10 de junho de 2009 at 12:35 #

    Ridiculo! Essa historia que o avião foi abatido e que transportava material secreto do mig-25 é besteira e mais ridiculo ainda e dizer que foi um antigo agente sovietico que falou! Achava interessante esse site, mas agora, não vou mais perder meu tempo vendo-o, pois depois dessa noticia (?) ridicula, vi que ele não tem nenhuma credibilidade!
    Sugestão: mudem o nome do site para: HISTORIAS DA CAROCHINHA!
    Acredito que nem vão publicar o que escrevi! Acho que só perdi meu tempo!

  140. Paulo 10 de junho de 2009 at 12:35 #

    Ridiculo! Essa historia que o avião foi abatido e que transportava material secreto do mig-25 é besteira e mais ridiculo ainda e dizer que foi um antigo agente sovietico que falou! Achava interessante esse site, mas agora, não vou mais perder meu tempo vendo-o, pois depois dessa noticia (?) ridicula, vi que ele não tem nenhuma credibilidade!
    Sugestão: mudem o nome do site para: HISTORIAS DA CAROCHINHA!
    Acredito que nem vão publicar o que escrevi! Acho que só perdi meu tempo!

  141. MOsilva 10 de junho de 2009 at 13:15 #

    Calma ai Paulo! Esta é uma notícia que tem tudo haver com um blog sobre defesa e estratégia! Se ela é verídica ou não, cabe a nós discutir, trocar informações, pontos de vista e se chegar a uma opinião, que pode ser conjunta ou individual.
    Se a notícia não corresponde a realidade, exponha seus pontos de vista e o que conhece sobre o assunto.
    Agora, acho muito ruim você criticar o o blog e, unilateralmente, escolher o que é “bobagem” ou não para se postar.
    Critique com base em dados e fatos e não somente com “achismos” ou adjetivos como “ridículo”, “bobagem” ou coisas do gênero. Da mesma forma, não queira advinhar o comportamento ou postura das pessoas do blog tomando como base a si mesmo. Fica mal para você…
    SDS.

  142. MOsilva 10 de junho de 2009 at 13:15 #

    Calma ai Paulo! Esta é uma notícia que tem tudo haver com um blog sobre defesa e estratégia! Se ela é verídica ou não, cabe a nós discutir, trocar informações, pontos de vista e se chegar a uma opinião, que pode ser conjunta ou individual.
    Se a notícia não corresponde a realidade, exponha seus pontos de vista e o que conhece sobre o assunto.
    Agora, acho muito ruim você criticar o o blog e, unilateralmente, escolher o que é “bobagem” ou não para se postar.
    Critique com base em dados e fatos e não somente com “achismos” ou adjetivos como “ridículo”, “bobagem” ou coisas do gênero. Da mesma forma, não queira advinhar o comportamento ou postura das pessoas do blog tomando como base a si mesmo. Fica mal para você…
    SDS.

  143. Galante 10 de junho de 2009 at 13:21 #

    Pessoal, podemos fechar os comentários do Blog a qualquer momento e deixarmos só as notícias.
    Se os leitores não souberem se comportar num ambiente público como esse e continuarem com agressões de baixo nível, passaremos a fechar as discussões.

    Poderemos também passar a aceitar comentários somente de leitores registrados e eliminaremos os que escrevem palavrões e que são agressivos com outros leitores.

    Quanto ao Blog perder credibilidade, não nos preocupa nenhum pouco, porque os que nos deixarão certamente são os que causam problemas e que nunca colaboraram conosco.

  144. Galante 10 de junho de 2009 at 13:21 #

    Pessoal, podemos fechar os comentários do Blog a qualquer momento e deixarmos só as notícias.
    Se os leitores não souberem se comportar num ambiente público como esse e continuarem com agressões de baixo nível, passaremos a fechar as discussões.

    Poderemos também passar a aceitar comentários somente de leitores registrados e eliminaremos os que escrevem palavrões e que são agressivos com outros leitores.

    Quanto ao Blog perder credibilidade, não nos preocupa nenhum pouco, porque os que nos deixarão certamente são os que causam problemas e que nunca colaboraram conosco.

Índia quer novas negociações para quebrar impasse do Rafale, enquanto Eurofighter espreita

Impasse é devido a garantias sobre as 108 aeronaves que serão fabricadas na Índia, no programa MMRCA de 126 caças Rafale. […]

Para jornal indiano, contrato do Gripen no Brasil abre portas para versão naval na Índia

Segundo reportagem publicada pelo jornal indiano Business Standard na quinta-feira, 30 de outubro, a decisão brasileira de comprar o caça […]

Embraer certifica empresa colombiana para modernizar Tucanos

A Embraer certificou a Corporação da Indústria Aeronáutica Colombiana (CIAC) como centro de serviço mundial para modernizar os aviões Tucano T-27, informou […]

Compre agora sua revista Forças de Defesa número 11

Outra revista igual a essa, só daqui a 100 anos! A Revista Forças de Defesa 11ª edição de 140 páginas na versão impressa […]

Inbra inicia seleção para a produção do caça Gripen NG

Soraia Abreu Pedrozo Do Diário do Grande ABC O Grupo InbraFiltro, de Mauá, parceiro da Saab para a produção de […]

Revista Asas: FAB deve receber oito JAS-39C/D Gripen em janeiro de 2016

Fontes ouvidas pela reportagem de ASAS afirmaram que dois capitães, pertencentes ao 1º Grupo de Aviação de Caça e ao […]