F-35 estaria fazendo até 4 vezes mais barulho do que o F-16. Os vizinhos já estão reclamando…

Operando na classe de empuxo de 40.000 libras com pós-queimador, os motores PW F135 ou GE/RR F136 do F-35 cobram um preço pela sua potência, em alto e bom som: ao menos em operações de pouso e decolagem contínuas, o F-35 estaria produzindo duas vezes mais ruído do que o F-15 e até quatro vezes mais do que o F-16. Por conta de dados como esse, revelados pela USAF, moradores vizinhos do que poderá ser o Centro de Treinamento Integrado do F-35, a Base Aérea de Eglin, na Flórida, já estariam reclamando das conseqüências da operação local do novo caça. Questões parecidas também estariam sendo levantadas na Noruega, futura operadora da aeronave.

 Fonte: DID

Subscribe
Notify of
guest

128 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RL

Poh, ele pode ser um caça e tanto, ter inúmeras qualidades etc.

Más ao longo de seu desenvolvimento, o que mai se escuta ou se lê, são de que ele da muito problema.

Recentemente li em um site que ele pode se tornar a “Maior Furada” dos últimos tempos na história da aviação militar devido aos seus altos custos, problemas de várias naturezas etc.

Más que o bixo é lindão….ah, não vejo problema algum em dizer isso.

welington

É um ótimo caça de combate o melhor de ataque porem não tem todas as características de um caça de 5º geração puro como supercruise, capacidade stealth pura(efetiva em toda a aeronave)como no caso do F-22, não possuir um grande desempenho, não ser tão manobrável, emitir muita radiação térmica e dentre outros, o F-22 é um caça que beira a perfeição mas o F-35 não, é uma ótima aeronave porem poderia ser melhor. O motor usado no F-35, será um derivado do Pratt & Whitney F-119, usado no F-22, chamado de F-135 e que é, efetivamente, o mais potente motor… Read more »

Invincible

Olha… Precisamos entender o seguinte…

O som do avião é a mais nova arma america. Quando eles passarem sobre os inimigos o barulho será tão intenso que os inimigos ficarão surdos e desorientados. Isso é uma técnica americana. Outra técnica que eles vão usar é a de liberação de peças durante o vôo. Quando o avião passa ele larga peças para atingir os inimigos. rsrsrs…

Olha! O F-35 devia sair de fábrica com um pé de coelho e uma ferradura na fuselagem… Ohhh avião agorado!!!

welington

Ummm tipo Flashbang, inovador rsrsrsrs, essa foi boa Invincible.

kaleu

Caro RL, talvez em razão da forte expectativa criada em torno do F-35, bem como grande exposição na mídia, juntando-se ao fato de que vários países em continentes diferentes estejam envolvidos no projeto, temos um maior número de INFORMAÇÕES sobre os problemas que envolvem seu desenvolvimento, lembrando que trata-se de um projeto e concepção novos e tais problemas são relativamente naturais. SERÁ !!??

ABRAÇO
KALEU

Corsario-DF

Breve os russos vão desenvolver uma arma capaz de rastrear o som, aí eu quero ver ele ser invisível…
rsrsrsrsrsrs.

welington

Corsario mas ele não é stealth para caças e aeronaves de alerta antecipado a não ser que esteja frontalmente e mesmo assim não é totalmente stealth neste angulo pois não tem cobertura stealth efetiva na parte superior da aeronave, ele foi feito para atacar sem ser notado o Maximo de tempo e distancia possível por radares em terra, mas aeronaves de alerta antecipado e ate caças conseguem detectado com certa facilidade ao contrario do F-22.

Excel

Já houvi o som de caças norte-americanos decolando quando estava perto de uma base deles na Coréia. Houve-se o som a alguns kilómetros de distância (eram F-16). Não consigo imaginar como seria algo mais barulhento do que isso. Deve ser terrível.

Excel

Caracas …. escrevi ouvir com “h”?? Estou precisando voltar à escola….

Andre

Jah tive a oportunidade de ver F16, F15 (e outros cacas) decolando na forca total. Mas nao consigo imaginar como seria do dobro de ruido do jah estrondoso F15. Seria essa uma outra arma? 😉

welington

Exel=Caracas …. escrevi ouvir com “h”?? Estou precisando voltar à escola….
welington=kkkkkkkkkkkkkkkk boa cara.
Andre=Jha tive a oportunidade de ver F16, F15 (e outros cacas) decolando na forca total. Mas não consigo imaginar como seria do dobro de ruido do jah estrondoso F15. Seria essa uma outra arma?
welington=vi somente os F-5 e não é baixo não fico imaginando o F-35, caraca.
Um abraço a todos.

Bosco

O F-35 realmente não tem um supressão térmica eficiente, mas também não o têm os Su-35 e nunca vi um esboço dos T-50 com algo parecido com um supressor de calor, etc. Não parece que o tão aclamado IRST esteja fazendo diferença nos projetos de caças, e que os projetistas estão se lixando para ele e fazebdi calas emitindo com força na banda de 2 a 5 microns, que é facilmente detectada. Quanto à alegação que o F-35 não seja um stealth verdadeiro eu tenho que concordar por ele não suprimir ou reduzir substancialmente sua emissão térmica, mas quanto ao… Read more »

Bosco

Correção:
não é “fazebdi calas emitindo com força” e sim ” fazendo caças emitindo com força”. É que eu falo também o idioma dos incas venuzianos e às vezes misturo.rs.rs…

welington

Boa cara você acesa o charges.com, este site é muito comedia acompanho ele a anos.

Bosco

Moral da estória: Os detratores da tecnologia stealth que me perdoem mas um caça pode ter até uma tocha acesa no rabo que o fator preponderante para a sobrevivência é o seu RCS reduzido, que ainda, o sensor que faz a diferença é o radar de alta frequência. E se um radar VLF (baixa frequência) pode captar um Stealth, o que dirá dos convencionais. Com um agravante, não tem como você meter uma antena de 10 m2 na cabeça de busca de um míssil pra ele poder “ver” um caça “invisível” aos radares de microondas. E não se iludam, ele… Read more »

RL

Kaleu.

Vc mencionou bem um ponto ai, alias de extrema relevância.

Existem muitos paises envolvidos nesse projeto, e realmente como bem meciona o amigo, ele ainda não pode ser tido como um avião puro pois trata-se de um projeto ainda em andamento, onde é justo que tantos problemas técnicos e financieiros venham a surgir.

Valeu. Abraços.

RL

Bosco.

Concordo contigo quando diz sobre o radar de alta frequencia versus caças com baixo RCS.

welington

Uma aeronave de alerta antecipado pode levar uma antena de 10M2 e com um alcance de mais de 500km podendo transmitir a posição para o míssil ou aeronave via datalink.

Douglas

40.000 libras de empuxo? os dados de desempenho divulgados sobre esse avião estão deliberadamente distorcidos pra menos. da mesma forma que os do F 22. Ja li em sites que o F 22 em configuração limpa pode beirar mach 3, e um general brigadeiro deles disse que ele “supera” 2.500 km/h. supera em quanto ninguem diz. PS: finalmente vi o tal documentario com imagens de video game do History Channel. Muitos aqui disseram que era tendencioso, a ponto de ser ridículo. Nao achei nao. Dos 4 F 22 na tal simulação 2 foram abatidos por radar de baixa frequencia e… Read more »

welington

Só para citar o VYMPEL R 37M tem um alcance de 300km e o Novator KS-172 AAM-L tem um alcance de 400km, isto é uma vantagem imensa se você poder guiar este mísseis a mais de 250km será uma vantagem e tanto.

welington

Ow galera só pra lembrar no filme Stealth a ameaça “invisível” os Americanos forçarão a barra eles colocarão caças de 6º geração e não tripulados contra Sukhois SU-37, mas o pior foi que pelo visto os Flankers deram trabalho para estas aeronaves e na ultima parte do combate se não fosse o apoio da segunda aeronave o caça de 6º geração americano iria para os ares, eles forçarão ao colocar um caça de 4º geração contra um de 6º e outro de 6º+ vocês não acham? Só para ressaltar parabéns aos americanos por terem os melhores efeitos especiais para filmes… Read more »

Excel

Caro Welington,
Acho que o barulho das máquinas afetou o meu juízo. Mas já passou.
Um abraço.

Bosco

Welington, o “seu” hipotético radar VLF aerotransportado capaz de detectar e acompanhar caças stealth e capaz de enviar mísseis de longo alcance com cabeças de busca IIR eficientes em detectar o calor do corpo da aeronave a grandes distâncias entra em combate com o “meu” hipotético caça stealth que percebe através do seu sistema RWR que foi “iluminado” pelo dito radar (os RWR atuais trabalham na faixa de alta frequência e não são aptos a detectarem radiação de baixa frequência, mas não é impossível de fazé-lo e com certeza o farão). Sabendo que foi descoberto e que sua missão azedou,… Read more »

Almeida

Isso mesmo Bosco, escolhendo a situação tem-se a vitória! É como brincar de:
– “Ei, escolha um número!”
– “10”
– “11! Ganhei!”

Hehehe! 🙂

welington

Não entendi de que inimigos você esta falando pois os Russos estão desenvolvendo caças stealth desde o final da década de 80 e este será igual ou superior ao melhor caça de combate atual o F-22 Raptor, como disse nos meus posts anteriores a tecnologia stealh será fundamental para a sobrevivência no futuro pois os sensores estarão cada vez mais potentes e quanto mais tempo ficar sem ser detectado e detectando com sensores passivos melhor e mais chances de sobrevivência e de vencer o combate, sobre os mísseis desconheço algum míssil americano com o mesmo tamanho e que atinja as… Read more »

Bosco

Os meus “queridos” americanos (rs.rs.rs….) estão prestes a testar toda uma família de mísseis super e hipersônicos, stealths, com propulsão que vai desde turbojatos e ramjets a scranjets, pesam menos que 1 tonelada, e possuem alcance de até 1200 km, podendo ser lançados por caças, submarinos e navios.
Embora o uso principal desses mísseis sejam os alvos de tempo crítico, um dos usos alternativos previstos será o de anti-AWACS.
Um abraço meu caro Welington.
E não fica bravo não meu caro, só porque eu derrubei o seu AEW.rs.rs…

welington

Ummmmmmm Legal um F-22 pode lançar um míssil com mais de 400km de distancia para derrubar uma aeronave de alerta antecipado a + de 500 km de distancia ummm legal, não entendi como ele pode fazer isto?
Alem do mais ele vai disputar o domínio dos céus é com o SU-50 que será igual ou superior ao mesmo só que com um alcance maior dos sensores e armas.

Bosco

Elementar meu caro Welington!
O míssil estava armado com uma ogiva PEM com um raio de ação de 120 km.
Rs.Rs.rs.rs….
Um abraço!

Fábio Max

Um avião muito mais potente, fará mais barulho, por mais que seja mais moderno. É muito difícil escapar disso…

Flavio Santana

“os Russos estão desenvolvendo caças stealth desde o final da década de 80 e este será igual ou superior ao melhor caça de combate atual o F-22 Raptor” Putz… Os americanos já mexem com teconologia stealth desde o B-1, e já tiveram F-117, B-2, F-22 e F-35 VOANDO!!! E alguns até mesmo em combate, e tipo o F-35 é um lixo, uma furada, uma incompetência só! Aí os “super russos”, com um orçamento absurdamente menor, e saindo de mais de uma década praticamente sem orçamento na defesa, vai produzir assim de primeira um avião SUPERIOR ao F-22!!! OK!!! OK !!!… Read more »

MARSP

Ai que esta, os Russos tem muita tecnologia, mas não tem dinheiro. Porem existe outros países que tem dinheiro para investir Ex : Índia, China, até o nosso glorioso Brasil, mas os nossos inteligentes governantes deixaram escapar a chance de participar do projeto do Pak-fa T-50, talvez por medo dos americanos. Pois nem precisa entrar em guerra é só ficar fazendo terrorismo em documentários no History channel , Discovery, “pois computação gráfica aceita tudo”, que ficam todos com medo. Para quem gosta de comutação gráfica mais do outro lado da força de uma olhada no link abaixo é bem legal.… Read more »

Marine

Tinha gente que vivia pra reclamar do Osprey, que era fazedor de viuvas e que nunca prestaria e hoje todo mundo quer um! tin ha gente que vivia pra reclamar dos Harriers, que era fazedor de viuvas e que nunca prestaria e deram uma surra na Argentina e tiveram sucesso em muitos paises chegando a ser indispensaveis!

O F-35 fara o mesmo mas o pessoal que vive pra reclamar e botar defeito em equipamento quando novo e ainda aprimorando nao da tregua…

“Facil e reclamar, dificil e dar solucao!”

Sds!

Wolfpack

Senhores, me corrijam se estou errado, lembro que os russos na década de 80/90 já estavam pensando em um míssil capaz de fazer sua aproximação final guiada pelo som da aeronave inimiga. Nesta época os mísseis eram lançados em uma seqüência um IR seguido de um RA… Acho que é possível uma arma eficiente se guiar pelo som gerado por um F35

Bosco

Pode sim, mas aí ele teria que mudar de nome e se chamaria “torpedo alado” ou “torpíssil”.rs.rs.rs… E o único avião que ele iria atingir seriam os Stukas que não voam mais, mas faziam um barulho de lascar.kkkk… Brincadeira Wolf! Eu não acho viável um míssil guiado pelo som. Em altitudes acima de 4000 m o som não se propaga lá muito bem. Mas claro, poderia ser usado em um mampads. Eu tenho até nome pra ele: “Orelhudo” Mas dos professorovsks Pardovskys pode-se esperar tudo. Dizem que a vodka tem um efeito alucinógeno quando ingerida em altas doses.Rs.rs…. Um abraço… Read more »

Henrique Sousa

Putz, quase cai da cadeira hoje Bosco. Dei muita risada cara…..: D

Mas e por ai mesmo, tem uns “especialistas” com argumentos suuuuuuper isentos. Parafraseando nosso amigo Maquiavel: Para meus amigos tudo, para meus inimigos a lei!!!

abraço

rodrigo rauta

Eu dormiria lindamente com um barulho desses no nosso cerrado!!!!
ehehehehehehehehehe!!!!!

Bosco

Me desculpem pelo erro. Eu falei dos radares de baixa freqüência como operando na faixa VLF. Eles operam na faixa VHF. A VLF é para comunicação com submarinos submersos.
Um abraço a todos.

Raphael

Quero ver os Russos terem uma resposta para a mais nova arma americana:

comment image

Ai nem com 50,000 PAK-FA que custem 100 dollares, nem com missil ar-ar que dah a volta no mundo, nem com Rafale que veh um copo de chocolate quente no Brasil da Franca. Jah era.

Almeida

Se nao gostaram podem mandar eles fazerem o barulho q quiserem aqui no meu quintal! 😛

welington

Rhaphael os EUA vão ficar atrás de novo o demosele já usa esta tecnologia desde a década de 10 o tecido absorve as ondas não reflete infravermelho pelo contrario deixa passar e podemos usar bambus para a armação, vestimos o piloto com roupa stealth e colocamos um míssil stealth e já era RCS de -00000000000000000000000(…)0000000000000000000000000000,1M2 vai ser imbatível o santos Dumont foi o maior parabéns aquele gênio alem de fazer o primeiro avião fez o primeiro super stealth rsrsrsrs. Sobre o barulho pode mandar esta ótima aeronave aqui para o meu quintal também, pois tem espaço (quero a versão B… Read more »

MARSP

Raphael, Você não acredita de verdade que a RCS do F-22 seja igual a uma bola de gude de metal ?? 1° – Se isso fosse verdade jamais um general americano revelaria isso em publico, por motivo de segredo militar. 2° – A fonte não é isenta, ou seja se são eles que dizem isso(americanos), então é no mínimo suspeito. 3° – Eu assisti em um documentário na Discover Chanel, um militar americano afirmando que na guerra do Iraque os F-117 Nighthawk foram detectados, mas que eles(iraquianos) não souberam usar estas informações. 4° – Esses radares utilizados no Iraque eram… Read more »

Francisco M. Xavier

Ele é “magal” tá com scream-eagle, bem tunadin! 🙂 mas não é veloz nem furioso! he he

Francisco M. Xavier

O problema que eu vejo com caças como o F-35 e o F-117 é que parecem que o requerimento do projeto diz aos engenheiros para buscarem tecnologias eletronicas e de radares e sistemas de guerra inovadoras e etc.. e esquecerem do básico para um caça, que faz a diferença quando tudo dá errado, fizeram isso com os canhões no F-4, confiando no “podre” sparrow. Faço uma pergunta aos amigos, sabemos que a “fila anda”… e se as características furtivas desandarem (desbancadas por sensores e radares high-end) de forma que elas passem a ser um plus, uma vantagenzinha só, o que… Read more »

Nelson Lima

Pronto, basta encomendar à TELEX, que produz aparelhos auditivos para velhinhos,um sensor de audição de 5a geração e iremos conseguir detectar o F35!

Marlos Barcelos

MARSP welington, Raphael, e alguns outros, exceção do Bosco que procura se informar, acreditam em tudo que os americanos falam, se eles disserem que inventaram a máquina do tempo, esses vão dizer maravilhas dessa descoberta americana. Não actrdito em tudo que os americanos falam, dúvido muuuuuito, porque há muitos interesses em jogo, foram gastos bilhões com os f-22, como justificar isso? Pra mim eles exageram as qualidades do avião. Queria ver os f-22 no Red Flag, porqu não foram? Se eles são imbatíveis ótimo, demonstrem porque se forem demonstradas todas essas qualidades com certeza o congresso americano vai querer mais… Read more »

Marlos Barcelos

Coloquem os f-22 no Red Flag, contra os Rafales e eurofighters e Gripens e demonstrem que são realmentes imbatíveis, até lá é muita conversa fiada.

Tiago Jeronimo

Meu caro MARSP, Ninguém nunca disse que os F-117 ou qualquer outro avião Stealth era ou é invisével, eles apenas são mais difíceis de se detectar. Se os Iraquianos os detectaram e mesmo apesar de os F-117 Nigthhawk voarem só na zonas mais defendidadas de Bagdá eles não derrubam nenhum F-117 comprova a eficácia do avião Stealth ainda mais quando o numero de outros aviões abatidos foi significativo. Dizer que o RCS do F-117 é menor do que o do F-22 ser no minimo leviano, o RCS de um avião não depende só das suas formas mas também do Material… Read more »

Vassily Zaitsev

Bosco,

“Torpedo Alado”………….. essa sem sombra de dúvidas foi a melhor que li até hoje por aqui. To rindo até agora.

abraços.

Wolfpack

Valeu Bosco, Pensei nos radiostelescópios utilizados por astrônomos para vasculhar o espaço. Se isso é possível eu não sei, mas a tecnologia para se determinar a posição de algo no espaço pelas ondas sonoras já existe. Isso poderia ser um caminho para a detecção de aeronaves Stealth.
Abraço

Raphael

MARSP, 1) Ele nao revelou o segredo, so que eh menor que uma bola de gude de metal. Eh como revelar que um submarino Virginha tem velocidade submergida de 30+ nos. 2)Se a minha fonte eh suspeita, entao a sua eh 10 vezes mais suspeita. Os chineses (chineses sao fontes muito suspeita) dizem que o radar detecta ate granadas.. 3)Sim os F-117 e F-22 podem ser detectados, o problemas eh derruba-los. Em 2007 eu fui no Fort Lauderdale Air and Sea show e eu detectei um F-22 a no minimo 15kms com o meu sensor Olho MK1. 4)Parabens. 5) O… Read more »