A Rússia planeja vender sistemas antiaéreos para a Venezuela, além de blindados de transporte de pessoal e mais caças.
A Venezuela e a Rússia “estão mantendo conversações sobre o fornecimento de sistemas antiaéreos e  modernos carros blindados BMP-3 de transporte de pessoal,” disse Sergei Chemezov, chefe da Russian Technologies, ao jornal Kommersant.
Chemezov, cuja corporação supervisiona as exportações de armas russas, disse também que a Venezuela está interessada em comprar caças Su-35, que deverão ser produzidos a partir de 2010.
Referindo-se a uma visita do vice primeiro-ministro russo Igor Sechin a Cuba e à Venezuela nesta semana, o Kommersant diz que os três países estão discutindo “relações de aliança”, como uma retaliação à política dos EUA em regiões da ex-União Soviética.
O presidente venezuelano Hugo Chávez avisou que vai visitar Moscou neste mês. Os países reforçaram os laços militares na semana passada, quando dois bombardeiros russos pousaram no país sul-americano para operações conjuntas. Foram anunciados também planos para exercícios navais entre a Rússia e a Venezuela no final do ano.

FONTE: France-presse

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

81 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
paulo

E nóis óh….Chupa o dedo!
Chapolin com SU 30/35, Chile com f16 block 50 e brasucas com avião de papel…..
Valeu lulão!

Roberto

Paulo, o Chile, a Venezuela tem de estar preocupados com o imperialismo brasileiro, temos possantes AMX, A4 e F5, fora os Super Tucanos… nossa frota tem subs sem torpedos, navios sem mísseis… o exército tem a modernissima FAL operando, quantidades incríveis de Astros II prontos para combate… se eles não se prepararem agora não sabem o que pode acontecer no futuro. ” e nóis óóó…”

Robson

Tá ficando ainda mais delicada essa situação do Chapolin… E a nossa então…

pablo

o pior tem de acontecer para os nossos gloriosos politicos acordarem… e qnd acordarem, tera sido tarde demais…

Roberto

o pior é que acho que vc tem razão Pablo…

Alfredo_Araujo

Nao sei pq vcs se preocupam com o Chapolin e suas doideras… Nao se preocupem, pois caso algum desses Su-35 venha voar, em carater hostil, sobre o territorio brasileiro, teremos nossos super lançadores de misseis Igla para defesa aérea!!! E a questão das nossas fragatas nao terem misseis… é parte de um plano de defesa… Caso alguem venha a hostilizar o Brasil no mar, mandaremos nossas fragatas contra a frota hostil… nossas fragatas ao serem detectadas pelos radares inimigos, darao meia volta em direção ao litoral.. ao ao irem atras delas a frota inimiga encalhara no monte de lixo, estrategicamente… Read more »

Roberto

Alfredo, essa foi boa. Minha ‘visão estratégica’ não vislumbrou esta possibilidade… valeu mesmo hahahaha

Tomcat

Acredito que se o Chaves for mesmo esperto, agora que ele já tem o SU30 operando ele compraria os lançadores de misseis S-300 / S-400 para defesa antiárea contra misséis balisticos e mesmo avões inimigos depois Subs soviéticos helicópteros e só depois pensaria em novos aviões.

Este SU35 é pro Brasil, vejam as cores: verde e amarelo, só falta o Pelé pilotando…

Roberto

O Chaves em si não é problema ao Brasil, o problema é ele querer apoiar algum amalucado por aí, Evo, Padre, quem quer que seja contra o Brasil. Se, por exemplo, o padreco resolve tomar itaipu e dizer que não mandará mais energia ao Brasil, temos que tomar uma atitude, certo ? Retomar itaipu. Mas, aí entra o chapolin, ele resolve apoiar o Paraguai e assim abrimos 2 frentes de batalha, a Bolivia em apoio a Venezuela também abre outra frente… teríamos 3 frentes de batalha e não temos equipamentos para tal. até a ONU, EUA, CE, o Papa falarem… Read more »

pablo

podemos pagar de tres jeito:
1- Aquifero Guarany- o tio sam ja possui uma base militar instalada no Paraguay que fica exatamete em cima do aquifero.
2- Floresta Amazonica- onde os SEALS ja atuam em forma de ONG
3- Pre Sal- em negociacoes…

pessoal, ja estamos pagando o tio sam…
vcs se lembam daquele aviao do tio sam(acho que era um p3) sobrevoou a serra do cachimbo, partes da amazonia… ele fez uma coleta de dados… e nao descarto sabotagem americano no VLS que explodiu…

ph ctba

pablo,

Sobre a explosão do VLS, concordo plenamente que foi sabotagem.

Roberto

Donald ???

pablo

acho que o nosso amigo PATO Donald surtou…

pablo

alguem se lembra desse caso do aviao americano que sobrevoou a serra do cachimbo e outras partes da amazonia ?? e depois disseram que os avionicos do aviao estavam desligados…. tenho quase certeza de que se tratava de um p3

Thiago Sala

E nós vamos comprar mais uns F5 e mandar modernizar, provavelmente em uns 10 anos teremos uma força razoavel de F5 pra botar medo no restante do mundo

Raphael

Sim o E.U.A. mandou o bicho papao para sabotar o VLS.

Cada loucura que sai na internet! :rolleyes:

pablo

Bom Raphael, se a hipotese de sabotagem e loucura, por favor nos explique por que o VLS explodiu. essa versao maquiada pelo governo que houve erros, que estava com os tanques cheios nao me engana…

Julio

Caro Raphael não é loucura, tenha certeza….daqui alguns anos vc terá a confirmação…analise todos os fatos e decisões do Governo antes da explosão e verá que não é loucura…Só mais um detalhe..porque Lula e seus assessores abafaram o caso tão rapidamente.

konner

Quem negaria o grande serviço que o Sr. Chaves está prestando as Forças Armadas do Brasil ?? Sinceramente, Espero que o Sr. Sergei Chemezov chefe da Russian Technologies, esteja totalmete certo. E que estas conversações sobre o fornecimento de mais caças para a Venezuela se confirmem e que estes novos aparelhos sejam mesmo o SU-35BM. Gostaria também, que estes formem no mínimo um esquadão com 12 aparelhos, de preferencia que esta compra se confirme — antes da escolha do caça do Programa do FX-2 do Brasil. Quem pode saber, se não é esta peça que faltava para que o Governo… Read more »

Raphael

Pablo e Julio, estou lhe falando que o abafo sobre a explosao foi por causa do bicho papao. Por que voces sabem que foguetes nunca explodem neh?? Este bicho papao eh perigosissimo!! Fica sabotando foguetes ao redor do mundo.

Veja por si mesmo:

http://www.youtube.com/watch?v=wNsJUmFrUCA

Ate mesmo os caras que chegaram na lua sobrem com o bicho papao:

http://www.youtube.com/watch?v=13qeX98tAS8&feature=related

Claro que isto nao se deve ao fato de que mandar um cilindro cheio de explosivos com seguranca para o espaco eh complicadissimo, e sim ao dedo dos americanos… Por favor.

Raphael

sobrem = sofrem

Hornet

Toda vez, nos últimos tempos, que aparece uma notícia sobre a Venezula, fico sempre na dúvida: estamos com medo ou com inveja de suas compras? Não sei o que os amigos do blog acham, mas me parece mais inveja…e inveja é pecado…rs.rs.rs. mesmo com todos os nossos problemas (que são vários), ainda assim, não vejo a Venezuela como uma ameaça (mesmo numa suposta e longíqua possibilidade de conflito armado)…ao contrário. Um tiro de espingarda pica-pau dado pelo Cháves em direção ao Brasil e o mundo inteiro cai de pau em cima dele, pois a moral dele não é das melhores… Read more »

Pinchas Landisbergis

Será que nunca iremos pensar grande (do nosso tamanho , não precisa mais) 12 caças 36 caças fx2 11 sucatas 52 F5 modernizadas.AMX XAVANTE A29……… 5 subs 1 NAAE inativo são numeros pequenos até para o Uruguai.
O seu vizinho tem 1,65m pesa 55 kgf porém é faixa preta de carate e campeão de tiro ao alvo.
Voce tem 2,10m pesa 190 kgf usa espingarda de rolha e não faz mal nem a uma mosca. Quem ganha? quem tem mais voz ativa? quem é mais respeitado?

Meirelles

O venezuelano cháves está mais preocupado em se defender de uma possível agressão por parte dos EUA.Depois que se sentisse seguro com as aquisições ele até poderia se voltar contra algum vizinho, colômbia, talvez, mas nunca o Brasil pois ele não seria tão burro assim,seria suicídio pra ele.
Sds.

Hornet

Meireles,

e o duro é que vc tem razão. Digo “duro” porque chega a ser até meio cômico…Será que o Cháves acha mesmo (deve achar) que com 30 ou 40 SU-35 e mais um submarino aqui e um fuzil ali ele esta seguro contra um possível ataque dos EUA? Na minha opinião se ele falasse menos e fizesse menos bravatas estaria muito mais seguro do que comprando os SU-30 ou os SU-35…mas fazer o quê? O Cháves é o Cháves…ou melhor: tinha que ser o Cháves! rs.

abraços

Jonas Rafael

Pelé pilotando o Su-35 foi a melhor..rssss. Lembro daquela vez que ele tinha que dar a bandeirada na F-1 e ficou comendo mosca. maior mico da história. Quanto ao VLS, eu não descartaria a hipótese de sabotagem. Lembro que veicularam a história de que o aparato teria sido atingido por um raio, alguém lembra? Aquilo soou muito forçado…

Raimundo

Realmente, a trágica explosão do foguete lançador VLS na plataforma de lançamento foi lamentável. Mas, e o que significa mesmo a sigla VLS ? Alguém saberia explicar ? Li em algum lugar que a sigla mudou até de significado!

VLS = [V]amos [L]ançá-lo [S]ó Deus sabe quando !

É difícil entender isto. Os norte-americanos ultrapassaram tal patamar de desenvolvimento tecnológico há mais de 40 anos. Reconheço que eles tiveram uma ajuda dos cientistas alemães liderados por Wernher von Braun, que já estavam bem avançados no desenvolvimento de foguetes, mas, mesmo assim, é difícil de entender !

Thiago

Meus amigos o Chapolim não é o safado que culpa que ele tem de modernizar bem a suas FAA? enquamto nós temos mais dinheiro mais territorio mais prestigio internacional não conseguimos sequer por em pratica o PND que teve 1 ano para ser estudado e elaborado que não tem previsão para sair porque o “Eu não sei de nada=LULA” quer discutir alguns pontos ora não teve 1 ano para se conversar então porque não se discutiu antes é obvio que as FAA aqui no Brasil com esses politiquinhos não vale nada e o seu Lula mostrou mais uma vez que… Read more »

Voluntário da patria

Esqueçam parque industrial, esqueçam a II guerra mundial, não é necessário bombardear Kassel ou Dusseldorf. Basta ver as “últimas”: 6 dias, Falklands, Geogia.Todas resolvidas em semanas. Negociações de paz iniciadas junto com as hostilidades. Alguém imagina colunas de blindados avançando até Brasília? 24 Flankers possuem “peso” de 1.000 B 17. Ações rápidas (de movimentos pseudo-sociais?)próximas às fronteiras vão resolver a parada.

Raimundo

Complementando meu último comentário: ===================================== Acho que o Projeto VLS deve ter seguimento até alcançar a eficiência plena e a completa operabilidade, nem que para isso tenha que se aproveitar apenas o nome VLS do equipamento inicialmente desenvolvido, mas acho que deve ter continuidade como forma de, uma vez finalizado, ser uma espécie de Tributo (Homenagem) a todos aqueles que dedicaram sua vida, e infelizmente alguns efetivamente a perderam, em prol do esforço de Desenvolvimento e Emancipação do Programa Espacial Brasileiro. Assim, os familiares e entes queridos dos servidores que faleceram no trágico acidente do VLS teriam a constatação de… Read more »

Raimundo

Voluntário da Pátria, os exemplos citados por sua pessoa têm algo em comum: nos três conflitos citados, o início das hostilidades foi marcado pela completa surpresa, que fez com que o adversário fosse atingido inesperadamente sem tempo de reação e sem poder opor quase nenhuma resistência ao ataque! Raciocinando-se assim, as chances seriam quase as mesmas para quem atacasse primeiro: uma esquadrilha de caças da Força Aérea Venezuelana (FAV) contra alvos no Brasil ou esquadrilhas de caças da Força Aérea Brasileira (FAB) contra alvos estratégicos na Venezuela, com a diferença que o sistema de cobertura radar da região setentrional do… Read more »

Hornet

Atacar o Brasil não é fácil. As distâncias são muito grandes e nossas bases estão bem distantes umas das outras…Para um Flanker sair da Venezuela e chegar até Anapólis, por exemplo, ele tem que atravessar a Amazônia brasileira inteira…certamente seria detectado antes de chegar em Manaus…nesse meio tempo os nossos caças F-5 M já estariam no ar, com apoio dos nossos R-99…daria uma boa briga…quando tivermos o FX-2 então, o Cháves pode esquecer…já era pra ele.

Voluntário da patria

Esquadrilhas da FAB atacando alvos em outros países? Dificil acreditar. P’ra que Anápolis? superioridade sobre o noroeste da amazônia e ataque a alvos em Boa Vista e Manaus já bastam.

Raimundo

Difícil de acreditar ? Já aconteceu: OPERAÇÃO QUERARI (1999). AMXs da FAB voando em baixa altitude sobre território de outro país fronteiriço ( penetrando 100km território adentro sobre a densa floresta amazônica) despejando bombas incendiárias sobre guerrilheiros das FARCs! =========================================================== Para finalizar, Voluntário da Pátria, gostaria de relembrar as recentes experiências de combate simulado dos aviadores da FAB: Inicialmente, os pilotos de AMX do esquadrão ADELPHI de Santa Cruz e, por último, os pilotos de F-5EMBR do Esquadrão Pampa, foram bastante eficientes nos exercícios RED FLAG de que particpiaram nos EUA contra pilotos norte-americanos. E os pilotos de Anápolis, usando… Read more »

Vassily Zaitsev

Raimundo, to de acordo em partes: realmente a distância a ser percorrida por aviões venezuelanos até nossas principais bases aéreas é muito grande, o que as fariam escapar de um ataque inesperado, mas duvido que a FAV não tenha radares apontados para a nossa direção e que detectem aviões bem dentro de nossas fronteiras, fato este que daria tempo de eles decolarem seus SU-30 para se baterem com nossos F-5M E Mirage-2000 que escoltem os A-1 e A-29, isso sem falar que a Venezuela petende comprar S-300 + SU-35.

Raimundo

Sr. “Vassily Zaitsev”, apenas mencionei um hipotético ataque da FAB ao território venezuelano para fazer uma comparação. Mas se isso algum dia ocorrer, não será bem “um ataque”, mas “um contra-ataque”, já que o Governo Brasileiro, respaldado pelo Ordenamento Jurídico Pátrio, adota em suas Relações Internacionais os Princípios da Não Intervenção e da Solução Pacífica dos Conflitos. Assim, esse “ataque” simplesmente não ocorreria! Além disso, segundo foi divulgado pela imprensa, uma das metas do Governo Venezuelano é justamente a futura implantação de um plano de radarização para melhor cobertura do espaço aéreo venezuelano. O F-2000 não seria adequado para escolta… Read more »

fabio

E uma verganha mas o brasil tá ficando para trás novamente como sempre. a russia se aliando com os venezuelanos… moral da história brasil no meio de outra guerra fria só que bem do seu lado. A É OS RUSSOS ESTÃO VINDO COM TUDO ESCUTA O QUE EU TO FALANDO.

PAULO

nao e facil

Fabricio

Amigos, vamos planejar uma uniao sul-americana que realmente funcione,
que nao fique que nem a OEA..que seja mais puxada á Uniao Europeia ?

Sejamos fortes…fortes com espigardas mas fortes…

paulo

E nóis óh….Chupa o dedo!
Chapolin com SU 30/35, Chile com f16 block 50 e brasucas com avião de papel…..
Valeu lulão!

Roberto

Paulo, o Chile, a Venezuela tem de estar preocupados com o imperialismo brasileiro, temos possantes AMX, A4 e F5, fora os Super Tucanos… nossa frota tem subs sem torpedos, navios sem mísseis… o exército tem a modernissima FAL operando, quantidades incríveis de Astros II prontos para combate… se eles não se prepararem agora não sabem o que pode acontecer no futuro. ” e nóis óóó…”

Robson

Tá ficando ainda mais delicada essa situação do Chapolin… E a nossa então…

pablo

o pior tem de acontecer para os nossos gloriosos politicos acordarem… e qnd acordarem, tera sido tarde demais…

Roberto

o pior é que acho que vc tem razão Pablo…

Alfredo_Araujo

Nao sei pq vcs se preocupam com o Chapolin e suas doideras… Nao se preocupem, pois caso algum desses Su-35 venha voar, em carater hostil, sobre o territorio brasileiro, teremos nossos super lançadores de misseis Igla para defesa aérea!!! E a questão das nossas fragatas nao terem misseis… é parte de um plano de defesa… Caso alguem venha a hostilizar o Brasil no mar, mandaremos nossas fragatas contra a frota hostil… nossas fragatas ao serem detectadas pelos radares inimigos, darao meia volta em direção ao litoral.. ao ao irem atras delas a frota inimiga encalhara no monte de lixo, estrategicamente… Read more »

Roberto

Alfredo, essa foi boa. Minha ‘visão estratégica’ não vislumbrou esta possibilidade… valeu mesmo hahahaha

Tomcat

Acredito que se o Chaves for mesmo esperto, agora que ele já tem o SU30 operando ele compraria os lançadores de misseis S-300 / S-400 para defesa antiárea contra misséis balisticos e mesmo avões inimigos depois Subs soviéticos helicópteros e só depois pensaria em novos aviões.

Este SU35 é pro Brasil, vejam as cores: verde e amarelo, só falta o Pelé pilotando…

Roberto

O Chaves em si não é problema ao Brasil, o problema é ele querer apoiar algum amalucado por aí, Evo, Padre, quem quer que seja contra o Brasil. Se, por exemplo, o padreco resolve tomar itaipu e dizer que não mandará mais energia ao Brasil, temos que tomar uma atitude, certo ? Retomar itaipu. Mas, aí entra o chapolin, ele resolve apoiar o Paraguai e assim abrimos 2 frentes de batalha, a Bolivia em apoio a Venezuela também abre outra frente… teríamos 3 frentes de batalha e não temos equipamentos para tal. até a ONU, EUA, CE, o Papa falarem… Read more »

pablo

podemos pagar de tres jeito:
1- Aquifero Guarany- o tio sam ja possui uma base militar instalada no Paraguay que fica exatamete em cima do aquifero.
2- Floresta Amazonica- onde os SEALS ja atuam em forma de ONG
3- Pre Sal- em negociacoes…

pessoal, ja estamos pagando o tio sam…
vcs se lembam daquele aviao do tio sam(acho que era um p3) sobrevoou a serra do cachimbo, partes da amazonia… ele fez uma coleta de dados… e nao descarto sabotagem americano no VLS que explodiu…

ph ctba

pablo,

Sobre a explosão do VLS, concordo plenamente que foi sabotagem.