O presidente da Federação Russa, Dimitri Medvedev, assinará três acordos importantes em sua visita ao Brasil, que começa amanhã, no Rio de Janeiro. Segundo uma fonte da Secretaria Geral do Itamaraty, os três acordos abrangeriam a cooperação tecnológica, a proteção da propriedade intelectual e a segurança de informações. Eles complementariam um acordo-quadro de cooperação assinado em 15 de abril pelo ministro Unger e pelo secretário interino do Conselho de Segurança da Federação Russa, Valentin Alekseevitch.Além de ampliar a cooperação militar, os mecanismos diplomáticos vão favorecer o intercâmbio científico-tecnológico entre os dois países. Abrem, inclusive, a possibilidade de fabricação de um reator nuclear autoregenerador (fast breeder), que se alimenta de rejeito nuclear para gerar energia. A sobra, é um material de baixa radiatividade. Com isso, diminuiria a demanda por depósitos de lixo atômico se o programa de construção de 14 novas usinas, atualmente o Brasil tem duas em operação e uma em construção, for perseguido pelo Ministério de Minas e Energia.

A proposta inicial de cooperação na área nuclear foi feita ao Brasil ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso. De lá para cá, foi renovada inúmeras vezes até que, segundo fontes diplomáticas, foi aceita pelo ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, que visitou Moscou recentemente. Ele também teria interesse em parcerias nas áreas de foguetes e satélites de sensoriamento remoto e de navegação (a Rússia ofereceu seu sistema Glonass como opção ao GPS norte-americano).

Apesar disso, existe certa frustração de Moscou. A desclassificação do caça Sukhoi 35 do programa F-X2 de renovação da frota de combate da Força Aérea Brasileira (FAB) foi um duro golpe na relação entre os dois países. O avião, um dos mais avançados existentes, foi oferecido ao custo de 50 milhões de euros. Segundo a Aeronáutica, o pacote não incluiria transferência de tecnologia. Fontes russas e do Itamaraty, afirmam que o pacote, além de repassar tecnologia, garantia participação no programa de desenvolvimento de um avião de combate de quinta geração, o PAK-FA T-50, furtivo a radares.

Atualmente, o único modelo nessa classe em operação é o caça F-22 Raptor, fabricado pelos Estados Unidos (o mais caro do mundo, ao custo unitário de US$ 225 milhões). Um outro ponto refere-se a compra de 12 helicópteros de ataque Mil Mi35. O modelo foi selecionado em julho pelo Comando da Aeronáutica, mas o contrato ainda não foi assinado.

Fonte: Correio Braziliense (via sinopse diária MB), reportagem de Pedro Paulo Rezende

Fotos: Medvedev e Putin: Eurasia Daily Monitor ; Caças Sukhoi: Defensetalk.com

Nota: o título é licença poética do Blog.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

186 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André

Alguém se atreve a esclarecer essa dúvida: segundo o post, a FAB disse uma coisa e os Russos e o Itamaraty outra, completamente antagônica. Quem fala a verdade???
Sds a todos.

Wolfpack

Embora acredite que a atuação da FAB + MD foi correta no caso do FX2, o nosso Governo deve respeitosamente indicar aos Russos quais foram os itens que fizem a FAB descartar a parceria para o SU35. É ético e preserva um ator estratégico dos mais importantes. Eu acredito nas parcerias com países que desejam compartilhar estratégias, tecnologias, desenvolvimento. Não me levem a mal, mas uma parceria com Israel, África do Sul, Ucrânia, pode nos capacitar de uma forma mais sustentável do que com um grande potência, França, Estados Unidos, Rússia. O programa AMX com a Itália demostrou isso. Hoje… Read more »

Wolfpack

Perguntinha besta: Como me colocam um ator pra interpretar o 007 com a cara do Putin (Daniel Craig), sem noção o Estúdio do 007. E o Putin foi ex-agente da KGB.
Desculpem, mas a foto da Eminência Parda no Blog está demais. O cara parece de cêra…

kaleu

Os “Russos” e o “Itamaraty”, é muito fácil fazer essa afirmação, cadê o nome dos bois? O Pravda afirmou que a exigência brasileira de tranf de tecno era “irreal”, ou seja os Russos não concordaram com a tranf… vou dar nome aos bois : O COMTE. DA FAB BRIG. JUNITI SAITO disse que os Russos não estavam dispostos a transf tecno… Por outro lado se a FAB dispensou o SU com tranf de tecno e tudo mais que está postado ENTÃO É PORQUE O AVIÃO É RUIM MESMO. Outra coisa, por fvr não viagem na maionese o PAK-FA T-50 foi… Read more »

Wolfpack

No vídeo abaixo é possível observar no SU37 na fuselagem abaixo do canope, no final do video a bandeira verde e amarela…Os Russos realemente queriam fechar este acordo com o Brasil.
http://www.youtube.com/watch?v=AGE1R_nzQW8&NR=1

Luís Fernando

Não acredito em retorno do caça russo à análise da comissão encarregada do FX2. Todavia, sem considerar se é bom ou não, e considerando-se uma improvável falta de seriedade, o que poderia haver é uma compra de caças, de forma direta, sem interferência no programa FX2, envolta num aspecto negocial maior e que envolva um maior retorno ao país, seja tecnológico, participação efetiva em programas como o PAK-FA etc. Teria que haver dinheiro, argumentação e mesmo muita vontade. Mas sem dúvida representaria um atestado de falta de seriedade e, de forma a demonstrar que não seguimos nenhuma programação, pois houve… Read more »

kaleu

Amigo Wolfpack, realmente é LINDO de se ver um SU manobrando, esse protótipo é um pouco mais antigo, ainda tem canard´s, notaram?

Tiago Jeronimo

Lá vem o fantoche do Putin 😀

trackback

[…] do Blog: para outras informações sobre a visita de Medvedev ao Brasil, clique aqui para acessar o post “Medvedev vem aí”, no Blog do Poder […]

Hornet

Medvedev vem aí…lá lararará…Medvedev vem aí…lá lararará…

E se ele não ganhar o FX-2, quem ganha, Lombardimmmmmm?

É a carta Silvio. Quem ganha é a carta.

Então, roda o pião, Medvedevmmmmmm!!!….O pião está rodandummm, vai parar no FX-2 ou vai parar no “perde tudo”? Se parar no “perde tudo” é a carta quem ganha, se parar no Fx2 quem ganha é o Medvedevmmm…rs.

muito boa essa licença poética…me lembrou de coisas do arco da velha.

abraços a todos

rodrigo rauta

Ahahahahhah..muito bom Hornet, vc podia fazer umas imitaçoes dessas e colocar no youtube..eheheheh
Agora serio, tb acho que se o senhor Puti..ops! Medevedev vier com um pacotão em baixo do braço os Polit..ops! a FAB fica balançada hein….e eu não acho impossivel isso não, ainda mais em se tratando de fx…eu espero tudo dessa galera…
Abraços!

Nunão

Ehehehe, boa Hornet. E certamente tem “viúva de Flanker” por aí torcendo para ouvir o Medvedev dizer: “Vamos abrir as portas da esperançammmm”

Aí as portas se abrem e revelam um Su-35, brilhando de novo, com as luzes de formação piscando igual a um fusquinha da Vimave. Sds!

Hornet

E com a Vovódka de cinta-liga, mini saia e com as pernas cruzadas em pose “sexy” em cima de uma asa do Flanker da Vimave..

Nossa! essa foi podre!!!….rs.rs.rs

a benção Vó!!!

Henrique

Senhores, Há alguns meses o petróleo estava a U$ 140 e hoje está a U$ 45,00 e aqueles países que tem sua economia baseada neste commodity os quais estavam “cantando de galo” (como Russia e Venezuela) já estão falando mais fino. Não duvidem que o Russos não chegem amanhã cheios de pacotes debaixo dos braços pois .. depois da China e Índia somos o único mercado “emergente” realmente estruturado e grande que possa absorver em grande escala seus produtos. Não irei me espantar se os caras jogarem todas as cartas e “garrafas de vodka”..rsrs.. nesta visita. Quanto ao FX, se… Read more »

Igor

Brasil deveria aproveitar e comprar uns s-300.

Walderson

Boa Hornet. kkkkkkkkkk

vc e o Nunão desenterraram até a Vimave. kkkkkkkkkkkkkk.

Um abraço.

RL

Hornet. Gostei da imitação do Silvio..rrrs. Se lembra que o amigo comentou comigo em outra matéria aqui no blog, a respeito de “comercialmente” os russos ainda poderem entrar no FX? Eu havia dito que, comercialmente e independentemente da área em que ocorra, nunca se pode dizer que um fornecedor ou outro esta 100% dado como vencedor e o mesmo se pode dizer a um outro que seja tido como 100% descartado? Pois é. Todos os anteriores, como Boeing, Saab e Dassault já fizeram suas propostas com os representantes legais de suas empresas. A Rússia ta mandando o cara que manda,… Read more »

Raphael

Se sair algums S-300 seria muito bueno.

XR

Putz Hornet!!!
Muito boa a do Sílvio, hihi oi!!!
Abs

RL

Tb concordo com o Igor.

Uns Sistemas S-300 seriam muito bem vindos.
Até os Mi-35 tb seriam muito bem vindos, uma vez que já foi escolhido e não tem nada assinado.

LeoPaiva

O colega Tiago Gerônimo lembrou bem a posição do Medvedev, até a foto é bem representativa, o Putim com cara de Imperador do mal na frente e o Medvedev com cara de banana atrás (a fruta que me perdoe essa comparação). Caro Henrique, o fato de preço despencar teve seu lado negativo para nós, também sonhamos em ter nossa economia fortemente alavancada pelo commodity em questão, mas, com os preços atuais a viabilidade da exploração do tão falado pré-sal subiu no telhado, o que é péssimo. Penso que seria uma extrema insensatez o Brasil aceitar uma virada de mesa russa… Read more »

Baschera

A reportagem, ou melhor o reporter, o Pepê, para quem o conhece de outros blogs, é um rusófilo assumido.
Acho até que é genro da Vovódka……
Sds.

LeoPaiva

Nobre Mestre Yoda,

Também conheço o Pepê de outros blogs, se a idade dele for igual a do avatar que ele usa, eu acho que ele está mais para ex-amante da vovódka do que para genro.

Sds.

Hornet

RL em 23 nov, 2008 às 18:23 Lembro sim, aliás é isso que o Mangabeira parece sugerir em seus depoimentos e em suas entrevistas recentes. Creio que ter o Flanker no FX2 fica meio inviável agora, nessa altura do campeonato, mas de repente ter um outro tipo de parceria aeroespacial que envolva algum tipo de participação do Brasil no PAK-FA (ou mesmo no SU-35 BM) ainda pode acontecer…não sei…é uma especulação apenas, mas… Como disse o Magabeira: os russos precisam largar o osso pra podermos negociar… Quem sabe eles não largam esse osso e fazemos algum acordo comercial e de… Read more »

welington

Os Russos sempre estiveram dispostos a nos transferir tecnologia, fabricar as aeronaves sob licença no Brasil e montar um centro de manutenção completo para a América latina aqui no Brasil, alem de que se comprarmos o SU-35 BM entraríamos no PAK FA T-50 definitivamente o que seria perfeito participaríamos do desenvolvimento de um caça de 5º geração que será igual ou superior ao F-22 perfeito. Cadê a vovódka viva ao putin e o Medvedev, ao FX3 fora FX2, rrsrsrsrs, se isto acontecesse demonstraria a real seriedade da política e do setor de defesa brasileiro pois o próprio comandante junit saito… Read more »

Flavio Santana

“centro de manutenção completo” para 36 aviões? O que seria um lava rápido?

Igual a India que tem que mandar os motores pra Rússia via FEDEX?

Não diga que o Saito mentiu se não tem fontes para isso!

welington

Não para 36 – 120 PAK FA T-50 F.A + 70 MARINHA.
Igualzinho aqui no Brasil nem tocamos na parte interna do motor so tiramos e enviamos para a frança, concerteza quando a india confirmar a compra das 240 aeronaves previstas vai ser montado.

Wolfpack

Vai ter vatapá, vai ter mulata, vai ter churrasco com picanha, vai ter camisa do Brasil, o Lula vai voltar a pedir apoio ao álcool (cachaça) ao um assento sanitário no Conselho de Segurança da ONU, mas os Super Flankers ficarão para o FX2, senão passa a régua e fecha a conta… Mas estes caras são os mesmos que detonaram com Espaço Aéreo, ANAC, Infraero, Caos Aéreo etc… Pode-se esperar de tudo dos Srs. que estão no comando do FX2.

Flavio Santana

wellington

Não me fale num avião que não tem nem um protótipo voando!

Estamos falando do FX-2 não de um suposto FX-3…

“um dia” a FAB pretende ter 120 caças do mesmo modelo, e de onde vc tirou esses 70 caças pra marinha?

Até PAK-FA voar, a FAB comprar mais que 36 caças e a marinha substituir os A-4 tem MUITO chão!!!

Francisco M. Xavier

Tomara que eles apresentem uma proposta de arrebentar, queria ver a cara do Saito e outros da FAB…., além do que vai fazer os outros concorrentes se puxarem também! A pergunta que fica é: E se os Russos fizerem uma proposta irrecusável? e o Saito recusar? qual será a desculpa? Vejam bem, eu realmente não sei qual o vetor melhor entre Rafale, F-18EF e SU-35BM, tendo, dentre os 3, para o SU-35, e acredito que a coisa não foi levada a serio pela FAB! ou foi! e aí é que mora o perigo! sério para quem? è improvável que os… Read more »

Robson Br

Sarkozy em dezembro estara aqui. SU-35 BM e PAK FA T-50 so na mente das viúvas. Quantos anos e quanto dinheiro os EUA gastaram para chegar ao F22. Os russos com uma economia praticamente igual a nossa vai ter dinheiro para bancar isso. O Saito ta com a razão.

welington

Claro meu amigo, mas a marinha quer ter três bases navais e provavelmente 3 porta aviões e os 70 novos caças são para estes porta aviões. Se o Brasil entrar no PAK FA já era FX2 vai ficar somente com a aquisição de 36 caças como caças tampão ate a chegada do PAK FA, a aquisição das 120 aeronaves do mesmo modelo ocorrerá se o FX2 continuar do jeito que está. Sobre o PAK FA T-50 falo sim, pois a aeronave vai ter muitas tecnologias já testadas e que já estão sendo utilizadas em outras aeronaves, o PAK FA T-50… Read more »

welington

Os Russos iam nos trasferir tecnologia isto que o saito disse é mentira eles sempre estiveram dispostos a nos trasferir tecnologia e firmar varias parcerias com o nosso país, o PAK FA já esta em desenvolvimento desde o final da decada de 80 já são 20 anos de sdesenvolvimento 27 anos são suficientes para desenvolver testar e colocar um caça em operação.

Flavio Santana

welington Está sendo desenvolvido a mais de 15 anos e nenhum protótipo! A única novidade do avião (ele ser stealth) e não temos nem um protótipo e nem NADA que prove que os russos sabem fazer um avião stealth? Lembremos os americanos que começaram a pensar em baixa assinatura e em ser steakth desde o B-1, passaram ao F-117, B-2, F-22 e F-35!!! Oq os russos tem assim de tão avançados que prove que vão acertar de primeira? Outra coisa, o SU-35 é barato, agora o que prova que o PAK-FA fará tudo o que promete e será tão barato?… Read more »

Vassily Zaitsev

Sabe o que essa foto me lembra???????????????????

O Lorde Sombrio Senador Palpatine ensinando seu fiél pupilo Anakin Skywalker como dominar o mundo, querendo nos vender sua “Estrela da Morte” mais conhecida por SU-35.

welington

A dita “moderna” tecnologia furtiva é muito mais antiga do que se pensa. Data de 1941, quando foi estudada pelos britânicos, e foi proposta para bombardeiros de longo alcance alemães em 1943 e 1944! Além de proposta por cientistas alemães no Gotha 229 na segunda guerra mundial, cujo desenho lembra muito o B-2 americano. A tecnica de forma, como redutora de assinatura por radar utilizada hoje por aviões como o B-2, e o F-117, foi predita e descrita por um cientista russo em 1966. Ao contrário do que pensam grande parte dos “analistas ocidentais”, e muitos aficcionados por aviação e… Read more »

Vovódka

Deus abencoe os meus netinhos todos menos o Horne que e’ muito safado!!!!!!! a veia aqui nao sabe mais o que e’ cinta liga nao pra mim a cinta tem que ser cinta larga!!!! essa noite a vovo’ so’ ta’ escrevnendo tarde dese jeito porque nao vai dormir com as galinha eu vou passa a noite no aeroportev esperandev o antonov ou o tupolev do medvedev!!!! eu prefiro muito mais o putin mais quem nao tem cao cassa com gato entao quem nao tem putin cassa com medvedev cara de pudim!!!!! A vo’ veia aqui nao conheco esse pepe que… Read more »

mcv

sou leigo admito!!!pelo pouco q sei naum me aiantaria muito ser dono dum lamborguine e toda vez q tiver q trocar de oleo mandar pra europa e esperar uns seis meses pra ter ela divolta na minha mao pra curtir por mais 3 mil km!!!
resumindo……6 meses embarcado….seis meses a pe….!!naum eh isso q passa com o motor do su35?!
sds

mcv

“adiantaria”

DORNIER
DORNIER
welington

Mauro leia direito disse que ele terá o seu primeiro vôo em 2012 e entrara em operação em 2016, leia direito meu amigo. Legal mas ele comparou o SU-35 convencional e não SU-35 BM que tem um RCS entre 0.7 e 1 m2, quem esta concorrendo é o SU-35 BM, e talvez ele desconheça até os novos avinicos do mesmo, para ele fazer esta comparação idiota, ele nem deve conhecer o novo equipamento, só para lembrar ele não tem o maior RCS de todos os concorrentes. Continuo com o que eu disse, foi noticiado em todos os meios de imprensa… Read more »

welington

Lembrando que o F-22 não esta totalmente operacional, ele teve que fazer um upgrade para instalar equipamentos de comunicação para se comunicar com as outras aeronaves da USAF.

welington
welington

Não ha duvida nenhuma de que a FAB e o Saito faltarão com a verdade, pois desde o FX1 os Russos sempre foram os que mais se dispuseram a transferir tecnologia do mesmo e firmar varias outras parcerias, ai de uma ora para outra eles inventam esta, este ato me pareceu mais político que tudo.
Volto mais tarde!
Abraços.

Almeida

Re: welington em qualquer dia nov, 2008 às qualquer hora

Comandante da FAB mentiu? 120 PAK-FA? 70 caças e 3 porta-aviôes convencionais pra MB? HAAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAAAAA!!!!!!!!!!!

Almeida

Falando serio agora, eu acho q podemos tirar mto mais proveito desta visita do capacho do Putin em outros assuntos q nao o FX-2 e helicopteros de ataque de q a FAB nao precisa. O S-300 foi mto bem lembrado pelos colegas, alem de outros sistemas de defesa AA, usinas nucleares, foguetes espaciais, satelites, participacao no Glonass, blindados variados, etc.

Tem espaço pro Medvedev e pro Sarkozy levarem cada um sua parcela, fiquem tranquilos, o FX-2 nao mudara por causa disso.

Fábio Max

Uma pena que não há decisão sobre os MI-35.

Seriam de grande valia na Amazônia.

Francisco AMX

TRADUÇÃO AUTOMÁTICA DO LINK DO AMIGO DORNIER, TÁ BOM DE ENTENDER, ACHO: Noruega não quis comprar caças Gripen da Suécia Jas jatos. Uma das razões é que a aeronave estava esmagada em testes virtuais contra o russo Sukhoi PAK FA, um lutador de quinta geração desenvolvido pela Rússia, Índia e Brasil. Jornal norueguês VG relata que vários testes classificado pelo Instituto de Defesa norueguês (FFI) concluiu que o sueco não teve qualquer chance contra os aviões da Sukhoi PAK FA. Enquanto Jas Gripen é um avião da quarta geração, a Sukhoi PAK FA é uma quinta geração avião. O governo… Read more »

Francisco AMX

Faço mais uma pergunta: Onde a FAB, quando a FAB, fez teste real do equipamento para saber o que serve ou não para ela? ela comparou os dados fornecidos pelo fabricante? voou de fato as aeronaves, se utilizou das totais capacidades dos concorrente para depois concluir o que concluiu? sinceramente, acho que não, no máximo fez um “test drive”. Ora, se o próprio piloto da USAF diz que o SU-30 pode bater constantemente o F-15E e F-16B50, que é uma formidável aeronave, o que podemos pensar???? mas muito aquem do SU-35BM! acho que o Sr Saito teve que dar esta… Read more »