f-22-guam-1

Os doze caças F-22 Raptor da Base de Elmendorf da USAF, Alaska, que estavam em Okinawa, chegaram à Base Aérea de Andersen, em Guam, no sábado.
Mais de 270 homens do 90th Expeditionary Fighter Squadron acompanham os jatos por um período de três meses, em sua missão de Global Deterrence.
O general brigadeiro Philip Ruhlman, comandante da 36a. Ala, disse que a presença do F-22 “irá dissuadir potenciais adversários e assegurar nossa parceria com os aliados na região.”
Os Raptors deveriam ter chegado antes a Guam, mas houve um adiamento devido às difíceis condições atmosféricas.

f-22-guam-2

f-22-guam-3

f-22-guam-4

f-22-guam-5

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

Dificílimas condições atmosféricas, diga-se de passagem.

Edilson

Um doce pra quem apostar que ao Raptor vai fazer sua estréia no Afeganistão?? será
vou chutar um palpite..
Nos corredores do pentagono a faca vai dilacerar todos os programas em andamento e os militares terão que demonstrar a funcionalidade dos programas e suas eficiências.
para mim ele será testado e avaliado em ambiente real, é bem provável venha a tomar o ninho do F-35, abocanhando uma encomenda extra.
vejemos…

Mirage

É! pode se Edilson, mas eu acredito ainda que o F-22 deve ser cancelado em no máximo 4 anos.

Zero Uno

Hummm… Se o F22 for para o Afeganistão aí o índice de vitórias dele vai ser de 100/0 já que não há enfrentamentos aéreos neste TO. Então o que ele vai provar? Que lança bombas guiadas ou não? O que vai provar a eficiência deste caça será os combates ar-ar, ar-terra e ar-mar contra um inimigo de porte e não contra combatentes de resistência como é o caso dos afegãos. Lembro a vocês que na red flag o brefing do General não foi considerado pela USAF como “oficial” e sim “oficioso”. Quanto ao F22 ser cancelado, acredito que isso não… Read more »

Edilson

Salve zero uno, o combate ar-ar obviamente não ocorrerá, mas recorda-se do debut do RAFALE? há muita coisa a ser analizada, inclusive a operacionalidade em conexão com os seus sistema de defesa. pronta resposta, fadiga entre outras coisas. uma coisa é ter um avião em casa avaliado e testado nas instalações muito bem preparadas para ele, outra é pôr-lo a prova em um ambiente totalmente diferente. outra coisa, pode estar ai a razão do teste, primeiro avaliá-lo e depois provar a viabilidade dele vir a suprir as deficiências do F-35, sendo assim como avião de ataque ele terá que provar… Read more »

gerson

esse é o rei do céu. é um páreo duro em qualquer lugar do mundo.
torço para o brasil agora(obama) se aproximar mais dos EUA. e ficar pelo menos com o f-18E.

Á la chasse.

Erich Hartmann

Olha o bicho chegando (the eagle has landed… é assim que se escreve?)…quase tudo nesta aeronave realmente lembra um mix de F15 + F117 (eu sei que é chover no molhado…)e com certeza é uma mensagem que os USA mandam para eventuais adverssários do japão(leia-se maior aliado no oriente) como China,Rússia,Coréia do Norte que eles não estão para brincadeira não…embora eu continue não acreditando – que confesso mais um “feeling” de quem acompanha há quase 30 anos a aviação de caça – numa superioridade tão esmagadora como tem sido tão apregoada para esta incrível aeronave (sobretudo na capacidade dogfight… que… Read more »

Hornet

Não acredito em cancelamento do Raptor, até porque não tem como cancelar nada…ele já está voando. O que talvez possa ocorrer é uma diminuição de pedidos de novos F-22… Sobre o orçamento das FAs dos EUA, certamente elas terão cortes…não devido ao Obama ser de “esquerda” ou algo do tipo, mas devido a crise econômica que não foi obra sua (diga-se de passagem). Como essa crise não tem hora marcada pra acabar, então não sabemos como serão esses cortes e nem de que monta. Mas certamente eles virão. Ontem, acompanhando a posse do Obama (aliás, os blogs não noticiaram nada…achei… Read more »

Zero Uno

…Más que esses aviões são realmente bonitos, isso são mesmo. Quanto aos F18 => bem vindo se vier com transferência de tecnologias sensíveis ou não… REPETINDO: Quanto ao F22 ser cancelado, acredito que isso não vai acontecer pura e simplesmente. Acontece que, como só os EUA vão encomendar este caça e o Departamento de Estado já avisou que este caça não está à venda para nenhum outro país a sua produção será descontinuada já em 2012 com a entrega de 185 aeronaves. Será apenas o final do programa, com o F22 operacional em todos os esquadrões escolhidos para operar este… Read more »

Marlos Barcelos

Não acredito que os EUA diminuirão seu orçamento militar, mas acho que o orçamento ficará estagnado. QUnto a produção de f-22 a previsão é de 183 caças até 2011 ou 2012, o problema é que com o fim da produção a manutenção ficará mais cara. Não acredito que os f-22 deixem de serem vendidos, serão mais tarde com o aparecimento do caça stelth russo, aí os aliados mais sensíveis dos EUA, conseguirão adquirir este caça, ou seja, Japão, Austrália, Israel, os europeus já tem seus vetores aéreos, mas estas 3 nações num futuro próximo deverão adquirir os f-22, porque se… Read more »

G-LOC

É impossível o F-22 ser cancelado pois ele já está em operação com mais de 100 aeronaves. Novas encomendas é que podem ser canceladas.

G-LOC

Madara "Flanker"

Alguem poderia me explicar que equipamento é esse que aparece nas fotos: aparece uma caixa “chaff-flare”, um carreta-extintor, cordão para travar as rodas do F-22.?? Não sei….

Abraço.

RJ

Vocês já leram que o F-18 é o único concorrente que não possui IRST?

Os EUA estão estudando uma “gambiarra” para adaptar um IRST num pod em conjunto com o tanque ventral, o que suja um bocado a aerodinâmica do bicho.

Esse POD não tá incluído no preço fornecido pro Brasil, e só será fornecido via muita insistência dos brasileiros. (Algo do tipo: sem isso não quero o F-18).

Francisco AMX

Marlos o Hornet sempre foi oferecido a países aliados de verdade dos USA, consistentes aliados, mas quase nenhum deles quis! a opção quase sempre era pelo F-16, não entendo pq tem gente aqui quase “cega” pelo SH! ele não é este supra-sumo que muitos acreditam! gosto dele, mas estão dando uma dimensão errada para este avião, robusto e versátil, mas nada além da conta, e já está fadado a descontinuidade com o F-35, ao contrário do Rafale que tem um futuro mais promissor em termos de investimentos em modernizações, é o “avião” da França! sua única peça! Além de ser… Read more »

Almeida

Irônico ver, em apenas uma foto com quatro aviões, metade do valor destinado ao FX-2 voando…

Tiago Jeronimo

Os pre-requisitos do FX-2 tornam impossivel a inclusão do F-35, mesmo que o presidente dos EUA fosse o bozo o F-35 não seria incluido.

Marine

1- O USMC nao abrira mao da capacidade dos F-35C e farao parte de seu arsenal por decadas ainda, ele e o unico que pode dar a maior capacidade para aquilo que a aviacao dos Marines existem: CAS e apoio a infantaria em geral, afinal “every Marine is a Rifleman”… 2- O orcamento militar em si nao sofrera grandes cortes, os cortes virao sim nos orcamento suplementares em que as guerras tem sido lutadas. Havera cortes de certos programas estilo ao que houve com o Comanche e a artilharia auto-prpulsada (me esqueci o nome) que o US Army deseja. Alguns… Read more »

Edilson

Como disse, creio que o F-35 C não sofrerá cortes, o mesmo não acredito para o A e B. acho que a US-NAVY vai mesmo é adiquirir mais Super Hornet e quem sabe de uma nova variante. As demais variantes do F-35, especiamente da USAF sofrerão (na minha opinião) cortes drásticos, porém o programa continuará dado que tem muita gente na NATO interessado, e é uma fonte importante de recursos. creio que a função CAS da USAF será suprida por UCAV e portanto… porém continuo apostando no Raptor, acho que ele vai ganhar novas encomendas. quanto ao OSPREY, os novos… Read more »

gerson

se o rafale fosse tão bom, ja teria sido vendido a varios paises. mas naum levou nem uma ainda. porque será??? tenho muitas duvidas sobre um projeto novo assim.

abraço a todos

Pedro

E por falar em FX2, olha lá mais um ponto pro Grippen NG.
Segundo o Area Militar a Saab acaba de atestar a capacidade supercruise do avião, em média de 40 missões testes.
Segundo os suecos o avião atingiu normalmente o vôo em supercruise mantendo uma velocidade de 1.2 MACH sem o uso de pós combustores.

Madara "Flanker"

Alguém pode me explicar que caixa vermelha e cilindro amarelo aparecem nas fotos ao lados dos caras que aguardam o F-22 raptor chegar??

Vlw.

Marlos Barcelos

Madara “Flanker”

ao que tudo indica as caixas vermelhas são de ferramentas e de despistadores de mísseis flare e chaff, as caixas maiores são de ferramentas, já a amarela não sei mas pelas fotos parece um calibrador de pneus, pode até ser ridículo o que estou falando, mas a última foto da a entender isso, até mesmo porque os caças também calibram pneus.

Edilson
Zero Uno

Pessoal. F-35 – Começara a ser produzido em pré série a partir de 2014. Portanto, os Hornets ainda estarão participando de várias concorrências. O F-35 estará totalmente pronto e testado somente em 2014 visto que o programa está sofrendo atrasos e elevação de custos levando países como Holanda, Dinamarca, Bélgica e Noruega (países nórdicos participantes do programa F35), a repensarem a aquisição de outro caça. Estes países estão até mesmo estudando uma solução Pan-Nórdica: a aquisição em conjunto do caça JAS39 Gripen NG da Saab, empresa Suéca fabricante desse caça New Generation (nova geração do JAS39 C/D operado por esse… Read more »

Marlos Barcelos

Para os acham que é possível comprar os f-35, Israel está tentando comprar e os EUA disseram que ele custará 200 milhões de dólares, contando com apoio e treinamento. retirei essa informação do site dos construtores, que remeteu ao link abaixo.

http://www.haaretz.com/hasen/spages/1038876.html

Marine

Edilson,

Sim o “America” recebera e tera como parte de sua ala aerea Ospreys. O que quis dizer sobre o Osprey e que ele ainda tem certos inimigos no Congresso americano no partido democrata e agora que estao no poder ele e candidato a ser colocado sobre um microscopio quando a nova administracao comecar a olhar em certos programas que ela acha ser muito caros ou nao compensar no valor/beneficio.

Sds!

trackback

[…] O Japão enviou seis caças Mitsubishi F-2A (versão modificada do F-16) e um E-2C Hawkeye para a Anderson Air Force Base, em Guam, a fim de participar do Exercício Cope North 09-1, que está sendo realizado de 2 a 13 de fevereiro. O propósito do treinamento é garantir a interoperabilidade entre as forças, conforme o Tratado de Assistência Mútua EUA-Japão. Os F-2A estão tendo a oportunidade de treinar novamente com os F-22 Raptor americanos, também deslocados para Guam. […]

lino souza xavier

essas fotos são muito rumis a jente que ver os jatos e não pessoas p____

luis aumeida barro

não gostei das fotos tambem num tem coisa pior não num tem uma foto boua e não tem jato inteiro do f-22 sacanage.!!!!! [:@]

Rodrigo

Dificílimas condições atmosféricas, diga-se de passagem.

Edilson

Um doce pra quem apostar que ao Raptor vai fazer sua estréia no Afeganistão?? será
vou chutar um palpite..
Nos corredores do pentagono a faca vai dilacerar todos os programas em andamento e os militares terão que demonstrar a funcionalidade dos programas e suas eficiências.
para mim ele será testado e avaliado em ambiente real, é bem provável venha a tomar o ninho do F-35, abocanhando uma encomenda extra.
vejemos…

Mirage

É! pode se Edilson, mas eu acredito ainda que o F-22 deve ser cancelado em no máximo 4 anos.

Zero Uno

Hummm… Se o F22 for para o Afeganistão aí o índice de vitórias dele vai ser de 100/0 já que não há enfrentamentos aéreos neste TO. Então o que ele vai provar? Que lança bombas guiadas ou não? O que vai provar a eficiência deste caça será os combates ar-ar, ar-terra e ar-mar contra um inimigo de porte e não contra combatentes de resistência como é o caso dos afegãos. Lembro a vocês que na red flag o brefing do General não foi considerado pela USAF como “oficial” e sim “oficioso”. Quanto ao F22 ser cancelado, acredito que isso não… Read more »

Edilson

Salve zero uno, o combate ar-ar obviamente não ocorrerá, mas recorda-se do debut do RAFALE? há muita coisa a ser analizada, inclusive a operacionalidade em conexão com os seus sistema de defesa. pronta resposta, fadiga entre outras coisas. uma coisa é ter um avião em casa avaliado e testado nas instalações muito bem preparadas para ele, outra é pôr-lo a prova em um ambiente totalmente diferente. outra coisa, pode estar ai a razão do teste, primeiro avaliá-lo e depois provar a viabilidade dele vir a suprir as deficiências do F-35, sendo assim como avião de ataque ele terá que provar… Read more »

gerson

esse é o rei do céu. é um páreo duro em qualquer lugar do mundo.
torço para o brasil agora(obama) se aproximar mais dos EUA. e ficar pelo menos com o f-18E.

Á la chasse.

Erich Hartmann

Olha o bicho chegando (the eagle has landed… é assim que se escreve?)…quase tudo nesta aeronave realmente lembra um mix de F15 + F117 (eu sei que é chover no molhado…)e com certeza é uma mensagem que os USA mandam para eventuais adverssários do japão(leia-se maior aliado no oriente) como China,Rússia,Coréia do Norte que eles não estão para brincadeira não…embora eu continue não acreditando – que confesso mais um “feeling” de quem acompanha há quase 30 anos a aviação de caça – numa superioridade tão esmagadora como tem sido tão apregoada para esta incrível aeronave (sobretudo na capacidade dogfight… que… Read more »

Hornet

Não acredito em cancelamento do Raptor, até porque não tem como cancelar nada…ele já está voando. O que talvez possa ocorrer é uma diminuição de pedidos de novos F-22… Sobre o orçamento das FAs dos EUA, certamente elas terão cortes…não devido ao Obama ser de “esquerda” ou algo do tipo, mas devido a crise econômica que não foi obra sua (diga-se de passagem). Como essa crise não tem hora marcada pra acabar, então não sabemos como serão esses cortes e nem de que monta. Mas certamente eles virão. Ontem, acompanhando a posse do Obama (aliás, os blogs não noticiaram nada…achei… Read more »

Zero Uno

…Más que esses aviões são realmente bonitos, isso são mesmo. Quanto aos F18 => bem vindo se vier com transferência de tecnologias sensíveis ou não… REPETINDO: Quanto ao F22 ser cancelado, acredito que isso não vai acontecer pura e simplesmente. Acontece que, como só os EUA vão encomendar este caça e o Departamento de Estado já avisou que este caça não está à venda para nenhum outro país a sua produção será descontinuada já em 2012 com a entrega de 185 aeronaves. Será apenas o final do programa, com o F22 operacional em todos os esquadrões escolhidos para operar este… Read more »

Marlos Barcelos

Não acredito que os EUA diminuirão seu orçamento militar, mas acho que o orçamento ficará estagnado. QUnto a produção de f-22 a previsão é de 183 caças até 2011 ou 2012, o problema é que com o fim da produção a manutenção ficará mais cara. Não acredito que os f-22 deixem de serem vendidos, serão mais tarde com o aparecimento do caça stelth russo, aí os aliados mais sensíveis dos EUA, conseguirão adquirir este caça, ou seja, Japão, Austrália, Israel, os europeus já tem seus vetores aéreos, mas estas 3 nações num futuro próximo deverão adquirir os f-22, porque se… Read more »

G-LOC

É impossível o F-22 ser cancelado pois ele já está em operação com mais de 100 aeronaves. Novas encomendas é que podem ser canceladas.

G-LOC

Madara "Flanker"

Alguem poderia me explicar que equipamento é esse que aparece nas fotos: aparece uma caixa “chaff-flare”, um carreta-extintor, cordão para travar as rodas do F-22.?? Não sei….

Abraço.

RJ

Vocês já leram que o F-18 é o único concorrente que não possui IRST?

Os EUA estão estudando uma “gambiarra” para adaptar um IRST num pod em conjunto com o tanque ventral, o que suja um bocado a aerodinâmica do bicho.

Esse POD não tá incluído no preço fornecido pro Brasil, e só será fornecido via muita insistência dos brasileiros. (Algo do tipo: sem isso não quero o F-18).

Francisco AMX

Marlos o Hornet sempre foi oferecido a países aliados de verdade dos USA, consistentes aliados, mas quase nenhum deles quis! a opção quase sempre era pelo F-16, não entendo pq tem gente aqui quase “cega” pelo SH! ele não é este supra-sumo que muitos acreditam! gosto dele, mas estão dando uma dimensão errada para este avião, robusto e versátil, mas nada além da conta, e já está fadado a descontinuidade com o F-35, ao contrário do Rafale que tem um futuro mais promissor em termos de investimentos em modernizações, é o “avião” da França! sua única peça! Além de ser… Read more »

Almeida

Irônico ver, em apenas uma foto com quatro aviões, metade do valor destinado ao FX-2 voando…

Tiago Jeronimo

Os pre-requisitos do FX-2 tornam impossivel a inclusão do F-35, mesmo que o presidente dos EUA fosse o bozo o F-35 não seria incluido.

Marine

1- O USMC nao abrira mao da capacidade dos F-35C e farao parte de seu arsenal por decadas ainda, ele e o unico que pode dar a maior capacidade para aquilo que a aviacao dos Marines existem: CAS e apoio a infantaria em geral, afinal “every Marine is a Rifleman”… 2- O orcamento militar em si nao sofrera grandes cortes, os cortes virao sim nos orcamento suplementares em que as guerras tem sido lutadas. Havera cortes de certos programas estilo ao que houve com o Comanche e a artilharia auto-prpulsada (me esqueci o nome) que o US Army deseja. Alguns… Read more »

Edilson

Como disse, creio que o F-35 C não sofrerá cortes, o mesmo não acredito para o A e B. acho que a US-NAVY vai mesmo é adiquirir mais Super Hornet e quem sabe de uma nova variante. As demais variantes do F-35, especiamente da USAF sofrerão (na minha opinião) cortes drásticos, porém o programa continuará dado que tem muita gente na NATO interessado, e é uma fonte importante de recursos. creio que a função CAS da USAF será suprida por UCAV e portanto… porém continuo apostando no Raptor, acho que ele vai ganhar novas encomendas. quanto ao OSPREY, os novos… Read more »

gerson

se o rafale fosse tão bom, ja teria sido vendido a varios paises. mas naum levou nem uma ainda. porque será??? tenho muitas duvidas sobre um projeto novo assim.

abraço a todos

Pedro

E por falar em FX2, olha lá mais um ponto pro Grippen NG.
Segundo o Area Militar a Saab acaba de atestar a capacidade supercruise do avião, em média de 40 missões testes.
Segundo os suecos o avião atingiu normalmente o vôo em supercruise mantendo uma velocidade de 1.2 MACH sem o uso de pós combustores.

Madara "Flanker"

Alguém pode me explicar que caixa vermelha e cilindro amarelo aparecem nas fotos ao lados dos caras que aguardam o F-22 raptor chegar??

Vlw.