707 da Varig foi abatido por caças russos*

pp-vlu

O cargueiro 707-323 da Varig, que desapareceu em 30 de janeiro de 1979, quando sobrevoava o Pacífico entre Tóquio e Los Angeles, foi abatido por caças soviéticos. A revelação foi feita a esta coluna por um ex-agente de inteligência brasileiro que ouviu o relato de um ex-agente da KGB que participou da operação. Domingo, o “Fantástico”, da Globo, mostrou que familiares dos 6 tripulantes há 30 anos aguardam respostas.

Carga secreta

Os russos atacaram porque o cargueiro da Varig estaria transportando aos EUA, em segredo, partes de um caça soviético MiG-25 levado a Tóquio por um piloto desertor, Viktor Ivanovich Balenko.

Língua nos dentes

Cooptado pelo serviço secreto inglês, o ex-agente da KGB soviético veio ao Brasil em 1982 e contou tudo a agentes que fizeram sua segurança.

*FONTE: claudiohumberto.com.br

NOTA do BLOG: A versão de que o PP-VLU teria sido abatido pelos russos é antiga, mas seria muito bom, principalmente para os familiares dos tripulantes desaparecidos, que o Brasil tentasse confirmar junto à Rússia se de fato essa história é verdadeira.

NOTA do BLOG 2: Por conta da polêmica causada por este post e do desvio da discussão para a política partidária, cancelamos a postagem de comentários nele. Poderemos usar o mesmo expediente no futuro, se os leitores não respeitarem o tema proposto e as regras básicas de etiqueta na internet.

144 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
gaspar

sera que foi isso mesmo ????
nao culpo os russos…
infelizmente era um aviao com tripulacao brasileira…

Robson Br

Esta história é antiga e tem um fundo de verdade. Cadê os destroços do avião. Se realmente for verdade o governo brasileiro deveria pedir explicaões. Não é possivel um avião deste tamanho desaparecer no mar e não deixar rastros.

Cor Tau

Se sobrevivo a esta vida sem morrer! Estarei surpreso…

Fernando Gonzales

kkkkkkkk….eu lembro do fato, apesar de ainda ser criança, só não lembro de nenhuma notícia da época, apesar de ler todos os jornais que meu pai comprava( Correio do Povo, Zero-Hora e jornal do Brasil), nem tão pouco ouvir ou ver na tv nenhum comentário, que o avião poderia ter sido abatido. Galante eu lembro tambem, que antes deste fato do avião da Varig, os EUA abateram um avião de passageiros suspeito de espionagens, morreram centenas de pessoas, os americanos alegaram que houve falha na detecção e o míssil foi disparado, o caso repercutiu na mídia da época. Na guerra… Read more »

CTO

a varig com certeza tem esta resposta pois deveria saber que tipo de carga transportava,e se realmente era partes de um mig,a teoria pode estar certa

Edmar

Caros Amigos.:

Será que supostamente algum “caça estrangeiro poderia ter abatido o Avião AF447”?

Ou na verdade ele veio a se “desentegrar no ar por causa da forte tempestade e por problemas tecnicos”?

Ou supostamente por algum “atentado”?

É realmente é uma coisa interessante e que tem que ser investigadas pelo Brasil, França e Autoridades Internacionais.

Abraço a todos.

gaspar

o AF477 nao foi abatido pois foram encontrados corpos em “perfeitas” condicoes…
se tivesse sido abatido, acho eu que nao iria sobrar nenhum corpo em boas condicoes… ACHO EU

Rodrigo

Nossa Fernando, essas informações acrecentaram muito ao post, isso tudo ajudou a elucidar o caso.
Obrigado

Virtualxi

É cada um que aparece aqui com cada história. E essa sinceramente (russos + criancinhas) é de um mal gosto tremendo. Se é verdade ou não que o avião da Varig foi criminosamente abatido por um avião russo, isto deveria ser solucionado e investigado. Se for verdade, então é um precedente grave que no mínimo deveria ter na resposta do governo brasileiro a suspensão imediata de qualquer acordo com os russos, desde compra de equipamentos militares até alimentos. Poderiamos por exemplo ter evitado a compra dos helicópteros militares daquela nação. A verdade deve ser declarada, para que no mínimo um… Read more »

Dalton

Calma Fernando!

Ninguem fez comentario depreciativo aos russos…nao precisa atacar os norte-americanos de graça.

Agora, se eu desse inicio aqui a uma lista de atrocidades perpretadas pela ex URSS, inclusive gravidez forçada em paises como Polonia, Tchecoeslovaquia, Alemanha Oriental…entao aí sim…vc e a cavalaria russa poderiam sair em defesa, mas, nao é o caso, e muito menos o assunto da matéria.

Esquece um pouco os EUA.

abraços

Raimundo

Acusações tão sérias e fortes como essas, caso não estivessem acorbertadas pelo manto do anonimato virtual, poderiam geram muita dor de cabeça para seus autores, já que ofendem a dignidade e a honra de um número indeterminado, porém expressivo de indivíduos de várias nacionalidades!!!! Mesmo que sejam consideradas como simples e inconseqüentes brincadeiras, este tipo de comentário num site (blog) da web de acesso irrestrito poderia vir a prejudicar um pouco a imagem do site, não acham ???? Pessoal, isso não é uma conversa de botequim, é uma “conversa” que está sendo feita próximo à “janela do mundo”! Algumas pessoas… Read more »

Cor Tau

Um inimigo declarado é perigoso! Mas um falso amigo é pior………..

Au Revoir…

MOsilva

Bom, se realmente o 707-320 da Varig estivesse transportando partes do Mig-25 que pousou no Japão, não se pode dizer que um abate por parte da Força Aérea Soviética tenha sido “criminoso”. Uma hipótese levantada foi de que teria havido uma despressurização da aeronave, que poderia permitir um vôo até o combustível acabar. Há alguns problemas com a hipótese de abate: as comunicações com a aeronave foram interrompidas com pouco mais de uma hora de vôo. Assim, a área de abate seria relativamente próxima ao Japão, permitindo a identificação de destroços (certamente haveria destroços depois de um abate de um… Read more »

Noel

MOsilva em 09 jun, 2009 às 17:56

Única análise coerente.

Esdras

Interessante, então é por isso que os destroços nunca foram achados e com razão.
Isso é um bomba de notícia.

Jony Costa

Nunca ouvi falar de avião cargueiro do Brasil levando peças do Mig-25, e outra, os americanos com tantos meios disponíveis iriam transportar um conteúdo destes em um aviao comercial e brasileiro ainda mais. E pelo que sei o avião foi devolvido, certamente depois de ter sido esmiuçado pelos técnicos japoneses e americanos. Mas pode ter acontecido dele ter invadido o espaço aéreo russo, e aí ser abatido por SAM’s ou por caças mesmo como foi o caso daquele 747 que ia pra Coréia. Se isso tivesse aconteciddo os americanos teriam interceptado as fonias russas como aconteceu no exemplo que citei,… Read more »

Baschera

A princípio, me parece mais uma do C.H.
Mas por que só agora isto foi divulgado ?? Quem é a fonte ?
O que este Balenko veio fazer aqui em 1982 ?
Porque agentes tiveram que fazer sua segurança ?
Porque o governo da época nada disse, ao menos oficialmente ?

Sds.

Hornet

Hummm…sei não…a fonte da notícia não é das mais confiáveis 9aonde estaria hoje esse agente da KGB? Entrevistem o cara, confirmem a versão dada…isso seria o mínimo que se poderia esperar de um trabalho jornalístico sério)…e nem tão pouco o programa em que essa notícia foi dada (Fantástico, o Show da Vida! Aí é dose, hein?!!!) Acho que a análise do MOsilva foi a mais esclarecedora até agora… Como não conheço o caso direito, fico na minha…calado. Só acho que o Fantástico não é um programa jornalístico, (não dá pra levar muito a sério o que eles colocam no ar),… Read more »

Jony Costa

o “melhor” da reportagem exibida no fantástico foi quando aquele senhor mostrou o óculos do piloto que estava arranhado e supostamente estes arranhões formavam o número “7”, mostrou inclusive uma fotocópia da imagem ampliada. O mais bizarro foi usar isso pra fazer uma comparação com a bíblia e sugerir que aquilo era uma predição de que algo importante aconteceria na sua vida, pois o piloto acidentado era piloto de avião 707. Isso é um argumento muito fraco e de construção muito medíocre, pois sabemos que o número “7” faz parte da vida de qualquer piloto da aviação comercial, e além… Read more »

Rodrigo Marques

Pessoal,

Os americanos estacionados no Japão não tinhaam meios militares de transportar peças do MIG-25, então durante 3 anos pensaram em como fazer… Aí vieram aqui e imploraram para os Brasileiros ajudarem.

🙂

Alexandre Marlon

Até onde lembro de documentários que assisti, os norte americanos tiveram acesso sim a caça mig de um desertor e se a memória está certa, o cara pousou em outro país, não no Japão. Mas o caça foi logo em seguida transportado para os states. O logo em seguida que falo é após um ou dois meses e não após anos. Ah, o caça chegou lá, aqui nesta história, ele foi nadar, pois estava a bordo do avião, alegadamente abatido.

Rodrigo Marques

Fernando,

O Claudio Humberto foi Porta-voz do Governo Fernando Collor, aquele que agora é Senador e aliado do Lulla, que é aliado do Renan Calheiros, Sarney, Jader Barbalho e outros.

( Vou parar por estes nomes pq devem haver menores lendo)

Alexandre Marlon

Mais uma coisinha, após uma rápida pesquisa na internet, descobri mais de uma versão para o caso.

Quem sabe o bicho papão abduziu o avião?

Baschera

Fernando Gonzales,

Não…. o C.H. trabalhou para o governo Collllor, o entreguista !!

Sds.

Cronista

Um avião comercial brasileiro transportando peças ultra-secretas de um caça russo desertor do Japão para os EUA? Perdoem-me a ironia, mas é coisa do Fox Mulder. Brasil e EUA não andavam bem na época. Os EUA tinham ao seu dispor uma imensa estrutura militar no Japão para dar um *sumiço* no MIG. Os EUA provavelmente recorreriam a uma empresa européia e não uma empresa aérea de um país periférico caso decidissem usar um avião comercial. O que eu acho plausível? Sim, o avião pode ter sido abatido, era época da guerra fria e muita coisa rolou sem uma boa explicação.… Read more »

J Curitiba

Nossa, pura teoria da conspiração!

kaleu

É lamentável que algumas pessoas estejam tão envolvidas com a ideologia esquerdista (retrograda por sinal), que aprovam e defendem “qualquer merd…” que os Russos façam, mesmo contra seu próprio país … e ainda saem em defesa dos mesmos … justificando seus atos atrozes, contrapondo com atrocidades de outros países …

Vá falar essas bobagens para os familiares daqueles que perderam suas vidas, enquanto estavam trabalhando, em um avião de transporte civil, e foram COVARDEMENTE abatidos por caças Russos …

LAMENTÁVEL que se chamem de Brasileiros, pessoas tão pobres de espirito.

Kaleu

Billy

claro que não culpam os COMUNA SOVIÉTICOS… Brasileiros, afinal, são cães vira-latas como alguns costumam chamá-los por aqui, não importa se matam 4 ou 5 ou 1.000 como fizeram os nacionais-socialista na II WW…Comentários primorosos à parte, seria o caso do governo investigar mais este possível assassinato do COMUNISMO. Será que nosso “solitário” ministro da justiça vai se interessar?

Noel

Fernando Gonzales: “Eu não culpo o blog pelo artigo, mas acho que eles deveriam tomar mais cuidado de onde estão tirando matérias que possam comprometer este blog,” Comprometer o blog??? Se tem algo que compromete o blog, creio ser o extremismo no debate político, perdendo-se o respeito pelo companheiro que tenha uma posição política oposta, e que vem aumentando, e tornando-se muito frequente nos três blogs. As opiniões, que são livres, tem sido radicais, e em alguns casos, beiram a estupidez; e nem vou citar algumas “brigas” e ameaças, algumas chegam a ser cômicas. Isso sim, talvez comprometa o blog.… Read more »

Alexandre Marlon

Já falaram a mesma coisa que direi agora com outras palavras. Notícias anônimas como essas, não deveriam ser postadas neste blog. Onde está a fonte, de onde o Claudio Humberto tirou isso? É muito fácil postar informações notícias anônimas, esse tipo de tópico poderá comprometer a credibilidade deste blog(se a vinculação deste tipo de notícia tornar-se habitual) que foi conquistada através dos anos e totalmente comprovada através dos comentários do comandante e ex-comandante do 2º/6º GAV comentam no Poder Aéreo.

Por favor, senhores editores, tenham cuidado com notícias postadas.

Igo

Eu não acredito nesta estória!!!

Noel

Mauro, mesmo uma coisa sendo uma coisa, e outra coisa, outra coisa; o caso do avião iraniano foi esse: Voo 655 da Iran Air (IR655) em rota comercial entre Teerã e Dubai, em 3 de julho de 1988, a aeronave que fazia o percurso, no trecho entre Bandar Abbas e Dubai, foi derrubada por um míssil disparado a partir do USS Vincennes, com a morte de 290 passageiros.
Sds

Bosco

Sem comentários.
Sou mais falar de caças de sétima geração.
Passo a vez!

Noel

Que é isso, querem CENSURAR o blog???

Felipe Cps

Oxente, essa história é a mais pura sandice que ouvi nos últimos anos… Como se americano precisasse carregar peça de avião militar em cargueiro da Varig, afff… E de onde ainda? Do Japão! (maior base militar americana na Ásia) 🙂 Mas mais assustadoras ainda são as sandices que esse teleguiado vermelhuxo desse Fernando Gonzales escreve… São tantas que nem me animo a refutar, deixo pra os colegas que tiverem mais paciência do que eu com beócios do gênero… 🙂 Pergunto a vosmecê Sr. Fernando Gonzales, diz aí: tu num é brazuca não neh? Com esse nome, e tentando justificar um… Read more »

Bosco

Só um comentário pra não passar batido. rsrs… Fernando, pelo que entendi você abomina os EUA por ele ser o maior culpado pelas mazelas e massacres mundo à fora. E quanto ao segundo lugar? Tudo bem? Eles são legais e bonzinhos porque estão no segundo lugar em termos de atrocidades. Ou seja, o primeiro colocado em brutalidade de acordo com você e com as seitas americanas é uma besta do Apocalipse, mas e quanto ao segundo, terceiro e quarto colocados no ranking? O que você tem a dizer sobre os outros de sua lista dos governos e países mais criminosos… Read more »

Bosco

Fernando,
o Xá Reza Pahlevi não se voltou contra os EUA não.
Tira o coitado da lista.

RL

Poh, daqui a pouco vão querer discutir quem matou a ODETE ROITMAN.

Voltando ao blog.

Eu não acredito que o vôo da Varig tenha sido abatido por caças Russos.

Na época pode ter sido levantada esta hipótese em virtude da Guerra Fria más nos dias de hoje, vir alguem e dizer isso ou aquilo é muito fácil.
Até descobrir a verdade já vão se passar mais 30 anos.
Ai, o que se pode fazer?

Enfim, posso estar redondamente enganado, más não tem muita coerência dizer isso hoje com tanta afirmação.

Wolfpack

Os russos devem ter montado uma operação gigantesca para abater este 707 sobre o Pacífico sem serem notados pelos alertas antecipados do Japão/Coréia e Havai. Com REVO ou Porta-aviões… Ou um novo míssil disparado de um navio militar na área. Histórias, histórias, somente isso… com ingredientes de guerra fria.

Rodrigo Marques

Bom, Vamos aos numeros: Onde os EUA mataram 200 milhões de pessoas? Stalin matou 20 milhões Mao matou 70 milhões Pol Pot matou 3 milhões Nas ex republcas soviéticas, afeganistão, tibet, nepal, angola, cuba, etc.. completam-se facilmente os 7 milhões restantes. Voce pode argumentar que no Iraque e no Vietnam, morreram respectivamente 2 e 3 milhoes de pessoas. Países em guerra, ainda que espurias, mas inegável tambem que grupos internos também provocaram massacres nesses países. Quero que mostre onde o Governo dos EUA matou os 195 restantes, principalmente dentro de seu proprio povo. Finalizando a maior piada foi esta: “”… Read more »

LeoPaiva

Penso que alguns da turma poderiam amenizar o debate político, principalmente em tópicos como esse que não tem nenhuma relação com política interna, é só uma sugestão.

Daqui a pouco o Galante vai ter que criar o Blog “PODER POLÍTICO”.rs rs

No mais eu concordo com a maioria que descrê da hipótese de abate por caça russo.

Como foi dito por vários colegas, os EUA tem meios suficientemente capazes de transportar o que quiserem para onde quiserem e quando quiserem, jamais contratariam uma empresa particular de um terceiro país para transportar carga militar tão valiosa.

Sds.

Marco Antonio

É Noel, pelo jeito temos um Stalin no pedaço!

Alecsander

Não acho dificio, mais esta acusação é muito seria, e tem que ter muita cauma nessa hora. Pra não repetir aquela historia de comunista comedor de criancinha

Felipe

Balela, nessa época a linha de frente russa ainda era Mig-23 e Mig-25, não tinham toda essa bala na agulha tanto em termos de alcance quanto em termos de armamento de longo alcance.

kaleu

Já ví muitos imbecís comentar nos diversos blogs da vida … porém … esse Fernando Gonzales foi pro topo da lista … ele é simplesmente o mais, mais !!

kaleu

PARABÉNS … Fernando … vc é o ganhador …

Giovani

Alguem se lembra da Maior tragédia da aviação mundial, o massacre do Voo KAL-007, abatido sem dó pelos Soviéticos em 1983, não se esse fato do Boeing 707 Varig é verdade,mas deveria ser investigado melhor.

Só acho que o Governo Brasileiro, dá pouca ou nenhuma importância a seus cidadãos no exterior.

Fernando Gonzales

Ó Galante…manda um boné pra mim…afinal fui eu que consegui fazer estes … ficarem teclando aqui no teu blog….eheheehe.
Té mais tenho que trabalhar amanhã cedo.

Wilson

Putz hein Fernando… Pisou no tomate hein cara… Cheio de teoria Esquerdista Lenilista/ e ou Marxista… Cresce meu irmão!!! Século 21 CARA!!! Esquece essa M toda cara!!! O mundo mudou meu irmão, será que só você que não percebeu??????!!!!!
W E L C O M E T O T H E N E W W OR L D !!!!!!!!!!!!!!!!
Viúvona…………… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Dalton

Cheguei tarde…mas nao poderia dormir sem fazer um registro. Fernando Gonzales, vc confundiu as coisas: as mulheres e crianças filipinas mortas de maneira brutal, nao foram mortas pelos americanos e sim…pelos japoneses. A full account of all massacres of Filipinos by Japanese troops would fill several books. In Manila, 800 men women and children were machine-gunned in the grounds of St. Paul’s College. In the town of Calamba, 2,500 were shot or bayoneted. Around 100 were bayoneted and shot inside a church at Ponson and 169 villagers of Matina Pangi were rounded up and shot in cold blood. At the… Read more »