Home Tecnologia PAK-FA/T-50: concepções

PAK-FA/T-50: concepções

2616
254

Clicando nas imagens, pode-se examinar algumas concepções do futuro caça russo de 5a. geração, que apresentam similaridades com o F-22 Raptor americano. Notar que o projeto prevê uma versão embarcada. Brasil e Índia poderão participar do Programa de desenvolvimento do PAK-FA/T-50.

SAIBA MAIS:

254
Deixe um comentário

avatar
254 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
49 Comment authors
BrianPrimeiro caça russo de quinta geração deve voar em 2009PedrosoGalanteJosé Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Douglas
Visitante
Douglas

Pergunta. Vamos participar com o que? A embraer não tem tecnologia nesta área que seja interessante aos russos. então seremos socios capitalistas, vamos bancar o desenvolvimento com dinheiro, muito dinheiro, para viabilizar a pesquisa russa. Ai tem um problema, não temos tanto dinheiro assim e ninguem garante que os russos vão abrir os livros no fim e nos transferir o que descobriram.

Douglas
Visitante
Douglas

Pergunta. Vamos participar com o que? A embraer não tem tecnologia nesta área que seja interessante aos russos. então seremos socios capitalistas, vamos bancar o desenvolvimento com dinheiro, muito dinheiro, para viabilizar a pesquisa russa. Ai tem um problema, não temos tanto dinheiro assim e ninguem garante que os russos vão abrir os livros no fim e nos transferir o que descobriram.

Galante
Visitante
Galante

Douglas, o que você sugere? que o Brasil desenvolva sozinho seu futuro caça de 5a. geração?
Nosso país não tem saída: ou desenvolve conjuntamente ou vai continuar comprando caça pronto na mão dos outros.
Pelo menos num projeto desse nível algum aprendizado teremos. E a Embraer possui nível técnico para participar de um projeto desse nível, com certeza.

Igor
Visitante
Igor

Tirando as asas parece o yf-23

Igor
Visitante
Igor

Tirando as asas parece o yf-23

Manfred Von Richthofen
Visitante
Manfred Von Richthofen

Belo design! vai dar muito trabalho para os americanos. O avião provavelmente deverá ter tecnologia comparável ao F-35. A versão embarcada poderá ser utilizada pelas marinhas dos BRICs. A China também deve ter interesse no projeto.

Manfred Von Richthofen
Visitante
Manfred Von Richthofen

Belo design! vai dar muito trabalho para os americanos. O avião provavelmente deverá ter tecnologia comparável ao F-35. A versão embarcada poderá ser utilizada pelas marinhas dos BRICs. A China também deve ter interesse no projeto.

Roberto
Visitante
Roberto

Douglas, concordo com vc, mas precisamos começar por algum lugar e, hoje, qual pais esta em vias de desenvolver um caça de 5ª geração ? Seria interesante participar para capacitação técnica de nossos engenheiros e absorção de conhecimentos que hoje não temos… lembre-se que foi assim no programa AMX e, com isso, a EMBRAER pode desenvolver toda sua familia de aviões, que como sabemos, é sucesso comercial. Apesar da empresa ser privada a Aeronáutica ainda tem participação e pode ‘exigir’ que ela participe do desenvolvimento. realmente não há garantias, mas acho que nossos militares não seriam tão burros a ponto… Read more »

Roberto
Visitante
Roberto

Douglas, concordo com vc, mas precisamos começar por algum lugar e, hoje, qual pais esta em vias de desenvolver um caça de 5ª geração ? Seria interesante participar para capacitação técnica de nossos engenheiros e absorção de conhecimentos que hoje não temos… lembre-se que foi assim no programa AMX e, com isso, a EMBRAER pode desenvolver toda sua familia de aviões, que como sabemos, é sucesso comercial. Apesar da empresa ser privada a Aeronáutica ainda tem participação e pode ‘exigir’ que ela participe do desenvolvimento. realmente não há garantias, mas acho que nossos militares não seriam tão burros a ponto… Read more »

Roberto
Visitante
Roberto

Quanto a beleza, o F22 é infinitamente superior…

Roberto
Visitante
Roberto

Quanto a beleza, o F22 é infinitamente superior…

Henrique
Visitante
Henrique

Olha, se alguém souber mais sobre o contrato que foi assinado pelo Brasil com a Rússia nos avise. Já eu acho que o Brasil/Embraer tem capacidade de ajudar no desenvolvimento do PAK.

Henrique
Visitante
Henrique

Olha, se alguém souber mais sobre o contrato que foi assinado pelo Brasil com a Rússia nos avise. Já eu acho que o Brasil/Embraer tem capacidade de ajudar no desenvolvimento do PAK.

Alfredo_Araujo
Visitante
Alfredo_Araujo

Concordo com o q o Mauro escreveu… mais o q o Douglas escreveu tem um certo fundamento né… o F-35!! Não é isso q esta acontecendo com o projeto JSF??

Alfredo_Araujo
Visitante
Alfredo_Araujo

Concordo com o q o Mauro escreveu… mais o q o Douglas escreveu tem um certo fundamento né… o F-35!! Não é isso q esta acontecendo com o projeto JSF??

marujo
Visitante
marujo

Bravo,Galante!

marujo
Visitante
marujo

Bravo,Galante!

Henrique
Visitante
Henrique

Mauro,
hehehehe verdade, a china deve ter inventado uma máquina de copiar.

[]s

Henrique
Visitante
Henrique

Mauro,
hehehehe verdade, a china deve ter inventado uma máquina de copiar.

[]s

pablo
Visitante
pablo

a Embraer tem muito a oferecer aos russos, muito mesmo…
espero que esse contrato de concretize mesmo…
se nos obtermos as tecnologias do avionicos e turbinas, ja esta mais do que satisfatorio em termos de offset…
alguem sabe se ha algum armamento em estudo para uso exclusivi no PAK ??
viva a Vodka !!!!!

pablo
Visitante
pablo

a Embraer tem muito a oferecer aos russos, muito mesmo…
espero que esse contrato de concretize mesmo…
se nos obtermos as tecnologias do avionicos e turbinas, ja esta mais do que satisfatorio em termos de offset…
alguem sabe se ha algum armamento em estudo para uso exclusivi no PAK ??
viva a Vodka !!!!!

paulo
Visitante
paulo

Onde o Blog conseguiu tais concepções? O Campo de Batalha Aerea também mostrou esses desenhos, mas quanto disso se aproxima do que será mostrado pelos russos? De qualquer maneira parabéns pelas imagens! Em tempo: o custo de desenvolvimento de um avião desse naipe é altíssimo (vide o sofrimento dos franceses com o inferior Rafale até hoje) então já bastará aos russos que sejamos sócios de capital para que contrapartidas de produção sejam fornecidas além das futuras unidades prontas. US$ 15/20 bi não é qualquer um que se dispõem a injetar sozinho num projeto e será esta mais ou menos o… Read more »

paulo
Visitante
paulo

Onde o Blog conseguiu tais concepções? O Campo de Batalha Aerea também mostrou esses desenhos, mas quanto disso se aproxima do que será mostrado pelos russos? De qualquer maneira parabéns pelas imagens! Em tempo: o custo de desenvolvimento de um avião desse naipe é altíssimo (vide o sofrimento dos franceses com o inferior Rafale até hoje) então já bastará aos russos que sejamos sócios de capital para que contrapartidas de produção sejam fornecidas além das futuras unidades prontas. US$ 15/20 bi não é qualquer um que se dispõem a injetar sozinho num projeto e será esta mais ou menos o… Read more »

Galante
Visitante
Galante

Paulo, se a gente revelar aonde conseguimos os desenhos, teremos que eliminá-lo! rs
A origem é TOP SECRET…rs

Galante
Visitante
Active Member
Galante

Paulo, se a gente revelar aonde conseguimos os desenhos, teremos que eliminá-lo! rs
A origem é TOP SECRET…rs

paulo
Visitante
paulo

De qualquer maneira, meus parabéns!

paulo
Visitante
paulo

De qualquer maneira, meus parabéns!

Galante
Visitante
Active Member
Galante

Paulo, foi informado que a Índia deverá investir mais de 3 bilhões de euros (uns 8 bilhões de reais) no PAK-FA. O Brasil, se vier a participar mesmo, terá de desembolsar o mesmo valor.

Galante
Visitante
Galante

Paulo, foi informado que a Índia deverá investir mais de 3 bilhões de euros (uns 8 bilhões de reais) no PAK-FA. O Brasil, se vier a participar mesmo, terá de desembolsar o mesmo valor.

Henrique
Visitante
Henrique

nada a ver com o tópico, mas ha uns tempos atrás fui em uma apresentação das forças de auto defesa do japão

http://www.short-cut.blogspot.com

Henrique
Visitante
Henrique

nada a ver com o tópico, mas ha uns tempos atrás fui em uma apresentação das forças de auto defesa do japão

http://www.short-cut.blogspot.com

Marco
Visitante
Marco

Por que o Brasil não como moeda de troca sua tecnologia de enriquecimento de urânio, visto que EUA e Rússia usam a difusão gasosa, que é considerada obsoleta, pois consome vinte e cinco vezes mais energia do que a tecnologia de ultracentrifugação, empregada pelo Brasil?
Certamente é do interesse da Marinha pois o projeto do PAK prevê uma versão embarcada que poderá ser usada no futuro pelo país.
Se é um segredo único no mundo tão guardado assim é pq interessa a outros, então…?

Marco
Visitante
Marco

Por que o Brasil não como moeda de troca sua tecnologia de enriquecimento de urânio, visto que EUA e Rússia usam a difusão gasosa, que é considerada obsoleta, pois consome vinte e cinco vezes mais energia do que a tecnologia de ultracentrifugação, empregada pelo Brasil?
Certamente é do interesse da Marinha pois o projeto do PAK prevê uma versão embarcada que poderá ser usada no futuro pelo país.
Se é um segredo único no mundo tão guardado assim é pq interessa a outros, então…?

pablo
Visitante
pablo

ue, o pre-sal nao esta ai ???
entao 3 bi ou 5 bi nao farao dferenca para nos… acho que 5 bi para um projeto de ma caca de 5 geracao e baixissimo…
o que fara diferenca sao as belonaves que poderao equipar a nossa Forca Aerea…

pablo
Visitante
pablo

ue, o pre-sal nao esta ai ???
entao 3 bi ou 5 bi nao farao dferenca para nos… acho que 5 bi para um projeto de ma caca de 5 geracao e baixissimo…
o que fara diferenca sao as belonaves que poderao equipar a nossa Forca Aerea…

camberiu
Visitante
camberiu

Os Russos tem uma longa tradicao de buscar inspiracao nos designs e conceitos ocidentais. Claro que existem muitos projetos russos que sao ate mesmo conceitualmente bastante originais (TU-128, TU-95, AN-22, MIG-21, etc…). Entretanto a lista de projetos russos inspirados (nao copias) em versoes ocidentais e’ longa, passando pelo SU-24 (F-111), SU-25 (Northrop YA-9), MIG-25 (A-5 Vigilante), TU-154 (Boeing 727), MIG-29 (F-18), SU-27 (F-15), Buran (space shuttle), IL-76 (C-141), Antonov AN-12 (C-130), TU-160 (B-1B Lancer) e por ai vai. Com esse esboco do PAK-50, fica obvio que a tradicao de buscar inspiracao e definicao de conceitos no ocidente continua. Sem duvida… Read more »

camberiu
Visitante
camberiu

Os Russos tem uma longa tradicao de buscar inspiracao nos designs e conceitos ocidentais. Claro que existem muitos projetos russos que sao ate mesmo conceitualmente bastante originais (TU-128, TU-95, AN-22, MIG-21, etc…). Entretanto a lista de projetos russos inspirados (nao copias) em versoes ocidentais e’ longa, passando pelo SU-24 (F-111), SU-25 (Northrop YA-9), MIG-25 (A-5 Vigilante), TU-154 (Boeing 727), MIG-29 (F-18), SU-27 (F-15), Buran (space shuttle), IL-76 (C-141), Antonov AN-12 (C-130), TU-160 (B-1B Lancer) e por ai vai. Com esse esboco do PAK-50, fica obvio que a tradicao de buscar inspiracao e definicao de conceitos no ocidente continua. Sem duvida… Read more »

pablo
Visitante
pablo

a troca de tec nucler e proibida no mundo inteiro…
acho que uma coisa nao tem nada a ver com a outra…
nao podemos abrir mao da tec das nossas centrifugas para obter um aviao topo de linha… sao duas coisas bem deiferentes no meu ver, posso estar enganado…

pablo
Visitante
pablo

a troca de tec nucler e proibida no mundo inteiro…
acho que uma coisa nao tem nada a ver com a outra…
nao podemos abrir mao da tec das nossas centrifugas para obter um aviao topo de linha… sao duas coisas bem deiferentes no meu ver, posso estar enganado…

konner
Visitante
konner

Os requisitos do PAK FA são que o avião seja furtivo, tenha capacidade de vôo de supercruzeiro, tenha supermanobrabilidade, capacidade de ataque a alvos terrestres em qualquer condição atmosférica e com capacidade de operar em pista curtas, com cerca de 400 metros. Muitos dizem ser parecido com o protótipo YF-23 que deu origem ao F-22 Raptor, discordo, até mesmo que seja parecido com o F-22 Raptor. Uma caracteristica marcante deste progeto, creio ser o fato de os motores serem bem separados, o que garante uma sustentação aerodinâmica superior aos modelos sem essa característica. O desenho mostra claramente soluções para diminuir… Read more »

konner
Visitante
konner

Os requisitos do PAK FA são que o avião seja furtivo, tenha capacidade de vôo de supercruzeiro, tenha supermanobrabilidade, capacidade de ataque a alvos terrestres em qualquer condição atmosférica e com capacidade de operar em pista curtas, com cerca de 400 metros. Muitos dizem ser parecido com o protótipo YF-23 que deu origem ao F-22 Raptor, discordo, até mesmo que seja parecido com o F-22 Raptor. Uma caracteristica marcante deste progeto, creio ser o fato de os motores serem bem separados, o que garante uma sustentação aerodinâmica superior aos modelos sem essa característica. O desenho mostra claramente soluções para diminuir… Read more »

Luciano
Visitante
Luciano

O que mais me assusta na compra de armamento russo ( lembro que usamos o mesmo armamento por várias décadas ) é justamente o pós-venda e essa repentina volta à ditadura mesmo com eleições capengas, p/ dizer o mínimo ( todos sabem que o Putin, ex-KGB, manipula tudo inclusive imprensa ). A Europa, e não apenas os EUA, já está preocupada e estudando formas de controlar esse ímpeto imperialista, como diria o companheiro Chaves, o que poderia a médio prazo criar barreiras à utilização de tecnologias ocidentais em armamentos russos, nos deixando completamente amarrados a estes. Não quero ser dependente… Read more »

Luciano
Visitante
Luciano

O que mais me assusta na compra de armamento russo ( lembro que usamos o mesmo armamento por várias décadas ) é justamente o pós-venda e essa repentina volta à ditadura mesmo com eleições capengas, p/ dizer o mínimo ( todos sabem que o Putin, ex-KGB, manipula tudo inclusive imprensa ). A Europa, e não apenas os EUA, já está preocupada e estudando formas de controlar esse ímpeto imperialista, como diria o companheiro Chaves, o que poderia a médio prazo criar barreiras à utilização de tecnologias ocidentais em armamentos russos, nos deixando completamente amarrados a estes. Não quero ser dependente… Read more »

Moreau
Visitante
Moreau

PAK-FA T-50 acho que tão sonhando alto demais: O custo de denvolvimento deste caça supera facil 20 bilhões de dolares digamos que o Brasil entre com 25% ai vão 5 bilhões so em custo de desenvolvimento. Até poderia compensar entrar nessa com os Russos se comprassemos uns 250 exeplares o que não tem a menor chance de acontecer.
Um projeto mais realista seria o EADS MAKO, a versão monoplace seria um bom substituto para os F-5 e claro seria bem mais baratinho…

Moreau
Visitante
Moreau

PAK-FA T-50 acho que tão sonhando alto demais: O custo de denvolvimento deste caça supera facil 20 bilhões de dolares digamos que o Brasil entre com 25% ai vão 5 bilhões so em custo de desenvolvimento. Até poderia compensar entrar nessa com os Russos se comprassemos uns 250 exeplares o que não tem a menor chance de acontecer.
Um projeto mais realista seria o EADS MAKO, a versão monoplace seria um bom substituto para os F-5 e claro seria bem mais baratinho…

Pedro Rocha
Visitante
Pedro Rocha

Olá senhores! Pelo o que eu sei os projetos MB 326 e AMX já estavam desenvolvidos quando a Embraer se associou aos mesmos. Fizemos alterações nos dois (por exemplo, a troca do canhão do AMX). Eu tenho notado, pelas as entrevistas dos diretores da Embraer, que a engenharia da empresa necessita urgentemente de inovações para enfrentar os competitivos mercados de aviação civil. O maior desafio hoje é a velha pergunta “O que virá após o E-Jet 195”? Eu sei que o 390, continua andando, graças a Deus. Porém esse projeto não agregará muitas coisas para a área de novos projetos… Read more »

Pedro Rocha
Visitante
Pedro Rocha

Olá senhores! Pelo o que eu sei os projetos MB 326 e AMX já estavam desenvolvidos quando a Embraer se associou aos mesmos. Fizemos alterações nos dois (por exemplo, a troca do canhão do AMX). Eu tenho notado, pelas as entrevistas dos diretores da Embraer, que a engenharia da empresa necessita urgentemente de inovações para enfrentar os competitivos mercados de aviação civil. O maior desafio hoje é a velha pergunta “O que virá após o E-Jet 195”? Eu sei que o 390, continua andando, graças a Deus. Porém esse projeto não agregará muitas coisas para a área de novos projetos… Read more »

König
Visitante
König

Acho dificil esse ser o desenho definitivo olhem o desenho da saida das turbinas aquilo concerteza sera modificado.
Saudações

König
Visitante
König

Acho dificil esse ser o desenho definitivo olhem o desenho da saida das turbinas aquilo concerteza sera modificado.
Saudações

pablo
Visitante
pablo

a Embraer poderia participar do projeto X14(um foguete que utiliza um motor hypersupermegasonico)… a partir dai projetar uma aeronave que voe na extratosfera… ou entrar num projeto de um novo concorde…
a Embraer nao podeeia fabricar UAV ??? ja que ela projetou o R98 e R99