O chefe do Governo francês também anunciou que um avião radar Awacs se juntará às duas aeronaves militares francesas que desde ontem participam da missão para encontrar o A330.

“Foi lançada uma luta contra o relógio em condições meteorológicas extremamente difíceis e em uma zona na qual a profundidade do mar pode chegar a sete mil metros”, advertiu Fillon.

O secretário de Estado para Transportes francês, Dominique Bussereau, disse que a confirmação das informações passadas pela FAB não poderá ocorrer até que os elementos localizados sejam confrontados com o número de série do A330 da companhia aérea francesa.

No aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, onde o voo da Air France deveria ter pousado ontem, dezenas de parentes de ocupantes do avião foram reunidos por funcionários da companhia, que oferece assistência e informação.

Um forte esquema de policiamento foi organizado para garantir a privacidade dos familiares e evitar a entrada das dezenas de jornalistas concentrados no aeroporto francês.

Embora ainda não se saiba exatamente o que aconteceu com os 228 ocupantes do avião, a Assembleia Nacional francesa fez hoje um minuto de silêncio pelo desaparecimento da aeronave.

Amanhã à tarde, será organizado na catedral de Notre Dame, em Paris, um ato ecumênico também relacionado ao ocorrido com o avião da Air France.

Entre os ocupantes do avião, havia pessoas de 32 nacionalidades, principalmente franceses (72), brasileiros (59) e alemães (26), mas também chineses (9), italianos (9), suíços (6), libaneses (5), britânicos (5), húngaros (4), irlandeses (3), espanhóis (2), marroquinos (2), poloneses (2) e americanos (2).

Embora o Executivo francês não queira excluir nenhuma hipótese sobre o desaparecimento da aeronave, o ministro da Defesa do país reiterou que não há “nenhum elemento que permita corroborar” que se tratou de um ato terrorista.

Seguindo a mesma linha, Bussereau comentou que, embora não haja certezas até agora, “parece mais uma perda de controle do avião”, ao mesmo tempo em que tachou de incompleta a tese de um possível impacto de um raio sobre a aeronave.

“Um simples raio não pode explicar a perda de um avião“, argumentou o secretário antes de acrescentar que, caso a aeronave tivesse sido afetada por uma tempestade no Atlântico, “um conjunto de circunstâncias” seria necessário para provocar sua queda.

FONTE: EFE / FOTO: Meretmarine

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
gaspar

e vcs acham que os europeus iriam deixar o Brasil receber todos os “creditos” nessa situacao ?!?!?!?!?!

em quais outros arquipelagos/ilhas o Brasil possui pista de pouso ???
Fernando de Noronha eh a mais distante ?? sem considerar a Arntarida…

Sérgio

O que se faz com um AWACS nessa situação? Só se vão controlar o espaço aéreo congestionado de fragmentos.
Um Atlantic, um P-3, vá lá, mas um AWACS puro! Se não tiver outros sensores, e eu não conheço o modelo, é só propaganda. Crítica 40 x 0.

Guilherme

Franceses São uns fedidos, Ficaram com inveja da tecnologia da embraer!!! kkkk

Parece que eles querem mostrar pro povo deles que são melhor qui nós!!!

RJ

O AWACS pode vetorar as aeronaves de busca. Só se for.

André de POA

Gaspar, creio que só em Fernando de Noronha, já que em Trindade é uma base da marinha.

Henrique Sousa

Basicamente Comando e Controle, mas se pintar uma escuta eletrônica eles gravam, pq afinal ninguém e de ferro…..

Nós mandamos o R-99B com radar de abertura sintética SAR e não o AEW&C.

RL

Ainda não entendo o pq o R-99 foi enviado tardiamente para o local.
Deveria ter sido acionado logo nas primeiras horas com o objetivo de encontrar possíveis vítimas a tempo.

Raphael Barros

Os franceses ficaram com inveja do nosso R-99B ou é impressão minha? Alias o Brasil precisa já pensar em modernizar os R-99s será que eles tem alguma coisa em mente?

Ulisses

Raphael Barros

Pelos próximos anos não é necessário modernização dos E-99 e R-99,pois já estão no estado-da-arte.

Abraços.

Sopa

A pergunta que não quer calar; Pq. o R-99 não foi acionado na hora do acidente ?? alguem se habilita ????

Henrique Sousa

Acho que a questão não e pq o R-99B não foi acionado na hora do acidente, pq ele foi desdobrado no tempo hábil. Baseado em Anápolis foi deslocado para o nordeste durante a segunda-feira, e decolou no final do dia. Na madrugada de terça-feira já estava reportando contato com objetos possivelmente do A-330. Temos que entender que o negócio não funciona assim: decolar os caças, PC liberados!!! O avião saiu do planalto central e provavelmente menos de 18hs da decolagem da base já estava reportando contato com algo no Atlântico. Só de tempo de vôo desde Anápolis temos umas 8… Read more »

marlos barcelos

Fantástico o R-99, mostrou a tecnologia que tem embarcada.

Lucas Calabrio

O Brasil junto com a Suécia estão com tudo
pelo jeito vem Gripen NG

Felipe Cps

FRANCESES NÃO SÃO CONFIÁVEIS!

E quem acabou tendo que achar os destroços foi o R-99, brasileiro com um pezinho na Suécia.

Que venham os Gripens NG e xô Rafale e SH. “Vão jogar as suas redes das duzentas para lá”…

E que venham mais uns 10 R-99 para a FAB.

Abs.

Marco Antonio Lins

Nossa FAB e nossa MB estão dando show de organização.Estão todos de parabens, e que Deus esteja com vcs.

Tadeu

Sérgio em 02 jun, 2009 às 16:07

O que se faz com um AWACS nessa situação?
————————–

Trecho de reportagem do Clarin:

“Francia envió además un avión radar tipo Awacs que debe efectuar una “cartografía” de los restos para intentar delimitar el lugar del accidente y permitir luego la recuperación de las cajas negras, precisó Francia envió además un avión radar tipo Awacs que debe efectuar una “cartografía” de los restos para intentar delimitar el lugar del accidente y permitir luego la recuperación de las cajas negras, precisó *Prazuck..”

*capitán de navío Christophe Prazuck, del Estado Mayor francés.

Tadeu

Saiu duplicado o texto,corrigindo:
—————
Francia envió además un avión radar tipo Awacs que debe efectuar una “cartografía” de los restos para intentar delimitar el lugar del accidente y permitir luego la recuperación de las cajas negras, precisó *Prazuck..”

*capitán de navío Christophe Prazuck, del Estado Mayor francés.

Hercules

OOOO Inveja !! R99 Neles !!! Parabens as FAs !!

Sérgio

Tadeu. Thanks!

Mas deu na mesma, concorda. O R-99B foi dimensionado para tal, inclusive aerofotogametria para apoio do projeto SIVAM -tem outra sigla junto. Para minha surpresa é esse desempenho marítimo. Show de bola!
Agora AWACS com função de cartografia, vá lá. Tem realmente mais autonomia e assim dá para corrigir posições com o movimento das correntes.
Boa.

gaspar

e vcs acham que os europeus iriam deixar o Brasil receber todos os “creditos” nessa situacao ?!?!?!?!?!

em quais outros arquipelagos/ilhas o Brasil possui pista de pouso ???
Fernando de Noronha eh a mais distante ?? sem considerar a Arntarida…

Sérgio

O que se faz com um AWACS nessa situação? Só se vão controlar o espaço aéreo congestionado de fragmentos.
Um Atlantic, um P-3, vá lá, mas um AWACS puro! Se não tiver outros sensores, e eu não conheço o modelo, é só propaganda. Crítica 40 x 0.

Guilherme

Franceses São uns fedidos, Ficaram com inveja da tecnologia da embraer!!! kkkk

Parece que eles querem mostrar pro povo deles que são melhor qui nós!!!

RJ

O AWACS pode vetorar as aeronaves de busca. Só se for.

André de POA

Gaspar, creio que só em Fernando de Noronha, já que em Trindade é uma base da marinha.

Henrique Sousa

Basicamente Comando e Controle, mas se pintar uma escuta eletrônica eles gravam, pq afinal ninguém e de ferro…..

Nós mandamos o R-99B com radar de abertura sintética SAR e não o AEW&C.

RL

Ainda não entendo o pq o R-99 foi enviado tardiamente para o local.
Deveria ter sido acionado logo nas primeiras horas com o objetivo de encontrar possíveis vítimas a tempo.

Raphael Barros

Os franceses ficaram com inveja do nosso R-99B ou é impressão minha? Alias o Brasil precisa já pensar em modernizar os R-99s será que eles tem alguma coisa em mente?

Ulisses

Raphael Barros

Pelos próximos anos não é necessário modernização dos E-99 e R-99,pois já estão no estado-da-arte.

Abraços.

Sopa

A pergunta que não quer calar; Pq. o R-99 não foi acionado na hora do acidente ?? alguem se habilita ????

Henrique Sousa

Acho que a questão não e pq o R-99B não foi acionado na hora do acidente, pq ele foi desdobrado no tempo hábil. Baseado em Anápolis foi deslocado para o nordeste durante a segunda-feira, e decolou no final do dia. Na madrugada de terça-feira já estava reportando contato com objetos possivelmente do A-330. Temos que entender que o negócio não funciona assim: decolar os caças, PC liberados!!! O avião saiu do planalto central e provavelmente menos de 18hs da decolagem da base já estava reportando contato com algo no Atlântico. Só de tempo de vôo desde Anápolis temos umas 8… Read more »

marlos barcelos

Fantástico o R-99, mostrou a tecnologia que tem embarcada.

Lucas Calabrio

O Brasil junto com a Suécia estão com tudo
pelo jeito vem Gripen NG

Felipe Cps

FRANCESES NÃO SÃO CONFIÁVEIS!

E quem acabou tendo que achar os destroços foi o R-99, brasileiro com um pezinho na Suécia.

Que venham os Gripens NG e xô Rafale e SH. “Vão jogar as suas redes das duzentas para lá”…

E que venham mais uns 10 R-99 para a FAB.

Abs.

rui mendes

O tempo responde a tudo, agora passados 12 anos, todos sabemos que se não fosse a França, ainda hoje nada se saberia do que aconteceu com esse voo, pois é, se não fossem os Franceses e os seus meios, as caixas negras ainda estariam a 7km de profundidade, no fundo do Atlântico, caladas para sempre, benditos SSN’s, que foram quem encontrou as caixas negras e permitiram saber o que se passou.
Quem muito fala, pouco acerta e é lindo de ver, esse ódio pelos Europeus, que já vem de muito tempo, mas só se odeia, a quem damos muita importância.

Marco Antonio Lins

Nossa FAB e nossa MB estão dando show de organização.Estão todos de parabens, e que Deus esteja com vcs.

Tadeu

Sérgio em 02 jun, 2009 às 16:07

O que se faz com um AWACS nessa situação?
————————–

Trecho de reportagem do Clarin:

“Francia envió además un avión radar tipo Awacs que debe efectuar una “cartografía” de los restos para intentar delimitar el lugar del accidente y permitir luego la recuperación de las cajas negras, precisó Francia envió además un avión radar tipo Awacs que debe efectuar una “cartografía” de los restos para intentar delimitar el lugar del accidente y permitir luego la recuperación de las cajas negras, precisó *Prazuck..”

*capitán de navío Christophe Prazuck, del Estado Mayor francés.

Tadeu

Saiu duplicado o texto,corrigindo:
—————
Francia envió además un avión radar tipo Awacs que debe efectuar una “cartografía” de los restos para intentar delimitar el lugar del accidente y permitir luego la recuperación de las cajas negras, precisó *Prazuck..”

*capitán de navío Christophe Prazuck, del Estado Mayor francés.

Hercules

OOOO Inveja !! R99 Neles !!! Parabens as FAs !!

Sérgio

Tadeu. Thanks!

Mas deu na mesma, concorda. O R-99B foi dimensionado para tal, inclusive aerofotogametria para apoio do projeto SIVAM -tem outra sigla junto. Para minha surpresa é esse desempenho marítimo. Show de bola!
Agora AWACS com função de cartografia, vá lá. Tem realmente mais autonomia e assim dá para corrigir posições com o movimento das correntes.
Boa.