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Com modernização, Bandeirantes ganharão mais 25 anos

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Número de aeronaves diminuiu e valor do contrato aumentou

A Aeroeletrônica, de Porto Alegre (RS), foi selecionada pela Força aérea Brasileira (FAB) para participar do programa de modernização de 54 aeronaves Bandeirante, em operação desde os anos 70. A empresa, segundo o chefe da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (Dirmab) da FAB, brigadeiro Hélio Paes de Barros Júnior, fornecerá uma nova aviônica para os aviões, termo utilizado para os sistemas elétricos e eletrônicos, tais como navegação, comunicação, dados de voo e sistemas de controle.

O investimento previsto, de acordo com Barros Júnior, é da ordem de US$ 35 milhões. Das 54 aeronaves que serão modernizadas, 10 são de patrulha marítima. A frota atual de Bandeirante da FAB é de 80 aviões, mas a modernização só incluiu os modelos mais novos, de acordo com o diretor da Dirmab.

Fabricado na década de 70, o Bandeirante foi produzido durante quase 20 anos pela Embraer. Atualmente o modelo ainda é muito utilizada pela FAB em instrução básica de pilotos de aeronaves de transporte e em missões de busca de salvamento. A FAB opera a aeronave em sete esquadrões de transporte aéreo. “Consideramos o Bandeirante um avião extremamente seguro e com a modernização ele ganhará uma sobrevida de mais 25 anos”.

O programa de modernização da aeronave, segundo o brigadeiro Barros Júnior, é considerado estratégico para a Aeronáutica e contemplará não só a parte de aviônica, como também o hardware (bomba, sistema de combustíveis, hidráulica e ferragens), documentação técnica e estrutura. Esta última, de acordo com o diretor da Dirmab, será feita através de licitação e demandará um investimento de US$ 10 milhões.

Controlada pelo grupo israelense Elbit, a empresa Aeroeletrônica, já participa de outros programas de modernização da FAB, atualmente em andamento: 45 caças F-5, que será concluído em breve e consumiu um total de R$ 120 milhões e o AMX, que contempla a revitalização da aviônica de 53 aeronaves, um projeto da ordem de R$ 740,7 milhões. Os 99 Supertucano comprados pela FAB da Embraer, com a designação ALX, também possuem aviônica Elbit/Aeroeletrônica. O desenvolvimento e a produção desses aviões teve um custo total de R$ 449,7 milhões.

FONTE:Valor Econômico, via Notimp

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Zero Uno
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É eles ainda são ótimos tranportes leves… Acho correto.

Zero Uno
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É eles ainda são ótimos tranportes leves… Acho correto.

Paulo Cesar
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A FAB deve modernizar os F5B que tem, não precisa doá-los para museu.

Paulo Cesar
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A FAB deve modernizar os F5B que tem, não precisa doá-los para museu.

Marcelo Tadeu
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Concordo Zero Uno e os P-95 vão complementar os P-3AM pois patrulharão a ZEE.

Marcelo Tadeu
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Concordo Zero Uno e os P-95 vão complementar os P-3AM pois patrulharão a ZEE.

Sérgio
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Sérgio

O RIO GRANDE DO SUL está extendendo a sua fronteira até ISRAEL. É Aeroelêtronica, Taurus, VEM.

Nessa notícia saiu uma peróla. Significa que iremos operar em conjunto os “Bandeirulhas” junto com os “Orions”? Até então pensava em apenas substituições/ atualizações, muito embora fossem classes diferentes, mas se for aumento de estratégia, mais uma grande bola!

Embora idoso, mas já estamos nos acostumando, sobrevida a quem nos fez dar um enorme salto tecnológico é até carismático. Chega de relóginhos, vamos de telinhas!

Sérgio
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O RIO GRANDE DO SUL está extendendo a sua fronteira até ISRAEL. É Aeroelêtronica, Taurus, VEM.

Nessa notícia saiu uma peróla. Significa que iremos operar em conjunto os “Bandeirulhas” junto com os “Orions”? Até então pensava em apenas substituições/ atualizações, muito embora fossem classes diferentes, mas se for aumento de estratégia, mais uma grande bola!

Embora idoso, mas já estamos nos acostumando, sobrevida a quem nos fez dar um enorme salto tecnológico é até carismático. Chega de relóginhos, vamos de telinhas!

Zero Uno
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Zero Uno

Marcelo Tadeu..

Com certeza. 10 desses aviões para a marinha + 8 P3-AM teremos 18 aviões de patrulha. E olha que pode ser uma boa para a industria nacional. Se não me engano, o Chile opera também os P-95 e tem a aviação comercial que também opera os Bandeirantes. Este avião é considerado bastante seguro e há operadores espalhados pelo mundo que pode querer moderniza-los para a aviação civil com instrumentos mais modernos e por mais 25 anos também.

Abraços.

Zero Uno
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Zero Uno

Marcelo Tadeu..

Com certeza. 10 desses aviões para a marinha + 8 P3-AM teremos 18 aviões de patrulha. E olha que pode ser uma boa para a industria nacional. Se não me engano, o Chile opera também os P-95 e tem a aviação comercial que também opera os Bandeirantes. Este avião é considerado bastante seguro e há operadores espalhados pelo mundo que pode querer moderniza-los para a aviação civil com instrumentos mais modernos e por mais 25 anos também.

Abraços.

gaspar
Visitante
gaspar

entao aquela compra de avioes da EADS-CASA(acho eu) que iriam ser montados ali no campo de Marte nao sera concretizada ?!?!

essas 10 unidades de patrulha maritima tera algum tipo de armamento ??

gaspar
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gaspar

entao aquela compra de avioes da EADS-CASA(acho eu) que iriam ser montados ali no campo de Marte nao sera concretizada ?!?!

essas 10 unidades de patrulha maritima tera algum tipo de armamento ??

Zero Uno
Visitante
Zero Uno

Más fica uma pergunta:

Nossos P95 são armados com lança foguetes SBAT 70. Será que haverá modernização para lançamentos de armamentos mais modernos?

Zero Uno
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Zero Uno

Más fica uma pergunta:

Nossos P95 são armados com lança foguetes SBAT 70. Será que haverá modernização para lançamentos de armamentos mais modernos?

Marcos T.
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Marcos T.

Acho o termo sobrevida estranho…
Parece alguem que ta quase morto e botam um marcapasso pro cara vive mais uns anos… Cadavérico não?

Marcos T.
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Acho o termo sobrevida estranho…
Parece alguem que ta quase morto e botam um marcapasso pro cara vive mais uns anos… Cadavérico não?

Zero Uno
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Zero Uno

gaspar.

EADS-CASA Persuader vc está dizendo? Para a MB? Não vi notícias disso não. P-295???

Zero Uno
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Zero Uno

gaspar.

EADS-CASA Persuader vc está dizendo? Para a MB? Não vi notícias disso não. P-295???

gaspar
Visitante
gaspar

Zero Uno,

seriam avioes do porte do Bandeirantes… a FAB ate chegou a abrir uma licitacao… tinha ate uma empresa da Iugoslavia… o aviao de tao simples que era, seria montado pela propria FAB ali aqui no Campo de Marte…

gaspar
Visitante
gaspar

Zero Uno,

seriam avioes do porte do Bandeirantes… a FAB ate chegou a abrir uma licitacao… tinha ate uma empresa da Iugoslavia… o aviao de tao simples que era, seria montado pela propria FAB ali aqui no Campo de Marte…

Wilson Johann
Visitante
Wilson Johann

Esta LAAD está revelando a indústria de defesa brasileira para o mundo. Cada contrato anunciado pelas forças armadas são com (ou incluem) empresas nacionais. Muito bom isso. E essa modernização vai sair melhor do que a encomenda, pois com a renovação da frota de bandeirantes deixamos de gastar naquela compra anunciada anos atrás dos aviões de transporte leve, que, como informou o Gaspar, seriam montados no Campo de Marte. Melhor ainda é saber que ela inclue os Bandeirulhas. Mas fica uma questão: o que vão fazer da frota restante? Pois, se não me engano, são um total de 16 unidades… Read more »

Wilson Johann
Visitante
Wilson Johann

Esta LAAD está revelando a indústria de defesa brasileira para o mundo. Cada contrato anunciado pelas forças armadas são com (ou incluem) empresas nacionais. Muito bom isso. E essa modernização vai sair melhor do que a encomenda, pois com a renovação da frota de bandeirantes deixamos de gastar naquela compra anunciada anos atrás dos aviões de transporte leve, que, como informou o Gaspar, seriam montados no Campo de Marte. Melhor ainda é saber que ela inclue os Bandeirulhas. Mas fica uma questão: o que vão fazer da frota restante? Pois, se não me engano, são um total de 16 unidades… Read more »

gaspar
Visitante
gaspar

Zero Uno, achei a reportagem dos substitutos do Bandeirantes, Substituto do Bandeirante será fabricado em São Paulo FAB vai fabricar 50 aviões no Campo de Marte com tecnologia do grupo europeu Eads Casa Mariana Barbosa A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou a escolha do turboélice C-212, fabricado pelo consórcio europeu Eads Casa, para substituir sua frota de Bandeirantes. O contrato prevê a aquisição de 50 aviões, que serão montados pela própria FAB no Campo de Marte, zona norte de São Paulo, em um acordo que prevê a transferência de tecnologia. O valores da compra só serão revelados no dia 15… Read more »

gaspar
Visitante
gaspar

Zero Uno, achei a reportagem dos substitutos do Bandeirantes, Substituto do Bandeirante será fabricado em São Paulo FAB vai fabricar 50 aviões no Campo de Marte com tecnologia do grupo europeu Eads Casa Mariana Barbosa A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou a escolha do turboélice C-212, fabricado pelo consórcio europeu Eads Casa, para substituir sua frota de Bandeirantes. O contrato prevê a aquisição de 50 aviões, que serão montados pela própria FAB no Campo de Marte, zona norte de São Paulo, em um acordo que prevê a transferência de tecnologia. O valores da compra só serão revelados no dia 15… Read more »

gaspar
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gaspar
gaspar
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Zero Uno
Visitante
Zero Uno

Ahhh sim! Me lembro. Más a FAB resolveu nem assinar este contrato.

Zero Uno
Visitante
Zero Uno

Ahhh sim! Me lembro. Más a FAB resolveu nem assinar este contrato.

Robson Br
Visitante
Robson Br

Com a entrada em operação na FAB dos Caravans, dos Brasílias e dos C295 Amazonas diminuiu um pouco a necessidade de tantos Bandeirantes. É um guerreiro, mas os primeiros já devem estar estocados. É uma boa notícia, principalmente dos Bandeirulhas qu me parece estão todos operacionais e merecem novos sistemas, apesar de não haver comentários sobre os seus sistemas de vigilância. Para operar em algumas regiões do Brasil somente os Bandeirantes e os Caravans.

Robson Br
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Robson Br

Com a entrada em operação na FAB dos Caravans, dos Brasílias e dos C295 Amazonas diminuiu um pouco a necessidade de tantos Bandeirantes. É um guerreiro, mas os primeiros já devem estar estocados. É uma boa notícia, principalmente dos Bandeirulhas qu me parece estão todos operacionais e merecem novos sistemas, apesar de não haver comentários sobre os seus sistemas de vigilância. Para operar em algumas regiões do Brasil somente os Bandeirantes e os Caravans.

Ulisses
Visitante
Ulisses

Zero Uno e amigos

Para mim os Casa C-295 não são bons em missões de patrulha,pois não podem levar armamentos sofisticados como os AGM-84 Harpoon.

Abraços.

Ulisses
Visitante
Ulisses

Zero Uno e amigos

Para mim os Casa C-295 não são bons em missões de patrulha,pois não podem levar armamentos sofisticados como os AGM-84 Harpoon.

Abraços.

Ulisses
Visitante
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Seria bom se houver uma modificação para ele(P-95)levar os Harpoon.Se possível claro.

Ulisses
Visitante
Ulisses

Seria bom se houver uma modificação para ele(P-95)levar os Harpoon.Se possível claro.

Ulisses
Visitante
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Alguém sabe porque o P-99 não foi aprovado pela MB?

Agradecido.

Ulisses
Visitante
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Alguém sabe porque o P-99 não foi aprovado pela MB?

Agradecido.

gaspar
Visitante
gaspar

na epoca a FAB alegou que o P99 nao atendia as necessidades dela…

gaspar
Visitante
gaspar

na epoca a FAB alegou que o P99 nao atendia as necessidades dela…

Marcelo Tadeu
Visitante
Marcelo Tadeu

Na parte de armamentos, eu acho que como os P-95 são aviões de esclarecimento, apenas os foguetes SBAT está de bom tamanho. O radar de busca dele poderia se modernizado, além do uso de FLIR , pois no mar esse equipamento é util, vide os que vão equipar os Super Lynx da MB. Os P-95 fazem um belo par com os NaPa da Classe Macaé (P-70)que a MB está construindo no Ceará para o patrulhamento da ZEE, deixando os Orions para o patrulhamento e ASW de longo alcance. Agora, a FAB e a própria Embraer estão estudando uma versão do… Read more »

Marcelo Tadeu
Visitante
Marcelo Tadeu

Na parte de armamentos, eu acho que como os P-95 são aviões de esclarecimento, apenas os foguetes SBAT está de bom tamanho. O radar de busca dele poderia se modernizado, além do uso de FLIR , pois no mar esse equipamento é util, vide os que vão equipar os Super Lynx da MB. Os P-95 fazem um belo par com os NaPa da Classe Macaé (P-70)que a MB está construindo no Ceará para o patrulhamento da ZEE, deixando os Orions para o patrulhamento e ASW de longo alcance. Agora, a FAB e a própria Embraer estão estudando uma versão do… Read more »

dumont
Visitante
dumont

Concordo com o Marcelo, os P95 tem outro perfil de missão. Agora que podiam ser incorporados outros armamentos… O Penguin ou o Sea Skua seriam alternativas que agregariam valor ao vetor.

dumont
Visitante
dumont

Concordo com o Marcelo, os P95 tem outro perfil de missão. Agora que podiam ser incorporados outros armamentos… O Penguin ou o Sea Skua seriam alternativas que agregariam valor ao vetor.

Lucius Clay
Visitante
Lucius Clay

Caro Robson Br, foi interessante você lembrar dos Caravns, tinha me esquecido que a FAB vem adquirindo diversos, me parece que já temos duas dezenas, é um excelente avião para as regiões remotas do país.

Lucius Clay
Visitante
Lucius Clay

Caro Robson Br, foi interessante você lembrar dos Caravns, tinha me esquecido que a FAB vem adquirindo diversos, me parece que já temos duas dezenas, é um excelente avião para as regiões remotas do país.

Marcelo Tadeu
Visitante
Marcelo Tadeu

É, o Caravam é um “pé-de-boi” e de operação muito econômica. Quanto ao uso de míssies no P-95, sei lá! O Penguin é pesado demais, tanto que o único helicóptero naval que o utiliza é o SH-60 e que a MB tb vai utilizar. Talvez o Seaskua, seja mais leve, agor ao Harpoon, nem pensar , é muito pesado!!

Marcelo Tadeu
Visitante
Marcelo Tadeu

É, o Caravam é um “pé-de-boi” e de operação muito econômica. Quanto ao uso de míssies no P-95, sei lá! O Penguin é pesado demais, tanto que o único helicóptero naval que o utiliza é o SH-60 e que a MB tb vai utilizar. Talvez o Seaskua, seja mais leve, agor ao Harpoon, nem pensar , é muito pesado!!

Mauricio R.
Visitante
Mauricio R.

“…entao aquela compra de avioes da EADS-CASA(acho eu) que iriam ser montados ali no campo de Marte nao sera concretizada ?!?!”

Era o C-212, deu em nada ainda bem.

Mauricio R.
Visitante
Mauricio R.

“…entao aquela compra de avioes da EADS-CASA(acho eu) que iriam ser montados ali no campo de Marte nao sera concretizada ?!?!”

Era o C-212, deu em nada ainda bem.

Mauricio R.
Visitante
Mauricio R.

Poderiam ter licitado este upgrade no mercado, não é pq a solução é da Elbit, que seja a ultima maravilha.
Uma solução baseada em algum modelo de EFIS, usado pelos E-Jets seria mto mais custo-efetivas.

Mauricio R.
Visitante
Mauricio R.

Poderiam ter licitado este upgrade no mercado, não é pq a solução é da Elbit, que seja a ultima maravilha.
Uma solução baseada em algum modelo de EFIS, usado pelos E-Jets seria mto mais custo-efetivas.