Home Sistemas de Armas Upgrade do MiG-21 Bison e do MiG-27M da Força Aérea da Índia

Upgrade do MiG-21 Bison e do MiG-27M da Força Aérea da Índia

372
77

Com uma pitada de eletrônica moderna, velhos aviões de combate ainda dão muito trabalho para os mais novos, como disse o coronel da USAF Terrence Fornof.

mig-21-upgrade

mig-27m-upgrade-poster

77
Deixe um comentário

avatar
77 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
21 Comment authors
matheusNunãoO caminho das notícias da Índia: LCA, MCA e MMRCAFrancisco AMXZero Uno Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ivan
Visitante
Ivan

Parabens a HAL pelo trabalho.
Aparentemente a India aprendeu com Israel a lição do upgrade.
A nossa FAB tambêm aprendeu, com muito sucesso.
Entretanto é bom ver que estes Migs tem, originalmente, muito mais motor que nossos F-5 e AMX.
Quando leio sobre a razão de subida de um Mig 21 fico me perguntando porque não pegamos um punhado de F-16 usados para modernizar a 10 anos atrás?

Ivan
Visitante
Ivan

Parabens a HAL pelo trabalho.
Aparentemente a India aprendeu com Israel a lição do upgrade.
A nossa FAB tambêm aprendeu, com muito sucesso.
Entretanto é bom ver que estes Migs tem, originalmente, muito mais motor que nossos F-5 e AMX.
Quando leio sobre a razão de subida de um Mig 21 fico me perguntando porque não pegamos um punhado de F-16 usados para modernizar a 10 anos atrás?

Cinquini
Visitante
Cinquini

Ivan,

Eu até estou “feliz” pelo fato de não termos comprado F-16 usados antes, sabe pq? Eles ainda não teriam sido modernizados e ao invés do FX-2 nós estaríamos hoje fazendo licitação pra moderninzar os F-16. Pelo menos hoje estamos fazendo licitação para a compra de um novo vetor de caça.

E vamos ser sinceros, dentro do cenário geopolítico da AL nós ainda somos soberanos. Agora se a briga for com o “irmão” do norte ai já era rss

Abração

Cinquini
Visitante
Cinquini

Ivan,

Eu até estou “feliz” pelo fato de não termos comprado F-16 usados antes, sabe pq? Eles ainda não teriam sido modernizados e ao invés do FX-2 nós estaríamos hoje fazendo licitação pra moderninzar os F-16. Pelo menos hoje estamos fazendo licitação para a compra de um novo vetor de caça.

E vamos ser sinceros, dentro do cenário geopolítico da AL nós ainda somos soberanos. Agora se a briga for com o “irmão” do norte ai já era rss

Abração

Fábio Max
Visitante

Li em algum lugar, acho que no Blog do Vinna, que o Brasil aventou comprar dezenas de Mig-21 junto a China na década de 80. Se tivesse feito isso, teria hoje uma plataforma que, modernizada, ainda daria muita dor de cabeça para quem opera vetores mais modernos, sem contar que, já está provado, são aviões com boa capacidade de receber upgrades.

Fábio Max
Visitante

Li em algum lugar, acho que no Blog do Vinna, que o Brasil aventou comprar dezenas de Mig-21 junto a China na década de 80. Se tivesse feito isso, teria hoje uma plataforma que, modernizada, ainda daria muita dor de cabeça para quem opera vetores mais modernos, sem contar que, já está provado, são aviões com boa capacidade de receber upgrades.

Storm
Visitante

Na minha opinião: compensa modernizar o MIG-21, pois é um avião pequeno rápido e robusto. Pelo seu tamanho e agilidade é um alvo difícil; e modernizado sendo capaz de lançar mísseis BVR seria mesmo um osso duro de roer.

Agora se eu fosse os indianos largava mão desse MIG27 (23) aviãosinho feio grande e ultrapassado, só compensa se eles tem ainda muitos destes com muitas horas de vôo ainda disponivel.

Storm
Visitante

Na minha opinião: compensa modernizar o MIG-21, pois é um avião pequeno rápido e robusto. Pelo seu tamanho e agilidade é um alvo difícil; e modernizado sendo capaz de lançar mísseis BVR seria mesmo um osso duro de roer.

Agora se eu fosse os indianos largava mão desse MIG27 (23) aviãosinho feio grande e ultrapassado, só compensa se eles tem ainda muitos destes com muitas horas de vôo ainda disponivel.

Pedro Rocha
Visitante
Pedro Rocha

Olá senhores! Lembro que nos anos 80 fora publicado sobre estudos da FAB para aquisição de J-6 (versão chinesa do MiG 21). Mas na verdade era tudo jogo de cena para conseguirmos alguns F-5 usados ex USAF. Sou um defensor de upgrade de meios, principalmente com nacionalização da cadeia de suprimentos.
Em tempo: A versão chinesa do MiG 21 era a F muito inferior as versões H e J que os indianos modernizaram, mas se ocorreu essa jogada política a FAB realmente tem muita experiência em negociações com os Gringos!
Saudações!

Pedro Rocha
Visitante
Pedro Rocha

Olá senhores! Lembro que nos anos 80 fora publicado sobre estudos da FAB para aquisição de J-6 (versão chinesa do MiG 21). Mas na verdade era tudo jogo de cena para conseguirmos alguns F-5 usados ex USAF. Sou um defensor de upgrade de meios, principalmente com nacionalização da cadeia de suprimentos.
Em tempo: A versão chinesa do MiG 21 era a F muito inferior as versões H e J que os indianos modernizaram, mas se ocorreu essa jogada política a FAB realmente tem muita experiência em negociações com os Gringos!
Saudações!

Francisco AMX
Visitante
Francisco AMX

Storm, o Mig-27 é um poderoso avião de ataque, com alta capacidade de penetração, muito rápido e com características muito superiores ao AMX, na verdade tudo é superior ao AMX! se é feio não vem ao caso :), eu acho ele bem imponente! foi o avião Mig menos abatido nas guerras que participaram os 17/21/22 e 27, se não me engano!

Abraço
Francisco

Francisco AMX
Visitante
Francisco AMX

Storm, o Mig-27 é um poderoso avião de ataque, com alta capacidade de penetração, muito rápido e com características muito superiores ao AMX, na verdade tudo é superior ao AMX! se é feio não vem ao caso :), eu acho ele bem imponente! foi o avião Mig menos abatido nas guerras que participaram os 17/21/22 e 27, se não me engano!

Abraço
Francisco

dumont
Visitante
dumont

Varias fontes falam da relação vitoriaxderrota do MIG 21, as simpaticas ao avião russo dizem que houve mesmo um equilibrio entre o MIG 21 e o F4, mas qdo a comparação passa a ser com o F5, ai o MIG da banho. Isso acaba preocupando pois o próprio MIG 21 é vetor bastante superado.

Não acho que é ruim termos a politica de upgrade com os F5s mas acho que este não deveria ser vetor pricipal, há algum tempo. è isso q fazem os indianos, tem o Bison mas não como vetor principal.

dumont
Visitante
dumont

Varias fontes falam da relação vitoriaxderrota do MIG 21, as simpaticas ao avião russo dizem que houve mesmo um equilibrio entre o MIG 21 e o F4, mas qdo a comparação passa a ser com o F5, ai o MIG da banho. Isso acaba preocupando pois o próprio MIG 21 é vetor bastante superado.

Não acho que é ruim termos a politica de upgrade com os F5s mas acho que este não deveria ser vetor pricipal, há algum tempo. è isso q fazem os indianos, tem o Bison mas não como vetor principal.

Matheus Borges
Visitante
Matheus Borges

Editor do blog, favor colocar uma matéria sobre aviões russos que foram modernizados!!!

Com fotos!!!

Agradeço desde o início!!!

Matheus Borges
Visitante
Matheus Borges

Editor do blog, favor colocar uma matéria sobre aviões russos que foram modernizados!!!

Com fotos!!!

Agradeço desde o início!!!

Walderson
Visitante
Walderson

Fala sério, Israela, Índia e outros países fazem modernizações. É só elogio. Quando o Brasil a faz, inclusive com elogios, a galera só malha. Na boa, respeito a opinião, mas se o país é tão ruim, só faz M… e não presta, fico pensando porque os malhadores não se mudam. Fala sério, somos um país POBRE, SEM GUERRAS A VISTA, COM UMA POPULAÇÃO QUE EM MUITOS CASOS PASSA FOME. FICA DIFÍCIL JUSTIFICAR A PRETENSÃO DAQUELES QUE QUEREM O PAÍS COM UMA MÁQUINA DE GUERRA SEMELHANTE AOS PAÍSES DE PRIMEIRO MUNDO OU QUE ESTÃO IMERSOS EM COMBATES OU PROBLEMAS DE VIZINHANÇA.… Read more »

Walderson
Visitante
Walderson

Fala sério, Israela, Índia e outros países fazem modernizações. É só elogio. Quando o Brasil a faz, inclusive com elogios, a galera só malha. Na boa, respeito a opinião, mas se o país é tão ruim, só faz M… e não presta, fico pensando porque os malhadores não se mudam. Fala sério, somos um país POBRE, SEM GUERRAS A VISTA, COM UMA POPULAÇÃO QUE EM MUITOS CASOS PASSA FOME. FICA DIFÍCIL JUSTIFICAR A PRETENSÃO DAQUELES QUE QUEREM O PAÍS COM UMA MÁQUINA DE GUERRA SEMELHANTE AOS PAÍSES DE PRIMEIRO MUNDO OU QUE ESTÃO IMERSOS EM COMBATES OU PROBLEMAS DE VIZINHANÇA.… Read more »

Storm
Visitante

Francisco AMX, concordo, belesa não se poe na mesa, sei que o MIG-27 é um avião de ataque muito rápido capaz de chegar a 1.900 Km !!! e com grande capacidade bélica muito superior ao AMX. Sou um defensor das modernizões de vetores mais antigos, desde que seja comprovada a sua eficiencia após estas modernizações (Como nos nossos bicudos) apenas na minha opinião no MIG-21 essa modernização me parece mais acertada. Agora entendo que a India modernize os seus MIG-27 afinal eles adquiriram desde 1985 mais de 291 unidades deste aperelho sendo 127 inclusive montadas na Índia. Atualmente 120 estão… Read more »

Storm
Visitante

Francisco AMX, concordo, belesa não se poe na mesa, sei que o MIG-27 é um avião de ataque muito rápido capaz de chegar a 1.900 Km !!! e com grande capacidade bélica muito superior ao AMX. Sou um defensor das modernizões de vetores mais antigos, desde que seja comprovada a sua eficiencia após estas modernizações (Como nos nossos bicudos) apenas na minha opinião no MIG-21 essa modernização me parece mais acertada. Agora entendo que a India modernize os seus MIG-27 afinal eles adquiriram desde 1985 mais de 291 unidades deste aperelho sendo 127 inclusive montadas na Índia. Atualmente 120 estão… Read more »

Storm
Visitante

correção: “beleza não se põe na mesa”

Storm
Visitante

correção: “beleza não se põe na mesa”

Roberto
Visitante
Roberto

Além de modernizar seus MIG-21, a Força Aerea da India solicitou a Aeronautical Developmente Agency(ADA), a elaboração de um projeto para a fabricação de um caça de médio porte com características Stealht.Responsável pelo desenvolvimento do caça indiano Tejas, a ADA ficou encarregada de projetar um substituto para os Mirage 2000 e Jaguar a partir de 2015.O caça birreator de 20 ton a ser desenvolvido, é para complementar os atuais SU-30 MKI da FAI e os futuros 126 caças multimissão que serão escolhidos pela concorrência que está em curso.Agora eu acho que o histórico desses Mig’s em combate não são dos… Read more »

Roberto
Visitante
Roberto

Além de modernizar seus MIG-21, a Força Aerea da India solicitou a Aeronautical Developmente Agency(ADA), a elaboração de um projeto para a fabricação de um caça de médio porte com características Stealht.Responsável pelo desenvolvimento do caça indiano Tejas, a ADA ficou encarregada de projetar um substituto para os Mirage 2000 e Jaguar a partir de 2015.O caça birreator de 20 ton a ser desenvolvido, é para complementar os atuais SU-30 MKI da FAI e os futuros 126 caças multimissão que serão escolhidos pela concorrência que está em curso.Agora eu acho que o histórico desses Mig’s em combate não são dos… Read more »

Fábio Max
Visitante

Penso que modernizações são boas, mas elas tem limites.

O problema das que ocorrem no Brasil não é exatamente sua qualidade. Transformaram o F5M em uma arma moderna, assim como farão com o A1M, o problema é que vieram tarde demais e foram comprometidas por sucessivos cortes orçamentários.

Mas avião modernizado nem sempre tem capacidade de receber todas as novas tecnologias militares, de modo que em certo momento, exige-se sua substituição ou, pelo menos, que sua função seja alterada, saia da linha de frente e passe para a segunda linha da força aérea.

Fábio Max
Visitante

Penso que modernizações são boas, mas elas tem limites.

O problema das que ocorrem no Brasil não é exatamente sua qualidade. Transformaram o F5M em uma arma moderna, assim como farão com o A1M, o problema é que vieram tarde demais e foram comprometidas por sucessivos cortes orçamentários.

Mas avião modernizado nem sempre tem capacidade de receber todas as novas tecnologias militares, de modo que em certo momento, exige-se sua substituição ou, pelo menos, que sua função seja alterada, saia da linha de frente e passe para a segunda linha da força aérea.

Tiago Jeronimo
Visitante
Tiago Jeronimo

O brasil realmente tentou adquirir a versão chinesa do Mig-21 quando os EUA não liberaram a venda de mais F-5s, o Coronel(não sei se ele tem a mesma patente hoje em dia) Potengy inclusive foi a chinea voar o
Chengdu F-7(Versão de exportação do J-7), ainda bem que depois disso os EUa voltaram atrás e venderam os F-5.

Tiago Jeronimo
Visitante
Tiago Jeronimo

O brasil realmente tentou adquirir a versão chinesa do Mig-21 quando os EUA não liberaram a venda de mais F-5s, o Coronel(não sei se ele tem a mesma patente hoje em dia) Potengy inclusive foi a chinea voar o
Chengdu F-7(Versão de exportação do J-7), ainda bem que depois disso os EUa voltaram atrás e venderam os F-5.

dumont
Visitante
dumont

Não quis criticar a modernização dos F5s, acho muito interessante o resultado e certamente o pais ganhou. Só acho que o F5 em si não é o melhor vetor para responder pela superioridade aérea de uma FA. O F5 não era o melhor vetor no seu tempo (F4, MIG21, mirrages, etc…) para SA, imagine agora.

POt outro lado, como vetor suplementar, para atuar em conjunto (LO) com um mais moderno, ai acho ótimo. Que venha o FX2!

dumont
Visitante
dumont

Não quis criticar a modernização dos F5s, acho muito interessante o resultado e certamente o pais ganhou. Só acho que o F5 em si não é o melhor vetor para responder pela superioridade aérea de uma FA. O F5 não era o melhor vetor no seu tempo (F4, MIG21, mirrages, etc…) para SA, imagine agora.

POt outro lado, como vetor suplementar, para atuar em conjunto (LO) com um mais moderno, ai acho ótimo. Que venha o FX2!

Francisco AMX
Visitante
Francisco AMX

Walderson! como que tá blz?! olha só, eu, por exemplo, acho que se deveria modernizar vetores, porém o F-5 é um caça carente de potência e capacidade de carga/autonomia, estamos gastando uma banana para modernizarmos estes vetores, que gosto muito, mas sinceramente deveríamos ter comprado um lote de 40 F-16A, que custam umas 8/15 milhas cada, dependendo do estado, modernizar com o mesmo padrão que estamos fazendo com o F-5 e estaríamos bem servido de vetor até a entrada do FX-2, que é para 2015, depois os F-16 poderiam ser a parte Lo do esquema, não precisariamos nem modernizar os… Read more »

Francisco AMX
Visitante
Francisco AMX

Walderson! como que tá blz?! olha só, eu, por exemplo, acho que se deveria modernizar vetores, porém o F-5 é um caça carente de potência e capacidade de carga/autonomia, estamos gastando uma banana para modernizarmos estes vetores, que gosto muito, mas sinceramente deveríamos ter comprado um lote de 40 F-16A, que custam umas 8/15 milhas cada, dependendo do estado, modernizar com o mesmo padrão que estamos fazendo com o F-5 e estaríamos bem servido de vetor até a entrada do FX-2, que é para 2015, depois os F-16 poderiam ser a parte Lo do esquema, não precisariamos nem modernizar os… Read more »

Almeida
Visitante
Almeida

OBS importante: comparar o Mig-23/27 com os AMX é como comparar maças e bananas. O custo de aquisição e operação desses MIGs é infinitamente superior aos custos do AMX, por isso as grandes diferenças. A manutenção dos MIG-23/27 era tão complicada que a URSS adiantou os programas para sua substituição, que deram no Mig-29 e SU-27, aposentando os Flogger bem antes do previsto.

Prefiro 2 AMX voando baixo e subsônico do que um Mig-23 no chão.

Almeida
Visitante
Almeida

OBS importante: comparar o Mig-23/27 com os AMX é como comparar maças e bananas. O custo de aquisição e operação desses MIGs é infinitamente superior aos custos do AMX, por isso as grandes diferenças. A manutenção dos MIG-23/27 era tão complicada que a URSS adiantou os programas para sua substituição, que deram no Mig-29 e SU-27, aposentando os Flogger bem antes do previsto.

Prefiro 2 AMX voando baixo e subsônico do que um Mig-23 no chão.

Almeida
Visitante
Almeida

Re: Roberto em 19 jan, 2009 às 14:16

Os aviões mais modernos à disposição do Egito durante a Crise de Suez eram os Mig-17. O Mig-21 ainda era protótipo e o tal 22 nem existe. Se você estava se referindo ao Su-22, este nem protótipo era naquela época.

Almeida
Visitante
Almeida

Re: Roberto em 19 jan, 2009 às 14:16

Os aviões mais modernos à disposição do Egito durante a Crise de Suez eram os Mig-17. O Mig-21 ainda era protótipo e o tal 22 nem existe. Se você estava se referindo ao Su-22, este nem protótipo era naquela época.

Rodrigo
Visitante
Rodrigo

Pessoal, vocês esquecem de toda a tecnologia que a EMBRAER e a FAB absorveram na modernização do F-5, que fazem com que a gente possa discutir em um nivel bem mais profissional o que deve ter no novo vetor F-X.

As modernizações servem para que, com um baixo custo, a força aérea possa desenvolver uma nova doutrina, que norteará as futuras aquisições. Acredito que sem o F-5BR, a FAB não saberia o que exigir do F-X, e poderia fazer uma compra precipitada de um vetor menos eficiente no cenário da guerra moderna.

Rodrigo
Visitante
Rodrigo

Pessoal, vocês esquecem de toda a tecnologia que a EMBRAER e a FAB absorveram na modernização do F-5, que fazem com que a gente possa discutir em um nivel bem mais profissional o que deve ter no novo vetor F-X.

As modernizações servem para que, com um baixo custo, a força aérea possa desenvolver uma nova doutrina, que norteará as futuras aquisições. Acredito que sem o F-5BR, a FAB não saberia o que exigir do F-X, e poderia fazer uma compra precipitada de um vetor menos eficiente no cenário da guerra moderna.

Wolfpack
Visitante
Wolfpack

Mais uma vez eu volto ao Blog para pedir que não se compare Brasil com Índia, China ou Rússia. Por favor, são situações geopolíticas totalmente diferente das nossas, com níveis de desenvolvimento e regimes políticos diferente dos nossos. Todos eles têm armas nucleares e apresentam diferenças com seus vizinhos, e diferenças graves em seu próprio território. A Índia está fazendo o certo, maximizando sua força de combate aéreo. O domínio do espaço aéreo é fundamental desde a Segunda Guerra Mundial, e a Índia tenta de todas as formas manter a dianteira frente o Paquistão e porque não seu vizinho a… Read more »

Wolfpack
Visitante
Wolfpack

Mais uma vez eu volto ao Blog para pedir que não se compare Brasil com Índia, China ou Rússia. Por favor, são situações geopolíticas totalmente diferente das nossas, com níveis de desenvolvimento e regimes políticos diferente dos nossos. Todos eles têm armas nucleares e apresentam diferenças com seus vizinhos, e diferenças graves em seu próprio território. A Índia está fazendo o certo, maximizando sua força de combate aéreo. O domínio do espaço aéreo é fundamental desde a Segunda Guerra Mundial, e a Índia tenta de todas as formas manter a dianteira frente o Paquistão e porque não seu vizinho a… Read more »

Roberto
Visitante
Roberto

Almeida,

É verdade,segundo dados de reconhecimento fotográfico israelense, a força aérea do Egito(FAE)possuia 110 MIG 15,14 Meteor, 44 Vampire e 28 II-28 distribuidos em 8 bases.Já as forças franco-britânicas contavam com 115 Bombardeiros a jato Canberra e Valiant,48 caças-bombardeiros Venom,24 caças Hunter F5 e 36 caças táticos F-84F,mais 163 bombardeiros(Sea Venom,Sea Hawk,Wyvem e Cosair)a bordo de porta-aviões.

sds.

Roberto
Visitante
Roberto

Almeida,

É verdade,segundo dados de reconhecimento fotográfico israelense, a força aérea do Egito(FAE)possuia 110 MIG 15,14 Meteor, 44 Vampire e 28 II-28 distribuidos em 8 bases.Já as forças franco-britânicas contavam com 115 Bombardeiros a jato Canberra e Valiant,48 caças-bombardeiros Venom,24 caças Hunter F5 e 36 caças táticos F-84F,mais 163 bombardeiros(Sea Venom,Sea Hawk,Wyvem e Cosair)a bordo de porta-aviões.

sds.

RL
Visitante
RL

Ajunta tudo, joga fora e compra MIG-35 ou Sukhoy -35. Imaginem a quantidade de dinheiro que vai sair pra manter peças de reposição, logistica, putz…

RL
Visitante
RL

Ajunta tudo, joga fora e compra MIG-35 ou Sukhoy -35. Imaginem a quantidade de dinheiro que vai sair pra manter peças de reposição, logistica, putz…

Olienick
Visitante
Olienick

Ola por um acaso alguem sabe oque a FAB vai fazer com os mirage2000 apos a chegada do ganhador do FX-2 se e que vai ser finalizada essa compra. Afinal eles ainda teriam uma vida util respeitavel em 2013-2015 mais longa que a dos F-5 hoje.

Olienick
Visitante
Olienick

Ola por um acaso alguem sabe oque a FAB vai fazer com os mirage2000 apos a chegada do ganhador do FX-2 se e que vai ser finalizada essa compra. Afinal eles ainda teriam uma vida util respeitavel em 2013-2015 mais longa que a dos F-5 hoje.

Nunão
Visitante
Member
Nunão

Olienick, Pelo que sei, a vida útil dos F-2000 não é muito maior que a dos F-5, levando-se em conta as horas de voo anuais das duas frotas na FAB. Os F-5 são bem mais velhos, mas na média voaram anualmente menos que os Mirage 2000 voaram na França, principalmente os Mirage que adquirimos, que além de serem os mais antigos do tipo produzidos, cumpriram boa parte de sua vida útil no esquadrão que faz a transição operacional para o tipo no Armée de l’air (esqueci o número do esquadrão) Assim, conforme ouvi dizer, por volta de 2015 não deverá… Read more »

Nunão
Visitante
Nunão

Olienick, Pelo que sei, a vida útil dos F-2000 não é muito maior que a dos F-5, levando-se em conta as horas de voo anuais das duas frotas na FAB. Os F-5 são bem mais velhos, mas na média voaram anualmente menos que os Mirage 2000 voaram na França, principalmente os Mirage que adquirimos, que além de serem os mais antigos do tipo produzidos, cumpriram boa parte de sua vida útil no esquadrão que faz a transição operacional para o tipo no Armée de l’air (esqueci o número do esquadrão) Assim, conforme ouvi dizer, por volta de 2015 não deverá… Read more »

TENENTE
Visitante
TENENTE

Tambem gostaria de saber o provavel destino dos F-2000 da FAB.

TENENTE
Visitante
TENENTE

Tambem gostaria de saber o provavel destino dos F-2000 da FAB.