boeing-747-testes-laser-foto-boeing

Foram reiniciados os testes de voo do Boeing 747-400F equipado com arma laser. Teste de disparo contra mísseis deverá ocorrer neste ano.

No último dia 24 de abril, a Boeing noticiou que o programa ABL (Airborne Laser – laser aerotransportado) iniciou os voos de teste com o sistema de armas completamente integrado à aeronave do programa, um Boeing 747-400F modificado. Os testes, a partir da Base Aérea de Edwads, na Califórnia (EUA), têm o apoio de equipes da Boeing, das indústrias parceiras e da agência norte-americana de defesa anti-mísseis. O primeiro voo de checagem funcional, já com o sistema de controle de tiro e o laser de alta energia instalados a bordo, deu-se no dia 21 de abril.

abl-boeing-747-com-laser-concepcao-artistica-boeing

A empresa líder do projeto é a Boeing, também responsável pela integração dos sistemas, pelo fornecimento da aeronave modificada e do sistema de combate. A Northrop Grumman é a fornecedora do laser de alta energia e a Lockheed Martin é responsável pelo sistema de controle de tiro.

O ABL deverá prover uma capacidade de destruição, “na velocidade da luz”, de todas as classes de mísseis balísticos, enquanto os mesmos ainda estiverem na fase de aceleração após o lançamento (boost). Eliminando os alvos ainda nessa fase, pretende-se reduzir a quantidade de disparos necessários das demais camadas do sistema de defesa anti-mísseis. Além disso o ABL tem potencial, segundo a empresa, para ser empregado em outras missões, envolvendo destruição de aeronaves e de mísseis terra-ar.

boeing-747-testes-laser-torreta-foto-boeing

No ano de 2007 foram relizados perto de 50 voos de teste que demonstraram a capacidade de acompanhamento dos alvos aéreos, compensando as condições atmosféricas. O ano passado foi dedicado à instalação do laser de alta energia a bordo da aeronave e, pela primeira vez, à operação do sistema de armas completo em altos níveis de força.

abl-boeing-747-com-laser-foto-boeing

boeing-747-testes-laser-raio-x-imagem-boeing

Fonte e imagens: Boeing

Subscribe
Notify of
guest

144 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sentando a Pua

Darth Vader poderia ter pensado nisso.

RL

Engraçado como a tecnologia nasce já morta.

Hoje se fala em furtividade..

Logo logo ela irá deixar de ter importância e cederá espaço ao que se vem por ai.

Hoje, o laser esta ai no Jumbão narigudo, já já ele estará na espaçonave do Skaywalker…

kkkkkkkkkkkkk

E eu não duvido nada, apenas gostaria de viver para poder ver com os próprios olhos.

Bosco

Não duvido que terá capacidade anti-satélite e mesmo contra ogivas de reentrada de mísseis balísticos na fase terminal.

Paulo Renato

Os americanos em quesito tecnologia brinca né !!!
E pensar que alguns anos atrás isso era apenas ficção e hj é pura realidade, logo essa tecnologia está totalmente integrada aos sistemas de armas americanas e nós aki ainda lutando pelo FX2 e outras modernizações.
Penso que se o Brasil investisse em pesquisas poderíamos sim estar dentro de um patamar bem acima do atual, mas o que vemos hj em dia são Universidades Federais a penuaria, lutando para sobreviver.
Potencial nós temos falta mesmo é investimentos e interesse político para podermos chegar aos objetivos obvios.

Abs.

Giovani

Qual é o orçamento desta Bricadeira?

Eu estou surpreso nunca pensei numa coisa assim.

Hornet

Muito meia-boca…só o laser!!! Cadê os torpedos fotônicos, os desruptores de plasma, os escudos de energia, os raios tratores, a velocidade de dobra?

Se bobear este Jumbo meia-boca aí não tem nem teletransporte…muito primitivo pro meu gosto!

Sou mais a USS Enterprise E.

paz e vida longa a todos

levem-me ao seu líder…hehehe

Aluisio

Deviam vender uns pra Linhas Aéreas Afegãs. Sabe como é,um avião com capacidade de auto-defesa sempre é util em lugares calmos e aprasíveis como esse… hahaha
E Hornet,é impressão minha ou além de faltar tudo isso que vc citou,ele ainda usa turbofans?! Muito primitivo mesmo…

André Castro

O Brasil esta avançando nessa area de Laser esse ano ,segundo uma materia que vi no site do CTA eles vão fazer um disparao de laser em um tunel hipersonico ,o laser ja esta montado no tunel ,o diparo devera atingir uma potência de 1 Gigawatt ,os testes são sobre propulsão a laser ,a unica coisa que não gostei da noticia é que o laser é emprestado ,foi cedido ao CTA pela NASA ,sera melhor se fose nacional ,mas é um avanço….eu acho

Hornet

Aluisio,

ele é praticamente uma carroça com asas…

se bobear, ainda usam humanos, e só humanos, como tripulação…vê se pode uma coisa dessas?

Nenhum Klingon, nenhum Vulcano, nenhum andróide, nenhuma Zeta-betaziana…

muito primitivo…tá louco!!!…hehehe

abração

Márcio

Pode ser uma imensa besteira mas…e se eu lançar um missil cromado?
ou mesmo espelhado??? essa coisa funcionaria???ou ainda revstir com espelhos prismáticos ( que refletem o raio sempre na mesma direção do disparo) um espelhinho desse custa 10 reais…

lucas lasota

creio que tera aplicacoes ar-terra, contra radares e outro sistemas criticos.

Madvad

o problema é os americanos investirem bilhões nesse 747…e um R-77 estragar a brincadeira…rs

Bosco

Madvad, o alcance desse sistema está na casa dos 400 quilômetros ou mais. Ele espera o míssil se elevar bem acima das camadas mais densas da atmosfera para disparar. Como ele também se encontra em uma altitude elevada o sistema possui grande alcance. Daí ele sempre ficar em território protegido e sob domínio americano, que antes estabelece a superioridade aérea como de praxe. Mas sem dúvida o Ks172 foi feito pensado nessa belezura. Não se pode descartar a provável capacidade de auto-defesa proporcionada pelo laser contra mísseis ar-ar e sup-ar, já que com certeza estará ligado em rede. Lucas, talvez… Read more »

Virtualxi

É o começo de uma nova era em combate aéreo. Agora é assim, em aviões gigantes e grotescos. Não demora muito para essa tecnologia migrar para um avião do tipo F-35 ou melhor.
Então, para uma Força Aérea que acha que detona com F-5 porcaria o melhor é respeitar e nunca ousar em brigar com esses tais da América do Norte.

Porém, como sempre, existem os israelenses para melhorar oque é feito na América, patentear, produzir em série e vender para quem tiver como pagar. Quem sabe no futuro não vemos um F-5 com laser … Ou um KC-390 …

Bosco

Márcio,
uma das defesas pensadas contra lasers sem dúvida são as superfícies espelhadas além da “rotação”, impedindo que o feixe se “fixe” em um ponto por “muito” tempo.

JMRC

…E eu nem sabia que existia tanta tecnologia assim. O que até pouco tempo atrás parecia existir só em filmes, vem se tornando realidade. Concordo com o Paulo Renato, no que diz respeito ao nosso FX. Enquanto muita gente acha que o Brasil vai virar um potência militar com os prováveis 36 caças do FX e com um submarino nuclear, vemos que outras nações – não só os EUA – estão anos luz dagente. Estou certo que não vai ser nossa geração que vai ver o Brasil como uma potênmcia militar ou tecnologica. Precisariamos de muitos anos de investimentos pesados… Read more »

Goiano

Srs.,

Alguem sabe quantos “disparos” essa arma pode realizar sem necessidade de algum tipo de reabastecimento ou carregamento?

André Castro

Offtopic

Um SU-35 explodio durante testes ,segundo as fontes foi por defeito no sistema de combustivel :

http://en.rian.ru/russia/20090427/121320589.html
http://www.mosnews.com/military/2009/04/27/su35/

Henrique Sousa

piada pronta detectada:

Foi o teste do Jumbo com Laser que meteu fogo no protótipo do Su-35. 😀

Rodrigo Rauta

Hornet, que Enterprise nada!!
O bicho mesmo seria temos uma frota com 3 Yamatos, com uns 300 caças Tigres-negros III!!! ai sim a coisa ia ficar boa!!!
Alias, vai ver esse laiser é o prototipó do Canhão de Ondas…ehehehehe!

Abraços!!!

Nelson Lima

Acho que nossos urubus sobrevivem ao laser!

Felipe Cps

André Castro, o Caça Su-35 cair não tem nada de mais (previsível, rs), mas a foto da Oksana Pochepa em cima do link no mosnews.com alegrou meu dia… Uhhh coisinha guapa…

joao terba

Lá os cara investe tem o governo para comprar, aqui tá começando,espero que essa política não pare.

Luciano Baqueiro

Sempre tive uma dúvida de leigo : caso não acerte o alvo, o que acontece c/ o raio quanto ( distância / tempo ) ele percorre até se dissipar ? Numa situação hipotética se ele errar um alvo voando acima dele, este raio poderia acertar um desavizado e azarado satélite ou pior uma nave ou estação espacial ? Esta estória de raios me lembra a Esquadrilha Abutre ( “RAIOS, RAIOS DUPLOS” ) e como lá sempre as invenções do Klunk se voltavam contra eles mesmos, já imaginaram : os brodi erram e acertam em um alvo americano ? Armas Sci-Fi,… Read more »

Francisco AMX

Uma coisa é existir, outra é ser eficiente, e não acredito que este troço funcione de forma justificativa! esta não! porém não duvido!

como dizia um “tio meu” sobre o homem já ter ido a lua… assim que falaram para ele, lá nos idos dos 80, “tio o sr. sabia que o homem já pisou na lua?” e ele, olhando maravilhado para uma máquina na fazenda…: “Oia Guri, dispois que inventaro este “troço” de dibulhá milhu, eu não duvido é di mais nada”! rsrsrs

Robson Br

A gente critica os homi, mas eles estão muito na frente.

andre de poa

Não quero ser pessimista mas suponho que um bicudo solitário dê conta tranquilo deste elefante branco. Aqui os politicos sugam o dinheiro dos impostos, nos EUA a industria militar suga o orçamento da nação em projetos como esse… Vai usar isso aonde, contra o que? Koreia, Russia? fala sério.

Ricardo MG

Galera acabei de ler em um outro site que um Su 35BM sofreu um acidente durante testes na manha de hoje, aqui vai o link.

http://defesabr.com/blog/index.php/27/04/2009/novo-caca-russo-su-35bm-sofre-acidente-em-testes/

Bosco

Goiano,
que eu saiba na casa dos 100 disparos, que duram alguns segundos cada um (em torno de 3 segundos se não me falha a memória).

Marcelo Tadeu

Rodrigo Rauta eu tb assistia Star Blazers na antiga TV Manchete onde havia a nave Argus (uma versão do couraçado Yamato) e os tigre negros, aqueles caças que saiam dele. E o Generalíssimo Deslok, lembra, o inimigo do Capitão Derek Whitestar. Lembra da reversão e aquele laser que saía da proa? Velhos tempo, putz!!!

Mas falndo sério. Nunca vi tamanho desperdício de dinheiro que é este ABL. Se eu sou contribuinte americano ia ficar p…!

Everson

O pessoal falou em um f5 dar conta dele…quero ver se ele estiver escoltado por um esquadrão de f22….

andre de poa

aja money para manter esse gordo mais um esquadrão de f22 perambulando por ai.. com essa crise deu para ver que os fundos yankees não são infinitos e mandar “fazer” mais dinheiro tem seus limites até para a nação mais poderosa do mundo.

Zeke A6M

Saiu na “Carta Capital”, que o Fx-2 já “estaria fechado” com o Rafale.
Alguem tem alguma informação ?

Abraços a todos.

Leandro Mello

Hornet:

Muito meia-boca…só o laser!!! Cadê os torpedos fotônicos, os desruptores de plasma, os escudos de energia, os raios tratores, a velocidade de dobra?

Se bobear este Jumbo meia-boca aí não tem nem teletransporte…muito primitivo pro meu gosto!

Sou mais a USS Enterprise E.

paz e vida longa a todos

levem-me ao seu líder…hehehe
____________________________________________________________________

Nossa com esse seu comentário a nossa tecnologia terrana atual parece lata velha o.O

Bosco

Esse é só parte do “escudo” anti-míssil.
Ainda tem mísseis Patriot PAC-3, THAAD, Standard SM-2 block 4 ER, Standard SM-3, KEI (interceptador de energia cinética) e GBI (interceptador baseado em terra).
O ABL e os mísseis Standard SM3 e KEI são para a fase inicial, o GBI é para a fase intermediária, e os PAC-3, o THAAD e o Standard SM-2 são para a fase final.

Francisco AMX

Bosco..fala sério, tu é um diretor do Pentágno não é? e fica aqui no Blog só para fazer tua parte de “bom samaritano” nos mostrando, a nós “plebeus” estas cositas tecnológicas do Tio Sam! rsrsrs

Se tu não trabalha na área tá perdendo dinheiro! ou será que não precisa?? heim? milionário! he he

abraço “DearBrother” 😉

Goiano

Bosco,

Obrigado pela resposta.

O GBI que você menciona é para fase em que o ICBM está em sua maior altitude?

Qual a altitude de interceptação?

abs

Aluisio

Francisco AMX:
EU ri muito do comentário sobre o seu tio! hahaha

Rodrigo Cesarini

O que escapar do escudo anti-míssil o Doutor Manhattan dá um jeito.

Goiano

Os conspiracionistas gostam de dizer que os “gringos” usaram um laser de alta potência para torrar o VLS lá em alcântara. Uma coisa eu lembro, logo depois do acidente dois ou três estrangeiro foram presos na cidade pelo serviço de inteligência da FAB ou do EB (não lembro). Depois foram liberados ou “devolvidos” sem maior alarde.

André Castro

Felipe Cps ,acredita que eu nem tinha reparado ,fui comferir ,realmente nem se o SU-35 tive equipado com canhão a laser escudo de plasma ,e se tivese pindado com bolinhas amarelas ele iria chamar mais do Oksana Pochepa kkkkk

Leonardo Angelozi

Vamos iniciar o programa Brasileiro de Laser Aerotransportado

Peço a todos que arrecadem milhares de controles remotos de TV e depois juntamos todos com super bonder no nariz de um C130 e esta pronta nossa arma Laser..KKKKKKKKKKK

EEEEE Brasil q nao vai pra frente..

Bosco

Goiana, o GBI é sim para a fase intermediária que se inicia quando os motores foguetes se apagam e ele começa sua trajetória balística subindo até o ápice que em geral, no caso de mísseis intercontinentais chega a mais de 400 km de altitude, e desce até a reentrada onde se inicia a fase terminal. O GBI está sendo instalado se não me engano no Alaska e na Califórnia. O KEI deve ser instalado próximo aos lançadores inimigo e tentam interceptar o míssil na fase inicial. Igual o ABL e o Standard SM-3. O outros sistemas (THAAD, PAC-3, etc)são para… Read more »

Goiano

Pô Bosco……GoianA é sacanagem né?!

Bosco

Goiano,
me desculpe. rsrs…
É que eu penso muito nas goianas.rsrs..

Goiano

Bosco,

kkkk…blz. Realmente quem as conhece não esquece.

abs

Noel

Meus companheiros, desenvolvimento tecnológico esta ligado diretamente a vontade política de uma nação, embora nosso povo seja de boa índole, na média, ele não consegue vislumbrar vantagens na tecnologia que é desenvolvida em diversas instituições pelo Brasil, muitas pesquisas acabam ficando assim na fase embrionária, faltam recursos, ou em “passo de tartaruga”; resumindo: a sociedade não cobra, e quem deveria cobrar também, Deputados e Senadores… Alguém ai em cima citou que os yankes estam a anos luz da gente, vejam bem, em julho vão fazer 40 anos que Neil Armestrong, Edwin Aldrin e Machael Collins foram à Lua; em agosto… Read more »

Felipe Cps

André Castro: vc percebeu a “camuflagem” que a bichinha usa… Que Sukhoi que nada, isso é que é avião, rsrsrs

André Castro

Felipe Cps : que “camuflagem” em acho que nas proximas ferias eu vou é pra Russia

Francisco AMX

É de Xenon?? uhauhauhahu