su-35bm-fx-2

Segundo o site Defesanet, o ministro da Defesa Nelson Jobim, durante o programa “Bom Dia Ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), divulgado através de rede nacional de rádios, na manhã de sexta-feira (6 Fevereiro 2009), afirmou que recebeu, na semana passada, a visita da Rosoboronexport, representante do caça Sukhoi SU-35, que solicitou a possibilidade de ter seu caça reexaminado no Programa F-X2. O Ministro disse que isso é possível, e que a FAB examinaria a nova proposta. Segundo Jobim,  por volta de julho ou agosto, após a decisão final da escolha técnica da FAB, haverá a decisão política pela escolha do caça, que levará em consideração o desenvolvimento de um caça de quinta geração no Brasil.
Será que o Su-35BM correrá por fora e acabará levando o F-X2, em dobradinha com o PAK-FA/T-50?

su-35bm-fx-2a

NOTA do BLOG: Clique aqui para saber como é o F-X em outro BRIC, a Índia.

NOTA do BLOG 2: Acesse esse link para assistir a um vídeo de apresentação do Su-35.

Subscribe
Notify of
guest

574 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
AL

Hehehehe, pra essa a Vovódka Bolivariana da Venezuela vai estourar a champanhe!!!!! E o Hugo Chaves vai estourar de raiva, se a gente receber o SU-35 antes dele, e como cereja do bolo o PAK-FA T-50. Será realmente possível essa virada de mesa de Moscou? Seria uma reviravolta total em sua tradicional política de vendas de material bélico, eles abrirem ampla parceria com a gente num nível desses.
Abraços.

RJ

Isso é a prova de que o Brasil não é um país sério, e que os processos são atropelados por ingerência dos políticos. Essa tal “ressurreição” do Su-35 gerará uma série de processos na justiça por parte dos outros concorrentes, o que inviabilizará o FX-2. Se o SU-35 foi eliminado da concorrência por questões técnicas, o que mudou de outubro para cá? O Su-35 ou os critérios do governo? E se o avião volta com nova proposta, será dada a oportunidade aos outros concorrentes revisarem suas propostas também? Quantas vezes? Quanto tempo demorará até que se congelem as propostas do… Read more »

Ricardo

E LÁ VAMOS NÓS DE NOVO…F-X2.5, F-X 3.O ETC…

Felipe Cps

Caras, eu desisto de acompanhar o processo, dessa vez sinceramente acho que o FX-2 foi pro telhado… É uma palhaçada com as empresas do Short List, isso vai dar tanto processo que de fato vai inviabilizar o projeto.

O Defesanet fala também na ressureição do Eurofighter Typhoon.

Enfim, agora acho que vamos ficar com F-5 e Mirage 2000 até o dia de São Nunca…

Kd a Vovódka quer não se manifesta, rsrsrsrs???

gaspar

o que seria essa “cabeca de missil” que esta entra as duas tirbinas ???? seria um radar ????
exista algum aviao que e capaz de lancar um missil pra tras ??? sendo que o mesmo e instalada virado para tras… e possivel ??

Wladimir

É uma brincadeira, tchê! Aqui nada é levado a sério. O Brasil é um verdadeiro balaio de gato. Só pode ser piada. Dá um desgosto morar aqui, sinceramente.

gaspar

Ricardo,

enquanto nao chegarmos no FX 4.2 VTEC Flex Fuel TipTronic, nada vai ser comprado…

Manfred Von Richthofen

Pessoal, se a proposta russa desta vez superar as outras em $$$ e transferência de know-how, juntamente com a participação do Brasil no PAK-FA, teremos o Su-35BM!
Viúvas do Sukhoi, regozijai! Inimigos do Sukhoi, tremei!

zumbi

Vai ve que é o PAK da aviação so…. nememo??!!!

Wladimir

Possivelmente o Su-35 é mais ‘barato’ que os demais concorrentes. Será que a FAB e o MD estão reavaliando o Su-35 devido aos cortes no orçamento? O Typhoon ‘entrou novamente’ na disputa porque o MD se comprometeu em incluí-lo caso o Su-35 também o fosse. Se realmente for essa a questão, creio que a FAB estará fazendo um mal negócio, pois o russo já tinha sido desclassificado anteriormente. Agora, se a FAB participar do PAK, aí sim teremos feito um bom negócio.

gaspar

depois da visita do Tom Cruise ao Brasil, o F18 e o favorito, ha ha ha ha
ate ele eio fazer lobby pelo F18…

sera que o Tio Sam “afroxou” a politica agora com o Obama ??
antes com o Bush, o governo yanke disse que a vitoria d SU35 nao seria bem vista por eles…(para bons entendedores, meia palavra ja basta)…
sera que essa volta do SU 35 nao esta relacionada com a nova politica yanke (Obama)??

Manfred Von Richthofen

Concordo, Vladimir. Se o PAK-FA estiver incluído no pacote do Su-35BM, ele tem tudo pra vencer, pois nenhum outro concorrente pode oferecer uma participação num caça de 5a. geração, no estágio que está o Programa da Rússia e da Índia.
O Brasil tem que aproveitar a oportunidade para fazer os outros finalistas a baixarem seus preços também e oferecerem mais vantagens tecnológicas.

Kiko

Agora virou bagunça, definitivamente o Brasil não é um país serio

RoninSnakeShit

Nao que eu não queria o Sukhoi, mas isso ja virou novela mexicana há muito tempo! Amanha reaparece aquele mocinho que “morreu” no comeco da novela e que na verdade, é filho da atriz principal e ninguem sabia!
Tenho até medo do resultado desse FX. Vão acabar comprando mais Mirage 2000 usados! Querem apostar?

Noel

O Su-35 foi eliminado por motivos técnicos pela FAe, ai os russos resolvem usar o jeitinho brasileiro, o lobby junto ao Ministro, que ainda por cima alimenta as especulações, ou melhor fofoca mesmo, quando declara a mídia que a decisão final será política, dando a entender que a aeronave indicada pela FAe, não necessariamente será a mesma escolhida pelo governo, e abrindo assim condições para articulações dos concorrentes junto a Presidencia, junto ao Congresso, ou junto ao MD; ficando a gerencia do projeto em segundo plano. O Ministro fazer uma declaração dessas a imprensa é algo imbecil ou mal intensionado,… Read more »

ViniciusModolo

podiam mandar a Kournikova pra fazer lobby do Sukhoi-35

RLobo

Vejo com espanto a ressurreição do SU-35, isto mostra que não somos um pais sério. Sem desmerecer o SU-35, acho que a FAB estará entrando numa roubada do barato que terminará saindo incrivelmente mais caro. Teremos que mudar a logistica atual para manter estes russos. A eletronica embarcada será russa ou será ocidental vide israel? as armas serão russas? Senhores… cautela e canja de galinha nunca fez mal a ninguem!! Fico espantado com o sonho de alguns para não dizer utopia. O brasil nunca primou por manter rasoalvelmente equipadas suas forças armadas visto que ainda detemos armamento do tempo da… Read more »

Wladimir

Concordo com o Noel. É uma baita irresponsabilidade do Ministro. Se esta declaração fosse dada antes dos recebimentos das propostas, poder-se-ia pensar que era lobby, uma artimanha do Ministro para botar lenha na fogueira entre as empresas finalistas. Mas esta declaração pós-recebimento das propostas é, no mínimo, irresponsável.

Fábio Max

Vão usar isso para cancelar o programa, infelizmente.

RII

Com certeza isso foi uma falha de comunicaçõa ou interpretação do jornalista, pois depois destas:
http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?NrNot=328
http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?NrNot=456
http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?NrNot=386
Deus nos livre!!!!!hehehehehehe
Para essa velha malica(cachaceira bolivariana) manda ela comprar um Lada é ficar na dela!!!!
Essa ai é viagem de torcedor, não essiste “Graças a Deus” nada de concreto.

Edilson

Todos aqui sabem que eu defendi a opção Su-35 PAK (especialmente pela possibilidade da participação no PAK, pois seria a única oportunidade de se desenvolver tecnológicamente, dado que os demais são pacotes prontos). agora, é cedo para dizer qualquer coisa, porém se isto se confirmar, eu deixarei de dar crédito ao ministério e a FAB, pois até então a concorrencia me parecia técnica. se isto se confirmar, será uma prova de que tanto a saida como a reentrada do Su-35 foram resultado de ingerências políticas, e mostram que os critérios técnicos não foram levados em consideração. lastimável… um adendo, a… Read more »

gaspar

pelo andar da carruagem, dou gracas a Deus que os Xavantes serao modernizados…

RLobo

A ingerencia politica em atos eminentementes tecnicos é o que estão acabando com nossos forças armadas!!
O Jobim que está ministro sempre gostou de um holofote, a FAB agora que se vire!!

Manfred Von Richthofen

RII, é melhor você ouvir a gravação original do Ministro, foi isso mesmo que ele disse, não houve falha na interpretação do jornalista.
Segundo: o site areamilitar.net é conhecido por sua notória campanha contra armamentos russos.

marko

Meu Deus!!! Somos o país do carnaval mesmo….

RII

É alguns outros muito a favor!

Rodrigo

Isso é uma vergonha… Pode ser um grande avião e tudo mais.

So que isso demonstra que nosso país é uma piada… Os Russos estão de piada e estão atrapalhando a escolha do novo vetor… Jogaram areia no processo e nosso ministro caiu como pato.

Querem comprar o SU-35 comprem mas primeiro finalizem o FX-2 com um vencedor…

Eu não acompanho mais isso! Isso não é novela é uma P…ria!!!

MARSP

O SU-35 foi desqualificado pela FAB não por motivos técnicos, tanto que ele é o preferido dos pilotos, ele foi desqualificado por que os Russos não querem transferir tecnologia, vai ver foi isso que mudou agora, e eles resolveram re-avaliar. O único candidato que realmente pode dar alguma coisa em termos de caça de 5° geração são os russos, de resto só promessas.

Abraços.

Jairo

Talvez os fanáticos fãs do SU-35 não percebam, nada contra essa linda máquina, mas a imagem do país sairá arranhada no fim desse embrólio, e teremos que engolir novamente aquela frase: “O BRASIL NÃO É UM PAIS SÉRIO”. A informação passada pelo Min Jobim, creio que deveria ser analisada internamente, antes de ser divulgada, e pode causar complicações até em negociações futuras, e não apenas no que se refere a materiais militares, pode ir além. Vejam bem: 1)se os russos forem novamente recusados, vão ficar magoados; 2)se os três finalistas perderem para os russos ou europeus, ficarão indignados, e pode… Read more »

André

Esse programa estava sendo conduzido de forma aparentemente séria. Agora, já não sei mais. Pelo andar da carruagem, começo a achar que a escolha do nova caça da FAB não vai ter mais fim. Espero estar enganado.

super tucano

Bom dia!

A minha preferência sempre foi pelo sukhoi , por seus números e suas capacidades . Acredito nos produtos russos , o problema é a garantia da logística deles que ainda não conhecemos.
Se o MD decidir comprar de cara este avião beleza mas que feche logo este contrato.

Será que essa ressureição não e uma cartada para adiar o processo de compra?

RODRIGO

VERGONHA !!!!! Se o Saito tivesse vergonha na cara, ele entregaria o cargo.Mas,como não vai deixar de receber os benefícios que o cargo oferece,ficará calado……..!!!República das bananas !!!

MarceloRJ

Ouvir uma nova proposta dos Russos e Italianos, não quer dizer que irá acatar.
Não acredito que o sr. ministro daria esse vexame de jogar o nome do Brasil na lama como muitos outros já o fizeram anteriormente.

MarceloRJ

A proposito, isso esta cheirando a cancelamento. Ou melhor mais 12 Mirage 2000…

Mineiro

Prezados colegas do Blog, vejamos o outro lado da moeda. Com a entrada do SU 35 poderiamos comprar esse vetor e fazer com o GRIPEN NG uma dupla invencível. Lembren-se de uma coisa. A aquisição desses caças é uma compra direta e não uma concorrência. São institutos jurídicos distintos. Nada imprede que o Brasil possa comprar dois dos três finalisatas, ou um dos finalistas e outro caça por fora, ou então nenhum dos finalistas, observando é claro os critérios iniciais do que foi pedido pela FAB.

MARSP

Acessem o link abaixo e vejam porque a FAB descartou antes o SU-35. Não foi por motivos técnicos, como alguns dizem. Ele era é ainda é o preferido pelos pilotos da FAB.

http://www.defesanet.com.br/md1/fr-ru_13.htm

Roberto CR

Eu sou uma das viúvas do SU mas isso que o ministro fez é de uma irresponsabilidade sem tamanho. Ninguém precisava saber disso. Que recebe-se o material do SU e do Eurofight e ficasse quieto. Mas é o Nelson Jobim, o falador das multidões. Falou demais e vai criar constrangimento enorme ao governo. E depois viaja para a Antártida. Ele não é ingênuo a esse ponto. Fez de propósito.

Manfred Von Richthofen

Pessoal, lembrando que o BRASIL é SOBERANO na decisão pelo caça do F-X2, doa a quem doer.
As cartas estavam na mesa, veio alguém e virou o jogo. O jogo continua e isso é muito bom para o BRASIL.
A decisão, no final, vai sempre ser política, levando-se em conta o que foi decidido pela FAB.

evandro

Que nada Pessoal. A FAB já possui um caça para os próximos 20 anos “O F5 E/F M” Depois deste 20 anos terá mais uma atualização que durará mais uns 20 anos. Ai será “F5 E/F M – HIGHLANDER A RESSUREIÇÃO” Se a FAB não pressionar o Governo do Sr Lula, não teremos FX2 não! E a decisão ficará para o próximo Presidente. Em 2010 teremos eleições novamente e o Sr LULA não vai querer sua imagem vinculada a gastos com aviões. Ou vcs esqueceram do AÉRO-LULA?? O FHC comprou e foi entregue no Governo do LULA que ficou com… Read more »

Storm

Isso é inacreditavel, esse Jobin é um bos… e o Saito um fantoche nas mãos dele, pessoal já dizia minha vó “Quem tudo quer nada tem” Se já tinhamos 3 finalistas tinhamos que escolher um dos três. Esse tipo de coisa só acontece no Brasil, um pais muito desorganizado onde se deixa tudo para última hora. Pra que esperar até Julho, depois de toda essa palhaçada, a FAB devereia apresentar o vencedor da proposta técnica agora. Mesmo que esse não leve, seria o mais correto a fazer. eu desisto e não vou mais acompanhar esta palhaçada, fico triste pela FAB… Read more »

Vovódka de Zvyozdny Gorodok

Viva o Sukhooooooi!!!!!!!!! Voceis nao sabem da missa a metade!!!! agora que o Jobin vazou tudo a veia pode dizer o que tava acontecendo agora direto da cidade das estrelas onde vou comecar a fazer o treinamento pra ir pro espaco!!!!!!! Foi a vovo’ veia aqui que fez toda a intermediacao entre o Medvedev o Lula o Jobin e a Rosoboronexport para colocar o Sukhoi na jogada!!!!! Desde a semana retrazada eu voei de Sukhoi dia sim dia nao entre Brasilia e Moscou fazendo a ligacao dos home e como premio os Rosoboronexportes vao me levar pra estacao espacial!!!!! Os… Read more »

welington

Se vier a acontecer será uma demonstração que somos um país sério e queremos crescer e tomar nossas próprias decisões, pois o SU-35 BM foi eliminado por decisões políticas(EUA deixarão claro que não veriam com bons olhos a aquisição do SU-35 BM e/ou PAK FA juntamente com o VLS e o GONASS), o SU-35 BM possui um alcance continental o que pode nos dar um grane poder de dissuasão em todo o continente alem de ser o vetor mais poderoso que podemos adquirir atualmente alem de todas as suas capacidades já citadas. Uma parceria com o SU-35 BM e o… Read more »

RJ

Manfred Von Richthofen, não vejo como isso pode ser bom para o Brasil. Ele acaba de dizer para todo mundo que não segue as próprias regras que criou para o jogo. Ele desrespeitou possíveis parceiros comerciais. Como você espera que alguém jogue limpo com quem~provou que não é confiável? Criar propostas, fazer análises de engenharia para chegar a um produto, isso tudo custa dinheiro. E TODOS os concorrentes estão percebendo que esse dinheiro foi jogado fora, porque o processo não tá sendo seguido. O resultado será aleatório, senão nulo. Eu, no lugar de qualquer um dos concorrentes da short-list pediria… Read more »

Julio

Bom, as declarações do ministro Jobim costumam trazer espanto. Acredito que é mais “blefe” para usar a entrada do SU 35 para negociar melhores condições com o provável vencedor. O FX-2 está parecendo novela da Globo, daqui pouco ressucitam outro participante.

Wladimir

Tudo bem que o Brasil é um país soberano, mas vejamos pelo lado das empresas participantes. O Brasil fez, até o momento, tudo de maneira SÉRIA, RESPONSÁVEL, SERENA, MADURA. Aí, do nada, pode ir tudo por água abaixo! O Brasil age como uma criança que em um determinado momento quer um brinquedo, noutra hora quer outro. Isso é vergonhoso, tchê. São homens sérios que estão nos representando ou o quê? Compre estas porcarias de uma vez e fim de papo. Ou caga, ou sai da moita.

Wladimir

É por atitudes com essas que os EUA NUNCA

Wladimir

continuando (erro de digitação)… nunca viram o Brasil como parceiro estratégico. Sempre mantiveram o pé atrás e com razão.

Wladimir

Se eu fosse o presidente frances ou da Boeing, ligaria para o Jobim e o mandaria tomar no $%&#$*!!! Mas bem no olho do ¨&*@#$!!!

evandro

ESSE PORCARIA DO PRESIDENTE LULA QUANDO ENTROU A SUA PRIMEIRA MEDIDA FOI CANCELAR O FX1 VCS LEMBRAM? AGORA QUE ELE VIU QUE VAI SAIR E QUE NÃO PODERÁ SER REELEITO E PROVAVELMENTE NÃO FARÁ O SUCESSOR QUER DEIXAR O BÓ PARA O PRÓXIMO PRESIDENTE. ENTÃO ELE VAI LEVANDO O FX2 DESTE JEITO ATÉ GANHAR TEMPO E EMPURRAR O DECISÃO PARA O PRESIDENTE ELEITO EM 2010. MESMO PORQUE OS PRIMEIROS AVIÕES NÃO SERIA ENTREGUE EM 2010, ANO EM QUE ELE VAI DEIXAR O GOVERNO. ELE NÃO TERIA NENHUMA VANTAGEM NISSO.

Pedro

Eu já disse que essa “concorrência” é desnecessária e uma palhaçada. Para material militar sensível a compra no Brasil pode e deve ser feita, segundo a LEI, de forma direta. Aos chorões que dizem sobre “supostos protestos e processos dos participantes do FX”, posso afirmar: não há qualquer chance legal disso acontecer, afinal ninguém foi forçado a participar deste elefante branco chamado FX2. Os gastos que tiveram foram “de livre e espontanea vontade”. NInguém pôs uma arma na cabeça da Dassault e falou “custeie o programa ou a propaganda”. Como esse tal “processo/licitação” não existe efetivamente, não é previsto sequer… Read more »