General aponta redução da capacidade de combate da OTAN

66

O General Roger Brady, comandante da USAFE (US Air Forces in Europe), afirmou no último dia 17 de setembro que o número aviões de combate da OTAN disponíveis para patrulhar o espaço aéreo europeu atingiu o valor mais baixo dos últimos 19 anos. Em 1990 a OTAN contava com 717 aviões de combate estacionados na Europa distribuídos por 85 esquadrões. Atualmente a são 177 agrupados em 25 esquadrões. Isto representa uma redução de 75% sobre a força existente no final Guerra Fria. O General ainda levantou suspeitas sobre a real capacidade da OTAN frente a um eventual confronto com a Rússia, que continua restaurando sua capacidade de combate.

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
edilson

Desculpem a grosseiria. mas este é mais um raltóriozinho limpa fundos… quando é para vender o Typhoon, o F.35 e demais caças ocidentais, todos dizem… “olha um Raptor subistitui 1000 caças devido a sua capacidade alienigena de derrubar o inimigo pelo pensamento”. mas na hora que o negócio pega, não … precisamos justificar os rombos no cofre e adiquirir 300-500 e 1000 caças a mais… curioso é que a té bem pouco tempo as aeronaves russas não passavam de sucatas voadoras, agora d anoite para o dia é necessário incrementar o poderio pois está em cheque a capacidade de confrontar… Read more »

Helder Pinto

é isso aí, na hora de vender o projeto cada nova aeronave tem capacidade de combate suficiente para substituir 10 aeronaves atuais. Depois, a quantidade não é suficiente? Repito, os Tornados F2/F3 eram o “bicho”, quando chegou o Typhoon, todo mundo dizia que eles deveriam ser substituídos o quanto antes porque os caças russos eram superiores, os mesmos Mig29 e Flankers projetados a mais de 20 anos. Parece que os russos também capituraram alguns alienígenas. O mesmo eu digo dos F15 e F16, “imbatíveis”, chegou o Raptor e Lighting II e pronto, de repente os caças russos,e a mídia ocidental,… Read more »

konner

Há que se ler nas entrelinhas e beber das notícias em varias fontes se realmente pretende conhecer os fatos como realmente são. A Europoa tem sido Super-Estimada em suas capacidades, e a Russia tem sido Subestimada em suas capacidades hodierna. O combustivel nos dois casos é o mesmo, Desinformação. É no calor que se depura o metal, ou se nota realmente a liga e suas capacidades. A realidade é… — Quase nenhum país europeu pode deslocar forças úteis e eficazes em números significativos fora das suas fronteiras e mantê-las por meses ou até anos sem o auxílio dos Estados Unidos… Read more »

edilson

bem colocado colega Konner. porém no meu entender subestimaram demasiado a capacidade russa de aprender com os erros, e veja só. estão falando ainda da russia como uma sucata ambulante de forças atrazadas e de um estado sem capacidade de gerir seus recursos. para alguns desmiolados aqui, eu estaria fazendo alusão ao russionismo, não… a verdade é que enquanto o mundo precisa de 20 a 30 anos para se reereguer eles fazem isto em 1 década. ponham a prova esta capacidade e verão. vivo na europa e sei oque está em curso, um desmantelamento europeu por conta da incapacidade destes… Read more »

Igor

Paquistão bola da vez?

Alfredo_Araujo

Igor..
os americanos tem feito incursoes sobre o espaço aéreo paquistanes para “caçar terroritas”… os representantes paquistaneses disseram que nao vão admitir violações do seu espaço aéreo..

O Edilson estava falando sobre a atual diplomacia americana destruindo parcerias e alianças.. e a bola da vez é o Paquistao!

Alfredo_Araujo

Citando 2 paises da OTAN q estao renovando suas FA..

Como funciona esse esquema de esquadroes da Otan?? Pq Inglaterra tem centenas de Tornados F3, tem confirmadas a encomenda de varios Typhoon… França tem centenas de Mirage2000-C/5/N em operação e esta recebendo seus Rafale-B/C e etc….

Ao meu ver as FA européias nao estao perdendo a capacidade de luta… ao meu entender só estao disponibilizando poucos esquadroes à OTAN!! Se for

konner

Realmente, a coisa está ficando bem mais complexa na Europa ! A análoga da OTAN na Asia Central — OTSC a Organização do Tratado de Segurança Coletiva, vai criar fortes forças armadas. Segundo anunciou Nikolai Bordiuja secretário geral da OTSC em Moscou 05 de Setembro, a decisão é de aumentar a vertente militar dessa organização, que, além dos países Rússia, Cazaquistão, Uzbequistão, Tadjiquistão e Quirguízia, reúne também a Bielorrússia e a Arménia. Segundo um dos acordos assinados pelos dirigentes da OTSC, tropas desta organização podem ir em ajuda de um dos seus membros caso este seja alvo de agressão. Alguns… Read more »

KELP

a coisa ta preta para os EUA, SER CHERIFE É DURO, ACHO QUE A GRANA TA CURTA, E OS EUROPEUS NÃO QUEREM ASSUMIR A PONTA. AGORA ACREDITO NO COMANDANTE RUSSO, MAIS 20 MINUTOS, NÃO, DIRIA UNS 25.

LeoPaiva

Trata-se de uma declaração típica de um militar, homem acostumado com táticas e estratégias militares, pensa em números de tropas, aviões e bases, pensa em sistemas de defesa e ataque, quando na verdade a questão OTAN x Rússia é bem mais ampla e passa também pela questão política e econômica. Questão política quando a OTAN tenta ocidentalizar os países satélites da Rússia, aproximando de suas fronteiras sistemas de radar e anti-mísseis, fornecendo armamento de ponta e treinamento, além de os iludir com promessas de futura inclusão na OTAN, o que compromete a segurança da Rússia, como no caso da Geórgia… Read more »

hms tireless

Todo mundo fala aqui como se a Rússia estive praticamente predestinada a dominar politica, econômica e militarmente o mundo daqui p frente, colocando os outros países hegemônicos de joelhos. E o mais impressionante, falam isso com uma ingenuidade impressionante. De repente aparecem comentários aqui do tipo “o Su-35 é superior ao F-22 e F-35 juntos” ou então “um Kirov vai destruir no mínimo 2CBGs da US Navy”….acordem! a requeza súbita da Rússioa nos últimos tempo deveu-se à alta do petróleo e, com os preços do mesmo recuando para valores reais, a tendência é diminuir a entrada de divisas nessa rubrica.… Read more »

Bosco

Eu sei que é difícil de entender mas vamos lá de novo. Não é que os F-35 ou F-22 sejam de outro planeta não. Simplesmente, no momento atual eles são os caças a serem batidos, eles são os caças padrão ouro, eles são os caças que até os concorrentes (os fabricantes dos eurocanards, os russos, chineses, etc.) dizem ser de uma geração acima e que conseguem anular ou obter grande vantagem sobre a geração anterior. Isto é básico. Os F-22 e F-35 foram criados porque os russos estavam atingindo um patamar de igualdade númerica e qualitativa com o ocidente e… Read more »

edilson

Perguntas para apimentar o debate… todos se indignaram quando a austrália questionou a eficiência do F-35, porém ninguém respondeu ainda porque o japão (e vejam o japão) que avaliou o su-27 não quer o f-35 e insiste no raptor por este ser superior? ou será que os japoneses não sabem o que estão falando? ou ainda, será que os sistemas de armas não evoluiram desde então a ponto de or em cheque certas capacidades tanto russas quanto ocidentais ?(se é que se pode fazer esta distinção). outro ponto, qual a base de dados que comprova a superioridade deste ou daquele… Read more »

konner

Se a questão é o dinheiro, então … !! O Próximo presidente dos EUA terá que economizar muito. Não há nada que Obama ou McCain possam fazer, a não ser esperar pela hora de assumir a presidência com as mãos amarradas. Possivelmente os próximos quatro anos estão sendo decididos agora, nas conversas do Secretário do Tesouro [que pede poderes extraordinários para si e seu sucessor] com o Congresso – prova eloqüente disso é a resistência dos democratas ao pacote oferecido por Bush. Neste estágio da campanha eleitoral, nenhum dos dois parece disposto a dizer que será obrigado a exigir sacrifícios… Read more »

Bosco

Por que os japoneses não compram então o Su-27?

konner

Tio San iria achar — não bom !! não bom !!!

KELP

Por que o Brasil não compra o SU-35? mesmo problema dos japoneses, é a “democracia” americana

Bosco

Eu acho incrível e parabenizo nossos pilotos da FAB que com equipamento obsoleto (modernizado mas obsoleto), pouco treinamento (em relação aos da USAF, USN e USMC), salário defasado, sem experiência real de combate, com um “mínimo” de apoio, vençam sempre os americanos com aeronaves de última geração, em maior número, com apoio maciço de AWACS, armas de maior alcance, alta capacidade de ECM, ampla experiência de combate, etc. É realmente um feito louvável. E por incrível que pareça o pessoal da marinha com suas Niteróis, Inhaúmas e Tupis conseguem os mesmos resultados espetaculares contra a US Navy com seus submarinos… Read more »

edilson

Para todos os efeitos, Russia e japão ainda estão em guerra desde a 2ª guerra mundial…

edilson

Sim Bosco, os colegas da Marinha talvez possam falar mais sobre isto Linked seas( acho que se chamava assim) e todas as outras atuações dos curumins demonstraram o diferencial entre $$$$ e espirito de luta, os bicudos mandaram ver, demonstrando que a FAB se bem aparelhada é uma força à ser respeitada, e não tenho dúvidas, bravatas são bravatas, mas quero ver alguém entrar na amzônia e combater os Bis sem pesadas baixas… pena que nossa sociedade não é madura o suficiente para acreditar no Brasil e no nosso potencial e isto se extende a todos os setores. quando apetrobrás… Read more »

konner

[” edilson em 23 set, 2008 às 15:49 “]

BRAVO !! BRAVO !!!! BRAVO !!!!!!!

BRAVO !! BRAVO !!!! BRAVO !!!!!!!

BRAVO !! BRAVO !!!! BRAVO !!!!!!!

Julio

Caro Bosco, vc levantou um ponto muito interessante…realmente o Brasil tem sorte de possuir profissionais que se dedicam a serem os melhores utilizando equipamentos antiquados. Pena que o povo brasileiro não valoriza esses profissionais que em muitas vezes arriscam suas vidas em equipamentos inadequados para salvar outras vidas. Eu digo o povo, porque muitos dos problemas das forças armadas está na falta de interesse do povo para exigir do governo o respeito aos nossos militares. Sds

Bosco

Desculpem os colegas do blog mas eu quis ser irônico. Sei da competência, da lealdade, do proficionalismo e do patriotismo de nosso militares, só que acho superestimado o que se publica ou o que é vazado destes “exercícios conjuntos”. O fato de termos nos “saído bem”, de termos sido elogiados, de termos tipo um comportamento altamente profissional, de nosso equipamento ter uma disponibilidade acima da média, não significa o mesmo de sermos “os vencedores” e sermos “os melhores”. Se isto de fato ocorre em “todas” as vezes que participamos dos tais exercícios conjuntos (existem cerca de 200 países no mundo… Read more »

LeoPaiva

Caro Bosco, tive uma surpresa ao ver sua postagem das 15:37, muito diferente do seu comentário de outro dia, quando disse:” Me desculpem os participantes do blog mas se desconfiar destas alegadas “vitórias” dos F5M contra os F-15 apoiados por AWACS for viralatice então AU AU pra vocês”, rs rs.

Fiquei pensando que o colega talvez tivesse sido vítima de algum discurso hipnótico de algum Josef Goebbel tupiniquim (uma mentira dita repetidamente é tida como verdade).

Ainda bem que ficou tudo esclarecido no seu próximo post dizendo que foi só ironia.

Abraços

Marine

Bosco, Concordo com o que disse, se sair bem nao quer dizer ser o melhor mas e facil extrapolar tais noticias, todo mundo quer dizer que e melhor que americano, russo ou o que seja porque eles tem sido o estado da arte no mundo faz anos. Inclusive ouvi isso em todos os paises que treinei na UNITAS e nao so no Brasil, todo mundo acha que americano e europeu so ganha por causa de equipamento e que sao basicamente froxos e estou aqui pra te dizer que embora ate queria que fosse assim para o bem do Brasil, mas… Read more »

Thiago

O que acontece amigos é o seguinte O Bush acabou com o dinheiro dos EUA com uma guerra ilegal contra o Iraque e agora os EUA esta recolhendo os frutos.

Almeida

Marine em 23 set, 2008 às 17:31

ÓTIMO DITADO!!!

Raphael

Thiago, o Bush nao acabou com nada, quem aprova verbas eh o cngresso americano. Tanto os republicanos quanto os democratas tem liderado o EUA para o buraco.

Bosco

É LeoPaiva, infelizmente não mudei de idéia não. Palavras ou frases “catadas” e um pouco de orgulho patriótico desmedido podem fazer um grande estrago. Não tenho o mínimo problema em ser brasileiro e da América Latina e consigo conviver com o real tamanho do meu país numa boa, embora tenha a esperança de que um dia o Brasil tenha um papel dentro da Comunidade das Nações que faça jus ao nosso povo,que na sua maioria absoluta é formada por gente honesta e trabalhadora, e ao tamanho e as riquezas de nossas terras. Acho que todo povo precisa de heróis em… Read more »

Tiago Jeronimo

Meus caros leiam o post direito, ele não disse que a força aerea europeia estava fraca, disse que os esquadrões da OTAN estão com sua capacidade reduzida. No mais concordo em genero, numero e grau com o que os Bosco disse, é bom ver comentários lúcidos de vez em quando.

Sds.

Marine

Mauro, Vc esta absolutamente certo! Agora para placar aqueles que acham que sou pro-americano: Te digo que com relacao a infantaria de selva ninguem tem tropas melhores do que o Brasil! Pronto adimiti! rsrsrsrs…. Mas falando serio o problema no Iraque sao varios desde “rules of egagement” muito restritas e nao realistas a falta de tropas suficientes desde a invasao, mas hoje o Iraque ja mudou de agua pra vinho e esta no ponto de comecar a reduzir as tropas. O problema agora e o Afeganistao e tbm o fato de que os EUA hoje so perdem uma guerra se… Read more »

Fábio Max

Eu concluo que morreu o mundo unipolar, dominado pelo xerifão EUA. A Rússia renasceu enquanto potência militar (econômica, nem tanto), mas esse relatório esqueceu que mesmo sendo potência, ela também teve uma diminuição de quadros, equipamentos e disponibilidades em suas FA. Hoje, a Rússia tem FA(s) relativamente bem armadas e muito mais profissionais, mas guardadas as proporção históricas, nem próximas do que foram durante a guerra fria. Agora, a preocupação da OTAN não é muito inteligente. A Rússia, agora, é um país capitalista. Ela não tem mais o ranço da ideologia morta e duvido que seus líderes tenham o interesse… Read more »

konner

É muito adequado o comentário do Sr. Fábio Max. Contudo, quando a Rússia estava ” enfraquecida “, ” pobre ” e ansiosa por se integrar ao Ocidente não era um problema. Mas a Rússia está de volta, ” rica ” e de ” orgulho ferido “, procurando não juntar-se à Europa, mas sim recuperar o status de grande potência. Uma vez Putin lamentou a implosão da URSS, considerando na sua opinião, o maior desastre geopolítico do século XXI. É fato que, a Russia procura agora recuperar a influência predominante junto aos Estados Bálticos e a Europa do Leste, bem como… Read more »

edilson

Sim Bosco, os colegas da Marinha talvez possam falar mais sobre isto Linked seas( acho que se chamava assim) e todas as outras atuações dos curumins demonstraram o diferencial entre $$$$ e espirito de luta, os bicudos mandaram ver, demonstrando que a FAB se bem aparelhada é uma força à ser respeitada, e não tenho dúvidas, bravatas são bravatas, mas quero ver alguém entrar na amzônia e combater os Bis sem pesadas baixas… pena que nossa sociedade não é madura o suficiente para acreditar no Brasil e no nosso potencial e isto se extende a todos os setores. quando apetrobrás… Read more »

edilson

Desculpem a grosseiria. mas este é mais um raltóriozinho limpa fundos… quando é para vender o Typhoon, o F.35 e demais caças ocidentais, todos dizem… “olha um Raptor subistitui 1000 caças devido a sua capacidade alienigena de derrubar o inimigo pelo pensamento”. mas na hora que o negócio pega, não … precisamos justificar os rombos no cofre e adiquirir 300-500 e 1000 caças a mais… curioso é que a té bem pouco tempo as aeronaves russas não passavam de sucatas voadoras, agora d anoite para o dia é necessário incrementar o poderio pois está em cheque a capacidade de confrontar… Read more »

Helder Pinto

é isso aí, na hora de vender o projeto cada nova aeronave tem capacidade de combate suficiente para substituir 10 aeronaves atuais. Depois, a quantidade não é suficiente? Repito, os Tornados F2/F3 eram o “bicho”, quando chegou o Typhoon, todo mundo dizia que eles deveriam ser substituídos o quanto antes porque os caças russos eram superiores, os mesmos Mig29 e Flankers projetados a mais de 20 anos. Parece que os russos também capituraram alguns alienígenas. O mesmo eu digo dos F15 e F16, “imbatíveis”, chegou o Raptor e Lighting II e pronto, de repente os caças russos,e a mídia ocidental,… Read more »

konner

Há que se ler nas entrelinhas e beber das notícias em varias fontes se realmente pretende conhecer os fatos como realmente são. A Europoa tem sido Super-Estimada em suas capacidades, e a Russia tem sido Subestimada em suas capacidades hodierna. O combustivel nos dois casos é o mesmo, Desinformação. É no calor que se depura o metal, ou se nota realmente a liga e suas capacidades. A realidade é… — Quase nenhum país europeu pode deslocar forças úteis e eficazes em números significativos fora das suas fronteiras e mantê-las por meses ou até anos sem o auxílio dos Estados Unidos… Read more »

edilson

bem colocado colega Konner. porém no meu entender subestimaram demasiado a capacidade russa de aprender com os erros, e veja só. estão falando ainda da russia como uma sucata ambulante de forças atrazadas e de um estado sem capacidade de gerir seus recursos. para alguns desmiolados aqui, eu estaria fazendo alusão ao russionismo, não… a verdade é que enquanto o mundo precisa de 20 a 30 anos para se reereguer eles fazem isto em 1 década. ponham a prova esta capacidade e verão. vivo na europa e sei oque está em curso, um desmantelamento europeu por conta da incapacidade destes… Read more »

Igor

Paquistão bola da vez?

Alfredo_Araujo

Igor..
os americanos tem feito incursoes sobre o espaço aéreo paquistanes para “caçar terroritas”… os representantes paquistaneses disseram que nao vão admitir violações do seu espaço aéreo..

O Edilson estava falando sobre a atual diplomacia americana destruindo parcerias e alianças.. e a bola da vez é o Paquistao!

Alfredo_Araujo

Citando 2 paises da OTAN q estao renovando suas FA..

Como funciona esse esquema de esquadroes da Otan?? Pq Inglaterra tem centenas de Tornados F3, tem confirmadas a encomenda de varios Typhoon… França tem centenas de Mirage2000-C/5/N em operação e esta recebendo seus Rafale-B/C e etc….

Ao meu ver as FA européias nao estao perdendo a capacidade de luta… ao meu entender só estao disponibilizando poucos esquadroes à OTAN!! Se for

konner

Realmente, a coisa está ficando bem mais complexa na Europa ! A análoga da OTAN na Asia Central — OTSC a Organização do Tratado de Segurança Coletiva, vai criar fortes forças armadas. Segundo anunciou Nikolai Bordiuja secretário geral da OTSC em Moscou 05 de Setembro, a decisão é de aumentar a vertente militar dessa organização, que, além dos países Rússia, Cazaquistão, Uzbequistão, Tadjiquistão e Quirguízia, reúne também a Bielorrússia e a Arménia. Segundo um dos acordos assinados pelos dirigentes da OTSC, tropas desta organização podem ir em ajuda de um dos seus membros caso este seja alvo de agressão. Alguns… Read more »

KELP

a coisa ta preta para os EUA, SER CHERIFE É DURO, ACHO QUE A GRANA TA CURTA, E OS EUROPEUS NÃO QUEREM ASSUMIR A PONTA. AGORA ACREDITO NO COMANDANTE RUSSO, MAIS 20 MINUTOS, NÃO, DIRIA UNS 25.

LeoPaiva

Trata-se de uma declaração típica de um militar, homem acostumado com táticas e estratégias militares, pensa em números de tropas, aviões e bases, pensa em sistemas de defesa e ataque, quando na verdade a questão OTAN x Rússia é bem mais ampla e passa também pela questão política e econômica. Questão política quando a OTAN tenta ocidentalizar os países satélites da Rússia, aproximando de suas fronteiras sistemas de radar e anti-mísseis, fornecendo armamento de ponta e treinamento, além de os iludir com promessas de futura inclusão na OTAN, o que compromete a segurança da Rússia, como no caso da Geórgia… Read more »

hms tireless

Todo mundo fala aqui como se a Rússia estive praticamente predestinada a dominar politica, econômica e militarmente o mundo daqui p frente, colocando os outros países hegemônicos de joelhos. E o mais impressionante, falam isso com uma ingenuidade impressionante. De repente aparecem comentários aqui do tipo “o Su-35 é superior ao F-22 e F-35 juntos” ou então “um Kirov vai destruir no mínimo 2CBGs da US Navy”….acordem! a requeza súbita da Rússioa nos últimos tempo deveu-se à alta do petróleo e, com os preços do mesmo recuando para valores reais, a tendência é diminuir a entrada de divisas nessa rubrica.… Read more »

Bosco

Eu sei que é difícil de entender mas vamos lá de novo. Não é que os F-35 ou F-22 sejam de outro planeta não. Simplesmente, no momento atual eles são os caças a serem batidos, eles são os caças padrão ouro, eles são os caças que até os concorrentes (os fabricantes dos eurocanards, os russos, chineses, etc.) dizem ser de uma geração acima e que conseguem anular ou obter grande vantagem sobre a geração anterior. Isto é básico. Os F-22 e F-35 foram criados porque os russos estavam atingindo um patamar de igualdade númerica e qualitativa com o ocidente e… Read more »

edilson

Perguntas para apimentar o debate… todos se indignaram quando a austrália questionou a eficiência do F-35, porém ninguém respondeu ainda porque o japão (e vejam o japão) que avaliou o su-27 não quer o f-35 e insiste no raptor por este ser superior? ou será que os japoneses não sabem o que estão falando? ou ainda, será que os sistemas de armas não evoluiram desde então a ponto de or em cheque certas capacidades tanto russas quanto ocidentais ?(se é que se pode fazer esta distinção). outro ponto, qual a base de dados que comprova a superioridade deste ou daquele… Read more »

konner

Se a questão é o dinheiro, então … !! O Próximo presidente dos EUA terá que economizar muito. Não há nada que Obama ou McCain possam fazer, a não ser esperar pela hora de assumir a presidência com as mãos amarradas. Possivelmente os próximos quatro anos estão sendo decididos agora, nas conversas do Secretário do Tesouro [que pede poderes extraordinários para si e seu sucessor] com o Congresso – prova eloqüente disso é a resistência dos democratas ao pacote oferecido por Bush. Neste estágio da campanha eleitoral, nenhum dos dois parece disposto a dizer que será obrigado a exigir sacrifícios… Read more »

Bosco

Por que os japoneses não compram então o Su-27?

konner

Tio San iria achar — não bom !! não bom !!!